sexta-feira, 8 de abril de 2016

Tags: , , , , ,

CIEL3 - Cielo: Preço e Lucro


Seguindo os comentários dos colegas no post de manhã, refiz as fórmulas e os gráficos. Para o cálculo do Lucro por Ação usei o número de ações atuais em circulação. Para o P/L apenas dividi o lucro acumulado nos 12 últimos meses pelo Lucro por Ação. Por favor verifiquem se melhorou a apresentação e comentem se este tipo de gráfico é útil para estudo de evolução de múltiplos fundamentalistas.



Um bom fim de semana a todos!

3 comentários:

  1. Uó, melhorou, mas tenho algumas observações:

    Primeiro é importante tomar cuidado com os gráficos com eixo duplo, pois como estes tem escalas diferentes, pode causar uma certa confusão. O gráfico do preço e do lucro, por exemplo, que é aquele tradicional que o Bastter disponibilizava, pode causar uma falsa impressão de que o preço acompanha o lucro proporcionalmente, mas isso não é verdade necessariamente. Eu fiz uma postagem sobre isso http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br/2014/03/cuidado-com-os-graficos.html

    Já o P/L, estou estranhando, pois não me lembro de historicamente o P/L da Cielo ser tão baixo em 2012 ou 2013. Que em me lembre ele sempre foi acima de 20. Precisa certificar-se que os dados estão correto.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu caí neste seu post hj qd estava pesquisando no Google. rs. O leitor precisa mesmo tomar cuidado com este gráfico.

      Sobre o P/L, fiz uma divisão simples do lucro acumulado de 4 trimestres pelo LpA. Você tem um histórico de LpA confiável aí para eu poder conferir a minha tabela aqui?! Eu fiz conforme o AdP sugeriu, utilizei o número de ações atual para calcular o lucro por ação em cada trimestre passado, acredito que isto é uma aproximação.

      Pelo site do Bastter o P/L está assim:

      2010 - 10,03
      2011 - 14,53
      2012 - 16,00
      2013 - 19,24
      2014 - 20,07
      2015 - 17,10

      A minha conta está dando 2% abaixo em casa ano.

      Excluir