terça-feira, 8 de março de 2016

Será que é Hoje o Dia de Vender Ações da Vale?


No post de ontem o colega Calhorda questionou se chegou a hora de vender Vale. Perguntas como esta são complicadas de responder, primeiro porque não sou analista financeiro habilitado a dar este tipo de resposta, segundo porque cada um tem um objetivo diferente em uma posição montada no mercado acionário.

Respondendo por mim mesmo, irei hoje desmontar metade da minha posição. Meu planejamento inicial era de me posicionar para o longo prazo, até por isto tinha disponibilizado os papéis para aluguel, nem de longe esperava uma valorização de 70% em tão pouco tempo. Mas não posso deixar um lucro destes passar em branco, vou aproveitar que o tomador dos papéis fez a devolução e irei vender hoje na abertura do mercado.

Do ponto de vista gráfico, o preço rompeu ontem a MM de 200 mostrando uma força não vista nos últimos meses.


Abaixo o gráfico de preço do minério de ferro atualizado. É fácil ver que a cotação da Vale segue de perto a cotação da commodity.

32 comentários:

  1. Olá Uo!

    Valorizou 90%?? Nuuuu!

    O tomador do papel deve ter entrado vendido pensando em ganhar com a queda do minério, acabou levando muito ferro rsrs

    Abraço e boa venda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do fundo ao topo de ontem valorizou exatos 100%. Eu fiz duas compras, uma em 7,22 e outra em 7,93.

      O tomador... tomou... infelizmente pra ele.

      Excluir
    2. Já tá caindo. Boa hora de venda.

      Excluir
    3. Vendi nos 12,12, depois disto caiu um pouquinho, mas aconteceu algo no mercado que tá subindo tudo agora loucamente...

      Excluir
    4. Acabou virando trade, fazer o que, rs Mas a outra metade ficou prolongo, mas se subir pais 100% terei que vender, rs

      Excluir
    5. Se essa alta representar não apenas um mero repique, mas uma reversão de tendência, acho plausível esperar uma valorização de mais de 1.000% para VALE5 desde o último fundo para os próximos anos. Porém, é cedo para afirmar qualquer coisa sobre reversão de tendência e, quando for a hora, já foi... rsrs

      Excluir
    6. Uma vez eu vi uma compra minha se valorizar 100% e dias depois voltar pro zero a zero e em seguida entrar pro negativo. Não quero nem saber se é repique, fundamento, alta de minerio, lava jato... O fato é que tinha outros ativos para comprar e o dinheiro já tinha trabalhado bem. Fico bem tranquilo de deixar metade posicionada, subindo ou caindo vamos agir da forma adequada, ou vendendo mais ou comprando mais.

      Excluir
  2. Vendi a 12.10, se cair novamente entre 6×× e 7xx o Bagual vai relinchar e encher o carinho. Rsrsrs....

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VENDI TUDO UO, LUCRACO!@!
      COM A GRANA COMPREI WEGE3,TD 2023 e ITAUSA.
      BAGUALISTICO!!!!! 80% DE LUCRO, CARALHO!

      ABRAÇO, ADORO SEU BLOG!

      Bagual de culhao roxo!

      Excluir
  3. Colocar o dinheiro no bolso faz bem sim (ainda mais com uma alta de 90%),

    Mas se você está pensando no longo prazo, acho que não pode se preocupar tanto com a volatilidade da ação em si.

    Bons trades!

    abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, deixei metade pro longo e com a grana da venda comprei FIIs, estes eu não vendo de jeito nenhum, rs.

      Excluir
    2. Eis que Vale entrou em queda livre.

      Ri quando vi o fechamento, 11% de queda...

      Senti uma coceira e comprar mais, logo depois passou...rs!

      Excluir
    3. Achei deveras estranho o minério subir 20% e ela subir apenas 1 real na segunda. Sinal de exaustão de movimento. Mas este mercado prega peças, ela pode subir mais 100% ou devolver os 100% que subiu, vai saber.

      Excluir
  4. Poxa Uó quando eu vi você falando parecia que eu estava vendo o meu trade no espelho, eu fiz exatamente a mesma coisa.

    Comprei Vale a 7,33 ali no final de janeiro e depois dessa loucura que deu na bolsa e no minério de ferro eu fui obrigado a vender tirando ai um lucro de quase 70%.

    E isso que o meu objetivo era como o seu, comprar lá na bacia das almas mirando no longo prazo para vender após a recuperação da empresa, mas depois dessa situação extraordinária fui obrigado a desfazer a posição e realizar os lucros.

    Porém a Vale continua no meu radar, mas por hora eu vou na Embraer que deu uma correção forte mas deve continuar subindo (aquela velha história, sobe de escada e desce de elevador).

    Boa sorte para todos nós...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não vejo problema em uma posição de longo prazo virar um trade acidental nestas circunstâncias de alta de 100%, o contrário é que é perigoso.

      Estava com ordem de compra na EMBR3 em 20.40, não rolou, rs

      Abraço!

      Excluir
  5. Belo trade! ... realmente .. com o fechamento ficou esquisitão ...

    ResponderExcluir
  6. Olá UÓ, pra quem gosta de acompanhar a variação do TD também, pedi pra um amigo fazer uma ferramenta pra isso.

    http://www.mastertag.com.br/bolsa/

    Pode dar uma olhada, o pessoal que gosta também de investir em TD, irão gostar.
    Parabéns pelo blog, acompanho sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, veja se na proxima release ele coloca um grafico de taxas historico, sera mt util.
      Valeu!

      Excluir
    2. Ok! vou dar esta sugestão pra ele.
      Sobre a Variação diária(%) pedi pra ele colocar em relação ao juros. vc acha melhor ser em relação ao preço de compra? pra ficar mais parecido com o que ocorre com as ações?

      Excluir
    3. Na dúvida coloca os dois, rs.

      Excluir
    4. Olá novamente UÓ, ele fez algumas modificações, veja lá! quando ele estiver com tempo, irá fazer os gráficos. Espero que seja útil para nós investidores.

      Excluir
    5. Ficou mt bom, favoritei! Parabéns!

      Excluir