quarta-feira, 1 de junho de 2016

Anima Educação: Estrutura, História e Composição Acionária


A Anima é uma das maiores organizações educacionais privadas de ensino superior do país, tanto em termos de receita como em número de estudantes matriculados, de acordo com a Hoper Educação. Em 31 de dezembro de 2015, a Anima contava com mais de 97 mil estudantes matriculados em cursos presenciais, em vários campi localizados nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A Anima possui mais de 10 anos de experiência no setor de ensino superior brasileiro, contando com uma rede de três Centros Universitários (UNA, UniBH e Unimonte) nos estados de Minas Gerais e de São Paulo, e duas Faculdades, nas cidades de Betim e Contagem (Minas Gerais), detendo marcas que são reconhecidas e tradicionais, com mais de 40 anos de história. Adicionalmente, o portfólio inclui também a HSM, uma das mais renomadas instituições de educação corporativa no Brasil.

Fonte: RI

O início do grupo ocorreu em 2003, quando foi feita a aquisição da Minas Gerais Educação Ltda., mantenedora do Centro Universitário UNA ("UNA"), em Belo Horizonte, tradicional instituição de ensino superior da capital mineira.

Em 2006, os acionistas fundadores adquiriram também a Associação Educacional do Litoral Santista - AELIS, mantenedora do Centro Universitário Monte Serrat ("Unimonte"), instituição criada na década de 70, na cidade de Santos, litoral do Estado de São Paulo. Ao adquirir a Unimonte os fundadores foram capazes de realizar uma reestruturação administrativa, financeira, acadêmica, de imagem e de pessoas, com foco na gestão integrada (sobretudo no âmbito financeiro e de pessoas) e esforços intensos de integração acadêmica com a UNA, proporcionando ganhos significativos em qualidade de ensino.

No início de 2009, a controlada, Instituto Mineiro de Educação e Cultura UniBH S.A. ("UniBH"), adquiriu os direitos sobre a mantença do Centro Universitário de Belo Horizonte UniBH, da FUNDAC-BH. O Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) é uma das instituições mais tradicionais da capital mineira. Fundado em 1964, tornou-se uma referência no ensino, pesquisa e extensão na região. Foi o melhor Centro Universitário da Região Metropolitana de Belo Horizonte ("RMBH"), segundo o Índice Geral de Cursos (Inep/MEC, 2010). Seguindo os exemplos de reestruturação da UNA e Unimonte, foi promovida uma ampla e significativa reestruturação da UniBH, que encontrava-se em delicada situação financeira.

Fonte: RI

Em 2010 e 2011, duas de nossas instituições (UNA e UniBH) figuraram entre os três melhores Centros Universitários privados de Minas Gerais, sendo classificados como os dois melhores centros universitários privados de Belo Horizonte, de acordo com um ranking baseado no IGC divulgado pelo MEC. A Anima oferece um amplo portfólio de cursos, em todas as áreas de ensino, com cursos de Graduação, de Pós-Graduação e Cursos de Extensão e Aperfeiçoamento Profissional. Além da oferta de cursos presenciais, existe um projeto estruturado que oferecerá uma ampla gama de cursos por meio de Ensino a Distância, e que obteve nota máxima no credenciamento institucional pelo MEC em 2013. Em julho de 2014, foi publicada a portaria MEC de credenciamento do Centro Universitário Una para oferta de cursos a distância.

A Anima detém 50% de participação na HSM, adquirida em março de 2013, a Companhia é líder em termos de participantes no mercado de organização de grandes eventos de gestão empresarial, com público médio anual de oito a nove mil participantes, que, em sua maioria, são altos executivos de grandes empresas. Os eventos organizados pela HSM no Brasil têm como objetivo estimular a discussão de temas de vanguarda de gestão global, e contam com a participação de conferencistas mundialmente reconhecidos. A HSM, fundada há mais de 25 anos, também se destaca por oferecer Cursos In Company, que integram metodologia e acompanhamento diferenciados para atender às necessidades das empresas no desenvolvimento de seus colaboradores e líderes. No último trimestre de 2014, terminamos o ano com 10 cursos em andamento. Adicionalmente, a HSM possui uma editora própria, responsável pela publicação de títulos selecionados e pela Revista HSM Management, uma publicação conceituada de gestão e negócios, outras publicações em meios físicos e digitais, além dos eventos, fóruns e seminários voltados aos líderes empresariais, com renomados nomes do mercado empresarial.

Fonte: RI

Em 2014 a Anima adquiriu 100% da Universidade São Judas Tadeu (USJT); uma das mais tradicionais universidades da cidade de São Paulo, que conta com mais de 25 mil alunos matriculados em 35 cursos, oferecidos nos campi: Mooca e Butantã. Com a aquisição, a Anima Educação passou a ter uma base consolidada de mais de 80 mil alunos no primeiro semestre de 2014, sem considerar o Pronatec. Essa foi a primeira aquisição da empresa desde a oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês), em outubro do ano passado.

Em 2015 incorporou a Sociedade Educacional de Santa Catarina ("Sociesc"), sediada na cidade de Joinville, Estado de Santa Catarina. Fundada em 1959, quando da criação da Escola Técnica Tupy, a Sociesc é uma das maiores referências de ensino de qualidade na Região Sul do país. A partir do ano 2000, expandiu fortemente suas atividades, para atuação em diversas modalidades de ensino (do Ensino Fundamental à Pós-Graduação), com unidades presenciais em 5 cidades de Santa Catarina (Joinville, Florianópolis, Blumenau, São Bento do Sul e Balneário Camboriú), em Curitiba, além de 21 polos de Educação à Distância em toda a Região Sul.

A Sociesc apresenta um portfólio de atividades diversificado, com segmentos complementares e sinérgicos: Ensino Médio, Educação Bilíngue, Ensino Técnico e Profissionalizante, e Ensino Superior nas modalidades presencial e à distância, fazendo com que sua atividade de maior representatividade (graduação presencial) responda por 51% da receita líquida. A Instituição se caracteriza ainda, pelo forte relacionamento com os setores produtivos locais, sendo líder nas atividades de capacitação empresarial e apoio ao desenvolvimento de empresas por meio de sua unidade de Gestão e Inovação Tecnológica ("GIT"), sendo também referência e conveniada exclusiva da Fundação Getúlio Vargas - FGV nas praças que atua em Santa Catarina.

Com forte reputação regional, a Sociesc atende atualmente 15,6 mil alunos, sendo 6,8 mil em seus 32 cursos de graduação presencial, 3,4 mil alunos na modalidade de Ensino à Distância, 2,5 mil alunos de Pós-Graduação presencial, 2,0 mil alunos de Pronatec além de 0,9 mil alunos entre Ensino Fundamental e Médio (tradicional, bilíngue e técnico).

Composição Acionária

Fonte: RI


Fonte: EcoInfo

12 comentários:

  1. Grande Uo,

    Essas educacionais pra mim são um mistério ... ótimos números .. mas .. quanto disso é boa gestão e quanto é dinheiro do governo? Eu tenho meu pé atras .... por enqt .. sigo sem educacionais ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este povo brasileiro precisa estudar, é lucro garantido, rs

      Excluir
  2. E os 49.000 pontos do IBOV?

    ResponderExcluir
  3. Fala Uó.

    Já reparei que gosta do setor educacional mais que outros investidores.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Grande Uó!
    Mais um excelente artigo. Parabéns pela análise e pelo conteúdo do blog!
    Abraços amigo!
    www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
  5. Uó, vc ta comprando quais das Educacionais alem da ANIM? SEER??
    E o rumor que a KROT vai comprar a ESTC??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou comprado em ANIM e ESTC.
      ESTC não dá pra comprar mais, passou o bonde. Comprei nos 11. ANIM em 10 ainda é uma boa pedida.

      Excluir
    2. Me lasquei, esqueci de botar ordem de compra em ESTC no meio da semana...25% de aumento!!!

      Excluir
    3. Fique de olho na ANIM3. Tem potencial de upside.

      Excluir