sábado, 2 de abril de 2016

Rentabilidades de Investimentos (Março/2016)


O mês de março foi excelente para os investidores de renda variável, principalmente para os detentores de ações. Em meio a um cenário político e econômico conturbado, a bolsa subiu graças a expectativas de queda do governo atual. Ajudou também um movimento de recuperação de curto prazo das commodities no mercado internacional. Depois da tempestade perfeita que caiu sobre nossas cabeças no final de janeiro, o sol começou a raiar. Foi a maior valorização mensal do índice desde 2002. Algo realmente inesperado que pegou muita gente de surpresa. Analistas mais otimistas dizem que o fundo da década foi formado, que agora iremos em busca do 60.000, 70.000... 80.000. Será?!

A rentabilidade geral dos meus investimentos (inclui ações, FIIs, títulos e poupança) em março foi de +10.96%. A rentabilidade média apurada na blogosfera até o momento está em +10.8% (20 amostras já coletadas). No ano, minha rentabilidade acumulada está em +6.74% e a média da blogosfera está em +9.4%. Considerando a rentabilidade do ano passado, isto é, somando a rentabilidade deste ano com a rentabilidade acumulada no ano passado, a performance é de +10.7% contra 4.5% da média da blogosfera.


Apesar do bom desempenho neste mês, minha carteira de ações está perdendo do IBOV neste trimestre. Enquanto o IBOV valoriza-se +15.47% no ano, minha carteira valorizou apenas +9.27%. No mês a valorização foi de +12.49% contra +16.97% do IBOV.


Os FIIs também tiveram boa valorização no mês (+10.64%) com o IFIX cravando a maior alta mensal da sua história (+9.15%). A valorização trimestral da minha carteira de FIIs está em +5,5% ligeiramente acima da valorização do IFIX que está em 5.46%.


Abaixo apresento o gráfico de rentabilidades e indicadores. Estamos mordendo no calcanhar da poupança, em breve morderemos o CDI, Stuhlberger que se cuide. hahaha


Termino este post com a letra de uma música que gosto muito, do prosador Renato Teixeira, como homenagem à Srta. Bife, que me apoia nos momentos difíceis e divide comigo as alegrias dos momentos felizes...

Galho Seco

Quando um homem chega numa encruzilhada,
Quando a gente chega numa encruzilhada
Olha prum lado é nada
Olha pro outro é nada também
Aí o céu escurece, o céu desaba
Tudo se acaba.
Quando tudo tá perdido na vida
Só quando tudo tá perdido na vida
É que a gente descobre que na vida
Nunca tudo tá perdido, meu irmão.

Eu andava acabrunhado e só
Perdido e sem lugar
Feito um galho seco
Arrastado pelo temporal
Pensei até
Em enrolar minha bandeira
E dar no pé
Eu pensei até em jogar fora a minha história
Os documentos e aquela fé

Fazia tempo que o sol não derramava
Luz na minha vidraça
Depois que tudo passa
O vento leva as nuvens negras
Noutra direção
Também pudera uma hora
Era o fogo que rasgava o chão
Outra hora era a água que
Descia e afogava toda plantação

Ainda bem que me restou o seu sorriso
Que me alumia a alma que me acalma
Quando é preciso
E como eu preciso.

31 comentários:

  1. Bom resultado, Uó. E bela música! Não conhecia...

    Acabei de postar minha rentabilidade mensal também. Se puder coletá-la...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Dessa vez a galera que ainda não entrou com força na renda variável (eu incluso) levou um baile no percentual de valorização. Sem motivos pra lamentar (talvez um pouco), o importante é todo mundo com saldo azul. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal que sofreu 2015 todo agora está feliz, por hora, rs

      Excluir
  3. Uo

    Está com qual percentual da carteira hoj exposta à RV?

    Pensei que iria atingir os dois dígitos no mês, com a alavancagem da bolsa... Eu tive bom percentual, mas claro que a RF me travou muito abaixo da galera. O rendimento anual está legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 59% FIIs
      36% Ações
      5% RF

      Não dava pra atingir dois dígitos já que mais de metade da carteira são FIIs. E no ano os IFIX subiu só 5.46% contra 15.47% do IBOV.

      Depois destrincha sua carteira lá no seu blog para nós.

      Abraço!

      Excluir
  4. Grande rentabilidade, Uó. Excelente mês.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de grande, tá alinhada com o IFIX e o IBOV.

      Excluir
  5. Uo,

    Tendo vaguinha ai, vc me coloca no ranking, medindo minha rentabilidade liquida por favor.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi sua rentabilidade acumulada no final de 2015? E nestes três primeiros meses?

      Excluir
  6. UO o inexorável!
    Parabéns amigo, aos poucos vc pode passar do bife para o churrasco rsrs..

    Grande abraço, sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Salve UO!
    Todo mundo com rendimento na faixa de 2 digitos!
    Olhando na sua postagem percebi que tinha marcado errado o valor do IFIX aqui, rs.
    Valeu, hahahahaha.

    ResponderExcluir
  8. Bela rentabilidade UÓ!

    Acho que o mês de Março e Abril possa ser o fundo do poço. Mas..mas se até o final de Abril houver um impeachment. Mesmo com o Temer no poder ou mesmo sem ele, poderemos ter um voo de galinha para depois voltarmos a realidade e reorganizar a casa, que levará no mínimo uns 5 anos e olhe lá!

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente queria este IBOV abaixo do 45.000. mas...

      Excluir
  9. É Uó, como eu estou 100% na RF, sou o desvio ruim dessas médias e curvas. Tive pífios 1,49% este mês, levemente puxado pela louca variação em TD..

    Ainda sou muito juvena para RV, tenho que aprender um pouco da teoria antes de por em prática!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor estudar mesmo, renda variável varia pra cima e pra baixo, mas no Brasil tem variado mais pra baixo,r s.

      Excluir
  10. O problema é que esse movimento de alta é meramente especulativo porque a situação econômica do país não melhorou, aliás cada dia se deteriora mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Movimento de expectativa em relação à transição do governos. Se não se efetivar voltamos à estaca zero. rs

      Excluir
  11. Uorrem vc eh guerreiro viu
    suportou esses vermelhos esse tempo todo
    eu depois de 3 anos vi meu patrimonio ficar no azul dois dias
    apenas
    tou 100% em acoes
    eh dificil...

    qual eh sua carteira atual de acoes e qual o peso de cada?
    tb passei o ano passado todo no negativo, comecei janeiro com menos 15% e agora estou em menos 5%

    como q faz pra me colocar nesse ranking ae?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Frugal, é uma luta.
      Vou postar a carteira de ações e alocações ainda este mês.
      Para participar do ranking basta vc postar sua rentabilidade acumulada no ano, de preferência usando a planilha do AdP.
      Abraço!

      Excluir
  12. Uorrem,
    Por aprendizado, tem algum post em que você explica seu setup?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem não, e cada vez acredito menos nos "setups"
      abraço!

      Excluir
  13. Essa matéria é realmente interessante, achei um site IMPERDÍVEL: http://negocios.icliks.com/

    ResponderExcluir