sábado, 14 de abril de 2018

Ranking dos Blogs de Finanças

Tenho visto por aí, nos blogs da finansfera, vários comentários a respeito da qualidade dos blogs. Muitos leitores estão reclamando do nível dos assuntos publicados pelos blogueiros. Alguns leitores já desistiram de acompanhar os blogs da finansfera brasileira e agora acompanham apenas os blogs da finansfera americana. A pergunta que surge é: nossa finansfera está morrendo?

Ao fazer o levantamento do ranking dos blogs de finanças do primeiro trimestre de 2018, pude notar alguns números nada animadores. Apesar do número de blogs em atividade ter aumentado bastante nos últimos meses (tenho cadastrado 220 blogs), a grande maioria deles caiu no ranking ou sequer está ranqueada.

Comparando o último levantamento realizado em janeiro com o levantamento realizado hoje, 79 blogs caíram de posição no Alexa Rank sendo que 90 blogs nem estão ranqueados atualmente. Sabemos que nossa finansfera é muito amadora se comparada com a finansfera americana. O que comprova isto é a grande quantidade de blogs sem domínio próprio. Enquanto que na finansfera americana, 100% dos blogs possuem domínio registrado, aqui na nossa finansfera o percentual não passa de 5%.

http://abacusliquid.com/best-finance-blogs/

Acredito que a falta de conhecimento dos blogueiros é um dos pontos que contribui para a baixa relevância da nossa finansfera. Outro fator que prejudica a finansfera brasileira é o desaparecimento dos blogueiros mais experientes. Nesta semana, em conversa por Skype com o colega blogueiro Economicamente Incorreto, estava discutindo sobre isto. Ele mesmo me confidenciou seu caso que vai de encontro à minha percepção. Me disse que seu grau de interesse por um assunto gira em torno de 4 anos. Isto é, durante algum tempo da sua vida, estudou e publicou muitos artigos sobre investimentos, mas naturalmente o assunto se esgotou e hoje direcionou seu foco para outros interesses.

Isto é algo que ocorre na vida de todo mundo, o ser humano, assim como tudo na natureza, tem a vida composta de ciclos. Mas o que afasta os blogueiros mais experientes da finansfera, na minha forma de ver, é justamente o amadorismo dos blogueiros. Algo que não ocorre na finansfera americana, já que lá se fala muito em independência financeira e os próprios blogs são um tijolo para a construção deste objetivo. Como são todos profissionais, os mesmos se constituem como um ativo financeiro do blogueiro, capaz de gerar renda "semi-passiva".

Digo "semi-passiva" porque a manutenção de uma blog exige esforço. Não é como comprar um fundo imobiliário e ficar só esperando o aluguel cair na conta todo mês. Ter um blog é um trabalho como outro qualquer, a grande diferença é que você é dono dele, e é a melhor forma de sucessão patrimonial que eu conheço. Quando você morre, a sua herança é tributada pelo governo. Isto não ocorre com um blog. Quando eu morrer, meu filho irá herdar 100% da renda proveniente dos meus sites, com tributação zero nesta transferência de ativos.

Ranking da Finansfera 1T2018

 

Nas primeiras 7 posições do ranking, não tivemos novidades: os blogueiros mais bem posicionados no ranking mantiveram suas posições. Além disto, todos eles conseguiram subir no indicador Alexa Rank.

3 nos blogueiros estão agora no top-10: Ele Não Surfa Nada, Resenha Virtual e Corey Investidor. Outros blogueiros que subiram no ranking foram: Investidor Inglês, Aposente aos 40 e Além da Poupança.

O blogs mais bem posicionados que caíram no ranking foram: Pobre Poupador, Viver de Renda, Blog d'Uó, Investidor de Risco, Buscando o Primeiro Milhão, KB Investimentos Senhor Bufunfa e Seu Madruga.

Este blog que vos fala é um exemplo do que ocorre na finansfera. Na medida em que posto menos por aqui e tenho menos engajamento com os leitores, meu posicionamento vai caindo no ranking.

Em vermelho estão os blogs que saíram do ranking. Em azul estão os blogs que entraram. Tivemos 33 blogs saindo e 28 blogs entrando no ranking. Portanto, o saldo negativo para a nossa finansfera. Vamos ver se melhora daqui três meses.

175 comentários:

  1. Fala Uó! Realmente é muito ruim que alguns dos mais antigos tenham parado de postar, seja por imprevistos ou porque largaram mão. Mas acredito que é uma fase, eu espero que eles voltem e continuem enriquecendo mais a finansfera em todos os sentidos.

    Ah, vc pode add meu blog no seu blogroll? Tanto o seu blog quanto o abacus já estão lá no meu. Nele conto um pouco de minhas aventuras na vida, no trabalho e um pouquinho de viagem dentro da minha mente, segue o link: https://funcabeta.blogspot.com.br

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não criei domínio próprio do meu. Nunca me preocupei com essas coisas. Só com publicar para um público bem específico que já conhecia o meu trabalho.

    Agora tenho pensado mais nisso. E graças a você, inclusive!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale a pena Luiz Felipe, quando mais cedo fizer isto melhor.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Olá Uó!

    Aprendi muito lendo os posts aqui da blogosfera financeira e isso me motivou a participar. Ainda não fiz um ano de blog e vejo que escrever dá bastante trabalho. Tento fazer ao menos 1 post por semana, mas não é fácil sustentar esse ritmo.
    No futuro quero adotar um domínio para ir profissionalizando. Mas preferi ir devagar.
    Tem muito conteúdo de qualidade e nosso mercado tem tanta peculiaridade que não adianta procurar nos blogs gringos.
    Gosto também da ideia de ter um blog como side-job. E acho que muitos dos que tem subido de posição neste acompanhamento pensam desta forma.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena viu Janota, mas tem que gostar de escrever, rs.
      Abraço!

      Excluir
  4. Reparei isso também. Inclusive no blog do senhor Bufunfa ele postou essa semana os motivos dele de postar menos. Pelo menos eu prefiro menos postagens do que muita postagem sem qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente anonimo, menos postagem e mais qualidade é o ideal.

      Excluir
    2. Pois é, tem blogueiro por aí que posta para avisar que em algumas horas sai uma postagem, é ser muito chato. Se dissesse que pelo menos vinha algo interessante, mas vem besteira, algo totalmente sem conteúdo e que não agrega em nada.

      Excluir
  5. É verdade Uó,

    Realmente eu acho que a interação diminuiu, talvez o nível das discussões não são tão aprofundadas, mas por outro lado sempre há novos blogs iniciando a caminhada. Talvez porque a maioria é amador mesmo, evitando se expor para preservar a sua identidade ao revelar o valor da carteira.

    O Viver de Renda é uma grande inspiração para quem está começando porque ele chegou lá e narrou toda a sua trajetória. No meu caso particular, se eu não possuo informação que considero relevante, prefiro ficar calado mesmo.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bacana ver o crescimento da finansfera. Antigamente eu conseguia ler todos os blogs, mas hoje é humanamente impossível. Entro nas postagens de acordo com o título, mas se o blogueiro está falando que foi pra academia ou trocou de namorada então eu já fecho o blog, rs

      Excluir
  6. Olá Duo. Favor alterar meu endereço...antigo decidificarmilionario (domínio já fora do ar). Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Por enquanto estou subindo por WO! kkkkk...

    Há um problema para quem começa, poucos blogueiros antigos se dispõem a incluir os novos no blogroll.

    http://antipoda.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Uó,

    Também percebi uma grande diminuição de postagens dos blogs, interação. Mas deve ser passageiro. Vamos ver como estará daqui a 3 meses.

    O jeito para não deixar morrer é correr atrás de assuntos relevantes. Esse é um ponto que está faltando. E meu blog está devendo isso.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é passageiro, I.I. como os mais experientes não usam seus blogs como fonte de renda extra, então a atividade de "blogagem" se perde com o tempo, foi isto que pontuei no meu artigo.

      Excluir
  9. Cai 73 posições. Até normal pois andei alterando o DNS pra testar uns procedimentos. Ainda não atualizou para meu domínio próprio o blockchainsupertrader.com

    ResponderExcluir
  10. Fala, caríssimo UÓ!

    Fico feliz pela lembrança!

    Na verdade o Pobre Poupador nunca gozou de muito prestígio entre os blogueiros por aqui, talvez por focar, além dos assuntos de financas, também em educação, indicação de cursos e empreendedorismo. Provavelmente estes são assuntos que não interessam muito a blogosfera financeira, logo, os comentários e visitas advindos daqui não são tão expressivos.

    De qualquer forma, agradeço pela menção e digo a todos que o propósito do blog se mantém firme: levar educação e conhecimento a todos os cantos do país.

    Estamos no ar desde 2013, com mais de 320 artigos publicados desde lá. E vamos assim, firmes, fortes e motivados! Muito longe de terminar! :)

    Grande abraço a todos! E parabéns Uó, pelo excelente trabalho de sempre!

    Vida longa a nós!

    https://pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PP!
      Antigamente você interagia mais na blogosfera, desde que mudou para o site novo percebi que seu engajamento diminuiu.
      Grande abraço!

      Excluir
  11. Uó conheci a blogsfera em 2012 ou 2013 não me lembro ao certo, através do blog do Pobretão.
    Na ocasião buscava no google postagens falando sobre o mundo do trabalho ou algo assim.

    Desde aquela época a blogsfera sempre teve blogs com pouco conteúdo, apenas atualizações de patrimônio ou pura encheção de linguiça, começavam a ganhar força também os blogs que exploram o tema Alfas X Betas.
    Também já existiam os imploradores de atenção. Nesse ponto não mudou muita coisa.
    O que caiu mesmo foram blogs especializados em temas específicos. Há poucos blogueiros com bons conhecimentos em RV ou empreendedorismo por exemplo. A blogsfera partiu pra causosfera, blogs passaram a se basear em contar histórias reais ou fictícias.
    Não sou contra pensar sobre a vida na blogsfera, pelo contrário, mas se basear apenas nisso faz com que a blogsfera perca boa parte do sentido de sua existência.
    O Corey vem produzindo pouco conteúdo e quase nada sobre empreendedorismo e negócios. O Seu madruga apenas conta histórias de terceiros e demora dias pra responder aos comentários. A crise das criptos parece ter derrubado alguns outros blogueiros também...
    Fora os bons blogs que hoje produzem um post mês, como o Economicamente Incorreto e o Surfista Calhorda. As mulheres blogueiras nunca duraram muito tempo e tantos outros motivos, até mesmo descoberta de identidade de blogueiros.

    O encerramento de blogs é normal, a vida é isso ai mesmo, renovação contínua. Desde que o nível se mantivesse bom não haveria problemas.

    Of topic: Vou fazer um comentário aqui, O blog do Pobretão ao meu ver era montado em cima de um personagem. Nunca existiu aquele Pobretão da forma como ele se descrevia. Fora que o blog era moderado, pensamento contrários aos dele eram apagados, em muitos momentos o blog demonstrava radicalismos e negativismos em algumas opiniões etc...
    Mas sejamos justos, a blogsfera deve muito a aquele blog. Muitos dos leitores que chegaram aqui até 2016 vieram de lá. E apesar de todos os defeitos, ele(s) conseguiam manter um blog que abordava diversos assuntos de uma maneira que até agora nenhum outro blog da blogsfera conseguiu reproduzir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reconheço isto anonimo, o blog do Pobretão trouxe muita gente para a blogosfera. Ele tinha o alcance muito bom, mas infelizmente ele tomou um caminho sem volta. Estes blogs mais polêmicos uma hora começam a fazer mal para o próprio blogueiro. Apesar do título, acredito que a blogosfera irá se renovar sempre e irá crescer ainda mais. Mas é fato que os blogueiros mais experientes que tem algo a dizer irão desaparecer, isto porque não encaram seus blogs com profissionalismo. Enquanto ficarem no amadorismo, não irão se perpetuar.

      Excluir
  12. Infelizmente os blogs com conteúdo de qualidade estão extremamente escassos. Viver de Renda não posta mais, Corey raramente. Sobram poucos de qualidade. Um que não conhecia e que tenho acompanhado bastante recentemente é do Aposente aos 40, gosto bastante. Quando a gente vê ai nessa lista dos primeiros colocados, principalmente este 7º que em minha opnião é péssimo e não acrescente em nada, percebe-se que a qualidade caiu muito. Infelzmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tabela nao mente. Ta no alto quem se destaca. Nao adianta ficar com raiva.

      O brasil gosta de funk. Voce nao precisa ser funkeiro sabia

      Excluir
    2. Bom quando VDC escreve uma postagem pra dizer que comprou só uma cota de um FII e que está curtindo isso de fracionário em ações.

      Excluir
    3. O VdC tem lá seu público, muita gente gosta dele.

      Excluir
    4. Ou não ... deve ter muita gente que vai lá só para rir dos comentários zoando ele ...

      Excluir
    5. O blog do VdC eh bem fraco, na minha opinion.... Conteudo pobre e posts com títulos sensacionalistas pra atrair views.... O melhor do blogueiros, infelizmente, parou de postar....Viver de Renda.... Gostava muito tb do Soul Surfer, mas ele não tem abordado mais assuntos ligados a finances... Mas continua fazendo bem o que se propõe...

      Excluir
    6. Meu blog é original.

      Nao da pra agradar a todos.

      E ninguem ri de mim, se rir eu apago kkk se fode ae

      Excluir
    7. Crianção, cara chato pqp ... Muito mala. Por isso a finansfera vai de mal a pior e os bons blogueiros abandonando, quando ve gente como este no meio, aí desanima mesmo. Saem os bons ficam os péssimos, infelizmente.

      Excluir
    8. Voce é o bichao mesmo, pare de falar merda, abra seu proprio blog e seja o melhor, voce nao é o fodao?

      Eu nao to pedindo pra voce ler meus posts nao, faça um favor, nao passe no meu blog e nem comente sobre mim.

      É isto que eu faço para coisas que nao me interessam.

      Excluir
    9. E quem sabe se eu não tenho blog já? Quem disse que eu apareço lá no seu? Preste atenção que você posta em blogs aí e alguns dos donos dos que você posta não comentam no seu, nunca percebeu não? Preste atenção em uma coisa: toda post de algum blogueiro que você entra para comentar descamba para a esculhambação, e você acha que é sempre um blogueiro só que posta como anônimo para pegar no seu pé, se acha perseguido ... nunca parou para pensar que podem ser várias pessoas que não curtem teu blog? É tão bitolado que não percebe isso, CRESÇA. O que te falta, além do conteúdo claro (mas isso é mais fácil conseguir dedicando-se) é MATURIDADE. Isso já complica mais ... Leve como uma dica construtiva ...

      Excluir
    10. Então chegamos a dois: O blogueiro e você.

      Sabe o que é pior? A pessoa não gostar do meu blog e ter que se humilhar pra continuar adicionado nele, pois só assim você "atura" as minhas postagens.

      Se fosse homem o suficiente e honrasse as calças que veste, retiraria meu blog do blogroll e não falaria mais nada comigo, e nem sobre mim.

      Eu não leio todos os blogs, e nem concordo com todos, porém respeito o trabalho de todos, e no dia que eu postar em anônimo, como você, criticando outra pessoa, será a hora de excluir minha conta e blog, pois eu terei perdido o que mais honro: Meu caráter!

      Te desejo tudo de bom cara! Antes ser imaturo do que sem caráter :(

      Excluir
    11. VdC não ligue, mais um blogueiro invejoso detectado. Nao renda assunto

      Excluir
  13. O meu deve estar muito mal, porque nem apareceu rs...

    ResponderExcluir
  14. Não sei se meu novo blog é da finansfera, mas segue: http://sulistapobre.com

    Estou usando este seu post como pontapé.

    Pretendo usar o blog como local para papo e troca de ideias usando um sistema de comentários em tempo real.

    E veremos por quanto tempo aguentarei manter o blog rrsss...

    Abraço e parabéns pela resistência e dedicação.

    ResponderExcluir
  15. Realmente os mimizentos do viver de construção e do viver de dividendos que ficam choramingando e excluem comentários às ideias contrárias deles mostra a qualidade péssima daqueles blogs, fujam desses aí enquanto podem!

    Mas mesmo assim ainda há ótimas opções na finansfera brasileira como por exemplo o blog do AA40 e o seu ilustríssimo blog =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente AA40 vem se destacando pela qualidade. Esses que citou sao péssimos mesmo, principalmente o chiliquento.

      Excluir
    2. Fui ver este A40, muito pior, nao tem nada de novo, mesma chatice.

      Prefiro os dois viver

      Excluir
    3. Do stifler que postou anonimo acima caiu ainda mais. Aquela latrina só é pior que do floordor e travrkraft mesmo.

      So o do pd salva.

      Stifler poderia renomear para corninhoinvestimentos.blog

      Anon perito em textos

      Excluir
    4. Obrigado pela critica anon das 1139. Poderia me listar o que te interessaria em ver postado? Só criticar sem sugerir nada é mais chato ainda.abcs

      Excluir
    5. Tem blog pra todos os gostos e desgostos, rs

      Excluir
    6. Vcs conseguem ser engraçados !! corninhoinvestimentos kkkkk

      Excluir
    7. AA40 eh realmente um Oasis na finansfera ativa atualmente... VdC eh o Felipe Neto da Finansfera... conteúdo pessimo... eh puro marketing

      Excluir
    8. Anon,

      Interessante a comparaçao. Acabei de responder em meu blog e citei Felipe Neto, que, apesar das criticas continua firme em seu trabalho e ganhando dinheiro.

      Faz parte ... Eu sou um dos que mais posta, entao é normal ter gente que nao gosta.

      Tenho blogs que nao gosto de seguir, porem nao falo nada, pois sei do esforço e tempo dos blogueiros pra escrever cada postagem, e so isto ja me faz pensar que tem coisa boa ali.

      Excluir
    9. Nem sei quem é Felipe Neto. Acho que nem preciso saber, rs

      Excluir
  16. Algumas considerações que acredito ser importantes:

    -Os blogs americanos escrevem para o mundo todo, o inglês a língua mais falado no mundo. Enquanto que os Blogs do Brasil como escrevem em português tem o alcance de aproximadamente 250 milhões de pessoas, bem menor do que o inglês.

    -As publicidades nas blogs americanos geralmente pagam mais do que as dos Blogs Brasileiros (podem me corrigir se tiver errado).

    -Os americanos já veem o seu Blog como um negócio online, por isso quando tem uma publicidade no blog, a indicação de algum bom livro ou curso, as pessoas lá acham normal, enquanto que aqui tem muita gente que não gosta.

    -Manter um blog atual com muito conteúdo gasta muito tempo e dedicação, muita gente ao não ver um retorno deste tempo em termos de renda, acaba ficando desmotivado e deixando de lado o blog.

    Fiquei muito feliz com meu resultado subi 14 lugares, agora tou na 29º posição. Tenho trabalho para isso, usando técnicas para ranquear melhor os artigos, também abri um canal no YouTube , tenho uma Fanpage para divulgar artigos, e comprei um domínio (ainda estou configurando) dá um ar mais profissional, estou tratando meu blog (Dinheiro investimento e Lazer) de forma profissional e seria, para crescer muito no futuro.

    Abraço e bons investimentos.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL,

      Tem um outro aspecto que fiquei pensando depois de ler o artigo aqui do Uó. O brasileiro, em geral, é um grande gastador. Investimento é um assunto que tem baixo interesse aqui, além do baixo alcance da língua.
      abraço

      Excluir
    2. Concordo em gênero e grau DIL ! Desanimador e deste jeito vai morrer mesmo !

      Excluir
    3. A língua portuguesa não tem alcance tão baixo não. Lógico que é bem menor que a língua inglesa, mas cerca de 250 milhões de falantes não é pouca coisa.
      Retorno baixo teriam blogs em Sueco, Finlândes, Húngaro e outras línguas de países pouco populosos.

      E concordo com o comentário do AA 40 mais acima, acho válida a liberdade de comentarmos sobre blogs e suas qualidades, mas se alguém quiser criticar que critique com critério e se possível apontando o que pode ser melhorado. Críticas vazias não são agregadoras.

      Por fim, acho que um dos objetivos dos blogs devem ser a troca e exposição de idéias, se for focar apenas no dinheiro a maioria dos blogs nem sairiam do campo das idéias.

      Uó se possível faça uma compilação de posts sobre Imposto de Renda,republique os antigos posts, enfim, apesar do prazo estar chegando ao fim seria muito útil ainda.

      Excluir
    4. Seu trabalho é muito bom Dil, vejo voce um cara esforçado e que possui muito conhecimento.

      Pode contar com meu blog, sempre!

      Valeu

      Excluir
    5. "Os americanos já veem o seu Blog como um negócio online"
      Este é o ponto. Tenho falado isto há meses, mas poucos blogueiros mudaram a visão.

      Excluir
    6. "O brasileiro, em geral, é um grande gastador."
      Verdade, blog de investimento aqui no Brasil sempre terá pouco alcance, isto é fato.

      Excluir
    7. Anônimo, se vc digitar no Google "manual do imposto de renda 2018" verá uma compilação no site Abacus Liquid.

      Excluir
    8. Sobre o ponto "Os americanos já veem o seu Blog como um negócio online", particularmente acho difícil ganhar dinheiro com blog (como diz o ponto seguinte). Tenho outro blog sobre outro tema que rendia bem no Adsense, e depois de um tempo, mesmo na época que ele tava em alta, começou a cair e cair cada vez mais. Isso aliado a à minha desmotivação natural em continuar falando sobre aquele assunto praticamente me fizeram abandonar o blog. Para ganhar dinheiro com blog você não tem que só gostar de escrever, mas ter disposição em escrever com frequência sempre para continuar crescendo, senão é só diminuir o ritmo das postagens que as visitas já caem. E mesmo assim o rendimento com anúncios na minha opinião é muito pequeno e nem vale a pena o esforço (a não ser que você goste muito do que escreve e isso não se torne um esforço para você).

      Excluir
    9. O bacana é escrever sobre assuntos que vc gosta. Senão acaba ficando chato.

      Excluir
  17. Gostaria de convidar a participar do primeiro subreddit brasileiro sobre FIRE, se puder compartilhe alguns dos seus artigos por lá, acho que será um lugar ideal para trocar ideias.

    https://www.reddit.com/r/FIRE_BRASIL/

    ResponderExcluir
  18. Parabens pelo trabalho Uo.

    Sigo firme na luta.

    Os caes latem, mas a caravana passa.

    Setimo lugar, um destaque kkk

    Ps.: Morro de rir com os gatos pingados que ficam com raiva, dizendo que meu blog é ruim, mas sempre esta la no topo, sera que é tao ruim assim??

    Fica a duvida no ar #Recalque #Diabetes #Inveja

    Fuiiiiii

    Blog permanecera, ate entrevista agora eu tenho, sou convidado.

    Minha palavra é forte e queima como lava.

    Fuiiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VdC!
      Vamos melhorando a cada dia, a ideia é esta.
      Abraço!

      Excluir
    2. Meu Blog já esteve lá em cima, no top 20, diminuí as postagens e não minto, tipicas mentiras falar de Sabesp sendo que em MG a Sabesp não atua... mas há quem goste vai saber

      Excluir
    3. Olha, e voce sabe da minha vida agora Stifler? Eu falei onde comprei o imovel que flipei? E se for em SP?

      Para de pegar no meu pé cara, a blogosfera deveria ser mais unida ...

      Mas eu tenho que dizer que fico rindo de suas mensagens em anonimo , nao sei o que eu fiz, mas esta obsessao com meu blog nao é normal.

      Voce é gay? Nada contra ...

      Eu hein?

      Fuiiii

      Excluir
    4. Relaxa mano !! não pode brincar, apenas jogo com o que você já disse, e para de achar que todo anonimo que te zoa sou eu !! me zoam também, mas não dá prá saber quem é rs

      Excluir
    5. Eu que não sou idiota e vou ficar dando ibope pra VDC e VDD, principalmente views. Nem clico nessas desgraças de blogs e já desisti de tentar comentar neles pra ser excluído.

      Mas seguindo a dica dos anons acimas, VDC seu blog já foi bom, hoje em dia é só mimimi crypto moedas, mimimi lote e mimimi apago comentários.

      O VDD é a mesma coisa de mimimis só que com a empresa velha falida dele e o fato dele amar portugal sendo que existem países infinitamente melhores e ele exclui mesmo na cara dura os comentários com qualquer argumento que tente mostrar o contrário.

      Excluir
    6. Meu blog novo sera mais profissional.

      VDC blog fala da minha vida, vou falar mais sobre o que? Ja escrevi mais de 350 postagens eu acho...

      Excluir
    7. Sou contra apagar comentários, acho muito deselegante.

      Excluir
  19. Grande Uó, Isso mesmo, conforme nossa conversa esta semana, parece que a qualidade e a frequencia tem caído muito na maioria dos blogs. Tenho minhas dúvida o quanto isso é inversamente proporcionál ao Ibov (Ibov cai e aumenta a frequencia dos blogueiros). Mas isso é apenas uma tese sem muito fundamento de que o pessoal fica mais agitado quando está "perdendo dinheiro".
    Não sei exatamente o que está acontecendo, mas no meu caso este ciclo de 3-4 anos me fez direcionar meu interesse para outros assuntos.
    Obrigado pela citação!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala E.I.
      Acredito que tem a ver com os ciclos mesmo. Eu continuo postando firmemente muito em função dos ganhos financeiros que tenho tido, caso contrário talvez já estaria fazendo outra coisa. Foi isto que pontuei no post, se os blogueiro estivessem faturando algo, estariam com certeza fazendo posts de melhor qualidade.
      Abraço!

      Excluir
    2. além do AdSense, como faz pra ganhar dinheiro com blog?

      Excluir
    3. A Suno me para exibir anúncio deles. Não sei se reparou mas nos meus posts, no final da página, tem um anúncio da Suno. Mas isto corresponde só a 10% do faturamento. Tenho uma outras formas não recorrentes.

      Excluir
  20. Parabéns UÓ pelo trabalho.
    Eu caí muito porque postei menos. De agora em diante vou começar a postar com mais frequência. Como o blog é pessoal, vou continuar abordando coisas que viver na cabeça. Claro, incluindo coisas de finanças também.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  21. Acho fantástico esse seu acompanhamento Uó!

    No meu caso o primeiro trimestre eu postei pouco, janeiro é aquele mês pós festas de fim de anos, fevereiro estive de férias e março trabalhei feito um prisioneiro de guerra da época da segunda guerra nos campos de concentração.

    Agora em abril, devo estar mais na Finansfera novamente. Uma coisa que acho que está contribuindo é o momento, sobre investimentos não temos muito o que discutir no quesito oportunidades. As coisas atualmente estão mais em torno de política do que em oportunidades.

    Outra coisa que realmente contribui é a qualidade dos posts. Confesso que deixei de ler vários blogs por sempre postarem a mesma coisa de blá-blá-blá só para ganharem acesso e com isso eu perdia tempo e não acrescentava em nada. Alguns utilizam muito aquelas dicas de fazer frases chamativas como, "veja isso", "veja meu aporte da semana", "novo rendimento do dia"e por aí vai.

    No meu caso procuro sempre ler aqueles que trazem ideias, informações e estratégias novas, detestos os títulos chamativos com aqueles jargões super conhecidos. Esta sua pesquisa só engrandece a Finasfera, pois é uma estatística trabalhosa de fazer.

    Estou com um projeto igual aos BBB quando saem da casa, sempre têm um projeto e vamos ver se vou ter pique de colocá-lo a frente e como você já viu no Twitter, trata-se de investimentos no exterior.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado BP,
      Gosto de fazer este trabalho, gasto umas horinhas mas vale a pena.
      Força aí no seu projeto.
      Abraço!

      Excluir
  22. Meu desculpe Uó mas é claro o por que disto né.
    ENquanto blogs nos EUA tiram mais de 3 mil dolares mensais de renda, eu, com dominio e hospedagem proprio e mais de 3 mil pw ao mes nao tiro para pagar a hospedagem.
    Lingua portuguesa é uma merda ,nao tem exposicao mundial, nao tem lucro com ads, nao gera cpc...claro que vai morrer sim. Bons blogs nao sao estimulados. Tlvz vc e mais um sejam os unicos q tiram alguns reais ao mes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe anonimo, não tem nada a ver com a lingua, mês passado meu faturamento foi de 3.700 dólares com os sites e este mês pode chegar a 5.000. Claro que nossa língua nem se compara com a língua inglesa em termos de abrangência, mas brasileiro passa metade do seu dia na internet, basta saber onde ele tem navegado e estar lá, rs. Mas é fato, o tema investimentos não tem IBOPE aqui no Brasil, por isto eu mudei meu foco de publicações, ainda faço posts sobre finanças, mas só quando tenho algo relevante pra dizer.

      Excluir
  23. Uó,

    Belo trabalho, gostei!
    Espero estar melhor no próximo ranking, caí 10 posições... rsrsrsrsrs

    Aproveitando, gostaria de sugerir um post sobre a IPO do Banco Inter.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rosana!
      Sobre o Inter, a Suno fez um post, vc leu?
      https://www.sunoresearch.com.br/artigos/bidi4-e-bidi11-ipo-do-banco-inter-vale-a-pena-participar-relatorio-gratuito/

      Excluir
  24. Pegue como exemplo o o blog viver de construção. Postagens sem conteúdo nenhum a cada dois dias só para se manter no topo da blogosfera. Pior, ainda passa informações erradas sobre DARF e carnê leão. Um cara que se diz investidor de alugueis não sabia o código DARF para pagar carnê leão e ainda passa a informação errada que o pagamento devido é anual e não mensal.

    Veja na blogosfera americana se alguém passa esse tipo de informação errada e ainda apaga comentários alertando sobre isso.

    Infelizmente esse viver de construção é uma versão mambembe do viver de renda, esse sim um blog de conteúdo.

    É o Brasil que temos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim Marcola?

      O blog viver de construcao possui conteúdos tão bons. Eu acesso todos os dias, 3, 4 vezes.

      Voce deve estar se confundindo so pode, blog bom demais, ta doido

      Excluir
    2. Uo faça uma entrevista com o vdc, seria muito legal

      Excluir
    3. Anon 18:59 VDC detectei kkkkk ridículo

      Excluir
    4. VDC detected kkkkk faça mesmo entrevista pra gente rir muito viver de comédia ou de chilique kkkk falando sério faz não Uo, não manchar a imagem de seu blog!

      Excluir
    5. haha vocês são demais! kkk

      Valeu anon! :)

      Excluir
    6. kkk o VdC acabou de dar uma entrevista. Se fizer outra vira celebridade.

      Excluir
    7. Viver de Choramingação16 de abril de 2018 às 17:26

      15 reais! é quanto eu tenho na minha conta corrente galera! Eu poderia comprar uma unidade no fracionário de itaúsa para me render DI-VI-DEN-DOS, mas eu preciso desse dinheiro para pagar o galão de água mineral. Vou exigir o troco do entregador e reinvestir para gerar RENDA PASSIVA.

      Em breve vou fazer um post inteirinho sobre box de banheiros e torneiras inox.

      Meu patrimônio aumentou galera!
      Deixei de pagar condomínio do meu muquifo do leilão, e eu considero isso como aumento de patrimônio!

      Excluir
    8. Kkkkkk uma coisa é certa, o povo e criativo! 😂😂😂

      Excluir
    9. Kkk antes 15 na carteira e 1.200 declarados na receita.

      Cheirinho de blogueiro comentando anonimamente ... Hehe

      Excluir
    10. O mais engraçado é o VDC ter inveja ou brigado com o MITO VDR, vive chamando ele de blogueiro de "4 milhões" e quando foi comprar cryptos, não quis ter BTC no portfolio só pq é a moeda que o VDR tem, é muito coisa de criança birrenta.

      Excluir
    11. Ele ficou assim porque o VDR esnobou ele kkkk aí ficou birrento, cheio de mimimi. Foi implorar nos comentários para o VDR adicionar ele ao blogroll quando o VDR falou que só adicionava ao blogroll dele blogs que tinha conteúdo e acrescentava algo a blogosfera o que não era o caso dele kkkk aí ficou chorando e so falando mal do VDR por aí ... mimimi

      Excluir
    12. Nada contra o VR, que inclusive inspirou a minha caminhada.

      Pra ver como é o mundo: Antes eu pedia pra ser adicionado no blog dele. Hoje meu blog é maior.

      #Chupa

      Que comece o mimimi ...

      Excluir
    13. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      seu blog maior que é o VR? O VR post lá uma vez ou outra e os leitores ficam ansiosos (isso pq ele n posta: "pessoal em 5minutos nova postagem rsrs). Cada postagem passa mais de 200 comentários, grande maioria de boa discussão. O seu o povo vai lá só pra rir e te trolar kkkkkk

      Essa foi para passar a noite rindo, se comparar ao VR foi d+ kkkkkkkkkk

      O stiffler deve ter caido da cadeira kkkkkkkk

      Excluir
    14. Olha la a tabela.

      Os numeros nao mentem.

      VdC mais acessos.

      Acessem viverdeconstrucao.com e descubram a verdade

      Excluir
    15. O blog do VdR já foi bom, nos últimos anos tem mais comentários do que assuntos.

      Excluir
    16. Pode ate ser Uó, mas para ficar pior que o do choramingão é difícil viu? Só se colocar o mimizento para postar lá aí sim ...

      Excluir
  25. As pessoas gostam de polêmica, por isso o pobretão era tão popular ou de formas de ganhar dinheiro rápido. na comunidade, quem fala mais de investimentos, renda passiva e etc não tem tanta repercussão. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Polemica dá acesso mesmo, mas uma hora a pessoa se cansa, como ocorreu com o Pobretão.
      Abraço Beto!

      Excluir
    2. é só ver o ibope que um post desse dá nos comentários, Uorrem Bife, se vc criar uma coluna semanal ou mensal sei lá, "analisando" os blogs da galera da finanasfera com criticas, tipo review de filme e dando nota, vc vai ver a enxurrada de views e comentários q vai receber, seu blog será um sucesso garantido, pode ter certeza!

      Principalmente se vc não bancar o politicamente correto e descer a lenha nesses mimizentos mesmo!

      Excluir
    3. Anom, agradeço a sugestão, mas tenho posts mais importantes pra fazer.

      Excluir
  26. Muitos aqui falam dos blogs americanos, mas sinceramente, eu não tenho a menor paciência para ficar lendo artigos de páginas e páginas que muitas vezes poderiam ser resumidas em 3 parágrafos.
    Acredito que o estilo de blog no Brasil é bem diferente do americano e não dá para comparar, pois estamos falando de cultura e conteúdo diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim as diferenças. Eu leio pouca coisa por lá.

      Excluir
  27. Oi Uó, beleza?
    Já acompanhava a blogosfera há algum tempo e concordo com seu diagnóstico. Bem por isso, resolvi participar de forma ativa e com uma proposta capaz de manter minha vigilância: investimentos, política, filosofia (galo: filosofia máxima de um povo). Enfim, vamos nos falando.

    ResponderExcluir
  28. Poxa, sou (algumas horas) mais velho do que o FILHO DO CHEFE e meu BLOG nem está no ranking :(

    ResponderExcluir
  29. Grande Uó!!
    Passei um perrengue muito grande esse último semestre e escrevi menos.
    Vou melhorar, por mim vou seguir em frente.
    Interessante que ainda consegui subir seis posições.

    A blogosfera americana é altamente capitalizada, tem publico maior e os caras monetizam bem os blogs.

    Mister Money Mustache fatura mais de 400 mil dolares por ano no blog dele.
    Em 03 anos faturei 100 dolares no adsense e nem mesmo sei como resgatar isso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Frugal!
      400 mil dólares por ano é um bom dinheiro, mas ele deve ter outros negócios também. De janeiro do ano passado até este mês de Abril deste ano faturei 20 mil dólares, um dia chego no Mustache, rs
      Força aí!
      Abraço!

      Excluir
    2. Novo quadro do blog: REVIEW DO FRUGAL SIMPLE

      Esse Frugal é outro mimizento, todo mês fica choramingando que o fluxo de caixa dele tá negativo, que não deveria ter vendido as ações, leva marmita de macarrão com ovo pro serviço todos os dias, tem umas ideias meio erradas sobre sionismo, sobre achar que as pessoas deveria ser workaholics e trabalhar 500h por mês, também outro amante daquele paisinho lusófono da europa que nem na lista dos países desenvolvidos está e ainda por cima acha que as praias do nordeste são as melhores do mundo, esse claramente nunca visitou a california, australia, mexico, algumas ilhas no oceano pacifico e indico pra falar tamanha asneira.

      Mas em geral, as estorias que ele conta são divertidas de ler.

      Nota 6.5

      Excluir
    3. O frugal tem lá seus posts que também não curto, mas em geral tem muito post útil e de qualidade, a parte de Investimento Internacional mesmo tem muito boa informação, e o melhor, com referências.

      Excluir
    4. Frugal é um cara inteligente.

      Excluir
    5. Frugal é homem? Achei que aquelas fotos no inicio de todos os posts fosse ela, a Frugal simple.

      Excluir
  30. Show de bola o ranking!

    Dessa vez fiquei um pouco melhor na fita, subi 72 posições, mesmo tendo uma regularidade baixa de postagens...

    Quem sabe no próximo ranking consigo ficar entre os top 30...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. olha só, legal saber que faço parte dos 5%. E não esperava já estar rankeado, sendo que comecei o site não tem nem 6 meses.

    ResponderExcluir
  32. Caraca, tô atrasado nesse comentário aqui rsrs Mas vou resumir aqui minha situação, que talvez seja igual do citado Economicamente Correto e de outros que vão sumindo na blogosfera rsrs

    Como havia comentado contigo em outros papos, acho que são questões de prioridades e incentivos. Vou tentar resumir.

    Desde Agosto do ano passado eu decidi postar um texto por semana, e até agora isso tem ocorrido (exceto na última semana do ano).

    Diferentemente de alguns colegas, não gosto de postar por postar. Acho que deva existir algo relevante na postagem. E tenho ultimamente, aproveitado alguns post antigos (mas com temas atuais) para reformulação e repostagem quando estou meio sem tempo (prioridades) ou criatividade para criar algo novo. Talvez isso não ajude muito o blog pois não é conteúdo novo, mas prefiro assim, até porque não tenho grandes pretensões com ele. Qualidade vem antes da quantidade. Criar sempre conteúdo novo e de qualidade (vamos pensar em um Mr. MoneyMustache) não dá para fazer com as mãos nas costas. É preciso de fato priorizar o blog.

    Não sei como é a monetização nos EUA, mas aqui o negócio não é tão fácil. Você é uma das exceções. A maioria sofre muito em tentar ganhar dinheiro com isso. Eu mesmo estou decepcionado com o retorno financeiro do meu blog e estou me conformando que não vale a pena investir mais tempo nele. Estou lidando com ele como um hobby, e nada mais do que isso.

    Meu público não clica em propagandas (acho que muitos inclusive possuem Adblocks). Não usam meus dois canais de afiliação (BeeTech e Amazon). Mesmo que eu faça uma projeção de aumentar em 10x as visitas do blog, o que eu ganho hoje multiplicado por 10x não compensa meu tempo, entende? Talvez no fundo, (a falta de) os incentivos dos leitores, sejam em comentários, sejam em alguns cliques por semana ou sando alguns dos afiliados, façam com que a gente vá se distanciando do blog cada vez mais. Talvez nos USA esses incentivos sejam maiores.

    Falei acima de comentários (o negócio não é só $$$ rsrs). Sugiro que cada blogueiro avalie quantas visitas recebe por dia e quantos comentários recebe nesse mesmo dia. É algo muito ínfimo. E meio desestimulador. Eu comentava em muitos blogs tempos atrás, mas aos blogueiros que nunca quiseram escrever nada no meu blog, eu fui deixando de comentar. Infelizmente, e até inconscientemente, vamos deixando de ver o blog como algo de fato útil a todos nós.

    Putz, escrevi muito, preciso revisar a finasfera aqui, pois fds fico meio parado na net rsrs

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda acho que você tem conteúdo para faturar mais, temos que descobrir o que tem de errado no seu blog. CTR deveria ser pelo menos igual o meu.

      Também tenho comentado só em blogs de pessoas que comentam por aqui, rs.

      Excluir
    2. Mesma coisa aqui Andre.

      Entre 3K a 4K visitas por dia agora, e meu CTR, RPM e sei la mais o que caiu, ao inves de subir.

      Ja me conformei que com o blog VDC ficarei sempre na mesma, um saque do Adsense a cada 3, 4 meses e olhe la.

      Faz parte ... Tenho que reduzir o tempo aqui, e focar em outras coisas ...

      Uo, aproveitando, voce usa Ad Inserter ou outro programa pra inserir os anuncios ou faz na mao mesmo?

      Valeu

      Excluir
    3. Eu tb acho Uó, mas estou me conformando que meus leitores não possuem o perfil de clicar em anúncios mesmo rsrs

      Pois é, VdC, o negócio não anda rsrs O seu blog é Blogger, né? Estou tentando um contato com o Investidor Inglês para a gente montar um grupo para discutir Adsense no Blogger. O Uó usa Wordpress e ele tem um monte de plugin que a gente não tem rsrsr. Poderíamos compartilhar testes, melhores práticas, etc. O que acha?

      Se tiver a fim, envie um email para andreazevedo@viagemlenta.com. Uó, se quiser participar da conversa, fique à vontade.

      Abraços!

      Excluir
    4. André,

      Eu tenho meu novo site em Wordpress, apenas não lancei ainda, pois eu não conseguia um layout bom.

      Só falta a configuração mesmo dos anúncios agora, e começarei a postar lá.

      No Wordpress há plugins para correção dos textos e melhor rankeamento no Google com melhor otimização (SEO).

      No caso do Uó, e confirmei ser a realidade, ele sempre disse que quanto melhor o artigo, melhor rankeado, e usando a plataforma Wordpress, com outros bons sites linkando e com bons artigos, mais acessos virão e os ganhos da página aumentarão.

      Meu problema hoje nem é público, e sim os valores por RPM que são baixos.

      Antes do novo layout, aconteciam casos de RPM a R$ 7,00, que iam abaixando ao longo do dia, agora não passa de R$ 1,00, e, mesmo com 4 mil acessos, dá R$ 0,50, R$ 1,00, aí não compensa o esforço ...

      Devo lançar meu blog novo em poucos dias, só configurar estes anúncios e começar a testar ...

      Qualquer coisa só me escrever também contato@viverdeconstrucao.com

      Abração

      Excluir
    5. André, seu site é bom, seus conteúdos são ótimos de verdade mesmo, o problema é que existe algum problema técnico no seu site que muitas vezes o site fica em uma página em branco e não abre. Dessa forma, você perde muitos leitores, eu inclusive.

      Excluir
    6. O André ainda vai dar uma melhorada no layout dele. Mas ele está mais preocupado em postar bons conteúdos.

      Excluir
    7. Anônimo, obrigado! O problema do "branco" é o uso de extensões Adblocks. Faca um teste: inative ela para meu dominio e tente novamente.

      Eu não sei porque ocorre isso, muito menos como resolver...

      Abraço!

      Uó, o layout que uso é um dos mais novos no Blogger. Só se eu voltar aos antigos rsrs...

      Excluir
    8. André,
      Vc está usando algum script contra AdBlock?
      Sobre o template, estou só lhe dando uma dica. No mundo da internet, teste é o que nos ajuda. E isto envolve o teste de vários templates. Mas esta é uma decisão sua.
      Abraço!

      Excluir
    9. Uó, nem sei como fazer isso rsrs

      Sim, eu sei. Mas acho que no Blogger, realmente não temos muitas opções para mudar. Já testei esses templates que muitos sites oferecem e a velocidade de carregamento é muito ruim...

      Abraço!

      Excluir
  33. Andre,

    Compactuo com você. O blog pra mim é um hobby euma espécie de “diário” onde vou relatando minhas ideias para acompanhar o que eu entendia no passado e como via os investimentos.

    Hoje o blog não me remunera nada. Tenho o AdSense apenas pra pagar o domínio por ano. Não tenho pretensões de ganhar dinheiro com o blog apesar de saber que com muito esforço e escrevendo o que o povo quer ouvir, mesmo que seja besteira, eu ganharia dinheiro mas meu tempo é precioso.

    O blog funciona muito bem pra eu ver o que fiz de investimentos no passado e no que eu pensava. As vezes leio postagens antigas e vejo as decisões acertadas que tive e também as ideias loucas kkkkkk.

    Bacana olhar pra trás e ver quando comecei com Investimentos no exterior pensando estarem estocadas e depois ter uma boa rentabilidade na carteira e ainda ver o crescimento dos dividendos.

    Como comentei mais acima, o primeiro trimestre foi corrido e fiquei menos na Finansfera mas ao mesmo tempo foi produtivo. Vamos ver se eu terei piquei de escrever mais nos próximos meses.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho bacana a ideia de blog como hobby. Não sei se repararam mas nem estou mais colocando AdSense aqui. Me dei ao luxo de fazer isto, ter um blog só para blogar mesmo, sem maiores interesses. Mas que todo mundo deveria ter um site profissional eu ainda bato o pé, rs.

      Excluir
    2. Sim, BPM, aqui hoje está assim também, pois lucro é quase nada rsrs.

      Estou tentando a última cartada com Adsense nos próximos meses. Senão vou tirar tudo rsrs. Veja meu comentário acima do grupo.

      Abraço!

      Excluir
    3. A persistência é a chave do suce$$o!!

      Excluir
  34. O fato Pobretão agora não pesa mais tanto na blogosfera por isso caiu o movimento, afinal vai fazer quase 2 anos que ele saiu fora, bota aí também que em 2016 e 2017 selic alta e juros altos, e como a maioria do povo investia em renda fixa e havia um boom de investimentos todo mundo olhava os blogs como uma consultoria, também agora temos muitos bancos e corretoras e por lá mesmo o povo tira dúvidas, já os comentários nos blogs que basicamente fica entre nós, caiu, ai sei lá por qual motivo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o número de blogs aumentou muito então o pessoal deve estar gastando mais tempo lendo do que comentando, rs. é uma explicação.

      Excluir
    2. Stifler se voce falar sobre o processo de ser diabetico e pagamento de pensao seu blog vai subir no rank, eu sou fa de historias tristes e sua vida é uma merda kkk

      Excluir
  35. Engraçado Uo, o número de visitas aumentou no meu blog, será que a queda no ranking foi por ter comprado o dominio? E agora o antigo domínio não está mais no ranking?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Burguês, amigo, demora um tempo para que contabilizem os acessos em seu novo domínio, e o antigo 'blogspot' vai ficando sem acessos. Foi o mesmo caso comigo.

      Com domínio seu blog será melhor rankeado pelo google, trazendo aumento de acessos!

      Com bom conteúdo, é questão de tempo os saques do Adsense ...

      Abração

      Excluir
    2. Vamos acompanhar Burguês os próximos levantamentos.

      Excluir
  36. VdC cadê você? vamos nos xingar mais assim aumenta o tráfego em ambos os blogs hahahahhaa

    ResponderExcluir
  37. fala uó! eu estou um pouco ausente pois estou tentando abrir meu negocio desde novembro...acabei mudando de cidade e diversas dificuldades apareceram porem estou sempre acompanhando!! estou mais focado em terminar de montar meus projetos e logo voltarei a investir,como sabem tive de liquidar as posiçoes de açao para usar o dinheiro mas daqui uns 6 meses pelo menos pretendo voltar! enquanto isso irei postar coisas relacionadas a empreendimento e burocracias,o que fiz e como estou montando a loja...futuramente colocarei imagens dela talvez!

    ResponderExcluir
  38. Uó, já que tocou no assunto, podia fazer um post (ou me indicar se já tiver um) sobre como profissionalizar o blog.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja aqui...
      http://abacusliquid.com/tag/dicas-para-blogueiros/

      Excluir
  39. Eu aqui feliz da vida só por estar no ranking, ainda mais por ter subido 2 posições. Parabéns pelo levantamento. Um dia vou ter um blog ou site que gere renda passiva, está nos meus planos pós-emprego-suga-cérebro. Nao tem nada morrendo, vira e mexe tem artigos bem legais. Cada um na sua caminhada. Já temos até sub no reddit, estamos avançando: https://www.reddit.com/r/IFBrasil/

    ResponderExcluir
  40. Olá, parabéns pelo site!
    Também me interesso por investimentos, principalmente sobre fundos imobiliários. Por isso criei um site para falar sobre fundos imobiliários, se puder dar uma passada nele depois!

    https://palafiita.wordpress.com

    ResponderExcluir
  41. O nível dos blogueiros novos é sofrível!! A maioria não sabe ler um balnço patrimonial, não sabe escolher um fii decente. É muita ingenuidade.


    De outro lado, sabem falar da vida alheia, sabem criticar vizinhos, sabem dizere que odeiam as mulheres, por causa dos homens que comem vagina.


    Infelizmente, muitos só entraram por causa da modinha.

    ResponderExcluir
  42. Poxa, a Finasfera está morrendo justo agora que eu entrei? Kkkk

    Nesse ranking aí o meu blog tá em penúltimo na lista, em colocação empatada com vários outros. Mas ok, eu comecei agora. Espero ir melhorando aos poucos, apesar que não tenho a intenção de me tornar um dos grandes, com muitas postagens por mês (até porque estou iniciando ainda, então não tenho muito a dizer).

    Concordo com o que você e o Economicamente Incorreto disse sobre os interesses serem temporários. Eu mesmo tinha um blog na área de tecnologia, mas que me dediquei a ele só uns 2 ou 3 anos e depois enjoei. Depois criei outro blog sobre outros assuntos e também me dediquei a ele com vontade só uns 2 anos. Depois eles ficam lá abandonados e eu quase não posto mais, e quando posto não é mais com a mesma vontade e ânimo de antes. Isso deve estar contribuindo com a queda dos blogs da finansfera também.

    Outro ponto talvez seja a quantidade de blogs. Eu não sei você e os outros, mas eu não consigo acompanhar todos os blogs que existem na finansfera. Eu poderia ter colocado o link de todos eles no meu blog e pedir para colocarem o meu também, mas preferi, pelo menos inicialmente, colocar apenas os links dos blogs que vou acompanhar de verdade. Já passei de 10 blogs e já estou sentido uma dificuldade de acompanhar todos, até porque não é sempre que estou com vontade de ler sobre finanças. O lado negativo de fazer como eu fiz, é que o meu link está em poucos blogs, então não recebo tantas visitas e comentários quanto os outros blogs, e da mesma forma, a minha interação com outros blogueiros da finansfera termina sendo mais limitada. Também não tenho muito interesse em acompanhar blogs que só postam o fechamento mensal.

    Sobre ganhar dinheiro com blog, eu já comentei mais acima numa resposta, acho muito difícil. Poucos são os que conseguem ganhar muito por mês com blogs (como você) e se sustentar com eles. Adsense rende muito pouco e isso também deve desanimar os blogueiros a levar o blog como algo profissional, como uma segunda fonte de renda. A dedicação para chegar nesse ponto tem que ser muito grande ao longo do tempo e muitas vezes não compensa o esforço. Eu particularmente prefiro levar o meu blog como um hobby mesmo, para compartilhar ideias, conhecimentos, opiniões e pegar o do pessoal também, até porque já tentei antes com outros blogs e os resultados foram ruins. Esse blog de tecnologia que eu disse, por exemplo, ele já chegou a ter 30 mil visitas ao mês, era muita coisa, e mesmo nessa época eu vi o valor dos anúncios cair pela metade (cheguei a ganhar 30 dólares por mês, depois 15, ainda nesse mesmo nível de visitas). Hoje esse blog tá praticamente abandonado, mas ainda dá 9/10 mil visitas ao mês e rende 8 dólares apenas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Calvin!
      kkk, vamos reavivar esta finansfera.
      Vi vários blogueiros reclamando da queda de rendimento dos sites. Mas isto pode ter a ver com a crise sabia? Com as empresas anunciando cada vez menos e também cada vez mais sites publicando, o valor vai cair mesmo.
      Abraço!

      Excluir
  43. Ótimo post Uó! Você é um dos caras que mais agrega pros blogs de finanças do Brasil, sem dúvida alguma.

    Você disse que de janeiro do ano passado até agora você conseguil mais de 20 mil dólares com os blogs (e parabéns por isso!). Você já chegou a compartilhar em algum momento como que conseguiu todo esse alcance e monetização?

    Não precisa mostrar exatamente o que você faz, mas seria legal se você pudesse dar algumas dicas pro pessoal que pensa em profissionalizar o blog já começar na direção certa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jovem!
      Depois veja aqui...
      http://abacusliquid.com/tag/dicas-para-blogueiros/

      Excluir
  44. Rapaz, caí de mais no ranking. Isso que dá ficar sem postar um tempo.

    Vou tentar melhorar esse mês de maio.

    Valeu pelo post UÓ

    Abração e fica com Deus

    ResponderExcluir
  45. Olá Uó!
    Criei recentemente um site sobre economia, finanças e investimentos, com a proposta de montar os posts com infográficos, gráficos e demais recursos visuais.
    Como faço para entrar no ranking?
    Se puder dá uma conferida: https://economistavisual.com/
    Abraços!

    ResponderExcluir
  46. Verdade, Uó!

    Iniciei a poucos meses e acumulei apenas 8500 visitas, o ritmo é lento, porém o que mais me importa é postar conteúdo de qualidade e acho que em muitas vezes a quantidade é inimiga da qualidade. vamos torcer para que mais conteúdo apareça com qualidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo, quantidade não significa nada. Quanto mais rico for seu conteúdo melhor.

      Excluir
  47. Oi, Uó!
    Poderia adicionar meu blog : https://jornadadopoupador.blogspot.com/
    Há algum pré requisito para fazer parte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa,
      O critério é adicionar outros blogs no seu.
      Abraço!

      Excluir
  48. Fala Uó, tudo certo meu amigo? Não rolou ainda de adicionar meu blog nessa lista? Ja adicionei vários blogs ao meu! Dá um força ai. Abraço e sucesso! Meu blog: http://grafistafiel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, vc ja está na lista, não entendi sua solicitação, rs

      Excluir