sábado, 5 de março de 2016

Tags: , ,

NTN-B Principal (Tesouro IPCA) - Gráfico de Taxas Histórico


Veja meu novo site Aqui 

Quando cantei aqui no blog a excelente taxa de 7,82% para o Tesouro IPCA em janeiro último, não imaginava que teríamos tamanha queda em tão pouco tempo. Considero isto uma aberração de mercado, não é algo normal. Mas esta semana ocorreu tanta aberração nos mercados que esta passou desapercebida. Tivemos um evento principal nesta semana que começou a formar um gatilho para esta queda. Foi a manutenção da SELIC no valor de 14,25% pelo COPOM. Sim, o mercado já espera, mas a confirmação sempre é necessária. Não sou nenhum conhecedor de política monetária, mas um colega que leio frequentemente postou nesta semana um excelente artigo que explica ipsis litteris o motivo pelo qual as taxas estão caindo desde a reunião do COPOM de janeiro, mesmo que o afrouxamento da política monetária não iniciou de fato. Veja o artigo completo do Finanças Inteligentes aqui.

Abaixo o gráfico atualizado da NTN-B Principal 2035, a queda da taxa é sem dúvida a maior dos últimos dois anos, e foi apenas em um dia, algo deveras anormal. Veremos as cenas dos próximos capítulos, a conduta agora é bumbum na parede, compras estão suspensas por tempo indeterminado.


43 comentários:

  1. Estou com compras suspensas também, a bolsa tá louca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem pre tem algo pra comprar, mas TD por hora não.

      Excluir
    2. Pessoal, tenho uma dúvida: Quero saber é se o valor liquido que está no extrato da BMF&Bovespa será efetivamente o valor que irei receber? Se alguém puder me ajudar eu agradeceria muito, obrigado.

      Excluir
    3. Acredito que sim, faça s contas lá, pegue o brito, tire as taxas e o imposto.

      Excluir
  2. Vou começar a estudar o bastter!Esse mercado tá maluco demais.Bolsas tudo bem essa volatilidade,mas TD.Estava me preparando pra dar um grande tiro nas NTN-B a 8%,quando vejo o HB 6,xx quase caio(Rsrs).Vou desistir de de fazer Timing.Claro não vou comprar bbas3 a 25,petro a 10,xx,itub a30,xx e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 8% seria compra na certa, mas em 7,82 já tava bom tb.

      Excluir
  3. Muito legal Uó.

    Comprei mais de 20 cotas de NTNB Principal 35 pagando acima de 7,7x%.

    Valorizaram bem, mas não penso em vendê-las... Sim, a economia está ruim, pode ser que as taxas se elevem novamente e eu perca o "time" para esse "lucro", mas como o prazo ainda é muito longo e como a taxa acordada muito boa, prefiro esperar num impeachment, renúncia, milagre, prisão do molusco ou em um momento pós 2018. Até lá vamos de olho!!

    ResponderExcluir
  4. Uo, farei ate um post sobre isto, isto muda toda a minha estrategia, nao precisarei mais 'apenas' de 2 milhoes e 600 mil, com esta queda abrupta o valor aumentara muito e acho que nao poderei basear a IF em NTN-B com juros semestrais.

    Nao posso chorar muito, pois nao tinha capital mesmo para comprar TD agora.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb queria ter comprado mais, mas faltou grana!

      Excluir
  5. Uó momento muito interessante eu acho que a experiência vai ser de grande valia para todos que estão vivenciando essas movimentações. Conhecimento é tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Vivendo e aprendendo com o passado para se aperfeiçoar lá na frente.
      Assim, aproveitar outras oportunidades que ainda virão.

      Abs,
      50s

      Excluir
    2. Oportunidade aparece todo dia, basta ficar ligado.

      Excluir
  6. Foi uma queda imensa e única, acho que não se sustenta, inflação absurda e PIB em queda livre, logo sobe novamente ou ninguém mais compra TD e parte para título privado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vai subir não sei, só o tempo dirá...

      Excluir
  7. Dia maravilhoso. Vendi todas as NTN-B 2035 que havia comprado a 7,7x. Lucro líquido de uns 12% em 1 mês e meio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas já?! 12% é mt pouco, e ainda tem a parte do governo...

      Excluir
    2. Essa compra específica foi direcionada para isso... pra esperar até o vencimento estou com uma posição mais alta pra 2024.
      Por falar nisso, onde você consegue coletar esse gráfico da curva de juros dos títulos? Tem algum lugar que mostra ou você que monta?

      Obrigado!

      Excluir
    3. Eu busco a planilha do Tesouro e monto o grafico.

      Excluir
  8. Acredito que em breve devemos ter taxas acima de 7% novamente, não mudou nada, o brasil esta em recessão, por esse motivo vendi NTNB-P que tinha comprado em 2014 com taxa de 6,5 ou menos, acabando que na "curva" recebi pouco mais de 0,85% ao mês liquido.
    Agora volto a comprar acima de 7% e um pouco todo mês..
    Carteira de ações não realizei nada e só compro novamente com desconto do preço atual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos ainda perto dos 7%, mas não sei se chega novamente nos 7,8. Todos os colapsos já foram sentidos... rebaixamentos, queda de preço de petroleo, queda de preço de minerio, aumento de desemprego, aumento de inflação, crise politica... claro que pode piorar, mas nunca vamos saber. é bom comprar periodicamente e comprar mais pesados nos picos de taxa, é uma boa estratégia. Assim vc não perde o bonde nem perde as grandes oportundidades.

      Excluir
    2. Sim UO vou comprando uma unidade todo mês acima de 6,5% e se passar de 7,3% compro 1,5..
      Se chegar perto de 8% duas... Não vou encher o carrinho, para poder pegar outras coisas também com a grana de joguei para selic.

      Excluir
  9. Uo segundo o antagonista o que aconteceu com o moluscolo foi só um aperitivo. Será que a petr, vale e Brasil vão disparar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 50% de chances de subir mais e 50% de chance de voltar pra onde estavam. rs

      Excluir
  10. Não sei se é momento para ficar parado, com "bumbum na parede". Parece um bom momento para continuar acumulando. Aliás, como deve ser sempre, todo mês.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bastterite detected!!!

      Excluir
    2. Sempre bom comprar periodicamente em doses homeopáticas, e em alguns momentos em doses cavalares. Mas como estou com pouco recurso disponivel, irei aportar em outras bandas, rs

      Excluir
  11. Se voltar pra faixa de 7,5% e acima volto a comprar com um restinho de R$ que sobraram na corretora

    ResponderExcluir
  12. Com essa queda, minha NTNBs vao para o espaço. E então até quando dura essa maré de otimismo? Sabemos, né, que isso não se sustenta muito, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por eqt é uma correção, de tudo.... minério, petroleo, lula... sabe-se la o que vai acontecer daqui pra frente.

      Excluir
  13. Olhando fundamentos estarei fora das ações, quando crise impactar no lucro líquido das empresas veremos devolução da boa parte da alta irracional.
    No curto prazo mercado segue fluxo, no longo fundamentos .
    Tem empresa sendo vendida baseada no lucros anteriores, agora realidade se revela outra, para se ter ideia 3 grandes bancos tem estimativa de queda de 15% a 20% no LL.
    Estão sendo vendidos pelos preços de 2015 sendo que estimativa será de queda nos lucros.
    Setor de varejo então nem se fala, bomba relógio ambulante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas empresas terao pouco impacto no lucro, sao as pepitas de ouro, rs

      Excluir
  14. Uorrem, meu pai esta idoso e me pediu para ir no banco porque ele vai colocar todas as suas contas conjuntas comigo.

    A ideia é que o dinheiro continua dele, eu não vou movimentar, mas se ele tiver um derrame eu use esse dinheiro pra custear sua saúde. Ou se ele morrer eu possa usar o dinheiro sem inventário.

    A pergunta é : como ficaria na declaração de imposto de renda isso?? Ele sozinho declararia ou eu também terei que declarar como um bem, apesar de ser ele o titular da conta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta é uma duvida que até eu mesmo tinha, mas pesquisando na internet achei este link interessante, acho que vai lhe ajudar...
      http://dicasbancarias.com.br/conta-conjunta-como-funciona/

      Excluir
    2. A minha conclusão é que ambos devem declarar, 50%/50%.
      Porem, se seu pai tiver pensando em como passar este dinheiro para vc em caso de morte, para nao pagar imposto de herança a melhor opção é fazer uma previdencia privada e colocar vc como 'recebedor' em caso da morte dele.

      Excluir
    3. Passando aqui quero dar uma breve dica, melhor seria seu pai ir passando dinheiro para você ainda em vida como doação , em são Paulo abaixo de 50 mil anuais se revela isento de imposto.
      Melhor do que fazer esse monte de rolo de conta conjunta, vai transferindo dinheiro ao poucos jogue seu pai como doador e você como donatário.
      Faço isso todo ano com minha aposentada!
      Todo ano em vez dela deixar dinheiro na poupança perdendo para inflação pego como doação aplico eu mesmo em títulos federais assim como um previdência privada, só que sem custo de manutenção.





      Excluir
    4. É uma opção tb, a conta conjunta só vai ser util mesmo se vc quiser movimentar para outra conta sua apos a falta dele, o que nao é correto segundo a lei.

      Excluir
  15. Vejo que se tivesse mais grana podia ter pego uma parte do TD 35, mas agora é esperar os proximo capitulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teremos mts capitulos ainda desta novela, rs

      Excluir
  16. Caramba, muito bom o seu blog, aprendi muito, dificilmente faço algum comentário em site ou blog, mas fiquei muito a vontade em elogia-lo pelo excelente trabalho, aproveito para perguntar, na atual conjuntura política (05/09/2016) em que faixa de tx de NTB Principal vocês aportariam com maior volume?

    ResponderExcluir