sábado, 30 de abril de 2016

Tags: , , ,

Fechamento Mensal - Abril/2016 (Prévia)


Veja meu novo site Aqui 

Olá Colegas!

O mês só termina amanhã mas já comecei fazer o fechamento. Os meus números de Abril foram muito interessantes ao contrário dos números do governo divulgados ontem (relembre aqui). Em meio ao cenário político-econômico deteriorado que estamos enfrentando, a bolsa já subiu quase 50% desde o fundo formado em janeiro! Muitos se perguntam se esta alta é exagerada ou se a queda anterior é que estava irracional. De qualquer forma, sabemos que o mercado sempre reage às expectativas e todo este burburinho a respeito da saída da presidente serviu como catalisador para a recente alta. Temos ainda uma recuperação dos preços das commodities nos mercados internacionais que serve de como elemento ignitor para altas de papéis como Petrobras, Vale e Siderúrgicas.

Na figura abaixo apresento as maiores altas e as maiores quedas no mês dos papéis que tenho em carteira. VALE5 liderou as altas catapultada pela recuperação do preço do minério de ferro na China e pelos bom resultado operacional do primeiro trimestre. Por outro lado o FII XTED11 liderou as quedas do mês chegando a cair quase 50% nesta sexta-feria depois que a Petrobras comunicou a desocupação do prédio em Macaé.


Tive mais um bom mês de operações day-trade com mini-índice. Operei em 15 pregões um total de 20 contratos, coincidentemente os mesmos números do mês passado. Porém, em Março a rentabilidade das operações foi de apenas 0,14% contra 0,59% neste mês. No total, a rentabilidade da conta em Abril foi de 1,23% já considerando a valorização das LFTs que servem com margem operacional da conta. Fechamos o mês então com 10.146,92 reais em caixa.


O gráfico abaixo apresenta a evolução histórica da conta day-trade. A linha verde apresenta os aportes e a linha azul o valor de fechamento mensal.


A conta buy-and-hold Mirae apresentou rentabilidade de 4,69%. O gráfico abaixo apresenta a evolução histórica desta conta. Depois de muitos meses o valor de fechamento superou o valor dos aportes.


A conta buy-and-hold MyCap apresentou rentabilidade de 5,69%. O gráfico abaixo apresenta a evolução histórica desta conta. Esta conta ainda está deficitária uma vez que o valor de fechamento continua abaixo do valores de aportes.


A conta buy-and-hold Rico apresentou rentabilidade de 1,60%. O gráfico abaixo apresenta a evolução histórica desta conta. Das três contas de longo prazo é a melhor posicionada se considerando o valor de fechamento em relação aos aportes.


Outro número interessante em Abril foi o valor dos proventos recebidos. Considerando as distribuições de FIIs e os dividendos, JSCP e BTC de ações foi possível cobrir 45% dos gastos mensais. Um importante passo a caminho da I.F que está estipulada no recebimento de proventos na ordem de 3x os gastos mensais.

Para finalizar, preciso registrar aqui que o blog bateu recorde de acessos em Abril. Nos últimos 4 dias a média diária de acesso ficou em torno de 4.500. No mês os acessos totalizaram 76.580. Abril costuma ser o mês que o blog mais recebe visitas em função da entrega anual da declaração de imposto de renda. Respondi muitas questões ao longo das últimas semanas e espero ter ajudado os colegas. Não sou conhecedor profundo do assunto mas procuro sempre publicar aqui as informações que me são úteis e, por consequência, úteis também para os colegas investidores.


Um bom final de semana!

19 comentários:

  1. Difícil saber se o país está mesmo melhorando - mas a sua carteira com certeza está.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem espera sempre alcança, ou se cansa, rs

      Excluir
  2. Ola Uo,

    Em termos patrimoniais, no total, voce tinha quanto e foi para quanto? Isto seria um grafico bacana de acompanhar na sua trajetoria.

    Eu fico pensando como voce consegue manter tantas corretoras, nao da muito trabalho nao?

    Esta proxima semana estou migrando para a Socopa.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em termos patrimoniais entrou 2 carros zero na garagem nestes dois ultimos estes, rs, só não vou falar o modelo, kkk

      Excluir
    2. Dá trabalho sim, mas eu gosto... rs

      Excluir
  3. Essa do XTED vai ser f*****. Sou de Macaé, não vejo outro aproveitamento para o imóvel, não temos outras empresas de grande porte, e com o Porto Açu a maioria das empresas estão se posicionando mais perto do porto. Vamos esperar uma reviravolta....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Macaé virou a cidade "mico", rs

      Excluir
  4. Bons resultados Uó. Só estou observando os FII que a BR está largando. Trabalho perto da Torre do Almirante (ALMI11B), e salvo engano eles pularão fora tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão querendo cortar custo de todo jeito, estes FIIs sempre foram arriscados, mas mt gente apostou.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Michel Temer fará como o Macri na Argentina, já vai recuperar a confiança dos investidores logo nos primeiros dias. E, em breve, o Ibov volta para os 60k!

      Excluir
    2. IBOV nos 60K é ponto de venda hein?!

      Excluir
  6. Fala UÓ!
    Na minha carteira de ações o que puxa muito para baixo é a Vale, pois o preço médio dela está muuuito distante.

    Parabéns e rumo a I.F!

    ResponderExcluir
  7. Uó, atingindo 45% de seus gastos com proventos. Bacana hein?!

    Quanto ao mês que entra, se realmente se confirmar a expectativa do JN de Meireles no ministério da fazenda com carta branca inclusive para indicar nome do BC, aí a coisa vai ficar boa...

    ResponderExcluir
  8. Essa renda passiva está ótima hein....a minha também vai aumentando aos poucos, mês que vem irei bater o recorde com os dividendos já anunciados. abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mês que vem vai ser bom. Vamos aguardar.

      Excluir
  9. Gostei muito do seu blog, da uma olhada nesse site ESPETACULAR que eu encontrei: http://negocios.icliks.com/

    ResponderExcluir