segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Como Consegui 1 Milhão de P.V. no Período Eleitoral

Época de eleição é um período de ânimos exaltados. Com o advento do fenômeno das redes sociais, que deu voz a todo mundo, o cidadão agora passa, no mínimo, duas horas por dia discutindo política em plataformas como Whats App, Facebook e Twitter. Todo mundo tem algo a falar, todo mundo tem um argumento forte, todo mundo quer contestar, todo mundo quer mudar o mundo. Contudo, este período é também um momento em que muitas dúvidas surgem na cabeça das pessoas, um momento em que muita fake news circula por todo lado, e um momento em que muitas pessoas recorrem aos buscadores para encontrar informação útil e confiável.

Neste contexto, prevendo uma oportunidade de alavancar os rendimentos com os sites, decidi que passaria o mínimo de tempo discutindo política nas redes sociais mas, em contrapartida, utilizaria todo meu tempo livre para gerar conteúdo relacionado às eleições. Uma estratégia muito simples, até óbvia, mas que para funcionar precisaria ser implementada com uma certa técnica que "desenvolvi". Bom, vamos ao resultado:


Explosão de acessos ao site Abacus Liquid no dia das Eleições

Como pode ser visto na figura acima, o ponto máximo ocorreu ontem, quando o Abacus Liquid obteve 123 mil acessos (o recorde anterior ocorreu no último dia de entrega do IR deste ano). Época de imposto de renda sempre é boa para meus sites, pois é um assunto que abordo muito, mas  acreditei que poderia repetir o resultado e talvez até melhorar, e funcionou.


Como pode ser visto no twitt acima, o Abacus conseguiu superar a marca de 1.000 usuários online no final da manhã de ontem. Foi a primeira vez que isto ocorreu, e para não travar os acessos ao servidor, precisei intervir no CloudFlare para colocar o nível de cache no máximo. (Se você ainda não usa o Cloud, deveria instalar urgentemente, além de ser grátis, é uma excelente forma de manter seu site com ótima performance, mesmo em momentos de estresse de acessos).

Bom, o objetivo deste post é compartilhar a estratégia para conseguir resultados como este. Já andei compartilhando esta estratégia lá no grupo do AdSense e no grupo de SEO, mas acho que poucos colegas blogueiros frequentam estes grupos. A estratégia é muito simples: basta você abordar um tema que terá muitos acessos no futuro, isto é, você precisa se adiantar em relação ao evento. No caso das Eleições 2018, a maioria dos posts eu criei ainda em 2017, e neste ano apenas fiz pequenas atualizações.

Outra dica importante é em relação à escolha dos temas. Alguns assuntos possuem concorrência muita elevada, e dificilmente você conseguirá ranquear, mesmo fazendo o post com muitos meses de antecedência, no período do evento você perderá muitas posições. Desta forma, você precisa trabalhar em assuntos com menor demanda. Sei que é um desafio encontrar tais temas, mas só com a experiência e com muitos testes você conseguirá aprimorar esta técnica, é quase uma "empiria".


O Abacus Liquid teve um crescimento de tráfego de 107% nos últimos 30 dias.


O Web Informado teve um crescimento de tráfego de 30% nos últimos 30 dias. 

No Web Informado, criei apenas 2 artigos relacionados às eleições, se você digitar "memes candidatos 2018" e "candidatos com nomes engraçados" no Google você encontrará estes artigos. Você irá se espantar com os artigos dado o nível de "bossalidade" dos mesmos. Mas tenha em mente que estamos no Brasil, e ninguém neste momento estará procurando por "quociente eleitoral" e sim por coisas, digamos, mais "leves" rs.

Bom, espero ter contribuído um pouquinho com os colegas blogueiros que desejam aumentar os acessos aos seus blogs. Mas não se iludam, não é garantia que irá funcionar, muitos artigos que criei tiveram menos de 100 page views, o importante é testar, testar e testar. Abraço a todos e que venha o segundo turno!!!

Bônus: Disparando push notification para o Abacus Liquid...

20 comentários:

  1. Show de bola Uó, parabéns pela estratégia e pela conquista!

    Um dia chego lá com o https://economistavisual.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Alexandre! Muito bacana! E o mais legal é que está compartilhando todo esse conhecimento.

    Abraço!

    http://antipoda.com.br/

    ResponderExcluir
  3. muito fácil espanhando fake news né!

    ResponderExcluir
  4. Ter uma boa estrategia de SEO é fundamental!

    A gente como autores de blogs precisamos que o google ranqueie bem nossos blog para serem mais vistos.

    A maior parte do trafego no meu blog vem dos artigos mais recentes, e das pessoas que vem do Facebook onde partilho meus artigos nos grupos relacionados.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  5. Sou seu fã, Uo. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Uó, eu mesmo fui pesquisar algo sobre deputado e seu site webinformado aparecia na primeira página de resultados no Google !

    Me diz uma coisa, quanto em R$ estes pageviews geraram ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Poney.
      Mês que vem faço um post com os $$$ rs
      Abraço!

      Excluir
  7. Legal Uoh! Deu quanto de faturamento esses acessos?
    Um pessoal me disse que O Antagonista fatura mais de nove milhoes de reais por mês.
    Será que é tudo isso mesmo? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que fechar este mês vou apurar o $$$
      O Antagonista tem cerca de 25 milhões de page views. Considerando um RPM de 3 dólares, que é a média do mercado, isto vai dar em torno de 75.000 dólares por mês de AdSense. Mas deve ter outras monetizações, mas nove milhões é muito, não chega nisto.
      Abraço!

      Excluir
  8. Parabéns pelo excelente trabalho! Poderia incluir meu blog na coluna de recomendados? Podemos fechar uma parceria caso tenha interesse. Link do meu blog: https://lucrandonabolsa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, eu coloco o link caso o outro site também link.
      Abraço!

      Excluir
  9. Parabéns, cara!
    Sempre aprendo lendo seus posts aqui.
    Preciso rever a estratégia no meu blog do Zé Batalha: https://windmateus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!
      O importante é ir evoluindo aos poucos.
      Abraço!

      Excluir