sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Tags: , ,

Imposto de Renda Pessoa Física 2016: Como Baixar e Instalar os Programas de Preenchimento e Envio


A Receita liberou ontem os programas para preenchimento e envio da declaração de imposto de renda pessoa física 2016 com ano base de 2015 (clique aqui para acessar a página de download). As versões liberadas ontem são para uso em computadores. As versões para tablets e smartphones estarão disponíveis somente a partir de 1º de março.

Os contribuintes já podem começar a preencher suas declarações, mas só poderão enviar os documentos a partir de 1º de março. Também será possível declarar diretamente na página da Receita Federal (com certificado digital) no processo que é conhecido como "online." Mas este serviço também só será liberado em março.

Os comprovantes de rendimento devem que ser entregues pelas fontes pagadoras até o dia 29 de fevereiro e a multa por atraso de entrega é de R$ 41,43 por documento. Até o momento não recebi nem 10% dos comprovantes que preciso para fazer a minha declaração e a da esposa, porém já irei iniciar o preenchimento neste fim de semana para adiantar o processo.

Neste ano, o prazo de entrega da declaração para as pessoas físicas vai de 1º de março a 29 de abril. Pretendo enviar a declaração da minha esposa o quanto antes para receber a restituição mais rápido. No ano passado recebemos no segundo lote. Já a minha declaração irei deixar para o final de março pois não recebo restituição uma vez que não sou assalariado.

Procedimentos para Baixar e Instalar os Programas

Acesse o site da Receita conforme figura abaixo...


Acesse a página de downloads conforme figura abaixo...


Baixe e instale os programas IRPF 2016 para preenchimento e ReceitaNet para envio. A figura abaixo mostra o IRPF 2016 já instalado e rodando...


Para importar sua última declaração selecione a opção Importar Dados IRPF 2015, na janela apresentada a seguir escolha a opção Declaração de Ajuste Anual...


Veja também: Imposto de Renda 2016 - Guia do Investidor
Veja também: Imposto de Renda 2016 - Como Declarar Ações
Veja também: Imposto de Renda 2016 - Como Declarar FIIs

14 comentários:

  1. Ei Uo por quando tu fez dowloado o navegador estava reconhecendo certificação do site, aqui ta dizendo que o site não tem certificação navegador bloqueando download.

    ResponderExcluir
  2. Olá Uo!

    Este ano, já paguei muito dinheiro para o governo! O Imposto deixo pra última semana, pois todo ano eu pago mesmo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Governo ta precisando de grana, paga mais aí, rs

      Excluir
  3. Ai sim Uó, parabéns pelo conteúdo.
    Sugiro um post com a metodologia para organizar 347 informes de rendimento.

    ResponderExcluir
  4. Lá vem o leão ... vamos ver qt vai dar esse ano ...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post, Uó!

    Eu já fiz minha declaração na quinta feira. Assim, posso te adiantar que nada mudou na declaração dos proventos e do cadastro dos produtos financeiros.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais LdL, agora é esperar a restituição...

      Excluir
  6. Ola Uorrem! blz? tive uma contadora burra que meu prejuízo, depois troquei pra um que era melhor mas apesar disso ele se enrrolou com minhas ações, esse ano tou pensando em declarar sozinho e acho que esse seu post vai ajudar. Coloquei EQTL3 na minha carteira. Vc tem ela? O que acha dela? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom vc mesmo cuidar da sua declaração.
      Não conheço nada da EQTL.

      Excluir