quinta-feira, 5 de maio de 2016

ODPV3: Crescimento, Patrimônio, Receita, Lucro, Margem, ROE, Caixa e Dívida


Ontem publicamos aqui a história e a composição acionária da OdontoPrev. Hoje iremos detalhar a evolução do patrimônio, receita, lucro, margem, ROE, dívida e caixa da empresa.

No quadro abaixo temos o crescimento dos principais múltiplos fundamentalistas. A coluna "12 Tri" apresenta o crescimento percentual do trimestre 4T2015 em relação ao trimestre 4T2012. A coluna "8 Tri" apresenta o crescimento percentual do trimestre 4T2015 em relação ao trimestre 4T2013. A coluna "4 Tri" apresenta o crescimento percentual do trimestre 4T2015 em relação ao trimestre 4T2014. A coluna "Último Tri" apresenta o crescimento percentual do trimestre 4T2015 em relação ao trimestre 3T2015.


Patrimônio, Receita, Lucro, Margem e ROE

O quadro abaixo apresenta a tabulação dos valores de patrimônio, receita e lucro coletados nos últimos 5 anos. Em azul estão os valores obtidos dos relatórios trimestrais e em preto os valores acumulados calculados.


O gráfico abaixo apresenta a evolução do lucro trimestral. As barras em azul apresentam o lucro trimestre a trimestre. A linha laranja apresenta o lucro acumulado em 12 meses, ou seja, a soma dos lucros dos 4 últimos trimestres. Podemos notar que se trata de um empresa com lucros consistentes e crescentes nos últimos anos.


O gráfico abaixo apresenta a evolução da margem e do ROE. A margem nos dá a relação entre o lucro acumulado nos 12 últimos meses e a receita acumulada no mesmo período. O ROE nos dá a relação entre o lucro acumulado nos 12 últimos meses e o patrimônio da empresa. Notamos uma margem constante e um ROE crescente.


O gráfico abaixo apresenta a evolução do patrimônio e da receita em 12 meses. É um importante indicador analisar se um aumento do patrimônio da empresa está sendo acompanhando por um aumento da receita. No caso específico da OdontoPrev podemos notar um aumento das receitas sem necessariamente um aumento de patrimônio, isto é, a empresa não está precisando crescer em tamanho para ter crescimento das receitas.


Dívida e Caixa

O quadro abaixo apresenta a tabulação dos valores de caixa e dívida coletados nos últimos 5 anos. Em azul estão os valores obtidos dos relatórios trimestrais e em preto/vermelho os valores acumulados calculados.


Esta é uma empresa que não possui dívidas. O gráfico abaixo apresenta a evolução do caixa.


O gráfico abaixo apresenta a evolução do caixa líquido em relação ao patrimônio e ao lucro dos 12 últimos meses.

2 comentários:

  1. Opa Uó. Essa eu gosto, acho muito boa, uma que não me dá trabalho. Não tou nem aí pros múltiplos esticados. Tomei ferro foi querendo comprar empresa com pl baixo e p/vpa baixo. Foi assim com bbas, cemig, santos brasil, eternit entre outras. Quem me dera soh ter comprado odontoprev desde sempre... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente empresas com P/L muito baixo são um perigo, rs

      Excluir