segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Ainda é possível viver de blog com Adsense?

Mês passado completei 4 anos de Adsense. Comecei monetizar meus blogs no início de 2017. Na verdade já tinha tentado antes, de forma amadora, mas só em 2017 visualizei que tinha nestes blogs uma possibilidade real de fazer dinheiro. A pergunta que fica é: ainda é possível viver de blog com Adsense?

A resposta é sim! Mais do que nunca, é possível viver de blog com Adsense. Na medida que o mundo vai ficando cada vez mais digital, onde as iniciativas de digitalização da economia foram adiantadas em pelo menos 5 anos pela pandemia, ter um blog monetizado na internet é uma excelente fonte de renda. Vejamos o desempenho de faturamento que tive nestes últimos 4 anos:

Como pode ser visto na planilha acima, o faturamento médio mensal cresce a cada mês desde que comecei. Ao todo já faturei perto de 600 mil reais. a maior parte deste dinheiro veio com Adsense (572.505 reais), o restante veio de publicidades diversas.

Notem que estou falando aqui apenas de monetização com publicidade. Existem ainda outras formas de monetização que eu não faço, como vendas de info produtos, que também pode ser implementada por quem gera conteúdo online.

Enfim, se você tem um blog e não está monetizando de alguma forma, você está perdendo tempo. Mas atenção, é preciso ter disciplina e persistência pois os resultados não aparecem no primeiro ano e também empregar algumas técnicas para que o resultado apareça de fato.

Se você tem alguma dúvida, poste aí na área de comentários que terei enorme satisfação em responder. Podemos crescer juntos com cooperação e troca de conhecimentos.



33 comentários:

  1. Rapaz, eu achei que isso fosse basicamente impossível! Parabéns, realmente incrível.

    A propósito, eu nunca consegui ativar o ADsense do meu blog..hahaha, não que fosse fazer muita diferença xD mas ele fica eternamente em "estamos revisando blá-blá-blá"...

    Abraço!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala engenheiro!
      Também sou engenheiro, rs
      Então, eu nem perderia tempo colocando Adsense no seu blogspot, pode notar que eu nem uso aqui neste blogspot que tenho, o correto mesmo é você registrar um domínio e criar um site, de preferência usando o Wordpress.
      Abraço!

      Excluir
    2. Venho a discordar disso, tenho um site no WP e outro no Blogger, o blogger tem mais audiencia, nao mto, mas ganha mais que o WP. isto é muito relativo.
      Além disso acho o WP lento e plugins só tem nego tentando vender shit

      Excluir
    3. Claro que não é só a plataforma que vai determinar a audiência. Outros critérios como tempo de vida do blog, quantidade de posts, frequência de atualização, tipo de assunto abordado, autoridade, etc também contam. O que quis dizer é que se você vai se propor a fazer algo mais profissional, não vale a pena fazer isto no blogspot.

      Excluir
  2. Olá Uó, tudo bem? Faz tempo que não postava em? Gostava muito dos seus posts com técnicas para adsense, fico feliz que esteja dando certo para você essa forma de renda extra. Inspirado na saga de vocês, quase milionários de Adsense, estou começando a tentar publicar também. Poderia comentar qual a frequência de postagem que voce usa para ter esses ganhos? Você acha que posts mais impessoais, sem opiniões e com mais fatos, que são o que as pessoas costumam procurar, ranqueiam melhor? Obrigado pela atenção. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Matheus,
      De fato este blog aqui este meio abandonado. Como concentro esforços nos outros sites acaba que este blog aqui fica de lado.
      Hoje eu dedico cerca de 3 horas em 3 sites. Procuro fazer pelo menos uma postagem diária em cada um dos 3, incluindo os sábados. Domingo é dia de folga, rs.
      Sobre conteúdo, quanto mais popular melhor. Mas precisa ser conteúdo que gera valor, que responda algum dúvida, algum tutorial, etc. Não basta ser popular, tem que ser útil.
      Abraço!

      Excluir
  3. Uó,

    Parabéns pelos resultados alcançados!

    Vou acompanhar todos as suas respostas nesse post, pois meus ganhos com adsense continuam baixos demais...

    Boa semana!
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simplicidade!
      Não deixe de postar suas dúvidas.
      Abraço!

      Excluir
    2. Rosana, veja meu comentário lá embaixo. Acredito que o estilo de seu site se assemelha ao meu (mais filosofia, e não tira-dúvidas). Perfil de site p ganhar no Adsense é tudo!

      Abraço!

      Excluir
  4. Cara...faz um mini curso sobre isso! Acredito que muitas pessoas estariam interessadas nisso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curso já tem muitos por aí. O que eu sei posso passar de graça, mas precisa perguntar, rs.

      Excluir
  5. Uó, boa tarde. Você poderia dar umas dicas pra quem está começando. Que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Para quem está começando eu tenho alguns artigos básicos neste link, qualquer dúvida que aparecer pode perguntar.
      https://abacusliquid.com/tag/dicas-para-blogueiros/

      Excluir
  6. Porque o seu site abacusliquid não atualiza no feed do Blogger? já excluí e inseri de novo e não atualiza..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei Stifler.
      Mas nem perca tempo. Não estou postando mais nada de útil lá. Só alguns posts patrocinados quando aparecem.

      Excluir
  7. Fico dando voltas em qual tema escolher, o tema que domino (agricultura, agropecuária) tem um publico um pouco mais restrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns temas tem pouco apelo mesmo. Neste caso será difícil ganhar com Adsense, teria que tentar algo como infoproduto ou cursos.

      Excluir
  8. Ótimo post Uó! Tenho planos de me aventurar com um site faz anos mas nunca tirei do papel, só comprei a hospedagem e deixei de lado.

    Tenho algumas dúvidas:

    Você mesmo escreve todos seus posts dos blogs? Ou tem algum redator que escreva também?

    Aprendeu SEO por onde? Ouvi falar que se não souber SEO fica muito difícil ganhar algo com blogs.

    Como você "ganhou tração" nos sites novos? Tenta rankear pela palavra chave e criar backlinks com os sites que já existem?

    Imagino que sejam sites de conteúdo em algum nicho específico?

    Você recomenda alguma hospedagem? Assinei o plano da Hostinger, mas pesquisando um pouco mais me falaram bem melhor da Digital Ocean.

    Da pra conciliar escrever nos blogs com seu trabalho normal? É a maior desculpa que eu uso pra não começar. Mas acho que vale a pena começar a investir.

    Desculpa pela enxurrada de perguntas, iniciante é assim mesmo. Mas meus parabéns pelos ganhos.

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jovem, seguem as respostas...

      Você mesmo escreve todos seus posts dos blogs?
      -Sim.

      Ou tem algum redator que escreva também?
      -Até tem um sobrinho meu que está escrevendo alguns posts, mas estou ajudando-o com algumas despesas, assim que ele se formar na faculdade vai parar.

      Aprendeu SEO por onde?
      -Vídeos de Youtube, posts de blogs e forums como este...
      https://www.facebook.com/groups/seobr

      Ouvi falar que se não souber SEO fica muito difícil ganhar algo com blogs.
      -Antigamente existiam alguns macetes que devam resultados melhores, mas está cada dia mais difícil usar macetes. Mas é bom saber.

      Como você "ganhou tração" nos sites novos?
      -Na verdade ganhei tração só em 1 site novo. Os outros ainda estão em fase de "tracionamento". Não teve um motivo específico, acho que foi mais sorte mesmo. Internet tem muito de sorte também, não basta ser só esforçado.

      Tenta rankear pela palavra chave e criar backlinks com os sites que já existem?
      -Estou começando investir em backlinks agora, antes eu não fazia, mas estou vendo necessidade.

      Imagino que sejam sites de conteúdo em algum nicho específico?
      -Os sites antigos (Abacus Liquid e Web Informado) eram genéricos, sem assunto específico, mas eles caíram muito no posicionamento. Acredito que agora o importante é "nichar" os sites.

      Você recomenda alguma hospedagem?
      -Para sites no início pode usar uma destas mais famosas (Godaddy ou Hostgator). Se começar ter muitos acessos precisará procurar uma hospedagem dedicada.

      Assinei o plano da Hostinger, mas pesquisando um pouco mais me falaram bem melhor da Digital Ocean.
      -Para host dedicado ouvi dizer que a Digital Ocean é melhor. Eu contratei um serviço de hospedagem de uma pesssoa, ele faz tudo, acho que ele hospeda na Digital Ocean.

      Da pra conciliar escrever nos blogs com seu trabalho normal?
      -Dá sim porque dedico as horas extras, em torno de 3 horas por dia.

      É a maior desculpa que eu uso pra não começar. Mas acho que vale a pena começar a investir.
      -Sim, se vc não tiver hora sobrando vai ficar difícil. Mas acho que vale o sacrifício pois ter uma renda apenas é perigoso. "Quem tem um não tem nenhum" rs

      Excluir
    2. Agora que percebi que ficou quase uma entrevista de tanta pergunta, rs.

      Muito obrigado pelas respostas. Vou me planejar pra me aventurar nesse mundo também.

      Excluir
  9. Olá Uó!

    Já faz quase um ano que desativei o Adsense do meu blog. Os ganhos eram muito baixos e não compensavam aquela chatice de anúncios no visual. Um conhecimento que levei dessa experiência é que depende muito do assunto e de sua proposta com o site.

    No meu caso, o blog é sobre investimentos, mas algo mais profundo, como o estilo de vida FIRE. Acredito que o público não possui a tendência de clicar em links. Não me sentia à vontade também, de realizar técnicas de persuasão para que o leitor clique no Adsense.

    É um site que possui a minha marca registrada e não queria "polui-lo". Não queria também, influenciar pessoas a clicar em propagandas de anunciantes que não gosto (são vários - se fosse cancelá-los, não sobraria muita coisa p ganhar dinheiro). Assim, resolvi tirar tudo.

    Acredito que ele possa valer a pena na proposta que vc fez para vc mesmo: sites que tirem dúvidas relativamente simples (não são de "filosofia"), onde você "não apareça" (possui mais liberdade para ser agressivo nos anúncios), etc. Veja que foram esses sites que deram certo p vc. Aqui e no Abacus os ganhos são bem menores, não? E no caso do Abacus, acredito que o que mais dava ganho era sua série de IR, não? Coisas que "tiram-dúvidas", que não existem no Viagem Lenta.

    Enfim, tudo isso p acrescentar que depende muito da proposta do site. Vc fez certo em criar algo para responder questões. É isso que indexa. É um público ávido e mais facilmente influenciável para clicar nos anúncios. Merece toda nossa admiração e parabéns!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala André!

      Acho que você tomou a atitude correta. Pode notar que aqui neste blog eu também desativei os anúncios. Além de não estar rendendo nada aqui, acabava me limitando pois teria que seguir as regras do Adsense. Blog pessoal não faz sentido ter publicidade.

      Abraço!

      Excluir
  10. Caramba Uó, você é o Primo Rico???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera, aquele cara é uma máquina de fazer dinheiro. Só o canal de YT dele fatura 5x mais do que eu faturo.

      Excluir
  11. Olá Uó, tudo bem?

    Realmente seus ganhos são muito bons, você é um mestre nos sites.

    Eu os meus dois sites ( o Dinheiro Investimento e Lazer e o Segredos do Investimento) davam no final do mês o equivalente a algumas cervejas ou um jantar num restaurante mediano.

    Mas ainda tenho de tirar a despesas do Domínio do Dinheiro Investimento e Lazer e da Hospedagem e Domínio do Segredos do Investimento então sobre pouco no final do ano de lucro.

    O que me desanimou é que o Segredos do Investimento no WordPress que é um site mais profissional depois da atualização do Cpainel do PHP, ficou fora do ar, depois eu atualizei o do PHP 7.0 para 7.4 o site voltou, mas as postagens ficaram só com o titulo o texto sumiu no site, mas aparece por dentro no Wordpress para mim quando entro lá dentro na parte de edição. Não há maneira de resolver o problema falei com o suporte mas eles me respondem com uma mensagem pronta e não trazem a solução.

    Isso me desanimou muito eu me esforçar depois ficar com o site assim, seu efeito.

    Agora estou dedicando mais ao Youtube estou fazendo 3 vídeos por semana, já estou com mais de 2 mil inscritos, neste momento a renda do youtube e dos sites são praticamente iguais, creio que com o crescimento do youtube poderá passar o dos sites.

    Ainda falta muitos anos para ter uma renda parecida com você, creio que será mais fácil de ser possível no Youtube mas talvez só daqui a uns 10 anos e quando fizer uns 1000 vídeos, já fiz quase 200 vídeos (e dá muito trabalho, escrever o roteiro, editar e lançar um vídeo).

    Queria crescer as duas fontes de renda, o youtube e o site, mas devido ao problema que tive no site segredos do investimento do wordpress que deixou de funcionar as postagens fiquei bem desanimado.

    Estou sempre disponível para ajudar, troca de conhecimento, collab, qualquer coisa, acredito que na internet com parcerias se cresce mais e se ganha mais.

    Abraço e continuação de mega sucesso com os blogs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala DIL.
      Conclusão que cheguei é que você precisa focar em um canal. Se vai fazer YT faça só YT. Se vai fazer blog faça só blog. Muito difícil fazer mais de um. A não ser que você tenha uma equipe.
      Abraço!

      Excluir
    2. É verdade, fica difícil fazer várias coisas ao mesmo tempo.

      Estou a deixar mais os blogs de forma passiva, já dão uma renda passiva pequena.

      Estou focando mais no YouTube felizmente já monetizei o canal esta com perspetivas de crescimento interessantes (embora com muito trabalho faço 2 vídeos por semana mais uma live no fim de semana), mas acredito no projeto a longo prazo.

      Adoro os seus posts, aprendi muito sobre blog com você.

      Abraço.

      Excluir
  12. o meu fica sempre em revisão aqui...compensa comprar o dominio e registrar então né, e depois que faz isso e possui alguns acessos o adsense funciona tranquilamente?

    os anuncios sao escolhidos automaticamente pelo google depois que ele ve sobre o que é seu site?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A primeira coisa a fazer é registrar um domínio com um bom nome. Eu escolhi péssimos nomes para meus primeiros sites. Depois que colocar o domínio no ar faça uns 30 posts com assuntos do nicho do site. Posts bons, com conteúdo relevante. Depois é só pedir a aprovação. Sim, o Google coloca os anúncios automaticamente, basta você adicionar alguns scripts nas páginas do site.

      Excluir
  13. quais são seus outros sites? como ganha com adsense, sendo que não vejo propaganda nos seus blogs.
    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui neste blog não tem anúncio não. Só nos outros sites. Estão todos aí no blogroll.

      Excluir
  14. Que evolução fantástica em 4 anos Uó! Parabéns!
    Eu ainda não ativei o Adsense, mas depois dessa eu vou tentar ativar heim! hahaha...
    Coloquei o seu blog na minha lista de blogs recomendados no ifologiapop.com

    Um abraço e sucesso, Uó!

    IFólogo Pop

    ResponderExcluir
  15. Fala Uó! Parabéns! O foda é que meu brógui é pobrinho pobrinho... além do que parece que o povo não está se interessando mais em ler textos. É osso. Um abraço!

    ResponderExcluir