sexta-feira, 22 de abril de 2016

Tags: , , , , , ,

ENBR3 - EDP Energias do Brasil: Preço e Lucro


Nos dois últimos posts (relembre aqui e aqui) falamos sobre a história e os principais múltiplos fundamentalistas da EDP Energias do Brasil. Neste terceiro e último post sobre esta empresa iremos tratar do preço e sua correlação com o lucro.

O Lucro por Ação é obtido pela divisão do lucro líquido do exercício pelo número de ações ordinárias em circulação no final do exercício. Seu propósito é indicar quão lucrativo se apresentou um empreendimento pela utilização dos recursos disponibilizados pelos acionistas. Já o P/L é o indicador que mede a relação entre o preço atual das ações e o lucro por ação acumulado nos últimos quatro trimestres. De forma simplificada, o P/L indica o quanto o investidor está disposto a pagar por Real de lucros. Ou seja, um P/L de 10 indica que o preço atual da ação representa 10 vezes o lucro gerado pela empresa nos últimos quatro trimestres.

No gráfico abaixo, a série cinza apresenta a evolução do P/L da empresa e a série verde apresenta a evolução do Lucro por Ação. Notamos que o P/L apresentou queda nos últimos meses em função do aumento dos lucros que não foi acompanhando na mesma proporção por aumento do preço da ação.


No gráfico abaixo temos na série azul a evolução do preço da ação e na série amarela a evolução do lucro acumulado em 4 trimestres. Em geral, um aumento do lucro da empresa é acompanhado de perto pelo aumento do preço da ação (e vice-versa). Isto porque quanto mais lucrativa é uma empresa mais demanda ocorre para suas ações.


6 comentários:

  1. Uo,

    Para quem acompanha a empresa, esta analise de seus posts sao muito boas.

    Da pra fazer a mesma coisa para uns Fiis nao kkk?

    Ate falei no blog do Beto Fiscal, que to quase mudando meu nome para Viver de Fii, agora q a obra acabou nao falo mais em construcao rs

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb tenho a intenção de viver de FIIs, vamos ver se vai dar certo, rs
      Pretendo falar deles aqui no blog, talvez no segundo semestre.
      Abraço!

      Excluir
  2. UO, parabéns pelo trabalho detalhado de seus post.
    Qual dua opinião sobre ENBR3?

    Sucesdo, abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha opinião é que vale um primeiro aportes de estudo, rs.

      Excluir
  3. Bifão! Te acompanho a muito tempo, teria como dar aquela moral e add meu blog a sua lista? Desde já agradeço

    ResponderExcluir