domingo, 28 de junho de 2015

Tragédia Grega

Se preparem colegas investidores, teremos dias nervosos a partir de amanhã...


A expectativa cada vez maior de saída da Grécia do euro provocou uma onda de fuga do risco já na noite deste domingo nos mercados. Em meio ao anúncio de feriado bancário na Grécia para esta segunda-feira, às 21h30 do Brasil, o euro recuava 1,4% diante do dólar nos mercados asiáticos. O petróleo caía 1,5% e os contratos futuros índice Standard & Poor’s 500 recuavam também 1,5%. Em Tóquio, o Índice Nikkey perdia mais de 2% . Ao mesmo tempo, o ouro subia 1%, uma indicação de maior procura por proteção. Nem mesmo a decisão do Banco Popular da China, de reduzir os juros de 5% para 4,85% ao ano animou os mercados.

O impacto sobre os mercados financeiros será intenso, começando na Europa, atingindo os países mais frágeis, como Portugal, Irlanda, Espanha e Itália. A expectativa é de que o BCE aumente a liquidez para os bancos da região para além dos US$ 60 bilhões por mês de recompra de títulos já garantidos. Por isso, analistas dizem que é importante ficar de olho no que o BCE vai fazer nos próximos dias para evitar o contágio da crise grega.

A turbulência deve se espalhar para outros países, como Estados Unidos, chegando também aos emergentes, incluindo o Brasil, e deve se acalmar apenas à medida que o BCE e os países da Europa demonstrarem o compromisso de defender o euro de possíveis contágios provocados pela inadimplência da Grécia e até sua saída do euro.  As autoridades europeias se esforçam em demonstrar tranquilidade e afirmam que o impacto da saída grega não será tão dramática como há alguns anos, já que houve um tempo para preparar a região e os bancos para um calote da Grécia. Mas nem todos os investidores vão pagar para ver e muitos vão preferir se desfazer dos ativos da região até que a situação se defina. Até lá, os mercados vão ficar instáveis e o risco para o pequeno investidor, elevado.

Fonte: Pavini

sábado, 27 de junho de 2015

sábado, 20 de junho de 2015

LTN - Tesouro Prefixado: Está na Hora de Investir?

Caros investidores,

Estamos passando por um momento de "entressafra" no mercado de renda variável em que está difícil achar boas opções de compras em ações e FIIs. Considerando ainda que os fundamentos macros da economia não estão nada atrativos então devemos olhar com carinho a renda fixa.

Fazer um bom investimento em renda fixa, ao contrário do que possa parecer, pode ser até mais difícil do que investir na renda variável. As vedetes do momento que são as LCIs e LCAs estão sumindo do mercado. Mas o tesouro direto e suas altas taxas continuam aí disponível para deleite do investidor.

Particularmente tenho investido neste ano em Tesouro Selic (LFT) para montar um fundo de reserva. Em se tratando de TD este é o investimento mais seguro. Se você tem dinheiro parado em poupança considere com carinho a transferência deste para a LFT o mais rápido possível.


Indo agora de encontro ao título do post: "está na hora de investir em LTN"? Aportar em LTN sempre tem um risco embutido que é errar o timing do ciclo de juros. Porém pode ser um excelente investimento se executado nos momentos certos. Mas como nunca saberemos onde está o topo/fundo de qualquer curva cabe ao investidor lançar a sua aposta.

Dito isto, iniciei neste mês meus aportes periódicos em LTN. Estou usando o mecanismo de investimento programado da corretora e, com os aluguéis que recebo de alguns FIIs, comprando uma LTN por mês. Devo manter este programa ativo até que a curva de juros comece apresentar um movimento de queda. Estou fazendo a coisa certa? Aceito a sua opinião.

Sugiro a leitura deste excelente artigo.

Bom final de semana a todos!

sábado, 13 de junho de 2015

Gerando Fluxo de Acessos para o Blog...

Fala galera da blogosfera!

Há algum tempo venho monitorando o fluxo de acessos para o blog. Percebi que grande parte dos acessos são provenientes do próprio Google. Porém, alguns colegas da blogosfera são grandes geradores de conteúdo e por consequência fluxo de acesso. Abaixo os principais sites de referência...


Post nada a ver mas só para registrar mesmo, rs.

Bom fim de semana a todos!

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Preço Justo das 10 Melhores Ações da Bolsa

Estava devendo este post ao colega S. Guarda. Fui questionado por ele em qual seria o preço justo das ações do Bradesco segundo meu "método" de precificação. Esta metodologia baseia-se em análise gráfica e já foi exemplificada neste post mas irei utilizar agora outros exemplos práticos. Para fins didáticos, irei definir 3 pontos de classificação: Preço Justo, Preço Justíssimo e Preço Injusto, rs.

Começando pelo Bradescão, a seta vermelha indica a região de preço injusto, a seta verde indica a região de preço justo e a seta azul a região de preço justíssimo. Na sequência destaco outros ativos de minha preferência, os top-10...











A região da seta vermelha indica sobre-preço do ativo e deve ser evitada para compras. É um bom ponto de para vendas parciais se o investidor pratica B&H ativo.

A região da seta verde indica um local de equilíbrio dos preços, ou seja, onde as forças vendedoras e compradoras encontram equilíbrio. Um bom ponto para início de aportes.

A região da seta azul indica o local onde o preço está significativamente descontado em relação às suas médias históricas. Neste ponto os aportes mais vultosos devem ser considerados.

Considerando esta metodologia, já é momento de iniciar aportes nos bancos Itaú e Bradesco. Os demais ativos ainda apresentam preços elevados em relação à suas médias de longo prazo.

Abraço e boa semana a todos!

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Day-Trade Vale a Pena?!

Veja meu novo site Aqui 

Pergunta do internauta: Uó, Tenho estudado day-trade com mini contratos. Na sua opinião vale a pena como forma de trabalho, aumentar patrimônio, etc???


Resposta d'Uó: Internauta, a resposta é sim e não. Ter sucesso em day-trade depende basicamente de dois fatores: disciplina e controle emocional. Desenvolver um setup de trade é algo relativamente simples, mas seguir o setup com disciplina e manter o controle emocional diante das perdas e dos ganhos é o X da questão. Estou pra te falar que uma parcela relativamente pequena daqueles que se aventuram nesta empreitada é vencedora. Para aqueles que tem disciplina e controle emocional vale sim como forma de trabalho e como ferramenta para aumento de patrimônio. O ideal será a pessoa ter uma renda passiva suficiente para pagar as contas mensais, e desta forma não ter a pressão diária de buscar no mercado o seu sustento. Aquele trader que não tem a obrigação de operar se dá melhor do que aquele que é obrigado, pois este último não terá paciência para aguardar as melhores oportunidades e desta forma levará mais stopes. Outra questão fundamental é o tempo diário disponível para operar, se o cidadão não dispor de pelo menos 3 horas diárias não será possível ter sucesso.


Tenho operado day-trade em minicontratos de índice e dólar sistematicamente desde a primeira semana deste ano, já estou quase completando 100 pregões, e minhas primeiras impressões são:

- Nos primeiros meses o importante é preservar o capital. Opere pequeno, no índice opere com 3 contratos no máximo, no dólar opere com 1 contrato. Busque no índice ganhar 50 pontos por operação e no dólar 2 pontos. São operações denominadas scalper. As operações mais rentáveis sãos as de tendência intra-diária, porém o trader poderá levar muitos stopes buscando estas tendências, então é importante, no início, se contentar com pouco.


- Não trabalhe com margem alta na corretora, libere uma margem de no máximo 10 contratos. Eu tinha na minha corretora uma margem de 100 contratos e nem preciso escrever aqui o que aconteceu, rs. É muito didático escrever aqui que deve-se ter disciplina e controle emocional mas na prática a história é outra. Em situação de extremo estresse (perda financeira) o seu cérebro não vai funcionar como manda o figurino e é melhor ter uma trava para não cometer uma loucura (experiência própria, rs).


- Procure limitar as perdas, se a sua média de ganhos diários é de 50 reais então estabeleça um perda máxima de 100 ou 150 reais por dia. O ideal será limitar a perda diária na mesma média dos ganhos, porém isto é uma das coisas mais difíceis para o trader. Haja controle emocional. Eu por exemplo estou tendo um média diária de 130 reais de ganho e no primeiro dia desta semana fechei com 545 negativo, ou seja, um valor 4 vezes superior à minha média. Devolvi para o mercado, em apenas um dia, o que eu levei a semana toda para ganhar. Depois de 21 dias operando no positivo fui pego pelo excesso de confiança que leva à indisciplina.


- Tenha uma boa plataforma gráfica onde seja possível traçar LTAs e LTBs. Médias móveis também são importantes como pontos de suporte e resistência. Utilize poucos indicadores, eu gosto mais do IFR2. Visualize mais de um tempo gráfico (1, 5, 15, 60...), você pode criar um setup que dê entradas e saídas no 1 minuto mas visualizando tempos maiores será possível filtrar as operações com mais eficiência.


- Tenha uma boa plataforma de notícias, mas se não for possível pagar uma participe de alguma sala de trade ao vivo pois lá você saberá os momentos de divulgação das notícias de alta relevância que costumam sacudir o mercado. Nos momentos de notícia você deverá estar fora do mercado, ou, se for agressivo, poderá lançar uma ordem de pescaria para pegar uma possível oscilação de preço.


- Fique atento aos momentos de abertura dos pregões no Brasil e nos E.U.A. são momentos em que o índice costuma ter grandes oscilações. Assim como os momentos de divulgação de notícia não é bom estar posicionado.


- Após abertura do pregão de ações da Bovespa, se estiver operando o índice, monitore os principais papéis. Atualmente eu monitoro PETR4, VALE5, ITUB4, BBDC4 e ABEV3. Quando há divergências entre estes papéis o índice fica consolidando e não vale a pena operar. Os melhores momentos ocorrem quando estes papéis estão todos caminhando em um mesmo sentido.


- Nem tente fazer tape reading no índice, não é eficaz. Tape reading, na minha opinião, só funciona em um ativo isolado como uma ação ou como o dólar. Ainda tenho minhas dúvidas se esta técnica funciona nos mini-contratos. Acredito que é válida para os contratos cheios, mas nos minis o book e fluxo de ordens não quer dizer muita coisa.


Abraço e bons trades!