sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Como Aumentar o Salário?

Você está satisfeito com seu salário? Não precisa responder, já sei que você não está satisfeito com seu salário. Mas ninguém está mesmo, nada de errado, ninguém deve estar satisfeito com seu salário, você deve querer mais, sempre mais. Mas como aumentar o meu salário? A pergunta não deveria ser esta, deveria ser algo do tipo: "Como ter uma renda ativa além do meu salário?", "Como não precisar do meu salário?", "Como conseguir monetizar ao máximo minha força de trabalho?"


Apenas para fazer um preâmbulo a este post, tenho que mostrar a diferença entre satisfação e gratidão. Iniciei o artigo dizendo que você não deve estar satisfeito com o seu salário, mas deve estar grato pelo seu salário. Satisfação e gratidão são coisas diferentes. A gratidão é um sentimento poderoso e você deve praticar isto. As vidas das pessoas costumam ser medíocres por pura falta de gratidão. Você deve ser grato a tudo: a você mesmo, às pessoas, à natureza, à vida como um todo.

A cada dia você deve olhar para trás e agradecer o que conquistou e o que ganhou. Deve olhar para o lado e fazer a mesma coisa. A gratidão é um sentimento genuíno, fundamental, engrandecedor. Portanto, seja grato sempre!

Mas voltando ao tema do salário, você já parou para pensar a respeito do seu "valuation"? Sei que já parou para analisar o valuation das empresas da qual você é sócio, mas empresas nada mais são que pessoas trabalhando. No fundo você está calculando o valuation de um grupo de pessoas que executam certas atividades. Mas qual o seu valuation? Até quanto de $$$ você pode chegar?

Sei que este conceito agora é novo para você, então pare para pensar por um momento, reflita.

(pausa para pensar)

Bom, eu já refleti sobre isto. Cheguei à conclusão de que meu valuation é 10 mil dólares mensais. Claro, estou chutando um valor, redondo, mas na real não vai fugir muito disto não. Então, se eu explorar minhas potencialidades ao máximo, sem com isto me abdicar do meu "life style", poderia chegar a um "salário" de 10 mil dólares mensais.

E porque não recebo isto hoje? O que me trava? Quais as dificuldades?

Primeiro precisamos considerar que o ser humano é ineficiente por natureza, por mais que tenha potencialidades, nunca conseguirá explorá-las ao máximo. Existem por aí cursos de "alta performance" mas desconfie, somos seres muito preguiçosos, que tendem naturalmente a ir para a zona de conforto.

Mas tenho que me contentar com minha situação atual então? Não. Não tem, você precisa se esforçar.

Voltando ao meu caso, vou me usar como exemplo. Acredito que poderia sim chegar nos 10 mil dólares, não estou muito longe disto. Não tenho salário, nunca tive, mas tenho renda ativa. Somando tudo dá algo em torno de 6 mil dólares mensais. Estou falando na média, porque tem mês que recebo 4 mil, outros 8 mil, e vai variando.

Porque estou dolarizando meu salário? Recebo em dólares? Apenas parte dos meus rendimentos é dolarizada, algo em torno de 35%. Mas como este é um post que ficará para a história e alguém poderá ler isto daqui algumas décadas, então ficará menos distorcido em termos de correção monetária. E eu gosto de pensar em dólares. Por enquanto é uma moeda forte, rs.

Por que limitei meu valuation em 10 mil dólares? Não poderia ser 60, 80, 100? Poder até que poderia, mas para isto teria que abdicar do meu estilo de vida atual. Estou aqui de short e sem camisa escrevendo este post em uma manhã de sexta feira. Acredito que para receber mais do que 10 mil teria que esta no mínimo vestido de calça e camisa social e enfurnado em uma sala de reunião neste momento. Teria que ter funcionários trabalhando para mim. Teria que ter preocupações com causas trabalhistas. Preocupações com o custo Brasil. Viagens a trabalho desgastantes e enfadonhas. etc.

Estou em uma fase que quero ver meu filho crescer. Não quero perder estes momentos únicos. Só tenho um filho e é o único que terei, não há dinheiro que compre isto.

Tenho um custo de vida relativamente baixo. Graças a um estilo de vida frugal meus gastos médios giram em torno de 2 mil dólares. Com este valor dá para ter uma vida digna, sem maiores luxos, mas confortável. Então, considerando a minha renda de 6 mil dólares que ainda se soma à renda da minha esposa que é funcionária pública, tenho uma vida pra lá de confortável. Mas isto não me satisfaz, vou me esforçar para chegar aos 10 mil, ainda tenho potencialidades não exploradas que posso aproveitar. Além disto posso ser mais eficiente, gastando menos tempo com redes sociais por exemplo.

Vou ficando por aqui. Depois me conte na área de comentários qual é seu valuation. Daqui uns 4 anos vou revisitar este post, para saber o que aconteceu comigo e com você.

Bom fds!

22 comentários:

  1. O pior é que estou satisfeito com meu salário e só não puxei o gatilho FIRE por que ainda me pagam muito para eu fazer isso

    ResponderExcluir
  2. Uó,

    "Mas tenho que me contentar com minha situação atual então? Não. Não tem, você precisa se esforçar."
    Precisamos ter sabedoria para saber o que é e o que não é possível mudar. O problema é que muitas vezes o conformismo acaba sendo preponderante.

    Gostei do que disse sobre a frugalidade. Dessa forma, o que realmente importa acaba tendo mais espaço na vida, que na maioria das vezes é muito preenchida com diversões e ilusões.

    Um bom final de semana!
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Rô!
      No final das contas quase tudo é possível mudar. Aquela frase: "não sabia que era impossível foi lá e fez.". As impossibilidades estão mesmo na nossa mente. Crenças limitantes.
      Bom domingo!

      Excluir
  3. Ótimo post, me trouxe várias reflexões.

    Meu "valuation" eu chutaria uns 3k doletas, mais ou menos o que recebo atualmente.

    Para merecer mais, eu preciso melhorar algumas competências (excel, oratória negociação, coisas básicas) e adquirir novas (linguas, programação, didatica etc).

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso valuation geralmente sempre é maior, não posso dizer o mesmod e alguns políticos, rs

      Excluir
  4. Interessante este post. Coachs como Grant Cardone,Tonny Robbins até o próprio Dr.íTALO do canal melhor familia do mundo, batem nessa tecla. As vezes até achamos que estamos satisfeitos com oque ganhamos e como vivemos, mas a verdade que as vezes não temos noção do que poderiamos viver melhor se tivessemos mais.

    Acredito que a melhor forma para aumentar o salário com seus esforços, seja através do empreendedorismo junto com o Marketing. Nesse caso, você sabe que quanto mais você trabalhar e se esforçar, mais dinheiro irá ganhar.

    Inclusive esse é o meu plano para o futuro , juntar patrimônio e empreender em algumas áreas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Empreendedorismo é uma bela forma de aumentar o fluxo de caixa, mas vem com uma série de tormentos. Tudo tem seu preço.

      Excluir
  5. Um dos segredos para ficar rico ter várias fontes de renda.

    A grande maioria dos milionários, principalmente os jovens, tem um negócio próprio quer seja físico ou na internet, além dos investimentos. Através do negócio ganham muito dinheiro para investir.

    Os seus blogs pelo que você falou estão renda rendendo 35% da sua renda de 6 mil ou seja seus blogs lhe rendem algo em torno de 2 mil dólares (cerca de 8 mil reais). A juntar ao seu salário já está maravilhoso.

    Eu também acredito em ter várias fontes de renda, trato os blogs e meu canal no YouTube como um negócio atualmente em 1 ano e meio rendeu-me perto 1 mil reais.

    Espero que no futuro com o crescimento me possa render alguns milhares de reais.

    Na América os blogs de finanças e investimentos são negócios para gerar renda.

    Abraço e parabéns pelo seu sucesso na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito fácil. Ganhar 50 centavos por dia no youtube nao é fonte de renda

      Excluir
    2. Não é muito fácil ganhar 50 centavos por dia no YouTube. Para monetizar um canal do YouTube é preciso 1000 inscritos e 4000 horas de visualização.

      Então, não é muito fácil, exige muito trabalho.

      Mais vale ganhar 50 centavos por dia, do que não ganhar nada.

      Abraço.

      Excluir
    3. YT para mim esta fora de cogitação. Não tenho carisma, rs

      Excluir
  6. No serviço público só babando ovo de politico para receber gratificação ou depender de negociação do sindicato com o governo, não é fácil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serviço público deve mudar muito nos próximos anos, espero. Já foi pior.

      Excluir
  7. Fala Uó! Ótimo post! Eu sinto que não tenho muito valor, acho que não ganho nem 600 doletas direito. Fiz muita merda e tive maus pensamentos ao longo da minha vida. Bom post para refletir, de verdade. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo tem valor acima do que pensa. Passado é passado, dá para melhor isto aí. Abraço!

      Excluir
  8. Eu consegui aumentar meu salário pois arrumei um segundo emprego, pretendo arrumar outro melhor para substituir esse segundo, já seria algo muito bom

    ResponderExcluir
  9. Grande Uo. Cara nunca parei para pensar. Mas sim estou muito indignado com meu salário. Mas acredito que vai crescer e com fé em Deus vou abandonar meu emprego para empreender.

    Vou conseguir uhuuu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Will!
      A indignação é o melhor trigger. Um bom impulsionamento para sair da zona de conforto.
      Grande abraço!

      Excluir