segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Quanto Ganhei com Mini Índice e Mini Dólar em 2019

Quem me acompanha sabe que faço alguns trades com mini-índice e mini-dólar há alguns anos. Para ser mais exato comecei em janeiro de 2015. Então já são alguns anos operando diariamente nos pregões da B3. Lá no início a maior parte das minhas operações era de day-trade, mas isto mudou, atualmente, a maior parte das minhas operações são de position-trade.

Em tempo, chamo de position trade as operações que duram mais de 1 dia. Não uso o termo swing-trade, para mim só existem dois tipos de operações: a intra-diária e aquela que começa no dia e não tem data para terminar.

Estes trades tem dois objetivos: o primeiro é de hedge e o segundo é de alavancagem. Hedge é quando percebo que o mercado pode realizar e assim vendo índice para ganhar na queda. Neste mesmo raciocínio posso comprar dólar. Também posso usar com hedge para meus recebimentos em dólar do exterior. Neste caso entro vendido no dólar. Já a alavancagem é quando percebo que o mercado pode subir e assim entro comprado no índice. Para alavancar só uso o índice. Mas estas operações realmente dão dinheiro? Um pouco, confira as planilhas...

Quanto Ganhei com Day Trade em 2019





Quanto Ganhei com Position Trade em 2019




Como podem ver, o resultado do position trade (39.900) foi bem superior ao do day trade (16.754). Eu já vinha percebendo desde 2018 que meu desempenho do position estava sendo melhor que no day trade. Mas aquele vício de querer operar todo dia acaba falando mais alto. E foi só neste ano de 2019 que consegui dar um foco maior para o position. E acho que fiz a coisa certa.

O Canto da Sereia do Mercado


Mas você leitor desavisado que está chegando agora no mercado tome cuidado. Vendo estes meus números acima, que nem são valores tão expressivos, mesmo assim você poderá ficar tentado a entrar no mundo dos trades. Não se iluda, a atividade de trading é traiçoeira. Entrar no mercado fazendo trades é entrar pela porta dos fundos. A forma correta de começar  no mercado é através do investimento de longo prazo, comprando empresas lucrativas e segurando-as enquanto estão dando lucro e crescendo, simples assim.

Ontem me deparei com o caso de uma aposentada que perdeu toda a aposentadoria que acumulou a vida inteira (veja aqui). E ela não está sozinha. Muitos estão perdendo todo o patrimônio na bolsa, mesmo em um bull market como este, em que quase toda ação sobe, tem bastante gente quebrando na bolsa. Lá no Abacus tem um post sobre quebra com trade que está repleto de relatos catastróficos, se você realmente quer se aventurar nisto, sugiro dar uma lida no post e nos comentários.

31 comentários:

  1. Ola Uó, que bom que seu resultado é positivo.
    Acabei de escrever sobre meus resultados kkkk e estou puto.

    Fui meio doido e operei direto no trabalho. Pelo Smartphone utilizando o app da Rico. Levei fumo, ganhava 20 perdia 40 e assim foi meio que ilusão. Mas coloquei fim a este tipo de operação pelo menos enquanto estiver prezo a um contrato clt.
    Bom aprendi muito sobre analise gráfica, vou levar este conhecimento comigo.

    Mais uma vez parabéns.

    vi que você comentou um dos meus posts em outubro. Cara me desculpa pelo blogspot vacilei com os comentários, fiquei esperando uma notificação e nunca recebi kkkk
    Hoje abri e vi os comentários.

    Meu post intitulado, minha capacidade de perder dinheiro no day trader: https://valordeumaaposta.blogspot.com/2020/01/minha-capacidade-de-perder-dinheiro-no.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo no início, mais perdas do que ganhos, depois vamos pegando o jeito, rs.
      Abraço!

      Excluir
  2. Tem que se ter muito cuidado quando se faz trades.

    Eu sou mais conservador, prefiro fazer Buy&Hold para receber dividendos, comprar ações boas a preços baixos ou justos e segurar para receber e reinvestir os dividendos.

    Em relação a fazer hegde com mini-indice, fiz uma postagem no meu no site novo de ações o " Segredos do Investimento " de Hedge 7 formas de proteger a sua carteira de investimentos, uma dessas estratégias é de vender mini-indice.

    Abraço e bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala DIL
      B&H sempre é a melhor opção, o que "ganhei" com ações e FIIs nos últimos 3 anos foi infinitamente maior que estes trades.
      abraço!

      Excluir
    2. Muito legal saber você ganha mais dinheiro em Buy and Hold com Ações e FIIs.

      Abraço e bons investimentos.

      Excluir
    3. FIIs não mais pois liquidei tudo recentemente, rs. Mas sigo firme nas ações.

      Excluir
  3. Boas recomendações. Infelizmente muita gente ainda entra sem as devidas informações e quebra a cara no mercado.

    ResponderExcluir
  4. Quanto perdeu nunca ninguem mostra né, ou os custos de ganhar isso em tempo, stress e taxas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uai, os meses e pregões negativos estão aí na planilha, não entendi sua colocação.

      Excluir
    2. me referia aos totais. E aos anos que tomou prego.
      e o custo de obter estes resultados em tempo, taxas etc cadê?

      Excluir
    3. As taxas do DT estão na planilha da figura. não chegou a R$ 200. As taxas do position são menores, em torno de 100.

      Sobre meu histórico, tem vários posts aqui no Blog e no Abacus mostrando meus resultados desde quando comecei, problema é que vc deve estar chegando aqui agora e ficou perdido, mas se tiver interesse basta procurar. Neste post do Abacus tem o gráfico de acumulação do DT até 2018. Depois desta data eu parei de plotar pois passei a dar ênfase no position trade.
      https://abacusliquid.com/dicas-day-trade/

      Excluir
  5. Qual seu emprego que te permite fazer este tipo de coisa no meio do horário de trabalho?

    ResponderExcluir
  6. Uó, quantas horas dedicadas por dia em média para "treidar"?

    Abraço!

    antipoda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Maurício! Andou sumido.
      HB fica aberto o dia todo, mas eu lanço as ordens antes do pregão abrir, deixo aberto só pra monitorar mesmo algum cisne negro, rs.
      E nossa Cielo, chega nos 18 ou não? rs

      Excluir
  7. Que beleza hein Uó! Só com position dá para tirar um carro zero! Já eu que comecei a treidar todo mês via opções, ganhei em 2019 os pneus e as rodas kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ganhou pneus e rodas e amanhã tem que vender até o virabrequin para pagar as margens kkkk

      Excluir
  8. Maior parte do patrimônio tem que ficar na poupança mesmo ou tesouro selic... ou quem sabe em algum investimento mais avançado, desde que vc domine isso.


    Trade com ações ou criptomoeda só com uma pequena parte do patrimônio.
    Ai só depois que tiver certa consistência, vc pode arriscar mais e de preferência reinvestido só o lucro!

    Quem não tem instrução ou conhecimento no meio que investe, vá devagar!
    Vc tem a vida toda pra investir. Fique alguns meses investido POUCO num setor mais agressivo/arriscado antes de fazer grandes apostas. Sentir a experiência em investir é fundamental para conhecer todas as armadilhas e pegadinhas do meio.

    Sempre haverá boas oportunidades. Vá com calma!







    E)

    ResponderExcluir
  9. Baita exemplo, Uó.
    Em menores proporções, também me dei melhor com position em 2019.
    Que em 2020 a gente consiga garimpar boas oportunidades!!
    Sucesso

    ResponderExcluir
  10. Assim como falei no twitter, repito aqui. Esses posts são muito incentivadores, obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Uó, estou querendo operar no mini, largar esta vida de empregado e (tentar) viver de trade, algum conselho que poderia dar ou algum post que poderia dar o caminho das pedras inicial ?
    Gostaria de operar com 1 mini e só depois de meses, aumentar pra 2 e assim por diante.
    Qual plataforma vc usa ? Profit ? E corretora ?
    Fazer Position "me parece" mais correto, mas é duro vc ver o tempo passar e ficar parado, dá a impressão de que as oportunidades estao passando e vc não está aproveitando, não é mesmo?
    Agradeço qualquer aconselhamento.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Uó,

    Seu post ficou muito oportuno em uma época na qual o mercado de ações está tão valorizado. Vejo como um momento de cautela, tanto pelo cenário externo quanto interno.

    Boa semana!
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
  13. Vida de TRADER: Catar moedas na frente de um rolo compressor! Não vale a pena. Claro que na sua situação da pra "bricar" com um parte da renda. Mas pra quem ta começando é a perdição.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! Acabei de conhecer este blog... e estou adorando! Caí de para-quedas, procurando matérias sobre mini índice. Antes de mais nada, parabéns pelo ótimo conteúdo! Sem querer abusar (e já abusando), você pode me dizer que estratégia você usa nos mini? Estou nos primeiros meses, apanhando muito, ainda... Testando 500 milhões de estratégias e sem saber qual seguir. Às vezes penso só no arroz com feijão (suporte/resistência). Agradeceria MUITO se me desse uma luz. Super obrigado e abração!

    ResponderExcluir