Marketing 3.0
O termo "Marketing 3.0" é um conceito elaborado por Philip Kotler no seu livro “Marketing 3.0 - As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano”. Segundo o autor, Marketing 3.0 é o estado mais avançado do marketing, que modifica a relação entre mercado e consumidor. Se antes o marketing considerava os consumidores como uma massa passiva ou um alvo a ser atingido, nesta fase eles são vistos simplesmente como seres humanos, com toda sua complexidade e suas preocupações sociais. Kotler desenvolveu outros dois conceitos: Marketing 1.0 e Marketing 2.0. Então, para entender melhor o conceito, vamos antes entender o termos anteriores:
Marketing 1.0: Foco no Produto
O Marketing 1.0 surgiu num ambiente de escassez de produtos e ausência de concorrência, no início do século 20. Nesse contexto, o marketing não precisava estudar o público-alvo ou criar diferenciação para a marca. Naquela época, a função do marketing era simplesmente apresentar produtos e massificar sua venda para a população. A comunicação era padronizada para todos os consumidores, considerados uma massa homogênea e passiva.
Marketing 2.0: Foco no Consumidor
A sociedade evoluiu e o consumidor passou a ter gostos, necessidades e escolhas e amadureceu em relação ao marketing. Enquanto isso, diferentes marcas começaram a surgir e geraram concorrência no mercado. E assim surgiu o Marketing 2.0. Nessa fase, as empresas perceberam a necessidade de olhar além do seu produto - era preciso conhecer os consumidores para atender suas necessidades e desejos. Surgiu então a estratégia de segmentação de mercado. A partir dessa segmentação, a empresa pode definir o público-alvo das suas estratégias de produto, praça, preço e promoção (os 4Ps do marketing), que iriam diferenciá-la dos seus concorrentes.
Marketing 3.0: Foco em Valores
Se antes as empresas estavam no topo da hierarquia do mercado, a web colocou o consumidor no poder. Hoje, ele pode consultar o Google a qualquer momento, interagir nas redes sociais, consultar opiniões de outros consumidores e alcançar milhares de pessoas na web. Com todo esse acesso à informação e possibilidade de expressão, o consumidor deixou de ser apenas um alvo que será atingido pelas marcas. Ele amadureceu, entendeu o seu poder no mercado e quer ser ouvido.
André Midani: Do Vinil ao Download
Sempre estou lendo dois livros em paralelo, um técnico e outro "não técnico" como um romance, uma ficção ou uma biografia. No momento, estou lendo o livro do Midani. Para quem gosta de música, é uma leitura saborosa...
Um dos nomes mais importantes da indústria fonográfica do país, participante ativo do nascimento da bossa-nova, da tropicália e do rock nacional, André Midani reúne em sua autobiografia vários momentos que presenciou e protagonizou. A Nova Fronteira relança este mês “André Midani – do Vinil ao Download”, onde o executivo de empresas como Odeon, Phonogram e WEA conta como a sua vida e episódios da história mundial (foi testemunha do Dia D) e do Brasil (ditadura militar) se misturaram.
Bom fim de semana e boas leituras!
Excelente livro o Marketing 3.0 agora já existe o Marketing 4.0 também um ótimo livro aconselho a leitura.
ResponderExcluirSegui a sua sugestão em relação em relação ao pop-up, retirei ele do site. Estava testando a ferramenta de pop-up.
Abraço e bons investimentos.
Opa DIL, não sabia. Vou consultar.
ExcluirAbraço!
Já li esse livro e várias empresas estão passando por essa mudança cultural.
ResponderExcluirHoje, o lema não é mais o "foco no cliente". Mas sim o "foco DO cliente".... é um processo de criação de vínculos e que sustenta a posição no cliente.
Você é da área Lucio?
ExcluirTrabalho numa usina siderúrgica, em desenvolvimentos. Então, algumas abordagens de marketing são necessárias para fidelizar o cliente.
ExcluirLegal.
ExcluirMeus principais clientes são usinas siderúrgicas.
Abraço!
Uó,
ResponderExcluirInteressantes dicas. A evolução do marketing é bem visível hoje em dia, o que é, de certa forma, bom para nós consumidores que começamos a rejeitar certos produtos e a buscar outros. Epresas que percebem isso, conseguem sair na frente na hora de suprir os novos desejos - e necessidades - dos consumidores.
Um bom final de semana!
Simplicidade e Harmonia
O cliente não é mais um ser passivo a ser bombardeado por publicidade, ocorreu uma inversão de valores.
ExcluirObrigado Simplicidade!