Segundo reportagens veiculadas recentemente na mídia, o Brasil terá mais de 17 mil novos milionários em 2014. Este levantamento foi realizado pela consultoria WealthInsight e aponta que o Brasil estará entre os dez países com maior crescimento no número de milionários. A expectativa é que o crescimento seja de 8,9%.
Os Estados Unidos é o país que lidera o ranking com 5,2 milhões de pessoas com mais de US$ 1 milhão em conta, sendo que em 2014 mais 496.945 americanos atingirão este marco. Este país pode realmente pode ser considerado o grande império da era moderna e isto reflete nas finanças pessoais do povo americano. A título de curiosidade, parte da origem deste império pode ser assistida no excelente documentário do History Channel “Gigantes da Indústria” disponível neste link.
O levantamento da consultoria indica que os países que formam o MINT (acrônimo que representa as economias em crescimento México, Indonésia, Nigéria e Turquia) terão um grande incremento no número de milionários, estando entre os oito mais bem posicionados no ranking. "Os países do MINT terão um desempenho melhor do que os Brics e os países do G-8. Há uma nova classe de ricos nos países emergentes do MINT, que vai crescer muito rapidamente. Esse grande crescimento espelha o que aconteceu com os Brics há dez ou quinze anos ", comenta a WealthInsight, em nota.
Contudo, a consultoria alerta para os riscos que surgem com a extrema riqueza. "Muitos países, como a Nigéria, viram um aumento da pobreza ao mesmo tempo em que cresceu a população milionária. A grande desigualdade é uma marca dos Brics e poderia também se tornar uma característica dos países do MINT se a corrupção não for combatida e se a filantropia entre os ricos não for estimulada",
Na tabela abaixo você confere as 10 maiores taxas de crescimento projetadas para 2014.
Como Chegar Lá (O Ciclo TEI)
Alcançar o primeiro milhão é um marco simbólico. Mas o que fazer para chegar até lá? Não se engane: para a maioria das pessoas, tornar-se milionário é muito difícil, mas não impossível. Não existe fórmula mágica, mas considero que se o indivíduo aplicar o ciclo TEI na sua vida, o tempo para atingir esta meta será reduzido significativamente.
A maior parte dos colegas que acompanham este blog já pratica o Ciclo TEI, na verdade só estou dando um nome bonitinho para o comportamento básico que todo investidor deve possuir: Trabalhar, Economizar e Investir. Mas para isto ser realmente eficiente um componente é fundamental: Estudo. Então, o Clico TEI pode ser ilustrado da seguinte forma:
Notem que representei o ciclo através de três engrenagens, sendo que cada engrenagem é movida pelo fator Estudo. É com o ele que conseguiremos mover a engrenagem Trabalhar, seja através de um bom emprego para o trabalhador ou um bom negócio se a pessoa for empreendedora. É através do estudo que a pessoa aprenderá a gastar e consumir de forma sensata e inteligente movendo a engrenagem Economizar, pois não adianta receber um super salário e não sobrar nada no fim do mês. E é através do estudo que a sobra mensal será aplicada inteligentemente nas melhores opções do mercado movendo a engrenagem Investir.
Os Próximo Milionários da Blogosfera
Daqueles blogueiros que divulgam o patrimônio, temos apenas um milionário hoje na blogosfera, o Sr. Dividendos, admirado por muitos e invejado por outros. A grande maioria dos demais trinta blogueiros que divulgam seu capital ainda estão longe de alcançar o primeiro milhão.
Realizei duas simulações considerando o patrimônio atual de cada blogueiro e seu aporte médio projetado. Na primeira simulação considerei uma rentabilidade média de 0,5% ao mês, que pode ser alcançada investindo apenas em poupança. Na segunda simulação considerei uma rentabilidade média de 1%, que pode ser alcançada através de bons investimentos em renda variável, e se o PT permitir, rs.
Abaixo temos o quadro resumo:
Considerando investimento em poupança, teremos já no próximo ano o segundo milionário da blogosfera (Boris Ananenko). Em 2018 teríamos três novos milionários (Troll, Idiota e Catarrento), e até 2022 teríamos oito novos milionários.
Considerando investimento eficiente em RV, teremos em 2015 o
segundo milionário (Boris Ananenko) e em 2017 os colegas Troll, Idiota e Catarrento
se tornam milionários. Até 2022 teríamos então treze novos milionários.
Isto foi apenas uma brincadeira que fiz com os números
atuais que foram fornecidos pelos investidores (capital e aporte médio), mas
sabemos que no meio do caminho algumas variáveis novas sempre surgem como
aumento de aportes, bolsa bombando, bolsa despencando, prêmios de loteria,
dentre outros. Então poderemos ter novos milionários a qualquer instante. Fique
sabendo que se algum investidor parar de divulgar seu patrimônio é porque
quebrou com a OGX ou ganhou na telesena do Silvio Santos, rs.
Conheça o conteúdo produzido por exclusividade pela Suno Research em parceria com Luiz Barsi
Que tal poder aprender com um dos maiores nomes da Bolsa no Brasil? Receber dicas, ouvir histórias e descobrir mais sobre o caminho trilhado por Luiz Barsi para se tornar o gigante que é hoje. Graças a uma parceria desenvolvida pela Suno Research, você agora pode ter acesso à séria “Ações Garantem o Futuro”, um pacote de cartas escritas por Luiz Barsi para os nossos leitores, onde toda semana um tema sobre investimentos é abordado. E o melhor, tudo isso é totalmente gratuito! Assine agora e comece a receber toda semana as cartas de Luiz Barsi.