sexta-feira, 10 de junho de 2016

Tags: , ,

Como Ganhar Dinheiro com Sites e Blogs Partidários


O leitor já deve ter esbarrado por aí com sites e blogs de caráter exclusivamente pró governo PT ou pró movimentos esquerdistas. Em um primeiro momento o leitor desatento pode pensar se tratar de conteúdo puramente ideológico, desprovido de qualquer interesse. Porém, muitos destes endereços são abastecidos com recursos provenientes do próprio Governo (pelos menos eram até dias atrás).

Com a entrada de Michel Temer interinamente na cadeira presidencial, as verbas publicitárias para alguns blogueiros e jornalistas previstas na gestão Dilma foram suspensas. A justificativa é que estes veículos seriam "instrumento de opinião partidária", com críticas ao governo interino e ao processo de impeachment em curso no Senado Federal.

O Planalto preservou a publicidade em veículos considerados apartidários e destinados à promoção de debates de relevância pública como o Observatório da Imprensa e o Congresso em Foco. Já os repasses aos blogs e sites listados abaixo deixarão de receber recursos totais da ordem de 8 milhões de reais, uma ótima economia em tempos de crise não é mesmo?!

Abaixo o gráfico de recursos que estavam previstos para serem liberados até o final deste ano...


Brasil 247

Como se denomina: Nossa visão é de que o mundo caminha para um modelo de informação plural, colaborativa, online e gratuita. Lançado oficialmente no dia 13 de março de 2011, o 247 é hoje uma plataforma digital completa, com um dos sites de informação mais acessados do País e aplicativos de sucesso nas tecnologias iOs e Android.

Polêmica recente: O site foi acusado em delação premiada pelo lobista Milton Pascowitch, que foi obtida através da Operação Lava Jato. De acordo com Pascowitch, a "Editora 247" teria recebido dinheiro de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, por meio de uma suposta simulação de um contrato de prestação de serviços entre a Editora 247 e a empresa Jump Engenheiros, nos meses de setembro e outubro de 2014, totalizando R$ 120 mil.


Diário do Centro do Mundo

Como se denomina: O Diário faz a filtragem e o resumo dos fatos mais importantes do dia nas mais diversas áreas de interesse do público – política, economia, esporte, moda, cultura etc. Damos links para as melhores matérias que saíram na imprensa brasileira e mundial, além de publicar as análises e opiniões de nosso time de jornalistas e blogueiros. Missão: Levar o zeitgeist (espírito do tempo) aos leitores, transformar confusão em clareza, apresentar pessoas e ideias inovadoras e fazer análises com a mais absoluta independência editorial e ideológica.

História: Nascido como blog do jornalista Paulo Nogueira (ex-diretor editorial da Editora Globo), o Diário do Centro do Mundo transformou-se em portal de informações em janeiro de 2013. A mudança foi definida pela inauguração do novo layout, lançamento de uma sessão de hard news e a chegada à equipe de Kiko Nogueira, criador da Revista Alfa, irmão de Paulo e também jornalista. Em seus primeiros 10 meses de atividade, o portal já contava com uma média de 1 milhão de visitantes por mês, porém este número já foi quadruplicado até setembro de 2015, quando contava com o acesso de cerca de 4 milhões de usuários únicos por mês.


Conversa Afiada

Como se denomina: O Conversa Afiada pretende levar informação de qualidade e opinião enérgica. É um espaço jornalístico com uma linguagem nova. E uma vocação para a polêmica. Ele preserva duas marcas de seu nome principal, Paulo Henrique Amorim: jornalismo de qualidade, com credibilidade. O Conversa Afiada quer ser o que a imprensa tradicional brasileira não  é. O Conversa Afiada combate o que chama de PiG: o Partido da Imprensa Golpista. Com uma equipe enxuta,  o Conversa Afiada é o principal produto de uma empresa comercial lucrativa, que oferece aos anunciantes retorno como nenhum outro site político independente da blogosfera brasileira. O Conversa Afiada começou em 2006, no portal IG. Antes, já  tinha vida própria no UOL, na estação UOL NEWS, desde 2000.

História: Em agosto de 2006, foi contratado pelo portal iG, para ser blogueiro do site Conversa Afiada. A política era o assunto mais corriqueiro e mantinha seção intitulada "Não coma gato por lebre", cujo objetivo, segundo ele, era "deixar claro para o leitor as preferências e gostos do jornalista, de modo a não passar aos usuários uma falsa imagem de imparcialidade", o que levou muitas críticas na época. Em 18 de março de 2008, porém, o iG tirou abruptamente o blog do ar. Em nota, o portal de notícias alegou que a audiência esperada estava aquém das expectativas e que os custos de sua manutenção não se justificavam mais, motivando a finalização do contrato antes de dezembro de 2008, o prazo final previsto, mas como o jornalista se recusou acatar a ordem, foi feita a retirada. No entanto, Amorim relançou o blog Conversa Afiada no mesmo dia precariamente, apenas no link provisório (www.paulohenriqueamorim.com.br), posteriormente mudado para outro definitivo (www.conversaafiada.com.br) afirmou que o contrato havia sido encerrado devido às críticas que fez ao suspeito processo de fusão da Brasil Telecom e a Oi, formando a Br Oi, segundo o qual o jornalista afirmava que várias personalidades políticas se beneficiaram ilicitamente no processo, sob tolerância pelo Governo Federal. Contratou o advogado Marcos Bitelli para entrar na Justiça contra o site a fim de obter mandado de segurança, almejando recuperar todos os arquivos e posts publicados.


CartaCapital / Luis Nassif

Nota: Na reportagem que originou este post (leia aqui), a revista CartaCapital não estava na relação de sites que recebem repasse do governo. Porém, em outra reportagem (leia aqui), a revista apareceu na lista de sites beneficiados pelo governo assim como o portal Carta Maior, que se auto-denomina o "Portal da Esquerda".

A CartaCapital é uma revista de informações de periodicidade semanal publicada no Brasil pela Editora Confiança. Foi fundada em agosto de 1994 pelo jornalista ítalo-brasileiro Mino Carta, criador da revista Quatro Rodas, do Jornal da Tarde, do extinto Jornal da República e das semanais Veja e IstoÉ, juntamente como o jornalista "naturalizado baiano" Bob Fernandes, que foi seu editor chefe de 1997 a 2005.

A CartaCapital teria sido concebida como uma alternativa às revistas similares que existiam então (e que efetivamente dominavam o mercado): Veja e IstoÉ. Como não foi possível superá-las, em termos de fatia do mercado, assumiu ao longo do tempo uma postura de análise crítica, mais do que sua apresentação ou explicação. A revista possui, em contraste às supracitadas, uma equipe pequena e procura dar uma visão aos acontecimentos da semana diferente das apresentadas pelos demais semanários e jornais.

A CartaCapital é marcada por uma linha editorial assumidamente alinhada à esquerda política, e apesar de demonstrar (segundo o que diz a própria revista) inúmeras falhas ao governo Lula, adotou uma posição favorável em relação a continuidade de Lula e Dilma no poder desde a eleição de 2010. Alguns alegam que a revista seria um exemplo de exercício da ativismo jornalístico, uma modalidade de jornalismo que, intencionalmente e de forma transparente, adota um determinado ponto de vista, geralmente com algum objetivo social ou político. Essa postura editorial gera controvérsias em torno da revista.


SRZD

Sobre: Blog do jornalista Sidney Rezende.


GGN

Sobre: Portal do jornalista Luis Nassif.


Pragmatismo Político

Sobre: Site com publicações de jornalistas diversos.


Blog do Esmael

Sobre: Blog do jornalista Esmael Morais.


O Cafezinho

Sobre: Meu nome é Miguel do Rosário, sou carioca e vivo no Rio. Formei-me em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Trabalhei quinze anos como jornalista especializado em café, e depois passei a fazer análise de mídia e de política ao longo dos mais de dez anos escrevendo para o blog Óleo do Diabo. Desde 2011, faço este Cafezinho.


Fonte 1
Fonte 2
Fonte 3
Fonte 4
Fonte 5
Fonte 6

22 comentários:

  1. ️Pô uooooo e os meus 49000 pontos do IBOV?

    ResponderExcluir
  2. E essa "Fonte 3" no final do texto? O link tá errado, não?

    Tenho uma época obscura da minha vida em que eu acessava o DCM. Tava tudo indo bem, até que eles começaram a usar um artifício que atualizava a página deles no meu navegador automaticamente. Eles alegavam que era pra atualizar os comentários automaticamente e manter a discussão em tempo real (balela, pq eles usavam o disqus e ele faz isso automaticamente) mas devia ser pra ganharem mais visitantes ou aumentar o tráfego. Sem contar que tinha muita propaganda esquisita. Por exemplo, no meio do texto brotava um vídeo da HP e se eu clicasse no vídeo pra pausar eu era redirecionado pra outra página.

    Quando questionei, me bloquearam dos comentários. Depois disso, nunca mais entrei lá. Espero que eles se fodam muito.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertei as fontes.
      Obrigado e abraço!
      E tome cuidado com estes sites "apartidários", rs

      Excluir
  3. Bom post, Uó? Mas é importante mostrar que a mídia tradicional sempre ganhou muita grana de todos os governos.

    Acreditar na honestidade do qualquer político do Brasil é acreditar na inocência do Japonês da Federal, da mulher do Cunha.

    E o dinheiro que VEJA, defensora do Estado Mínimo, recebeu do BNDES?? E a grana que o governo Alckmin tira das merendas para pagar assinatura da VEJA?

    E a grana que as estatais pagam em comerciais que têm cada vez menos audiência no Jornal Nacional? E o dinheiro devido pela Globo à Receita Federal?

    ResponderExcluir
  4. Poxa, que pena que o governo vai economizar 8 milhçoes =P
    Pra melhorar isso era parar de dar dinheiro pra chico buarque e caetano veloso. Parar de mandar tati quebra barraco e tchacabum pro exterior com o nossso dinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem muito "artista" por aí se dando bem com dinheiro do governo...

      Excluir
  5. Brasil247 é meu site de humor preferido!

    ResponderExcluir
  6. Qualquer 5 Mil mes eu falo muito bem da Dona Dilma no meu blog rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, ela não vai voltar mesmo. Vejo alguns blogueiros partidários da Dilma na fila do seguro desemprego.

      Excluir
  7. Blog o governo enche as burras de dinheiro de todas as empresas de mídia, paga 500 milhões para e rede globo que fala mal dela, paga a folha, ao estadão, porque não pode pagar Tb a quem fala b dele, só pode pagar a quem fala mal.
    Tantos os sites de direita, esquerda, centro e até o seu estão em busca de dinheiro.
    Vc tem um trabalho danado para criar acesso, é merecedor, qual o problema dos outros sites?
    As pessoasrecis ganhar dinheiro para viver.
    Belo post, mas tendencioso.
    Forte abraço e sucesso em seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tendo ser o menos tendencioso possível, tento deixar o meu blog com caráter mais informativo do que "posicional". Este foi mais um post mais informativo. Quis deixar claro que estes sites pregam o seguinte "fazer análises com a mais absoluta independência editorial e ideológica." palavras encontradas no próprio DCM, mas na verdade não é bem assim, na medida em que eles recebem recursos de um governo/partido eles contrariam a própria descrição.

      O leitor precisa ficar atento ao que ele lê, veja que a maior parte dos posts recentes deste blogs foi no intuito de enfraquecer os processo de impeachment e as instituições brasileiras. Será que isto é legítimo?

      Sim, já ouvi histórias de que governos compram a imprensa. E sei tb que imprensa totalmente imparcial é conto do vigário. Mas o fato de eu falar aqui de "fulano" não quer dizer que "ciclano" também está sem culpa no cartório.

      Como eu disse em um comentário mais acima, isto é só a ponta de um iceberg.

      Abraço e obrigado!

      Excluir
  8. Acho engraçado esse monte de fudido, sem dinheiro, no máximo classe média que fica defendendo interesse de grandes empresários e banqueiros, um bando de babacas que são contra a CPMF onde iriam pagar uns 300 reais por ano, ao passo que os grandes empresarial iriam pagar um milhão.
    Deixa ficar como está, enquanto esses babacas pagam uns 5 mil de ir por mês sobre seus salários de 20 mil, esses empresários pagam zero de ir sobre seus milhões distribuídos como lucros ou dividendos.
    Esses empresários vão para as ruas reclamar da alta carga de impostos que não pagam e esses otarios vão defendê-los. Uns manés retemos que ir as ruas defender a tributação sobre dividendos!
    Você tem que rezar pelo bem do patrão mesmo desempregado... Grande Gonzaguinha, falta gente lúcida como vc.
    BH tinha vc agora tem o uó que quer ganhar dinheiro no site, mas inveja os outros que já ganham, um mega vinda mole, que tem mais de 40 está fudido e que cagar goma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A carga tributária em cima da PF é altíssima. Eu sou micro-empresário e pago menos de 20% a.m. Eu sinceramente não me importo em pagar imposto, se comparado à P.F., a P.J. paga até pouco. O problema é que impostos e tributos são muito mal utilizados. Infelizmente. E utilizar parte destes recursos que nós pagamos para desabonar um processo de impeachment legitimo e para enfraquecer as nossas instituições é um p. sacanagem. Assim eu penso.

      Excluir
  9. Cheiro de mortadela no ar.
    Energúmeno:Seguinte defecou bastante nesse comentário socialista KKK
    CPMF incide sobre cascata tu não paga uma vez , mas sim sobre movimentações !
    Ponto quem faz muito giro vai pagar muito imposto e repassar para consumidor final "Você metido entendedor que não entende nada " vai pagar essa conta na sua mortadela marba KKKk
    Outra coisa energúmeno socialista:Taxar grandes fortunas seria outra falácia Marxista, rico joga dinheiro para qualquer canto menos nesse chiqueiro socialista com inflação de 2 dígitos = arrecadação tende a cair, imposto que não arreca porra nenhuma porque risco tem advogado tributarista e paraíso fiscal.Então chora kKKKK
    Porque tu acha que governo adora tributar consumo e nada renda ? KKK anda sabendo bastante de economia em KKKK
    Outra coisa que tu deve se atentar Marxista , a partir de 33% do PIB em impostos arrecadação tende cair em vez de aumentar.
    Se pago muito imposto paro de produzir ou fecho empresa demito funcionários,isso faz com que arrecadação do governo caia, assim não tem dinheiro para pagar sua mortadela marba KKKk




    ResponderExcluir
  10. Sei coxinha burro! Sou independente. Elementos por mim Edmar pelo burro do uo como vc.
    CPFM É COMBATIDA PORQIE AVISA A SOMEGACAO L, veja quanto a receita lança de movimentação financeira incompatível, tentaram até derrubar no supremo. .
    Além do mais seu coxinha burro e desempregado o dividendos e os lucros quando não são tributados na origem são tributados no destino, ou seja, não tributamos no Brasil as multi nacionais para serem tributadas na matriz.
    Além disso seu coxinha burro de pai e mãe somente Brasil e Uma república báltica nao tributam dividendos na ocde.
    Os outros estão errados certos somos nós!
    Veja o estudo dos auditores da receita, imposto justo, veja se eles dão ecos as suas bravatas.
    Vai estudar e pare de repetir a grande imprensa,informe-se e pense imbecil

    ResponderExcluir
  11. Turminha anda bem estressada nos últimos tempos, xingamentos para todos os lados. Gzuis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o Português é o que está sendo mais agredido por aqui, coitado.

      Excluir
  12. Uo, cuidado com a esquerdalha, eles são bem violentos e cheios de ódio, apesar de serem covardes também.

    ResponderExcluir