sexta-feira, 4 de março de 2016

Tags: , , , , ,

Euforia na Bolsa!


Se tem uma coisa que as sardinhas gostam é bolsa subindo. Basta aparecer no Jornal Nacional a notícia de que o IBOV subiu 5% que no dia seguinte o sujeito nem almoça, irá aproveitar o horário livre do almoço no trabalho para abrir o HB da corretora e ir às compras de Petrobras, Vale e outras 'blue chips'...

Estamos assistindo um senhor repique de mercado, o IBOV está dando tiros vigorosos para cima. Quem participou do pregão ontem ficou de boca aberta. Como opero no intra-day, consigo ter uma visão bem clara de quando há euforia ou depressão na bolsa, e ontem fui um dos dias mais eufóricos que já vi na bolsa. Este clima de otimismo já vinha de alguns dias mas ontem, com as notícias da delação premiada do Senador Delcídio, a coisa ficou realmente descontrolada.

O povo tem memória curta, mas fazendo uma pequena regressão, coisa de dois meses atrás, o clima era completamente oposto. Além do cenário econômico e político deteriorado, tínhamos também uma tensão econômica vindo da China e outra tensão vindo dos países produtores de petróleo. Estávamos no meio do que os analistas apelidaram de "A Tempestade Perfeita".

Mas e agora, o que mudou? Dois meses depois a tempestade passou e a crise se dissipou? A oferta-demanda mundial do petróleo se equilibrou? A China vai voltar a consumir toneladas de minério? O PT vai cair e um outro partido vai endireitar o país?

Sinto muito lhes dizer amigos, mas nada mudou. Sim, a Policia Federal está neste exato momento na porta da casa do Ex-Presidente (veja aqui) e poderemos ter mais um dia irracional nos mercados. Faz parte, o mercado vive de expectativas, mas eu não cairei nesta, não mesmo.

Bom, antes da euforia, nestes últimos dois meses, quando estava todo mundo vendendo, apavorado com a Tempestade Perfeita, eu simplesmente vendi o que tinha e o que não tinha de renda fixa pra comprar ações. Lambi as LFTs e até reserva de emergência que estava na poupança eu catei. Pelo gráfico de alocação abaixo dá para perceber este movimento. Na verdade eu já vinha queimando a minha renda fixa desde julho do ano passado, em janeiro e fevereiro foi a raspa do tacho.


Abaixo a lista das últimas compras efetuadas com as respectivas valorizações...




Os FIIs não andaram, nem esperava que andassem, pelo contrário, não gosto de ver FIIs aumentarem de preço, isto reduz minhas possibilidades de obter high yield com minhas compras periódicas. Mas as ações andaram bem, na verdade não andaram, elas dispararam. E sinceramente eu não acho isto nem um pouco saudável. E para completar, estou precisando comprar mais FIIs neste mês para acertar um desvio na curva de I.F. apresentado no fechamento de fevereiro, sendo assim irei desmontar algumas destas posições em ações feitas em janeiro e fevereiro sem pensar duas vezes.

36 comentários:

  1. Hoje a bolsa explode. 60000 pontos até o meio-dia. Bom pra vender

    ResponderExcluir
  2. Só por curiosidade: tem alguma razão especial pra vc ter FIIs em diversas corretoras diferentes? Att.

    ResponderExcluir
  3. Olá Uo! Beleza?

    Tivemos nestes 2 meses uma aula sobre "Comprar na baixa e vender na alta".

    Há poucos dias atrás estava todo mundo fugindo da renda variável e comprando Renda Fixa.

    Agora a bolsa dispara, e o pessoal venderá Renda Fixa para entrar na Renda Variável.

    Este é o giro de patrimônio que as corretoras tanto pregam, afinal, alguém precisa pagar as corretagens e os impostos.

    Para mim, nada muda a estratégia, eu sei que fico pessimista com a bolsa caindo, mas não vendo no pânico, isto é um bom sinal de amadurecimento pessoal para conseguir chegar ao milhão!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É aquele velho ditado, compre ao som de trovões e venda ao som de viloinos... rs

      Excluir
  4. UO, vai realizar lucros ou manter os ativos?Vc foi Bagual!
    Rsrs...

    Sucesso, Abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vendi um pouco das tranqueiras, as boas ações fico com dó de vender, rs

      Excluir
  5. Parabéns UO pela lucidez.Concordo plenamente com tudo que voce falou.Coloquei uma ordem para bbas3 em 12,95 ha alguns dias atras.Não foi concretizada.Devido a euforia fui na pedra e já estava a 16,xx.Vou aguardar mais esse voo de galinha passar.Estou de olho no dolar a 3,50(dificil,mas...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandou bem Acionista, excelente operação! Dolar tb estou de olho, vamos ve o que dá.

      Excluir
  6. Neste momento estou reajustando meus preços alvo pra venda de Ambev e Bradesco no meu clube de investimento. Vendo a cima de 20%. Se chegar no alvo, lucro, e espero outra queda e entro novamente.
    Se não atingir meus critérios, mantenho os papéis.

    Aproveitando esta euforia, pq nosso país está podre!

    abs!

    ResponderExcluir
  7. Hoje vou vender bbas por 20,00, lucro por ação 7,00.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perdi o bonde, vendi 18,45, lucro de 5 por ação :(

      Excluir
  8. UO, essa semana vendi o EDGA11B (e também o SDIL11, ainda falta XTED11) e reparei que você tem esse FII na carteira.

    Pretende manter?

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. rs, estou descabelando aqui pq nao consigo vender as Vales que comprei a 7 reais, dureza.

      Excluir
    2. ah, eu não vendi nada, mas que o efeito psicológico de ver as coisas disparando é interessante, é ...

      Excluir
    3. se chegar em 59.000 vendo 1/3 da carteira, por eqt só vendi 5%, rs.

      Excluir
  10. Uó, que coisa né?! Essa bolsa nossa só anda nabase da especulação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde que bolsa é bolsa, rs

      Excluir
    2. Se cai, os caras choram. Se sobe, os caras não comemoram. Aí complica, meu chapa...

      E qualquer bolsa de valores do mundo é especulativa no curto prazo.

      Excluir
    3. Bolsa vive de expectativas, se a deleção não der em nada e Lula continuar na mesma, fazendo campanha, jaja estaremos de volta nos 37.000

      Excluir
  11. Até eu estou fazendo trade. Vendido em 5 contratos de WINJ16 a 50.000 pontos. Creio que vem realização por aí, ainda que somente intradiária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda venda, espero que tenha feito uma parcial com 2 contratinhos nos 49.200. Hj não operei nada no índice, fiquei assistindo #medo.

      Excluir
  12. Ainda bem, viu...ja tou no lucro e olha q eu tava num prejuizo brabo ja....

    ResponderExcluir
  13. Uó,

    Para você ver como acompanhar o mercado é uma grande idiotice para quem pratica o B&H.

    Na semana passada, a Bolsa estava afundando, e agora, com a mais do que provável prisão do Luladrão e a saída da Bandilma e sua quadrilha disfarçada de partido do governo, o "jogo" virou!

    Em todo o caso, a minha estratégia segue a mesma. Sou sócio de empresas boas enquanto elas permanecerem boas, ignorando cotações e notícias.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem ignora o cenário é 'ignorante'... pq ignora, rs.

      Excluir
  14. Bons pontos levantados.

    Vale ressaltar que para as empresas bem administradas não parece existir crise. Algumas mostraram aumentos nos lucros mesmo diante de todo o cenário UGPA Ambev cielo wege enfim quando se tem empresas boas na carteira esses ruídos não fazem diferenças no longo prazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não podemos nos ater apenas à analise macro, tempos que nos concentrar tb no micro.

      Excluir