sábado, 21 de abril de 2018

Viver de Blog é Possível?

Conforme falei neste post, a partir deste mês passarei a fazer o fechamento mensal em duas partes. Na primeira parte, intitulada Viver de Bolsa, apresentarei a evolução dos meus investimentos em Bolsa se Valores. Na segunda parte, intitulada Viver de Blog, apresentarei a evolução dos meus investimentos em sites. Sei que os nomes são um pouco apelativos, mas esta série "Viver De" é bem forte nos meios digitais, afinal já temos o Viver de Construção, Viver de Dividendos, Viver de Renda, Viver de Curso, Viver de Aluguel, Viver de Propina, etc...

Segundo o IBGE, a renda do trabalhador brasileiro diminui entre 2016 e 2017. De acordo com a PNAD Pesquisa Mensal por Amostra de Domicílios Contínua, o rendimento médio mensal real domiciliar per capita caiu 14 reais. Em 2017, o brasileiro recebia, em média, 1.271 reais contra 1.285 reais em 2016. Em 2017, as pessoas que tinham algum rendimento (de todas as fontes) recebiam, em média, 2.112 reais contra 2.124 reais em 2016. Ou seja, o trabalhador médio brasileiro vive com cerca de 650 dólares mensais considerando o câmbio atual.

Este valor mensal de renda do trabalhador brasileiro é bem diferente do trabalhador americano. Nos EUA, o trabalhador recebe por mês cerca de 3.714 dólares. Metade dos trabalhadores ganha acima deste valor e a outra metade ganha abaixo. Homens recebem em média 4.099 dólares e mulheres 3.332 dólares.Veja mais detalhes sobre o salário do trabalhador americano neste link. Este valor mensal do trabalhador americano é bem próximo, por exemplo, do trabalhador japonês que recebe em média 3.250 dólares por mês. Na Alemanha, este valor é de 3.096 dólares.

salarios de trabalhadores pelo mundo

Salários dos trabalhadores no mundo. Fonte: Trading Economics

Considerando então que o trabalhador brasileiro vive em média com 650 dólares mensais e considerando também que mais de metade dos trabalhadores brasileiros recebe menos do que este valor médio, podemos concluir que metade desta população ativa poderia esta vivendo de blog. Ok, Ok, aproximação bem esdrúxula esta, não faria sentido dizer para estas pessoas: pare de trabalhar e crie um blog! Afinal, isto acabaria com a economia do país. Mas a grande questão que fica é: até que ponto vale a pena largar seu emprego de salário miserável e investir na criação de sites?

Esta é uma questão que não tem resposta única. Cada pessoa tem uma realidade de vida. Grande parte das pessoas hoje em dia seque possuem uma internet de qualidade nas suas residências. Conhecimentos mais aprofundados de informática também não são de domínio geral. De qualquer forma, digo que é algo factível, principalmente considerando que alcançar uma renda média mensal de 640 dólares com um site não é nada de outro mundo. Inclusive você pode conseguir isto sem deixar seu emprego atual, basta dedicar umas duas horas do seu dia para esta empreitada.

A partir deste, mês passo então a divulgar em detalhes minha evolução renda proveniente dos meus sites/blogs. Não divulgarei valores absolutos, mas quem já me acompanha há algum tempo sabe que recebo um valor mensal considerável com meus sites. Valor este que cresce a cada dia. Esta é a mágica: rendimentos crescentes ano a ano. Investir em um site é como investir em uma empresa, é uma atividade empreendedora, muito diferente de uma atividade assalariada. Você é dono do seu negócio, tem liberdade para criar o que quiser, e receberá 100% pelos seus esforços.

Estatísticas dos Sites

 

Em março, o Abacus Liquid registrou 1.033.496 visualizações de páginas. Um aumento de 258% em relação ao mesmo período do ano passado:

viver de blog vale a pena

Nos últimos 12 meses, o Abacus Liquid registrou 3.932.649 visualizações de páginas.

viver de blog

Em março, o Web Informado registrou 294.073 visualizações de páginas. Um aumento de 225% em relação ao mesmo período do ano passado:

viver de site

Nos últimos 12 meses, o Web Informado registrou 1.518.742 visualizações de páginas.


Somando os três blogs (Abacus Liquid, Web Informado e este blog que vos escreve), o total de visualizações de páginas em março foi de 1.339.569. Considerando os últimos 12 meses, o total de visualizações é de 5.595.391.

Viver de Renda de Blog

 

Atualmente preciso de cerca de 2 mil dólares para viver. A palavra mais adequada seria "sobreviver". Não estão incluídos neste valor gastos com viagens, troca de automóvel, e outras coisas digamos assim "supérfluas". Incluo aí contas a pagar, despesas médicas, alimentação, moradia, transporte básico, despesas com instrução bem como as despesas para manutenção dos sites. Portanto, precisaria receber mensalmente um valor médio mensal de cerca de 3 mil dólares já considerando o imposto de renda de 27% e alguma margem de segurança. Este é um valor que levarei alguns anos para atingir, mas acredito ser perfeitamente factível. No gráfico abaixo apresento a evolução dos proventos brutos dos sites em relação aos meus gastos nos últimos 12 meses.


O acumulado de proventos brutos médios em 12 meses equivale a 67,4% dos gastos médios dos últimos 12 meses. Em tese, poderia "viver de blog" caso este valor fosse de 200%. Considero uma margem de 100% acima dos gastos, suficiente para pagamento de impostos sobre rendimentos e para sobras mensais a título de reinvestimentos.

40 comentários:

  1. Boa tarde! Gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho e, principalmente, agradecer pela inspiração que me deste para investir e buscar fontes de renda extra. Uma pergunta: A renda que aufere nos seus sites é adquirida exclusivamente com Adsense?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Cerca de 10% da receita vem de outras fontes.
      Abraço!

      Excluir
  2. Meus parabéns pelo artigo, é muito importante para quem esta começando.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo desempenho, Uó.
    Os números apresentados servem de estímulo para os iniciantes.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Um rendimento de 1271 reais e 2112 reais de todas as fontes de renda é baixo.

    Acredito que as pessoas que gostam de empreender deveriam começar um projeto paralelo ao seu trabalho nas horas extra, se der certo pode trazer uma boa fonte de renda no futuro que lhe ajudará na independência financeira.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo deveria ter uma carta na manga né DIL?!

      Excluir
  5. Parabéns, Uó! Excelentes números!

    http://antipoda.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Uó!

    Meus parabéns! Você é um exemplo.

    Seguindo as suas dicas de várias postagens e conforme falamos antes, finalmente, agora disponibilizo meu novo site, já com um primeiro artigo escrito: www.informaremos.com

    Se possível, poderia adicionar nos demais sites e no ranking?

    Trabalho do zero ... Começo hoje a divulgação.

    Um abraço e muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VdC!
      É isto aí, vamos crescer esta rede.
      Suce$$o!

      Excluir
  7. Caraca, fico impressionado como blogs podem virar máquinas de fazer dinheiro. Criei o meu por pura diversão e para ser um diário da minha vida financeira rumo à IF, tenho zero planos de monetiza-lo um dia e até quero escrever um artigo sobre isso. Mas realmente planejar tirar 3 mil dólares por mês de um blog é tão impressionante quanto alguém que conquistou a IF. Desejo sucesso!

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IF!
      Posso dizer que tenho uma IF nos meses de março e abril quando meu faturamento mais que dobra. Mês passado foi 3.400 dólares e neste mês será perto de 5.000. O desafio agora é trazer esta renda para os demais meses. Levará um certo tempo.
      Abraço!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos de REITs não tem IR?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. O calculo tinha sido meramente ilustrativo. Removi para evitar mau entendido. Abcs

      Excluir
  9. Se eu parar de trabalhar, é provável que fique a baixo do limite de isencao de IR e nào precisa pagar nada de imposto sobre meus 300 dolares mensais de renda com blog. Procede?

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo sucesso dos sites.
    O blogdouo dá alguma renda considerável?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy!
      Não. O Blog dUó não tem mais propagandas, agora virou hobby puro, como nos primórdios, rs
      Abraço!

      Excluir
  11. Uó,

    Parabéns pelos resultados alcançados!
    O meu blog não decolou até hoje (falando do adsense), mas estou melhorando alguns itens. Quem sabe eu consiga melhores resultados.

    Boa semana!
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simplicidade.
      No seu caso, o que ajudaria seria fazer artigos completões, com 3000 mil palavras.
      Boa semana também!

      Excluir
    2. Uó,
      Agradeço pela dica, eu ainda não havia pensado nisso. :)
      Abraços,
      Simplicidade e Harmonia

      Excluir
  12. Muito interessante Uó. Poderia dar mais dicas de como, partindo do zero, ganhar visitantes orgânicos pra um blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,
      Veja aqui...
      http://abacusliquid.com/tag/dicas-para-blogueiros/

      Excluir
  13. Uó,

    Logo você alcança renda dos blogs versus gastos. Ai é praticamente independente rs

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Uó, vc está caminhando para ser a primeira pessoa que conheço a ser, de fato e de forma consistente, independente financeiramente através dos blogs!

    Parabéns pelos resultados, jornada e muito sucesso no futuro! Vc é o cara da finansfera rsrs!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala André!
      Não quero ir sozinho. Sigam meus bons! rs
      Abraço!

      Excluir
  15. pq vc nao conta que gasta a maior parte disto com Google Adwords pra atrair novos visitantes?

    ResponderExcluir
  16. Acabamos cuidando tanto dos nossos viver de ... que quase não sobra tempo pra viver

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo artigo! Para mim Viver de Blog é uma utopia. Vive-se das oportunidades que ele te abre, quando seu blog enfim decola. Se não decola, você fica estacionando no mesmo ponto. Investir recursos na divulgação dele, pode facilitar as coisas, quando o conteúdo é útil e interessante. Explicar por que uns se destacam e outros são invisíveis... você conseguiria? O mais importante ainda é - o que tu consegue vender através dele. O demais é supérfulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim é uma bela receita adicional. Estou satisfeito com os números.

      Excluir