quinta-feira, 23 de agosto de 2018

O Amadurecimento da Finansfera x A Falta de Maturidade da Finansfera

Fala colegas da Finansfera!

É com muita satisfação que venho hoje trazer uma boa notícia: a finansfera está amadurecendo! Já temos hoje cerca de 10% de blogs com domínio registrado. Pouco tempo atrás este número não passava de 5%. Todos sabem que sou um grande incentivador desta comunidade. Apesar de estar mais ausente agora, pelo menos uma vez por semana dou uma navegada no meu blogroll. Segue a lista atualizada dos blogs com domínio próprio, o último a migrar foi o colega Maromba Investidor.

abacusliquid.com
webinformado.com.br
investidorinternacional.com
pobrepoupador.com
viverdedividendos.org
viagemlenta.com
geracao65.com
valoresreais.com
viverdeconstrucao.com
resenhavirtual.com.br
termosreais.com
investidoringles.com
aposenteaos40.org
bpmilhao.com
blogdoburgues.com
cowboyinvestidor.com
generalinvestidor.com.br
50segundos.com
kbinvestimentos.com.br
finansferas.com
antipoda.com.br
dinheiroinvestimentoelazer.com
marombainvestidor.com
livredochefe.com.br
vidarica.me
enriquecendo.club
meu1milhao.com
blogdohighlander.com
papainabolsa.com
ativosforchange.com
srif365.com
comoinvestirnoexterior.com

Não tenho nada contra o blogspot, aliás, este blog que vos fala é spot, mas acho extremamente importante ter pelo menos um domínio registrado. Hoje eu tenho 10, além deste blog. Destes 10, 5 já estão com sites em funcionamento. 

O Maromba me pediu dicas, falei para ele se inscrever nos grupos abaixo. Aconselho todos aqui a se inscreverem, os grupos ajudam muito.
https://www.facebook.com/groups/seobr/
https://www.facebook.com/groups/googleadsenseparainiciantes/
https://www.facebook.com/groups/wordpress.brasil/

Para quem ainda está levando esta atividade de blogueiro apenas como hobby, como incentivo vou deixar aqui duas imagens...



Nada melhor que acordar todo dia e já encontrar 16 reais na sua conta não é mesmo? Quer incentivo melhor que este? Renda extra não faz mal a ninguém.

A Falta de Maturidade da Finansfera

 

Agora falar rapidamente sobre a falta de maturidade da finansfera. Observo que a faixa etária dos frequentadores da finansfera hoje está abaixo do 30 anos. Não que isto seja algo ruim, pelo contrário, é até bom, já que pessoas estão entrando no mundo dos investimentos mais cedo.

Contudo, isto gera um problema. Como são pessoas jovens, geralmente estão falando de assuntos triviais como: "neste mês eu malhei", "semana passada minha namorada terminou comigo", "meu chefe é muito chato", etc. Bom, não posso interferir nisto, cada um faz do seus blogs o que bem entender, mas textos superficiais atraem leitores superficiais. E são estes leitores, na maioria das vezes anônimos, que fazem uma bagunça danada na comunidade. Chegam ao ponto de ficarem entrando em blog a blog só para divulgar a identidade de algum blogueiro.

Estas pessoas são imaturas, são jovens que ainda não entendem os reais valores da vida. A esperança é que algum dia aprendam. Enquanto formadores de opinião que somos, temos que fazer nossa parte. E o mínimo seria escrever bons artigos e que agregam valor ao leitor. Assim elevaremos o nível de quem nos segue.

Abraço a todos!

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Ranking da Finansfera e Aniversário do VdC

Bom dia a todos!

A edição do ranking da finansfera deste mês é dedicada ao nosso amigo blogueiro Viver de Construção que partiu para um novo plano no dia 10 do mês passado (relembre aqui). Nesta semana, o VdC estaria completando 32 anos de vida. Por isto coloquei no título do post uma chamada para seu aniversário. Infelizmente ele se foi muito jovem, deixando uma grande saudade para parentes e amigos.

O VdC era um dos principais entusiastas deste ranking. Ele sempre me pedia para atualizar. Seus sites estavam indo muito bem na comunidade e ele gostava de ver seu desempenho. Nesta edição, mesmo sem atualizações, o viverdeconstrucao.com ocupa o décimo lugar. Recentemente ele havia criado o informaremos.com e estava muito empolgado com o novo projeto. Dei umas pequenas dicas para ele no início e hoje reli um post e vi quanto ele ficou grato por isto.


O último email que troquei com o VdC foi no dia 6 de julho (um dia antes do jogo de futebol em que ele teve o mal súbito). Neste contato, falei algumas coisas para ele mudar no informaremos.com. Mas depois disto ele sumiu e também não implementou as modificações que eu havia falado. Achei estranho o sumiço e só depois descobri o motivo.

Nestas últimas semanas, muito se especulou sobre o falecimento do VdC. Muitas pessoas ainda não acreditam. Recebi emails de colegas pedindo foto, informações, perfil de Facebook, etc. Mas em respeito à memória dele e prezando pela segurança da família não dei maiores informações.

Andei estudando sobre esta questão do "luto sem corpo" pela qual a finansfera passou com o falecimento do VdC. Me lembrei do episódio do voo da Malásia que até hoje não teve um desfecho. Encontrei esta reportagem que retrata muito bem a confusão e fantasia que se formou da finansfera:

Perder uma pessoa amada é uma das experiências mais dolorosas que o ser humano pode sofrer. Mas, e quando a notícia da morte não vem acompanhada de um corpo? O colapso emocional e a incredulidade em volta da morte podem resultar um processo de luto turbulento e marcar uma família, com danos físicos e psicológicos. Não saber como o familiar enfrentou os últimos momentos de vida e ainda não ter acesso aos restos mortais podem gerar confusão e até a fantasia de que aquilo não aconteceu.

Para especialistas, é fundamental viver o tradicional ritual com o velório e enterro, ou seja, ser capaz de se despedir do ente querido. Nos casos em que isso não é possível, como em desaparecimentos ou mortes violentas, o sofrimento pode perdurar por décadas. Um exemplo disso é o drama vivido pelas famílias dos 457 mortos e desaparecidos políticos, segundo a Comissão Nacional da Verdade, no período da ditadura militar no Brasil.

“[Se não tem um corpo] as pessoas se mantêm em suspensão. Elas fazem as coisas, mas é muito difícil viver sem fechar a equação. Como criar essa conclusão sem o corpo?”, explicou ao Delas Maria Helena Pereira Franco, pesquisadora especialista em luto da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na teoria, defendida por ela, o luto é uma reação natural e acontece quando o vínculo com aquilo que se ama é rompido. Não tem fases pré-estabelecidas e muito menos pode ser programado. Ela conta que cada um vive o processo de uma maneira diferente.

Nestas últimas semanas, andei pensando em como poderia trazer tranquilidade de espírito para os colegas da blogosfera, principalmente para aqueles que mais gostavam do VdC. Pensei em até ir lá no cemitério e tirar uma fotografia da lápide (por coincidência da vida o VdC foi sepultado a poucos metros da minha casa). Mas achei por bem deixar o assunto como está. Para aqueles que ainda tem dúvida que este trágico evento ocorreu, infelizmente não posso fazer mais nada além de deixar aqui meu relato.

Na tabela abaixo, é apresentado o ranking dos blogs da finansfera. A três primeiras posições ficaram inalteradas. O Pobre Poupador conseguiu subir 7 posições e ocupa agora o quarto lugar. O Viver de Dividendos subiu uma posição. O André do Viagem Lenta perdeu duas posições. O Geração 65 subiu impressionantes 75 posições. O Guilherme do Valores Reais perdeu 3 posições. O blogspot mais bem colocado é o Não Surfa Nada. E o Viver de Construção fecha a lista dos 10 mais bem colocados.