quarta-feira, 15 de abril de 2015

Como Controlo Meus Investimentos Buy-and-Hold e Minhas Operações Day-Trade

Fala galera!
Como estão todos?

Eu tento ficar longe do blog mas vez ou outra aparece um assunto para compartilhar com vocês e assim trocar uma ideais. De qualquer forma, estou diminuindo o ritmo de postagens e trarei aqui apenas assuntos realmente relevantes. Nada de posts do tipo "comprei isto, vendi aquilo", "PT é isto, Dilma é aquilo", "Bati o IBOV, perdi do CDI"...

Hoje o assunto é controle. Para nós investidores isto é algo fundamental pois só com um registro preciso das operações conseguiremos no final do mês apurar o desempenho das carteiras. Ainda uso a velha e boa planilha eletrônica, uma das maiores invenções da humanidade. Penso no futuro desenvolver um sistema para esta finalidade, mas por hora a planilha está atendendo bem.


Hoje tenho conta em 4 corretoras, porém uma não está operacional pois é utilizada apenas para TD e no momento não estou posicionado nesta modalidade. Portanto tenho 3 corretoras para gerenciar no dia a dia. Muitos não gostam de operar com mais de uma corretora pois consideram uma complexidade desnecessária. Mas acho interessante pois posso aportar em CPFs diferentes (no caso o meu e o da minha esposa) e aproveitar os melhores recursos de cada uma.

Na figura a seguir apresento a planilha de controle da corretora 1 (Mirae). Para cada mês tenho uma planilha como esta por corretora. Em azul apresento as posições compradas de FIIs. Em verde as posições compradas de ações e em laranja estou apresentando a bonificação da Cielo deste mês. Esta planilha é atualizada automaticamente (ver este link do E.I.) com as cotações da bolsa e no campo Lucro obtenho a valorização atual no mês.

Tenho ainda nesta planilha os seguintes campos:

Transporte: Valor de fechamento do mês anterior (valor total dos ativos mais valor em conta corrente)
Aportes: Valor total aportado no mês
Operacional: Transporte + Aportes
Taxas: Total de taxas do mês
Impostos: Total de impostos pagos no mês
Dividendos: Total de dividendos recebidos no mês
JSCP: Total de dividendos recebidos no mês
Aluguéis: Total de aluguéis recebidos no mês
Bonificações: Total de bonificações recebidas no mês
Distribuições: Total de distribuições recebidas no mês
Fechamento: Total atual do mês


Abaixo apresento a planilha de controle da corretora 2 (MyCap). Esta conta está no CPF da esposa. Acho interessante dividir os ativos em dois CPFs pois assim tenho um limite de vendas mensais de até 40K sem pagar imposto de renda.


Abaixo apresento a planilha de controle da corretora 3 (Rico). Estou usando esta corretora atualmente apenas para as operações em mini-índice e mini-dólar e não pretendo mais aportar nesta conta. A ideia é comprar ativos (basicamente FIIs) apenas com os lucros das operações day-trade. Em cinza estão as operações DT do mês atual.


Como podem ter notado nas planilhas, este foi um mês que realizei muitas vendas de ações e muitas compras de FIIs. Resolvi realizar parte dos lucros obtidos na alta recente e comprar alguns FIIs que estão "descontados" atualmente. Daqui pra frente pretendo comprar periodicamente 3 FIIs mensais (1.500 em cada aporte) e ações comprarei apenas em momentos de Bear Market.

Abraço a todos!

19 comentários:

  1. Parabéns Uó você esta mandando muito bem, principalmente no mini índice. Você costuma assistir as indicações dos professores analistas da Rico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, obrigado!
      Eu fico lá no trade ao Vivo de 9 as 12, mas minhas entradas e saídas acabam não coincidindo com as dos professores, meu setup é diferente.
      Abraço!

      Excluir
  2. Olá,

    É bem interessante. Eu também tenho uma planilha, mas é bem básica. Tem as posições, as alocações e as compras e vendas. Também pega cotação automática pelo Yahoo.

    Mesmo assim ainda está pra surgir uma planilha definitiva e fácil de usar que seja útil para controlar os investimentos.

    Nos EUA, há softwares que inclusive acessam suas contas em corretoras e bancos e integram tudo automaticamente, incluindo compras, vendas, dividendos. O cliente não precisa praticamente fazer nada.

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poi sé I.I., receber os proventos automáticos seria muito bom, vou fazer um sistema assim um dia, rs.
      Abraço!

      Excluir
  3. Muito bom o controle Uó!

    Algumas colunas eu não entendi a função, mas assim mesmo me deu algumas ideias interessantes!

    Parabéns pelo herdeiro!

    ResponderExcluir
  4. "Acho interessante dividir os ativos em dois CPFs pois assim tenho um limite de vendas mensais de até 40K sem pagar imposto de renda."

    Fraude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uó, eu não acho que isso seja fraude, pois o que vale é a lei, e se ela permite não me parece um problema em um primeiro momento. Mas tem uma coisa, se sua esposa é sua dependente para efeito de imposto de renda ou se faz a declaração conjunta, entendo que o limite continua sendo 20K, pois a renda as despesas de todos os dependentes devem ser somados, portanto acredito que a isenção também. Posso estar errado. Verifique isso para não ter problemas.

      Abraços

      Excluir
    2. Este Anom até sei quem é, vive pegando no meu pé.

      E.I., se ela for dependente acredito que vc está certo, mas como faço a declaração dela isolada da minha então não há problema. Mas a bolsa exige que ela faça uma procuração para eu operar a sua conta em nome dela.

      Abraço!

      Excluir
  5. Bom controle Uó. Parabéns!

    Faltou o crédito da planilha com atualização automática ;)

    ResponderExcluir
  6. Belo post Uó.....queria ter essa disciplina, minhas planilhas sempre ficam pela metade! Quais as funções de cada coluna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Henrique, qual coluna especificamente vc ficou em dúvida?

      Excluir
    2. Das colunas "controle" e "atual", tem varias...

      Excluir
    3. AH sim, vou mudar o nome destas colunas e suprimir algumas que não estou usando mais. Mas basicamente Controle tem a ver com o preço de compra e atual com o preço do dia. As 3 úiltimas são nesta ordem...
      Em Valor R$ total
      Em Valor R$ de ganho
      Em Valor % de ganho

      Excluir
  7. Bom dia!

    Gentileza, tem como me disponibilizar uma cópia de sua planilha?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode baixar aqui...
      https://drive.google.com/file/d/0B0FfUh02PsRmZFlZV05RTnd1cG8/edit
      Abraço!

      Excluir