segunda-feira, 18 de abril de 2016

Radar do Mercado: Como os Futuros estão Reagindo à Aprovação do Impeachment na Câmara...


Ontem (17/04/2016 - Domingo) a Câmara dos Deputados aprovou o prosseguimento do processo que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Desta forma, o processo agora avança para o Senado Federal. O placar final foi de 367 votos a favor do impeachment e 137 contra, além de 7 abstenções e 2 ausências.


Dilma é acusada de cometer crime de responsabilidade, previsto na Lei do Impeachment (lei 1.079/1950), ao autorizar manobras contábeis chamadas de pedaladas fiscais. A defesa da presidente, apresentada pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, nega a existência de crime de responsabilidade e, por isso, diz que o pedido de impeachment é golpe. Segundo a defesa, o atraso no repasse de dinheiro a bancos, por exemplo, é prática comum em todas as esferas do Poder Executivo e não é grave a ponto de interromper o mandato de um presidente eleito democraticamente.

Juristas, políticos e a população em geral possuem opiniões divergentes sobre a coerência do processo. Há quem diga que se trata de um processo puramente político para tomada do poder em que as pedaladas são apenas um pretexto para a instauração do impedimento. O fato é que o quadro político se deteriorou rapidamente nos últimos meses, e somado à forte crise econômica que assola o país, a oposição se viu em um momento ímpar para dar  início ao rito de desbancada do poder atual.


Resultado da Votação dos Deputados - Fonte Portal Uol

Próximos Passos

1 - Uma comissão com 21 membros será formada no Senado em até dois dias e terá mais dez dias de prazo para emitir um parecer. A comissão vota o parecer elaborado e, caso o mesmo seja aprovado, é então enviado ao plenário para apreciação de todos os senadores.

2 - Os senadores então votam o parecer da comissão. Se, por maioria simples (41 dos 81 senadores), o Senado referendar o pedido, a presidente é afastada por 180 dias. O vice, Michel Temer (PMDB), assume interinamente.

3 - Ainda no Senado, tem início o julgamento da ação do impeachment sob o comando do presidente do STF, Ricardo Lewandowski. Para afastar a presidenta definitivamente, são necessários 54 votos de um total de 81 senadores.

Se condenada, Dilma perde o mandato e fica inelegível por oito anos. Temer assume definitivamente para terminar o mandato para o qual a chapa foi eleita. Em caso de absolvição, a presidente reassume o mandato imediatamente.

Posição Atual dos Senadores - Fonte Portal Uol

Reação do Mercado Financeiro

Como é de conhecimento de todos, o mercado financeiro é "pró-impeachment". Até a última sexta-feira, muitos já consideravam que a votação de ontem na Câmara dos Deputados já estava precificada. Segundo vários analistas, o mercado já tinha adiantando a vitória dos oposicionistas na Câmara. E isto ficou claro na abertura de agora a pouco. O futuro do índice abriu com leve alta de 1% mas, passados 30 minutos de negociação, foi para o campo negativo.


Na outra ponta, o dólar abriu com queda de 1,5%, mas no atual momento já reverteu para o campo positivo em linha com a desvalorização do índice até o momento.


Voltaremos no período da tarde para dar um panorama geral do desempenho dos papéis após abertura do mercado. Mas, a julgar pelo desempenho dos futuros, a euforia altista da bolsa deu uma pausa e aguarda o desenrolar do processo no Senado.

10 comentários:

  1. Bancada capixaba refletiu nossa população : 75% pro impeachment e 25% vermelhos.

    O dolar nao estava tão precificado assim não ......... O banco central interviu por isso passou a operar em alta.

    Vamos ver as cenas dos próximos capítulos. Apesar da aprovação ficou claro o pardieiro que é nosso congresso. Até cusparada teve.

    Torcer pro rito no senado não atrasar e tirarem logo essa mulher de lá. O país está parado há meses por conta disso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quem é mais cínico naquele congresso.

      Excluir
  2. tava tão na cara, mas tão na cara que a bolsa ia disparar e o dólar cair que deu o contrário, rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mercado não é bobo não, qd todo mundo acha que já sabe a resposta ele muda a pergunta.

      Excluir
    2. Quando comprei dólares na semana passada me acharam louco

      Excluir
    3. Amigos, colegas .... até aqui na blogosfera, disseram que ia chegar a 3,20

      Excluir