sexta-feira, 27 de maio de 2016

Tags: , , , , , ,

ALUP11: Preço e Lucro


Nos dois últimos posts (relembre aqui e aqui) falamos sobre a história e os principais múltiplos fundamentalistas da Alupar. Neste terceiro e último post sobre esta empresa iremos tratar do preço e sua correlação com o lucro.

Lucro por Ação é obtido pela divisão do lucro líquido acumulado nos últimos quatro trimestres pelo número de ações ordinárias em circulação no final deste período. Seu propósito é indicar quão lucrativo se apresentou um empreendimento pela utilização dos recursos disponibilizados pelos acionistas. Já o P/L mede a relação entre o preço atual das ações e o lucro por ação acumulado nos últimos quatro trimestres. De forma simplificada, o P/L indica o quanto o investidor está disposto a pagar por Real de lucros. Ou seja, um P/L de 10 indica que o preço atual da ação representa 10 vezes o lucro gerado pela empresa nos últimos quatro trimestres.

No gráfico abaixo, a série cinza apresenta a evolução do P/L da empresa e a série verde apresenta a evolução do Lucro por Ação.


No gráfico abaixo temos na série azul a evolução do preço da ação e na série amarela a evolução do lucro acumulado em 4 trimestres.


13 comentários:

  1. Fala Uó, 1a vez q comento aqui. Achei seu blog uns meses atrás, qndo eu estava procurando sobre day trade em mini dólar. Desde então, entro umas 2~3 vezes por semana pra acompanhar seus posts

    Queria saber como estão os seus trades. Acha q vale a pena? Tem conseguido um resultado consistente? Quais foram os aprendizados pras estratégias (após aquele último post com uma série de aprendizados)? Enfim, vc tem visto o daytrade como uma opção de "trabalho" (como algo que, após o período de aprendizado, é capaz de te gerar uma renda suficiente)?

    Abraços,
    Gabriel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel!

      Nos últimos meses tenho operado bem pouco. Mês passado operei 20 contratos e neste mês que já está acabando operei apenas 10. Estou dando mais foco para meu trabalho que é minha atividade principal e deixando os trades em segundo plano.

      Para saber se vale a pena preciso saber quais são seus objetivos.

      Meu resultado é consistente sim, só o fato de não ter quebrado até hoje já é um bom indicativo, rs.

      Os maiores aprendizados são:
      1 - faça um plano de trade
      2 - siga seu plano de trade
      3 - esqueça o resto, rs

      Day-trade pode até ser opção de trabalho, mas no máximo segunda opção, nunca primeira. Nem queira pagar contas com resultado de day-trade. Use day-trade apenas para te dar uma grana a mais, apenas isto.

      Abraço!

      Excluir
  2. Grande Uo ... já pensei em comprar essa empresa.. esteve no meu radar e quase foi ... mas ... depois veio a seca ... e nunca mais olhei essa empresa ... quem sabe nao é hora de voltar a olhar ..

    ResponderExcluir
  3. Preferi comprar TAEE11 do que essa...

    ResponderExcluir
  4. Uó,

    Não lembro em qual post eu havia escrito sobre a subscrição.
    Errei. Foi apenas bonificação.
    Entrou ações fracionadas de ALUP12 em carteira.

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é direito de subscrição, confere?

      Excluir
    2. Isso, direito de subscrição.
      Também tenho em carteira. Será na data de 21/07.

      Excluir
  5. Eu, ao contrário de vocês, estou entrando em alupar agora. Acabei de comprar no dia 03/06.

    O que me motivou é o início da operação de alguns parques, culminado com a diminuição de investimentos neles e pela redução na taxa de juros nacional e redução do CDS brasileiro, o que diminui o custo da dívida desta empresa.

    Ah, também conto com a retomada da economia brasileira, aumentando o consumo de energia elétrica e a receita da alupar.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu reforcei posição nos 11. Tamo junto.

      Excluir
    2. Ah, Uó, nessa época eu não tive dinheiro para comprar tudo o que desejei. Hehehe

      Excluir