segunda-feira, 14 de março de 2016

Reinvestimento de Proventos (Março/2016)


Os dias 14, 15 e 16 são os mais esperados aqui nas carteiras de investimento d'Uó pois são nestes dias que caem 95% das distribuições de FIIs. É neste momento que realizado o reinvestimento dos proventos recebidos nas últimas 4 semanas. Isto inclui tanto as distribuições dos FIIs quanto os proventos das ações (dividendos, JSCP e aluguéis BTC).

Para realizar o reinvestimento, consulto a minha lista de ativos em monitoração e escolho aqueles que estão mais próximos do valor desejado de aporte. Digamos que este é meu TSDU, parafraseando um grande figurão dos investimentos, rs. Infelizmente, a bolsa subiu demais nos últimos dias, até os FIIs deram uma estilingada, e terei que comprar caro.

Mas não  importa, a metodologia estabelece que todos os proventos devem ser reinvestidos, independente se bolsa subiu ou não. Vamos às escolhas do mês...

Ações

As ações escolhidas para este mês foram VLID3 e WEGE3.


FIIs

Os FIIs escolhidos para este mês foram AGCX11 e FIIP11B.


Não realizei compras a mercado hoje, lancei ordens que podem ou não serem executadas ao longo do no dia. Amanhã entrará mais distribuições de FIIs e assim poderei refazer as ordens não executadas. De qualquer forma, quero estar com estas compras finalizadas no máximo até quarta-feira.

Em relação a novos aportes neste mês, se a bolsa não iniciar um processo corretivo não irei fazer nenhum, deixarei todo o dinheiro no banco por hora.

E você leitor, qual conduta tomará neste mês?

47 comentários:

  1. Stopado hoje, caríssimo. Uma realização parcial como você aconselha teria sido o mais prudente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembrei de vc hj de manhã, vc fez uma boa venda, mas ficar preso em alcançar o alvo estabelecido com a posição toda foi foda. 1.700 pontos jogados fora. Mas trade é assim, ficam as lições e nos preparamos para os próximos. Pior de tudo é que depois de stopar caiu tudo, mercado é sacana mesmo, rs

      Excluir
    2. Eu tenho que ter alvos e stops mais longos mesmo, pois não tenho como operar DT. Mas realmente vale a pena refinar as operações de modo a realizar lucro parcialmente. Com 700 pontinhos poderia realizar metade da posição. Na pior das hoóteses, sairia no 0x0.

      Faz parte...

      Excluir
    3. UO, deram uma porrada de 900 pontos agora pouco. Imagine qtos stop's deve ter pulado, hein rs

      Excluir
    4. Regra n1, e eu que estava só observando este indice o dia todo sei saber para onde ele ia dei uma beliscada em uma comprinha os 49.160, mínima do dia, rs. Realizei rapido com 60 pontos, poderia ter pegado 500, mas...

      Excluir
    5. Troll, quem faz swing precisa de alvos longos mesmo, mas o mercado não se mostrou no que vc imaginava após a venda, vc mesmo falou isto, uma mudança de estrategia seria bem vinda, nem que fosse subir um pouco mais o stop. O Wagner Caetano estava com um Stope de mais de 1000 pontos na operação dele, e acabou ganhando 10.000 pontos.

      Excluir
    6. Ei, Uó e Troll, podem ser mais claros?

      Excluir
  2. Respostas
    1. Corretoras... para FIIs uso duas corretoras, para ações uso três, considere então que são três carteiras de ações e duas de FIIs, eja que estão mais ou menos equilibradas entre setores de atuação.

      Excluir
    2. Ah, blz! Eu troquei de corretora justamente por causa dos FII. Agora não pago pra comprar e posso comprar uma por dia se quiser kkkkk

      Excluir
    3. Qual é esta corretora que nao cobra FII?

      Excluir
    4. A Socopa é uma delas.
      A taxa de custódia é R$ 10,00 (Fixa).

      Excluir
    5. Eu sou o anônimo do post acima.

      Uo, ao invés de comprar um ativo a preço de mercado, porque você não paga um preço que você acha justo?

      Existe um tipo de ordem para isso é: "Valida até cancelar" ou "Valida até dd/mm/yyyy".

      Você pode estar entregando uns meses de renda ao comprar a mercado as vezes... :)

      Por exemplo o KNRI11 hoje, teve gente que comprou à R$ 110,xx às 10:30, 15 minutos depois foi comprado a R$ 112,98. Só ai foi entregue uns 3~4 meses de aluguel (save engano).

      Excluir
    6. Socopa não está mt boa das pernas, é bom ficar atento. Qd a esmo,a é mt o santo desconfia, rs.

      Excluir
    7. 36p, seu raciocínio está correto, é melhor comprar 110 do que a 112. Mas nada garante que vc vai lançar uma ordem a 110 e ela será executada, e no caso de reinvestimento de proventos, não gosto de ficar cozinhando a batata pq posso perder o bonde. Mas para novos aportes, dinheiro novo, costuma lançar ordens de compra bem abaixo do preço sendo negociado atualmente.

      Excluir
    8. Uorrem, duas pequenas questões:

      1. Também invisto pela SOCOPA. Você diz que ela não está bem das pernas, como poderia me informar melhor, ou, melhor perguntando: o que eu deveria observar numa corretora, já que escolhi esta pelo custo e por recomendações na internet?

      2. Você comentou sobre o preço desejável, que utilizada dados de A.F. para tando. Poderia falar mais sobre isso?

      Excluir
    9. Sobre a questão 1 pretendo fazer um post a respeito.
      Sobre a questão 2, na verdade utilizo AF para selecionar as empresas e AG para comprar ou vender.

      Excluir
    10. Uó, estou na mesma dos amigos que se interessaram pelo tema. Tenho FII na SOCOPA. Seria prudente continuar aportando nela? Não sei nem como, nem por onde, nem o que pesquisar a respeito. Será que poderia dar-me uma luz ?
      Abc

      Excluir
  3. Grande Uo,

    Na subida ou na queda, nada muda.

    Hoje me enfartei de comprar FIIs, paguei mais caro, eu sei, talvez uns R$ 30,00 a R$ 40,00, pois não tenho tempo e não posso ficar acompanhando o mercado e colocando a ordem na frente, faz parte.

    Hoje eu comprei:

    JSRE11
    FIGS11
    AEFI11
    BCFF11B
    BPFF11
    FIXX11
    HGLG11
    KNCR11
    FLMA11


    JSRE e FIGS comprei semana passada, hoje fechei o aporte.

    Amanha ainda cairá uns trocados de outros FIIs, vou comprar FFCI11, que, junto com FLMA11, será o local de guardar os trocos da corretora.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente os FIIs subiram muito de preço nestes ultimos dias. Na duvida é bom comprar um pouco, vai que continua subindo e vc perde o bonde, rs.

      Excluir
    2. Neste ponto to seguindo o Bastter, nao to preocupando tanto com o preco, so nao consigo fazer o mesmo com BBAS, nao entendo por que disparou tanto hehe

      Abraco

      Excluir
    3. Por via das duvidas vendi metade das minhas BBAS e BBSE, esta alta não foi nada saudável,rs.

      Excluir
  4. Neste mês optei por estar fora em RV. Comprei somente LFT21. Com os proventos de fiis e ações recebido neste mês juntará com os proventos recebidos no mês seguinte + aporte. Estou na espera de alguma definição do que foi as manifestações.

    Abs!

    ResponderExcluir
  5. Gastei o que recebi dos aluguéis dos FIIs e uma parte de LFT pra comprar TD IPCA 2019 e 2035. E comprei um pouco de KROT3, SUZB5 e PCAR4, que já faziam parte da carteira mas estavam em baixa %. FIIs ta dificil de escolher, mas devo ir de FIIP ou o que estiver mais na baixa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os FIIs deram uma caída boa mês passado mas estava descapitalizado, agora que o dinheiro tá começando a aparecer os danados estão subindo, rs. Tá osso.

      Excluir
  6. A única coisa que eu comprei nos últimos dias foi briga kkk. Meus 4k de aporte eu não sei onde colocar, AGCX11 é realmente uma boa, acho que não subiu tanto, mas vou esperar para aportar na semana que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora no final do dia o Ibov deu uma bela despencada, parece que a juíza que iria dar o parecer em relação a prisão do Lula encaminhou a decisão para a Lava-Jato, mas será que é esse o motivo?

      Excluir
    2. Queda foi fraquinha se comparada com as ultimas altas, quero é que caia mesmo 15.000 pontos, rs.

      Excluir
  7. Gostei das suas acoes, so TOP capa de revista

    ResponderExcluir
  8. É Uó,

    Estou muito em dúvida com o que fazer nesse mês com o dinheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá aí um bom assunto, poderia explicar para os poupadores juniores como se faz para investir em dollar, ou para comprar dólares sei lá.

      Excluir
    2. Fácil, só comprar mini-contratos.

      Excluir
  9. Olá, Uó!
    Não acha as margens e ROE da VALID muito baixos?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são dos melhores, mas tem o que eu preciso em qualquer empresa: lucros consistentes. E é um case para o futuro, dinheiro em papel vai deixar de existir, rs, o potencial de crescimento é enorme.

      Excluir
  10. Quando se tem muito dinheiro tem que dividir em várias corretoras. Eu como um bom pobretao provavelmente nunca passarei de uma rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Té parece em Viver?! Só nos E.U.A. vc tem conta em uma três, rs... Eu na verdade estou é espalhando meus trocados, por exemplo, temos 4 contas de bancos e não deixamos nem 1.000 reais em cada uma delas, rs.

      Excluir
  11. Uó. Gostaria de parabenizar pelo blog. Achei sua estratégia muito boa.
    Fique com uma dúvida. Com base em que você definiu o "desejável"? Algum cálculo de preço justo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe preço justo de uma ação, isto é bobagem, rs, me perdoe os fundamentalistas.
      Uso apenas análise gráfica para definir os pontos de entrada desejados.

      Excluir
    2. Mas para definição da sua carteira usou análise gráfica? Ao meu ver, no geral são ações com bons fundamentos.
      Para eu entender melhor, pelo que você colocou o "desejável" são pontos de entrada no gráfico?
      Abraço

      Excluir
    3. De jeito nenhum, pra definir a carteira usei A.F.
      Isto mesmo, uma vez selecionados os bons ativos através da A.F. vc define os melhores pontos de entrada através da A.G.

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir