sábado, 2 de julho de 2016

Tags: , , ,

Resultados dos Investimentos em Junho de 2016


Rentabilidades

A rentabilidade geral das carteiras de investimento foi de +2,28% em Junho. O histórico em 42 meses é de +5,79%. No ano a variação é de +13,04%.

rentabilidade investimentos junho 2016

Seguindo a alta do IBOV no mês que foi de +6,3%, as ações da carteira tiveram alta de +6,85%. No ano o IBOV sobe +18,86% e as ações da carteira sobem +16,99%.

rentabilidade ações junho 2016

Seguindo a alta do IFIX no mês que foi de +1,6%, os FIIs da carteira tiveram alta de +0,79%. No ano o IFIX sobe +16,28% e os FIIs da carteira sobem +13,98%.

rentabilidade fiis junho 2016

Proventos

Neste mês o yield obtido nos FIIs foi de 0,99% e a média dos últimos 12 meses está em 1,09%. O yield das ações foi de 0,37% e a média dos últimos 12 meses está em 0,27%. O dy geral do mês ficou em 0,73% e a média dos últimos 12 meses está em 0,75%. Os proventos totais recebidos foram suficientes para pagar 42% das despesas do mês.

rentabilidade dividendos proventos jscp junho 2016

Alocação de Ativos

O patrimônio total está hoje 91% alocado em renda variável (ações e FIIs) e 9% alocado em renda fixa (títulos do governo, poupança e conta corrente). O gráfico de pizza abaixo detalha esta alocação.

alocação ativos junho 2016

No mês de Junho tivemos um aumento de 1,5% na alocação de renda fixa. A alocação em FIIs caiu 3% e a alocação em ações subiu 2%.

alocação ativos gráfico junho 2016

Um bom fim de semana a todos!

Like the legend of the phoenix
All ends with beginnings
What keeps the planet spinning
The force from the beginning

We've come too far
To give up who we are
So let's raise the bar
And our cups to the stars


47 comentários:

  1. Parabéns pelos resultados uó!

    Bom final de semana pra ti também.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. A meta é 3x as despesas, estou beeemmmm longe, rs

      Excluir
  3. Foi um bom mês em termos de rentabilidade por ae..

    Parabéns Uóóó
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Está sendo uma novidade, acostumado a ficar meses e meses no vermelho, rs

      Excluir
  5. Já já vai dar um chapéu na carteira teórica de mercado.

    Sucesso Uó !!

    ResponderExcluir
  6. Uó, vc calcula do DY pelo valor de mercado das açoes/FII no final do mês, ou pelo seu preço médio de aquisição? Só uma duvida de um cabra meio burro em matematica aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu DY em específico é pelo seu preço de aquisição, se você usar o valor de mercado como base é o DY que vc vai ter se comprar agora.

      Excluir
    2. Sempre pelo preço de compra.

      Excluir
  7. Ola Uo,

    Muito bom, devagar e sempre.

    Bacana ver que quase 50% das despesas ja podem ser pagas somente com dividendos e alugueis, isto e muito bom.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com proventos pagando 1x as despesas já se pode considerar semi-aposentado.
      Pagando 2x pode-se considerar aposentado.
      Pagando 3x (meu objetivo) pode parar de trabalhar, rs
      Vai demorar um tempinho.

      Excluir
    2. Fala Uó,
      Sou de MG tbm e te acompanho.Gostaria de sua avaliação:
      Fiis são 1/3 do patrimonio e pagam as despesas totalmente,aões são 1/3 do patrimônio e ocilam pra caramba ,os dividendos correspodem 1/5 da despesa,mas tenho muitas ações de crescimento,RF os juros pagam a despesa mensal sem descontar a inflação.
      Como vc avalia esta situação e como vc pretende ter 3X a despesas pagas por proventos sustentáveis????Esse é o ponto.

      Excluir
    3. Anom, tdb blz?!
      Pra viver de dividendos de empresas aqui no Brasil ou vc acumula 3 milhões em ações ou vai ter que ficar vendendo pra pagar plano de saúde no final da vida. É raro encontrar boas pagadoras de dividendos por aqui.
      Como não quero ficar vendendo ativos daqui alguns anos vou concentrar mais nos FIIs mesmo. Por eqt é a única modalidade para fluxo de caixa que vejo como viável.
      a ideia é ir reinvestindo os aluguéis mensalmente e aportar mais pesado nos momentos de mercado depressivo como tivemos no início deste ano.
      Sua carteira tá bem equilibrada, mas se a ideia é viver de proventos então poderia concentrar mais nos FIIs em momentos oportunos.
      Abraço!

      Excluir
  8. Pra vcs alocados em RV, tá lindo de se ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for olhar o passado não está tão animador, rs

      Excluir
  9. Bom rendimento U.Ó!! Foi muito bom a gente que investe em ações!!

    ResponderExcluir
  10. Salve UO!
    Ótimo mês!
    Você também acha que depois de uns meses, os posts caem no mesmo template? rs
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quis dizer no sentido que as postagens estão praticamente prontas, rs.
      A que eu faço todo mês ta assim, hahahaha.

      Excluir
  11. Parabéns Uo, vamos em frente...
    Respondendo sua solicitação referente ao meu anual: +21.9%.

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
  12. "O histórico em 42 meses é de +5,79%"

    Apanhando até da poupança, do CDI então..

    ResponderExcluir
  13. Uó, pretende deixar essa porcentagem toda em RV ou vai começar a aumentar em RF com os alugueis e proventos recebidos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou comprando na medida que oportunidades vão surgindo, mas se não surgir mais o dinheiro começa a acumular na renda fixa automaticamente.

      Excluir
  14. Uó, mudando de assunto, tem gostado do Cartão Petrobras? Estou pensando em pedir... Ele precisa ter um gasto mínimo mensal para não ter anuidade? Outra coisa, vi que os postos BR tem um programa de fidelidade com pontos. Você usa? Um problema é que na minha cidade muitos postos BR não aceitam cartão de crédito. Ou seja, rsrs.. o cartão existe é petrobras mas não dá pra usar em muitos postos petrobras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase nao uso ele, estou usando ais o Porto Seguro e o Santander. ele fica de reserva, rs

      Excluir
  15. Nesse caso em que os postos BR não aceitam cartão de crédito (em que roça você vive? hehe), não recomendo o cartão Petrobras. Só uso aqui para abastecimento em postos BR no posto favorito (acumula 4 pontos premmia) para cada 1 real + 1 ponto Cartão Petrobras por dólar. O ponto CP do Banco do Brasil pode ser trocado por desconto na fatura: 3000 pontos = 75 reais (atualmente é a melhor troca que se pode fazer).


    Fora que o Premmia tá muito fraco: o segredo é reclamar no SAC para eles liberarem a troca por pontos TudoAzul (que quase sempre estão indisponíveis).
    Outra finalidade que vejo é ser o cartão de backup para viagens ao exterior (deixar passar o valor da caução para locadora de veículo nele, etc.) e não comprometer o limite do cartão principal.

    Para as outras coisas, uso outro cartão platinum que não pago anuidade e pontua melhor.
    Espero ter sido útil ao comentar o off-topic.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu abasteço nos posto Ale que tem programa Dotz. E tb geralmente sao mais baratos que os postos BR.

      Excluir
    2. Realmente, pra cidades onde tem diferença de preço não compensa. Aqui na roça federal os preços são praticamente os mesmos num raio de uns 20km, aí vai de Premmia no posto perto de casa mesmo.

      Excluir
  16. Uo, muitíssima boa noite! Gosto muito do seu site e volta e meia estou por aqui.

    Tenho uma dúvida que gostaria de tirar contigo, o especialista. Realmente vale a pena a alocação dos recursos em ações? Vejo uma dificuldade grande para manter o resultado no positivo. Não seria mais fácil manter esse recurso na Renda Fixa?

    Não me leve a mal, por gentileza...

    Grande abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Obrigado pela visita!

      Sobre sua pergunta, se eu tivesse uma resposta binária, tipo sim ou não, acho que vc ficaria satisfeito em ouvir, independente se fosse sim ou não. Se a resposta fosse "não" vc corroboraria sua hipótese, se fosse "sim" vc passaria a acreditar em tudo que lê por aí em entrevistas de figurões como Barsi, Buffet, etc...

      Mas a minha resposta é ambígua, é "sim e não". Em outras palavras... "Depende".

      Depende do seu perfil, depende do seu capital, depende do seu horizonte de investimento, depende da sua idade, depende do seus objetivos, depende do tempo disponível que vc tem para estudar empresas, enfim, depende de uma série de fatores.

      Seu raciocínio é prático e real, basta pegar a rentabilidade de nós aqui na blogosfera e comparar com a rentabilidade da renda fixa acumulada no mesmo período. Meus números estão aí pra todo mundo ver, em 40 e tantos meses estive 5 ou 6 meses no positivo. Se vc entrar em sites como Bastter ou outros não encontrará a rentabilidade deles, imagina o motivo, rs. Vão querer colocar o negócio deles em risco?

      Se algum familiar ou amigo me perguntar hoje onde investir dinheiro, eu não pensarei duas vezes antes de responder: "pegue tudo e compre tesouro Selic". A única restrição que colocarei à pessoa é: não venda nada pelo menos nos primeiros meses. Deixe um pouquinho na poupança para não precisar vender.

      Aí vc vai me questionar porque eu tenho 93% do meu capital em RV e só tenho 3% em LFT. Tipo, faça o que eu falo mas não faça o que eu faço, rs. A resposta é simples, estou comprando o risco, nada mais nada menos. Não há garantias de que esta estratégia vai funcionar, não acredite no que dizem por aí, que no longo prazo tudo dá certo. Isto é o maior engando dos investidores, pois no longo prazo a única certeza que temos é que não estaremos vivos para ver nossa glória ou nosso fracasso.

      Concluindo, quer comprar risco, sem garantias nenhuma? Compre renda variável, caso contrário, seu lugar é na boa e velha renda fixa.

      Abraço!

      Excluir