sexta-feira, 20 de maio de 2016

Tags: , , , , , ,

EMBR3: Preço e Lucro


Nos dois últimos posts (relembre aqui e aqui) falamos sobre a história e os principais múltiplos fundamentalistas da Embraer. Neste terceiro e último post sobre esta empresa iremos tratar do preço e sua correlação com o lucro.

Lucro por Ação é obtido pela divisão do lucro líquido acumulado nos últimos quatro trimestres pelo número de ações ordinárias em circulação no final deste período. Seu propósito é indicar quão lucrativo se apresentou um empreendimento pela utilização dos recursos disponibilizados pelos acionistas. Já o P/L mede a relação entre o preço atual das ações e o lucro por ação acumulado nos últimos quatro trimestres. De forma simplificada, o P/L indica o quanto o investidor está disposto a pagar por Real de lucros. Ou seja, um P/L de 10 indica que o preço atual da ação representa 10 vezes o lucro gerado pela empresa nos últimos quatro trimestres.

No gráfico abaixo, a série cinza apresenta a evolução do P/L da empresa e a série verde apresenta a evolução do Lucro por Ação.


No gráfico abaixo temos na série azul a evolução do preço da ação e na série amarela a evolução do lucro acumulado em 4 trimestres.


4 comentários:

  1. É uma grande companhia, com grandes produtos.

    Entretanto a evolução dos lucros é bastante instável.

    Não é uma empresa muito adequada para um investidor conservador e que queira previsibilidade de lucros.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o produto mais caro do mundo, então a sazonalidade das vendas causa esta montanha russa nos balanços trimestrais, rs.

      Excluir
  2. Muito boa esta postagem meus parabéns.....
    http://www.chapolinimoveis.com.br

    ResponderExcluir