quarta-feira, 23 de março de 2016

Tags: , , ,

Enquanto isso na sala da justiça...


As atenções estão todas voltadas para o IBOV mas discretamente o IFIX sobe dia a dia. Desde o pânico formado no final de dezembro com uma medida provisória proposta pelo senador Romero Jucá que definia a tributação sobre as distribuições mensais do fundos, as cotas caíram vertiginosamente. Naquele momento, os mais afoitos colocaram esta modalidade de investimento em julgamento e muitos acabaram desmontando suas posições no desespero. Isto gerou um efeito manada no mercado fazendo com que os preços de cotas despencassem.


Como pode ser visto no gráfico do IFIX acima, com a mesma força que as cotações caíram em dezembro e janeiro, agora estão subindo. Além do fato da media provisória ter sido abandonada (pelo menos por hora), temos duas novas variáveis no mercado que são o otimismo em relação à queda do PT e a diminuição do prêmio pago pelo governo nos títulos do tesouro. Na medida em que as taxas do tesouro ficam menos atrativas, as ainda boas rentabilidades proporcionadas pelos FIIs tornam novamente um chamariz para o investidor. A título de ilustração, veja abaixo o comportamento do título IPCA 2035 até ontem.


Investidores que compraram títulos nos dois últimos topos de taxas estão agora dando pulos de alegria pois já acumulam valorização bruta de mais de 20%. Quem ficou atento ao movimento da curva de juros já iniciou as compras logo que as taxas romperam o nível de 7%. Eu mesmo comecei a alertar aqui no blog o movimento de subida das taxas com este post. Na verdade já tinha feito uma "viagem na maionese" aplicando análise técnica no gráfico das taxas "prevendo" o rompimento de um triângulo que levaria as taxas a patamares de 7% (relembre aqui). Depois disto fui anunciando rompimento atrás de rompimento que culminou com uma taxa de 7,82% em 23 de janeiro deste ano (relembre aqui).

Se você não pegou as taxas de 7,5% ou 7,8% não vejo porque ficar desanimado. Uma taxa de 6,5% ainda é muito atrativa para o investidor. País nenhum no mundo paga taxas tão altas como o Brasil. Se mesmo assim tem o desejo de comprar novamente acima dos 7% então uma boa estratégia é continuar comprando mensalmente e guardar um pouco do dinheiro para um aporte dobrado caso a taxa volte a subir. A pergunta de 1 milhão de dólares é: "vai subir novamente?". Ninguém sabe, mas temos um cenário econômico e político propício para isto. Então talvez vale uma aposta. Se o dólar voltar a subir novamente os juros futuros sobem de carona.

No momento sigo aportando em LFTs para formação de caixa e em FIIs para formação de fluxo de caixa. Fiquem atentos, toda semana uma nova janela de investimentos se forma no mercado, o importante mesmo é ter dinheiro disponível para aproveitar as oportunidades. Assim falou o Batman... e fique na sua Superman.... rs


27 comentários:

  1. sinto uma cutucada no meu lombinho ioguês

    ResponderExcluir
  2. Risos! UO você é uma figura! Lembro demais seus alerta sobre as taxas. Aconselho aos amigos a ficarem atentos ao seu blog,que para min já é leitura obrigatória. Acionista25
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em qd sai alguma coisa boa daqui, rs.
      Abraço!

      Excluir
  3. Realmente. Mês de Janeiro e Fevereiro o sentimento que eu tinha era ter aportado mas não ter saído do lugar. Neste momento vejo que meu investimentos deu uma foguetada, pois estou mais exposto em Fiis e TDs!sr

    No aguardo de novas aberturas janelas. Sigo na LFT21.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom estar posicionado nas foguetadas. Eqt isto vamos fazendo caixa.

      Excluir
  4. Perfeita a análise. Agora estou com o mesmo intuito. Formando caixa para conseguir adquirir um produto com boa rentabilidade. Infelizmente não tive a oportunidade de comprar o TD IPCA 2035 no topo, pois no início do ano foi péssimo para mim no quesito de investimentos. Fiz compra a pouco mais de 6,70% e não estou triste. Creio que terei bastante lucro com esse título. Outro título que tem me dado muitas alegrias é a LTN 2021. Somente esse mês já tive mais de 700 dilmas líquidas com um aporte de 9K. Aguardar e aproveitar as oportunidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb não estava com mt grana nos ultimos meses, comprei o que foi possível.

      Excluir
  5. Onde vc encontra esses gráficos do TD?

    ResponderExcluir
  6. O valor do LFT 2021 com uma taxa de 0,02% na compra é vantagem pro investidor? Eu já li diversos textos sobre essa questão do ágio/deságio no TD mas honestamente ainda não entendi 100% essa questão. Se os colegas puderem esclarecer fico agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A LFT renda a SELIC mais o ágio/deságio. Acaba não fazendo mt diferença.

      Excluir
  7. Boas Mestre,

    O gráfico do TD da pra ver claramente, realmente uma observação valiosa

    :D

    ResponderExcluir
  8. Comprei NTN-B com as taxas próximas do topo. Há uma sinalização de que os juros poderão cair, economia nenhuma avança com essas taxas. Ou seja, é hora da xepa!

    ResponderExcluir
  9. Olá, fugindo um pouco do assunto, você ficou sabendo da decisão do STJ sobre o dever do FGC em indenizar o fundo de pensão como se fosse apenas um investidor e não de ter que indenizar cada cotista do fundo? Eu não tenho investimentos desse tipo, mas fiquei assustado, pois não sabia que havia um limite maior para cada "investidor", que parece ser de R$ 20 milhões. Ainda não analisei com mais profundidade o assunto, mas deixo aqui registrado por achar o tema bastante relevante.

    Abraços.

    Links sobre o assunto:

    http://jota.uol.com.br/protecao-do-fgc-aos-participantes-de-fundos-de-pensao-tem-limite-decide-stj

    http://www.conjur.com.br/2015-jul-03/protecao-fgc-vale-entidade-investidora-nao-associado

    http://www.conjur.com.br/2016-jan-05/fundo-nao-indenizar-individualmente-falencia-banco

    http://oglobo.globo.com/economia/negocios/stj-vai-definir-disputa-de-500-milhoes-entre-fundos-de-pensao-fgc-15060750

    http://www.tostoadv.com/fundo-garantidor-vence-disputa-bilionaria-no-stj/

    http://bugelli.com.br/fgc-obtem-vitoria-no-stj-contra-fundacao/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei sabendo não. Como não faço parte destes fundos então não me liguei.

      Excluir
  10. Pra mim 7% é pouco pra junk bonds a taxa de títulos assim gira em média nos 18%

    Ok não precisa tanto como 18%, mas visto que estamos a um passo de tornarmos junk acho que o governo deveria oferecer um premio a mais do que vem oferencendo

    dado o cenário econômico do Brasil e o risco que ele oferece, comparando com outros junks bonds vc num acha que o governo está pagando muito pouco ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como cidadão brasileiro acho que está pagando muito, como investidor acho que está pagando pouco, rs. Por isto não estou comprando agora.

      Excluir
  11. O problema que me levou nunca ter comprando nenhum Fii ainda, é que é um investimento de longa maturação, e o LP pra esse setor é tenebroso. Muito estoque, encalhe de imovéis, atividade econômica em depressão. Talvez na bacia das almas, quanto na média os Fii tiverem 50% de vacância, talvez arriscaria na recuperação de LP

    ResponderExcluir