terça-feira, 12 de abril de 2016

Tags: , , , , ,

FRAS3 - Fras-le: Histórico e Composição Acionária


Histórico

A Fras-le S.A., fundada em 22 de fevereiro de 1954, está sediada em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande Sul, Brasil. Em São Paulo (SP) possui um escritório comercial instalado para facilitar e agilizar o atendimento aos clientes nacionais. Possui ainda, 10 escritórios de vendas regionais localizados nas regiões sul, sudeste, centroeste, nordeste e norte.


Nos Estados Unidos, a subsidiária Fras-le North America mantém um escritório comercial localizado na cidade de Northville, em Michigan. Esta operação internacional é responsável ainda por um centro de distribuição localizado na cidade de Gastonia, na Carolina do Norte, para fornecimento de produtos aos países do Canadá e dos Estados Unidos. E também, na cidade de Prattville, Estado do Alabama, tem sob sua responsabilidade uma unidade industrial, a qual tem a finalidade de produzir e comercializar pastilhas de freios para veículos comerciais leves e veículos de passeio, e a partir de 2013 iniciou a produção de lonas de freio para veículos comerciais.

Na China, na cidade de Pinghu, província de Zhejiang, possui uma unidade industrial, a qual produz e comercializa lonas e pastilhas de freio para veículos comerciais.

Na Europa possui um escritório comercial situado na cidade de Gelsenkirchen - Alemanha, que tem como objetivo agilizar o atendimento aos clientes Europeus, além de desenvolver novos clientes. Conta também com um centro de distribuição.

No Chile tem a Fras-le Andina Comercio y Representaciones Ltda., um escritório de vendas que está situado em Providencia, Santiago.

No México, tem a Fras-le México S. de R. L. de C.V., um escritório comercial que está situado na cidade do México.

E na África, tem a Fras-le Africa Automotive (Pty) Limited, um escritório comercial que está situado na África do Sul. Também possui um escritório de vendas nos Emirados Árabes.


A Fras-le possui um moderno campo de provas, o qual conta com 18 pistas de testes, que totalizam aproximadamente 15 km. No local também está construído um prédio com garagem para preparação dos veículos e laboratório.

Recentemente, no final de 2011, a Fras-le adquiriu a Freios Controil Ltda, localizada em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre (RS), que atua na fabricação de autopeças, componentes para freios e soluções para polímeros automotivos. A Controil, fundada em 1957, é atuante no mercado de reposição e montadora na América Latina, principalmente no Brasil, Argentina e México. A Controil possui duas unidades de negócios: freios e polímeros. Possui também uma filial em Jaguariúna (SP). Com a aquisição, a Fras-le amplia e diversifica seu portfólio de componentes para freios, além de agregar soluções para polímeros automotivos. A Fras-le assumiu efetivamente o controle e a gestão da empresa em janeiro de 2012.


A Fras-le comercializa seus produtos para mais de 300 distribuidores de autopeças, formando uma rede com aproximadamente 750 pontos de venda no Brasil (oficinas mecânicas, lojas, frotistas, auto-centers, concessionárias).

Atualmente, a Fras-le emprega aproximadamente 3.500 funcionários no mundo, para os quais desenvolve uma política de recursos humanos voltada sempre para a valorização do indivíduo.

Em 1996 a Fras-le teve alteração no seu controle acionário, quando foi adquirida pela Randon S.A. Implementos e Participações. A Randon é uma holding mista, líder de um conjunto de 9 empresas operacionais focadas em cinco ramos de atuação.

A Fras-le S.A. possui duas marcas: FRAS-LE, que é comercializada para os três mercados que atua: montadoras, reposição e exportação, e LONAFLEX, que comercializa somente para os mercados de reposição e exportação.

A Fras-le é líder Brasileira no mercado de reposição, exporta seus produtos para mais de 80 países distribuídos por todos os continentes e está presente nas principais montadoras do País.

Os materiais de fricção Fras-le são produtos totalmente isentos de amianto e originais em 95% das montadoras brasileiras de veículos pesados e semi-pesados, atendendo aos requisitos legais e específicos das aplicações e mercados em que são destinados.


Composição Acionária

O grupo Randon é o controlador da empresa com 50% do total de ações ordinárias. Os fundos de pensão Previ (Banco do Brasil) e Petros (Petrobras) possuem respectivamente 22,5% e 8,48% do total de ações. Em tesouraria estão presentes 2,4% das ações.


Em circulação existem atualmente 16,62% das ações. O quadro abaixo apresenta o perfil dos investidores.



8 comentários:

  1. Cara, muito bom! Quais as tuas reais perspectivas pra ação da empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a tua estratégia? Vai participar da oferta pública?

      Excluir
    2. Minha estratégia é ir comprando aos poucos, já fiz primeiro aporte em 3.35. Estou com ordem lançada agora em 3.25.

      Excluir
  2. DuÓ

    Excelentes postagens. Visitei seu blog hoje e só sai de madrugada.

    rsrsrsr

    Sempre tem muita coisa boa aqui, parabéns. E queria eu ter sua dedicação para montar aquele monte de gráfico (Que fez na cielo) e pesquisar por empresas novas e desconhecidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô seu Vidinho, eu faço com prazer. Além de gostar de estudar eu gosto de compartilhar o estudo. Seja bem vindo!

      Excluir
    2. Eu li "viadinho" hahaha!

      Excluir
  3. Foi a primeira ação que comprei na bolsa!

    ResponderExcluir