quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Prestação de Contas do Blog e Creche Tia Dolores

Olá pessoal!

Estamos no final do ano e amanhã já é Natal. Época em que ficamos um pouco mais introspectivos e procuramos rever nosso comportamento e posicionamento perante o mundo. Natal é para muitos sinônimo de família unida e também solidariedade. Para outros é sinônimo apenas de comilança e presentes, infelizmente.

Estive um tempo pensando em como poderia usar este blog para uma função mais nobre que não fosse apenas a publicação dos meus estudos sobre investimentos. E acredito que encontrei um forma bacana que seria reverter para uma instituição de caridade a renda que obtenho aqui com publicidade.

Infelizmente o valor anual é irrisório como pode ser visto na prestação de contas abaixo. Como forma de ajudar de uma forma mais efetiva, irei programar uma transferência mensal deste valor durante os próximos 12 meses para uma creche aqui da minha cidade. No ano seguinte realizo então a correção do valor a ser transferido de acordo com o total recebido em 2015 e assim por diante.

Penso que uma ato de doação não precisa ser divulgado por quem faz, para alguns, isto pode soar como "propaganda de índole", mas quem me conhece sabe que de longe o objetivo é este. Porém, achei por bem fazer este post para que os leitores saibam que indiretamente, através dos acessos ao blog, estão também ajudando a creche.

Creche Tia Dolores

A Creche Tia Dolores é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1995 pela iniciativa de um grupo de quatro irmãs, Maria Amália, Maria do Carmo, Maria Lídia e Ephygênia Costa Pinto. Ela foi fundada para tratar de um grupo de crianças especiais que necessitam de cuidados especiais todas as horas do dia.

A missão da Creche Tia Dolores é:

"Assistir gratuitamente em regime de abrigo, crianças, adolescentes e adultos que atinjam a maioridade civil abrigados nesta instiuição, portadores de paralisia cerebral, que não dependam de acompanhamento médico diário e vindas de famílias carentes, dando a elas tratamento tal que proporcione uma alta qualidade de vida".


Maria Amália é uma pessoa comum que sempre procurou ajudar os outros no que fosse possível. Após criar seus filhos e se aposentar, ela decidiu se dedicar às pessoas que necessitassem de ajuda, especialmente às crianças. A idéia de criar um lar para atender crianças especiais começou a tomar corpo na porta da Igreja, após a missa dominical, quando uma prima ofereceu uma das duas casas que existiam no lote que ela havia herdado de sua mãe, Dolores. Era necessário, entretanto, que as duas casas fossem reformadas. As economias que Maria Amália tinha juntado nos anos anteriores e o dinheiro que conseguiu arrecadar na família foram utilizados para o início da reforma. O restante foi conseguido a partir de bingos, rifas e festas realizadas com a ajuda dos amigos. Definido o local da Creche e iniciada a reforma, o próximo passo era burocrático. O Estatuto, Regimento Interno, bem como registro em todos os órgãos competentes foram providenciados. Assim no dia 25 de maio de 1995, a reforma na casa da Rua Marques de Barbacena, 261, bairro Saudade foi terminada. Com a casa preparada, as crianças foram entregues, por seus pais ou responsáveis, e a Creche começou a funcionar nascendo assim a “Creche Tia Dolores”.

A idéia inicial era utilizar somente o serviço de voluntários no cuidado das crianças mas esta idéia se tornou inviável no decorrer dos anos. Foram por isto contratados funcionários e também uma fisioterapeuta para dar as crianças toda a atenção e dedicação.

Nos primeiros anos, as coisas foram difíceis pois as condições financeiras não favoreciam. As crianças eram atendidas e internadas na rede hospitalar pública, muitas vezes  com dificuldade de se conseguir atendimento imediato ou vagas. As doações variavam muito, tornando impossível oferecer uma qualidade de vida adequada às crianças. Em março de 1997, foi concedido às crianças o benefício do INSS que consistia em um salário mínimo para cada uma. O fato de poder contar com esse dinheiro possibilitou que houvessem melhoras no tratamento de saúde das mesmas. 

Apesar da condição física das crianças terem melhorado, ainda era preciso comprar e/ou trocar aparelhos ortopédicos, aumentar o número de horas do trabalho fisioterápico, aumentar o número de empregados, contar com um acompanhamento médico e odontológico mais sistemático além da troca dos berços, pois as crianças estavam crescendo. Com as necessidades constantes para melhoria na qualidade de vida das crianças a Creche Tia Dolores abriu um setor de captação de doações, dentro da instituição, o qual tem como objetivo divulgar a instituição e angariar recursos para a melhoria do tratamento das crianças.

Desejo a todos os colegas um excelente Natal!
Abraço d'Uó!

21 comentários:

  1. Feliz Natal UO e um excelente 2015.
    Abraço do amigo Bagual

    ResponderExcluir
  2. Excelente gesto, Uó!

    Te desejo um feliz Natal e um próspero 2015!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns UO, precisamos de mais pessoas com esse pensamento por aí.
    Feliz natal, feliz ano novo!
    Que todos seus planos se realizem meu amigo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Uó, é de atitudes assim que precisamos.
    Nós blogueiros temos muito sucesso e nada impede de repartimos um pouco com quem menos tem.
    Também fiz minha doação mas para uma entidade da minha cidade.

    Feliz Natal!

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto aí Poni, repartir um poucos dos dividendos não faz mal!
      Abraço!

      Excluir
  5. Muito bom.
    N sei como vc ganha esse dinheiro das publicidades (se são cliques ou visualização) mas tem alguns sites q eu desbloqueio o adblock, e o seu é um deles.

    Continue criando informação de qualidade pros seus leitores! Abraços, e feliz natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Henrique,
      O retorno com publicidade vem de acessos ao blog e de cliques nas propaganadas.
      Felicidades!

      Excluir
  6. http://investimentovalor.blogspot.com.br/2014/12/nunca-faca-doacoes_24.html

    O que acha dessa opinião? Obviamente fez o post pra te provocar. Eu sempre achei esse cara palhaço. Até tirei do meu blogroll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Post Provocação é sacanagem.

      Excluir
    2. A opiniao antagonicado blogueiro só é entendida por provocacao pois simpatizamos com a opnião do Uó sobre doar e pelo fato do post deste colega ter sido publicado no mesmo momento que o post aqui no blog.
      Existem outras pessoas que compartilham da opnião de que não se deve doar. Eu por exemplo não ajudo pedinte. E aí. deveria ? Estou errado ?

      Excluir
    3. O colega blogueiro deve ter seus motivos, na concepção dele, pagando os impostos, já está ajudando os menos abastados. Mas sempre podemos fazer mais, o idela mesmo seria fazer com nossas mãos, tipo ministrar um curso de graça, ensinar uma disciplina, etc. Mas para mim falta tempo, então encontrei esta outra maneira. Formas de ajudar tem muitas, o importante é ajudar se você pode.

      Excluir
  7. É sempre bom poder ajudar.

    Eu contribuo com entidades no estilo doutores da alegria.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Trabalho com Marketing Multi Nível na internet a alguns anos e gostaria de lhe oferecer a oportunidade de conhecer meu site pessoal e lhe indicar os melhores programas MMN da atualidade.

    Conheça minha página, onde cito os meios que me dão retorno financeiro.
    Acesse: www.empreendedores.vai.la

    Melhores programas MMN:
    FR Promotora. O MMN que funciona desde 1998!
    Acesse: http://www.empreendedores.biz/2014/12/fr-promotora-o-mmn-que-funciona-desde.html

    RecargaPlus *Ganhe R$15,00 por cada indicado + R$4,00 mensais de cada indicado ativo*
    E por fim crédito no seu celular pré-pago todos os meses. Quem não tem um celular pré pago hoje? Não perca essa!
    Produto de grande aceitação no mercado.
    Acesse:http://emprendedorismoweb.blogspot.com.br/2014/05/recargaplus.html

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Uó. Ótima iniciativa. Espero em breve poder fazer algumas contribuições também.

    ResponderExcluir