domingo, 1 de outubro de 2017

Carteira Viver de Renda é Questionada

A carteira de investimentos do colega blogueiro Viver de Renda foi questionada hoje no Twitter por um analista de investimentos muito conhecido no mercado. Será que ele tem razão? Uma carteira previdenciária deveria ter alta exposição em moedas digitais como bitcoins? O que você acha da alocação desta carteira de investimentos?


Fiz um comentário no post explanando que a história não é bem assim, já que o investimento do colega Viver de Renda foi relativamente baixo se comparado com seu capital total. Talvez o que assusta quem se depara com a carteira hoje é a alta alocação em relação aos demais ativos. Mas considerando que a maior parte do valor atual é proveniente de valorização, então a história muda. O Viver de Renda deveria "realizar lucro" para rebalancear a carteira? Dê sua opinião nesta discussão.

36 comentários:

  1. Esse analista tem que considerar que o patrimônio do VR é alto. E como você falou. Tem a valorização dos últimos meses que foram altas.

    Para falar a verdade eu nem gosto de analistas. Esses caras questionam, falam um monte de coisas e não são ricos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente houve uma análise muito pontual e pouco contextual, rs
      Abraço!

      Excluir
  2. Uo,
    Eu teria realizado uma parcela importante desse investimento, conforme comentado lá no VR. Talvez uns 80%. Isso porque eu só vejo as pessoas comprando para "investir", e nunca para usar como moeda realmente, não dá para comprar pão na padaria, parcelar seu carro zero, etc... te lembra alguma coisa como as tulipas? Daqui a uns dias creio que nos veremos com muitos arquivos digitais sem ter o que fazer com eles...
    Como o VR teve a grata satisfação de surfar a onda, eu pularia fora já. E como ele mesmo diz, não se trata de bola de cristal, mas de ver diversas semelhanças com bolhas simples, como a clássica história da bolha das tulipas.
    Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Unknown, o bitcoin não tem semelhança com as tulipas por causa do princípio da escassez e é possível comprar quase qualquer coisa com bitcoin, existem cartões pré-pagos de bitcoin que funcionam no Brasil, é possível pagar boletos com bitcoin e nos classificados bitcoin é possível comprar um carro com bitcoin.

      Abraços!

      Excluir
    2. Leandro, acho que depende muito dos objetivos da pessoa. Não sei quais são os objetivos de fato do Viver de Renda, se fosse para realizar lucro ele já teria realizado. Agora, se é bolha, não sei lhe dizer, rs

      Excluir
    3. Marcelo, ao contrário das bolhas de sabão que deixam de ser bolhas quando estouram, no mercado financeiro as bolhas só são caracterizadas a partir do momento que ocorre o estouro, enquanto não estoura só se vê especulações. Quem tá de fora fala que é bolha, quem tá de dentro fala que não é. Mas se não estourar então quem entrou acertou, e quem ficou de fora se frustrou, rs

      Excluir
  3. Eu não me ligo em valores porque posso mentir sobre eles e ganhar vários seguidores, prefiro falar das estratégias.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho muitas duvidas sobre moedas digitais, no entanto admiro a coragem e trajetória do viver de renda, sobre o analistas de mercado eles não é tão importante na vida CERTOS investidores, o que importa mesmo são os resultados, em outras palavras TREINO É TREINO JOGO É JOGO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o Viver se manteve firme durante a trajetória de alta, 99% já teria pulado fora. Existe um viés psicológico, a maioria das pessoas tende a se agarrar nos investimentos perdedores e sair rápido dos investimentos ganhadores. Duvido que mais de 1% das pessoas que possuem bitcoins hoje tem surfado toda esta onda de alta. A maioria ali pegou o bonde andando, e quem pegou no início já realizou lucro.

      Excluir
  5. Precisam avisar este analista que o Viver de Renda já pode viver de renda. Então tanto faz se o bitcoin é 20% ou 1% na carteira previdenciária dele.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Já dizia buffet sobre analistas:
    Wall Street é o único lugar onde as pessoas chegam em um Rolls-Royce para obter conselhos daqueles que pegam o metrô.

    ResponderExcluir
  7. Fala Uó. To achando incrível essa "interação" do mercado financeiro com os blogs. É sinal que estamos fazendo algum barulho. Gosto do Carlos, mas ele mandou mal nessa pq não foi atrás do histórico. Lembro que tempos atrás quando vi essa exposição alta do Viver de renda em bitcoins o questionei e ele me respondeu dizendo que tinha colocado pouco faz muito tempo e pegou essa valorização toda. Talvez fosse a hora de ir realizando o lucro, mas só ele sabe o que é melhor para carteira dele.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala E.D.

      Não sei se existe esta interação toda. O que ocorreu é que o Carlos pesquisou no Google o termo Viver de Renda, e nesta pesquisa o blog do nosso colega aparece em primeiro. O Carlos está com um trabalho lá na Eleven com esta linha, então deve estar pesquisando estes termos. como se deparou com a carteira do Viver, deve ter achado estranho em um primeiro momento, realmente faltou ir mais a fundo na evolução da carteira, e falou algo sem muito critério.

      Abraço!

      Excluir
    2. é que já houve alguns outros episódios. Na verdade não muito bons. Eu disse gostar da interação pq parece que os blogs tão incomodando esses caras, não que a interação tem sido boa haha

      Excluir
    3. Não vejo este "incômodo" a finasnfera é praticamente um gueto.

      Excluir
    4. Ok. já foram alguns casos. se um gueto já incomoda tanto assim, imagina se fosse maior.

      Excluir
  8. Carlos Herrera, da Empiricus, que falava pra todos ficarem longe de bitcoins em JULHO, aí me aparece recomendando bitcoins loucamente em Setembro?

    Não, obrigado...

    ResponderExcluir
  9. Difícil essa pergunta hein Uó rs Eu talvez venderia um pouco.. Mas se ver pela ótica do VR, ele não precisa. Então ele pode deixar os bitcoins quietos ali e quem sabe pegar uma valorização maior... Vai saber né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai de cada um né Inglês? Cada um terá uma comportamento.

      Excluir
  10. ZZZZZ. Eu gasto R$6k por mês, só de cupom do TD ganho mais de R$9k por mês, minha TSR hoje é de 1,5%, se quisesse transformar os bitcoins em um fundo em bolívar sem correção pra comer putas e comprar drogas continuaria aposentado com folga do mesmo jeito. Quem tiver dúvidas sobre a alocação que eu alcancei ainda que de forma meio acidental sugiro ler sobre o "larry portfolio".

    ResponderExcluir
  11. Quem sabe faz, quem não sabe ensina.
    Entre o Viver de Renda e o "analista", não tenho dúvida em quem confiar.

    Abraço Uó!

    ResponderExcluir
  12. creio que não. O importante é o montante de aportes ser equilibrado. A valorização são outros 500...

    ResponderExcluir
  13. As moedas digitais vieram pra ficar. O risco é inerente, tem que ter culhão.

    ResponderExcluir
  14. Bitcoin ainda tem muito pra crescer, o problema são as especulações pelo caminho.

    Particularmente pra mim bitcoin é só moeda de troca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caiu na mão dos especuladores aí virou loucura. O objetivo inicial de ser moeda de troca ficou em segundo plano.

      Excluir