sábado, 27 de dezembro de 2014

Maiores Porta Malas

Olá pessoal!

Todos foram bem de festas de natal? Espero que sim.

Estou aqui para lançar uma questão relativa a automóveis aos colegas. Neste fim de ano alguns acontecimentos me sugestionaram comprar um novo carro, algo que não estava no planejamento de 2015 mas por motivo de força maior tornou-se uma prioridade. Os meus principais requisitos são: capacidade de bagagem, economia de combustível e custo de manutenção (nesta ordem).

Consultando na internet sobre carros com grande capacidade para bagagem me deparei com esta seleção:

10º lugar - Nissan Versa


9º lugar - Volkswagen Voyage


8º lugar - JAC J3 Turin


7º lugar - Ford Fiesta RoCam Sedan


6º lugar - Renault Symbol


5ºlugar - Renault Logan


4º lugar - Fiat Grand Siena


3º lugar - Toyota Etios


2º lugar - Chevrolet Cobalt


1º lugar - Lifan 620


Gostaria de conhecer a opinião dos colegas sobre estes automóveis e outras opções. Outro tema que gostaria de discutir com vocês seria a escolha entre automóvel zero x semi-novo.

Desde já agradeço!

54 comentários:

  1. O critério principal é a confiabilidade. Nesse caso eu iria de Toyota.

    Agora, melhor ainda se comprar um seminovo. Aí você pega um carro de categoria superior. Um Corolla ou um Focus dão um banho em qualquer um desses. Aproveite que como houve troca de modelos, os usados devem estar mais acessíveis. Vá a uma boa concessionária de uma área nobre que você pega um usado de boa qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu I.I., você tem qual automóvel?

      Excluir
    2. Eu tenho um Focus Sedan. Me atende perfeitamente.

      Excluir
    3. Cuidado com esse negócio de seminovo de categoria superior. O automóvel pode ter desvalorizado, mas a manutenção ainda é de categoria $uperior... pra economizar de verdade você tem que comprar um usado da mesma categoria do zero que você compraria.

      Excluir
    4. Estou comprando uma categoria compatível "sedã médio". Só não compro zero porque estabeleci o limite de 40.000.

      Excluir
    5. Os carros da Nissan tem um custo de manutenção bem baixo comparando com os de mesma categoria.

      Dê uma olhada no Sentra e no Livina. Este último é ótimo pra família e o usado deve estar com preço bom. Prefira o 1.8, motor japonês de alumínio e sem correira dentada. As velas são japonesas e troca só com 90 mil km. Enfim, ótima mecânica.

      Excluir
    6. Andei pesquisando o Sentra, mas todos são 16 válvulas. Para quem anda na cidade o tempo todo 1.8 não é exagero?

      Excluir
  2. Tenho um Cobalt 1.4 LTZ, melhor coisa que fiz até hoje. Uma delícia de dirigir, seguro muito barato em SP, mecânica barata, revisão preço de popular. Par quem tem filhos, o porta-mala é sensacional.

    Sucesso,

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo, até então ele é minha primeira opção, estou apenas preocupado com o consumo, vi muitos relatos de que ele é beberrão, o que tem a dizer neste sentido? Qual o ano do seu? Gostei muito da capacidade do porta-malas.
      Obrigado!

      Excluir
    2. Uó,

      Terceira vez que tento postar

      Consumo 8,5 alcool cidade na estrada 10

      Gasolina 9,8 cidade e estrada quasen12

      Consumo melhorou após 5 mil km

      Ano 2014 Ltz, com my link. Paguei 41900k no feirão da Gm no Abc!

      Sucesso!

      Rodrigo

      Excluir
  3. E o Polo Sedan ? saiu de linha ? dá uma olhada carrão.....

    ResponderExcluir
  4. Uó, carro é japonês.

    O resto vem depois...

    Toyota, Honda e Nissan.

    ResponderExcluir
  5. Tenho um honda city desde 2011 comprei zero 506 litros de porta mala, confortável nunca deu manutenção exceto uma lâmpada da lanterna traseira custou 5 reais, peguei o pé de boi versão DX, Honda e Toyota não dao pepino, são seguros e o preço do seguro é baixo pois ninguém quer roubar, pretendo ficar com ele até acabar, o banco traseiro reclina independente, é espaçoso, agora dos que vc colocou aí o Lifan parece ser o mais completo e bonito, mas é como comprar ações no IPO vc não tem tantos dados para avaliar. Um abraço
    Son of Gun

    ResponderExcluir
  6. Uó, ja tive um Gol (equivalente ao Voyage). Ótimo preço de revenda, e o meu 1,6 fazia 9km/l com alcool e 11 km/l com gasolina na estrada, andando com pé embaixo. Mas as concessionarias (pós venda) muito ruim e garantia só de 1 ano.
    To com um Honda Civic, belo carro, 2.0 mas ta consumindo o mesmo que o Gol, também tem um ótimo preço de revenda e o pós-venda até agora foi excepcional. E tem 3 anos de garantia.
    Toyota é o equivalente da Honda, entretanto ja ouvi alguns comentarios que o pós-venda nao é tao bom (um colega tem um Etios e passa raiva quando vai na concessionaria, pode ser só problema regional).
    O problema do Chevrolet realmente é o consumo.
    Se nao se importar com motorização, entre todos aí eu deixaria de lado e iria de honda city. Lançaram o modelo novo entao o modelo antigo (que é bonito) deve estar com um preço bom. Já deixaria de lado comprar esses JAC ou Lifan...vai morrer com o carro ou entao vender a preço de moto CG 150.
    Agora, se for ficar nessa lista, ja li que os melhores custo-beneficio sao o renault logan e o siena. Outra boa dica é começar a ler as revistas especializadas (4 rodas, auto-esporte, etc....fazem muitos comparativos bons! Abraço e tira o escorpiao do bolso!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, sobre o escorpião do bolso, vai ser foda, estou mal acostumado com o IPVA de 300 reais do carro atual, vai ser doloroso pagar 1.500 reais todo ano só de IPVA.

      Excluir
  7. Uó, imagino que sua necessidade repentina tenha nome e use fraldas. Sei bem como é, mas resisti bravamente até agora sem.

    Sou bem leigo nestas coisas, mas vou dar uma opinião pessoal: minha mãe possuía até bem pouco tempo um Fiat Idea. Rodou (pouco) por 9 anos sem maiores problemas. Extremamente espaçoso, ainda mais para família. a pouco tempo minha mãe trouxe uma porta DENTRO do carro, só para ter noção do espaço interno.

    Em relação ao consumo e etc, realmente não sei te dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, pois então, a necessidade é esta mesma, até pensei em fica rmais tempo com o Corsinha mas ele tem o porta-malas muito pequeno e até para viagens curtas não está atendendo. Tem também a questão de pequenos problemas que ocorrem no carro e estando um bebê dentro fica tenso.
      Abraço!

      Excluir
    2. Uo a sugestão acima e muito boa. O ideal não está nos seus planos mas sugiro considerar. Tenho um fit e para a família tem sido ótimo. O modelo parece pequeno mas tem excelente espaço interno. Depois que compré o fit percebi como esses modelos monovolume m são legais e espaçosos. Se trocasse o fiT o ideal seria uma opção. Desses citados me parece que o Renault e barato, econômico e manutenção simples. Entre usado e novo, sugiro usado com baixa km - preço bom com qualidade de novo.

      Excluir
    3. Valeu trader. Obrigado pelas dicas.

      Excluir
  8. Evitando o Lifan e o JAC, você fará uma ótima escolha.

    Aliás, a foto da legenda do Lifan 620 está errada, é um Etios.

    ResponderExcluir
  9. Uó, há uns 5 anos que só compro carro da Honda. Minha esposa anda de Fit há uns 8 anos e eu tenho uma CRV.

    Fit é caro mas não tem o que dizer. O problema é que o porta-malas é pequeno.
    A CRV é outro esquema. SUV gasta muita gasolina e manutenção é cara (depois dos 3 anos de garantia). Pneus são caros, etc.

    Na linha da Honda eu te recomendaria um City. Bom porta-malas e boa marca. A manutenção da Honda durante a garantia é muito barata. Revisão anual e pronto, sem surpresas.

    Pensei no Versa para a esposa um tempo atrás mas não tinha automático. Meu sogro tem uma Nissan Livina. Quem tem gosta muito.

    Outro que parece ser legal é o Chevrolet Sonic Sedan.

    Eu gosto de carro zero, mas financeiramente todos sabemos que não é a melhor opção. Mas eu não gosto de pegar carro usado porque algumas vezes pode ter surpresas.

    Abraços e bom ano novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é E.I., pelo que estou vendo dos comentários muita gente indicando Honda e outros japoneses. Confesso que não entendo nada de carros, só tive um na vida (o atual) e mesmo assim foi meu pai que me deu de presente. Assim que comprar o novo vou dá-lo para minha mãe. Meu pai é que me ajuda nesta questão de carro, a vida toda ele mexeu com isto, como amador, e tem preferência pelos carros da Chevrolet. Por isto no momento estou sugestionado a ir em um Chevrolet pois é a marca que ele está acostumado. Como vou comprar com uns dois ou três anos de uso então não terei estas garantias de fábrica. SUV para mim é pesado, tanto em preço de compra como manutenção, nem cabe na garagem, então estou de olho mesmo é em um sedã.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Uó, mesmo depois da garantia a manutenção da Honda não é cara. No meio do ano trocamos o Fit da esposa por um novo. O antigo era 2004 e nunca gastei muito com manutenção. É carro pau pra toda obra. Neste quesito acredito que o City (que é praticamente o Fit sedan) te atenderia bem.

      Não precisa ser SUV, mas uma wagon, tipo a Livina me parece uma boa compra. Como tenho filhos, sei que precisamos de mais espaço e neste aspecto prefiro wagon, que da pra encher o porta-malas ate o teto, ao invés de sedan.

      Esqueça os chineses, ainda não estao no patamar dos japoneses, coreanos, alemaes, franceses e americanos. Carro chines hoje é roubada.
      Chevrolet você deveria olhar o Sonic sedan.
      Abraços

      Excluir
    3. E.I., o problema do City é que fica acima do meu limite de verba (40.000). Um Cobalt 2013 está 39.000 o City está 45.000. Será que vale a pena pagar esta diferença? O Sonic é sedã superior e está acima do meu nível, infelizmente.
      Chines também não gosto.
      Agora não se pode mais colocar mala até no teto, todas as malas tem que estar acondicionadas no porta malas, por isto estou de olho no Cobalt que é o maior porta malas.
      Abraço!

      Excluir
  10. Minha opinião

    1. Corola
    2. Honda City (custo benefício melhor que o civic)
    3. Nissan sentra

    Concordo com a máxima que carro tem que ser japonês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe algum estudo de custo de manutenção de um Nissan por exemplo em relação a um Chevrolet que justifique a diferença de preço? Vejo todo mundo falar dos japoneses mas é difícil encontrar comparativos, será que não fica muito no campo da opinião subjetiva?

      Excluir
  11. homem querendo Sedan = esposa grávida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neném já nasceu tem 6 meses anom, rs

      Excluir
    2. O Bifinho Filho já cagou aproximadamente em 600 fraldas pampers...

      Excluir
    3. Pampers foram menos, usa mais turma da Mônica que é mais barata, rs.

      Excluir
  12. Não interessa o modelo e nem o consumo. Como pai, você tem o dever de adquirir um veículo seguro para seu filho. Ele deve ter no mínimo 4/5 estrelas no teste de colisão Latin Ncap. Veja os resultados e faça sua escolha.

    http://www.latinncap.com/po/resultados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum, vou olhar isto. Qual seu automóvel Troll?

      Excluir
    2. Tenho um i30. No seu caso, acredito que um New Fiesta Sedan seja um ótimo custo-benefício.

      Excluir
    3. Já teve um deste Ford ou conhece alguém que tem? Quais as vantagens em relação a um cobalt por exemplo?

      Excluir
    4. Nunca tive um New Fiesta e também nunca andei em um, mas conheço gente que tem e adora. Eu descartaria qualquer carro da Chevrolet: veja os resultados do Latin Ncap!

      Não sei fazer a comparação entre Cobalt e Fiesta, mas achei um ótimo comparativo. Apesar de o avaliador ficar em cima do muro, para mim ficou claro que o New Fiesta é muito mais carro.

      http://www.dezeroacem.com.br/2013/09/duelo-2014-ford-new-fiesta-sedan-1-6-x-chevrolet-cobalt-1-8/

      Excluir
    5. Valeu Troll, vou ver o link.

      Excluir
  13. Vou de cobalt toda vida ou voyage mesmo. Cobalt porque é foda, sempre troco ideia com taxista que moi esta porra e diz que o carro é bom; já o voyage, é tradicional lixo popular da VW, batedor de plástico, a porra toda, mas como tenho o gol g5, sei que o pior não é tão feio assim...

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cobalt está sendo muito utilizado pelos taxistas, principalmente pelo porta malas e pelo espaço interno. Nesta categoria sedan médio é o lider de vendas. Outros pontos positivos são seguro barato e mecânica consolidada. Porém alguns reclamam do alto consumo nos primeiros kms.

      Excluir
    2. O segredo amigão é amaciar o bicho em baixa rotação , esquece esta merda que não precisa e que tem que socar o pau no motor.

      amacia os primeiros 10 mil km bem de boa mesmo, troca o oleo certinho e quando for fazer a revsão, se o manual fala troca a cada 10 mil, troca a cada 8 mil. parece que não, mas faz puta diferença.

      o meu g5 tem quase 5 anos na minha mão, quase 86 mil km e tá tinindo. fazendo quase 13 km/l na cidade em gasol e uns 8 a 9 no alcool, mas parei de usar porque ta compensando mais não.

      victor

      Excluir
    3. Como vou comprar com uns dois anos de uso então acredito que já estará amaciado.
      Abraço!

      Excluir
  14. Uó:
    Também tenho duas crianças novas. Tem certeza que você precisa desse porta-malas todo só para uso urbano e viagens curtas?
    O Honda Fit da minha mulher, para isto, sempre deu *e sobrou* espaço.
    De qualquer forma, se você assim não pensar, indico o Focus Sedan, por mim utilizado (e aprovado) para viagens mais longas. ótimo custo benefício e muito econômico, tendo em vista a motorização.
    Dica: a maior armadilha chama-se "carrinho de bebê". Fuja dos grandões e pesados como o diabo da cruz. São caros, pesados (seus braços e suas costas vão se lembrar disto quando estiver carregando-o) e ocupam um espaço enorme no porta malas. Já vi colega tendo de trocar de carro por causa do "carrinho". Modelos mais simples de carrinho, são uma benção. Ah, e banheira dobrável para viagens também é ótima.
    Abraços e feliz 2015.
    Jeca Tatu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeca, estou pensando mesmo são nas viagens longas.
      Nosso carrinho de bebê é desajeitado mas foi presente.
      Esta banheira dobrável não conheço, vou pesquisar.
      Sobre o Ford, vou avaliar.
      Abraço e feliz 2015!

      Excluir
    2. Uó: a banheira dobrável é esta aqui: http://www.claracosmeticos.com.br/stokke-banheira-dobravel-para-bebe-rosa-pr-7026-112085.htm
      Jeca

      Excluir