quarta-feira, 2 de abril de 2014

Esperando a Baleia Passar...

Não sabia que os tubarões dialogavam com as sardinhas para encurralar as baleias... coisas que acontecem neste mercado...


9 comentários:

  1. link para a reportagem...
    http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/3268372/acompanhe-dia-vida-investidores-bolsa-que-cuidam-bilhoes

    ResponderExcluir
  2. Comecei a me envolver com o mundo de investimentos a pouco tempo, mas já notei como a especulação é forte, tem um monte de palpiteiro profissional e com moral que direciona todo o cardume de sardinhas, eles dão previsões que não se concretizam e depois arrumam desculpas ainda mais esfarrapadas para justificar a falha na avaliação.
    Uorrem Bife esse isolamento do bloco/baleia é feito espantando os investidores de pequeno porte do papel com especulações? Desculpe a baixa capacidade de interpretação, resultado da progressão continuada no ensino público!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calhorda, se vc ler a reportagem na íntegra, verá que uma grande instituição (tubarão) quando quer comprar um grande lote de um papel não irá sair catando pequenas ordens de vendas no book (sardinha vendedoras) pois para isto deveria lançar um valor de compra bem superior à cotação atual para ir lambendo os vendedores. Então o que eles fazer é ficar aguardando um vendedor com uma grande lote aparecer (baleia). Só que geralmente estes vendedores aparecem com um preço de venda que a instituição compradora não deseja, geralmente mais alto, então o que ela faz é reunir as sardinhas em torno do valor que ela almeja pagar, fazendo assim com que a baleia abaixe sua ordem de venda. Quando são mais agressivos então lançam mão de outros critérios para reunir as sardinhas ou mesmo entrar em contato com a baleia para barganhar a negociação.

      Excluir
    2. Uorrem valeu pelos esclarecimentos!

      Excluir
  3. Acho que é questão de liquidez, depende tb do formador de mercado contratado.

    Tenho um amigo em banco outro dia ele estava falando que "conseguiu passar dois blocos de 300k" sem que o preço da ação caísse, a empresa era uma de baixo giro diário.

    Li outro dia que o banco compra muita blueship com o dinheiro de tesouraria, dá aquela inflada no Ibov e vende as small caps. Depois sai lançando put e descarrega as vendas dessas blueships.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é De Marco, somos meros peixinhos neste oceano...

      Excluir