terça-feira, 5 de agosto de 2014

Todos os Assuntos do Mundo...


Todos os assuntos, seja futebol, economia ou política, até mesmo os menos polêmicos como culinária e arte barroca, são discutidos em quatro salas: a dos chatos burros, a dos chatos inteligentes, a dos divertidos burros e a dos divertidos inteligentes. E isto sempre foi assim, desde que o mundo é mundo.

Por vaidade, a maior parte das pessoas acredita que está na sala dos divertidos inteligentes (opa, estou dentro, rs). Menos os chatos burros - aqueles que se orgulham da própria chatice - mas esses também se enganam ao achar que estão na sala dos chatos inteligentes. E no mundo das mídias sociais atuais, estes chatos burros que se acham chatos inteligentes recebem a singela denominação de Trolls.


Os Trolls são criaturas mitológicas originadas das lendas nórdicas, e que se tornaram parte do folclore da Escandinávia e norte da Europa. Geralmente são retratados como seres maus e perigosos, embora às vezes eles interajam pacificamente com as pessoas e anonimamente, na calada da noite, agem como legítimos perturbadores da ordem social.

Sendo assim, nos blogs e em outras mídias da Internet, os trolls são editores, na maior parte das vezes anônimos, que promovem tentativas deliberadas e intencionais de perturbar as atividades dos demais editores. O trollismo pode então ser considerado uma violação deliberada das regras implícitas de convivência social da internet.


Retornando à parábola inicial, das quatro salas, a mais respeitada é a dos chatos inteligentes. Porque os chatos inteligentes fundamentam tudo o que dizem, com muita coerência e perspicácia. Porém, a sala dos divertidos inteligentes são as mais populares, é lá que os assuntos fluem de forma leve, ponderada e despretensiosa. Por serem tão populares são então o maior alvo dos chatos burros. Raramente você verá chatos burros incursionando pelas salas dos chatos inteligentes, pois lá eles serão sempre desmascarados.

Frequentemente, a sala dos chatos burros estará vazia, pois os seus ocupantes estarão navegando pelas outras salas, na ânsia serem reconhecidos como chatos inteligentes. Então não se assuste se receber comentários mal educados no seu espaço de debate, são os chatos burros exercendo o que fazem de melhor. Não pense que são chatos inteligentes contribuindo com o seu debate, pois chatos inteligentes estão ocupados demais nas suas próprias salas.

Mas e a sala dos divertidos burros? Bom, esta é a sala por onde todos nós começamos, é a sala de passagem para as demais salas, pois nascemos burros porém divertidos. Ninguém nasce chato ou postulando teoremas. As pessoas se tornam chatas ao longo da vida. E não é porque você já está em uma das demais salas e lá deve permanecer. Sempre bom dar uma passadinha na sala dos burros divertidos pois desta forma os chatos têm a chance de se tornarem mais divertidos, os divertidos de se tornarem ainda mais inteligentes e os inteligentes de se tonarem ainda mais sábios.

E não terá fechamento mensal mesmo, agora sou um chato inteligente, rs.

Livre adaptação do texto As Quatro Salas publicado em 9/5/2003 por Alexandre Soares Silva no site Digestivo Cultural.

27 comentários:

  1. Chato Inteligente -> Di-marcinho, Troll
    Divertido Inteligente -> Soul Surfer, Além da Poupança, Guardião Do Mobral
    Divertido Burro -> Pobretão
    Chato Burro -> Cardosinho vulgo Sony Bono (PQP Que cara chato)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como você mesmo disse devemos transitar, no momento eu estou chato burro porque não estou agregando nada a ninguém kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Chatos Burros - > Sonny, Poney, Eike Rico, Maria Bufunfa, RW(Crude) Trader, Investidor Livre.

      Afonsinho! (chato burro)

      Excluir
    3. Novidade que o anon das 22:03 é o guardião, qué engana quem?

      Excluir
    4. Não Sonny, vc eh um jênio que todos admiram pela sua cultura e textos coesos.

      mindingu

      Excluir
    5. Certamente estou no divertido burro. Faltam muiiiiiitos anos para eu ir para a sala do divertido inteligente.
      Minha esperança é não entrar na sala dos chatos!

      Excluir
    6. Concordo com voce Guardião, voce é tão divertido quanto uma endoscopia huahuahua

      Excluir
    7. hehehe, somos burros mas nos divertimos por aqui...

      Excluir
  2. UO, em que Banco vc investiu aquela LCI de 63 dias? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LCI Bco Caixa Geral Brasil
      Emitente BANCO CAIXA GERAL BRASIL S.A
      Emissão 05/08/2014
      Vencimento 06/10/2014
      Intermediário: Corretora Rico

      Excluir
  3. Texto recado para o Investidor Troll

    ResponderExcluir
  4. Vai parar de divulgar a rentabilidade, Uó?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é Uó S/A, conforme regra CVM divulgação a cada trimestre, rs

      Excluir
  5. Agora fiquei pensando em que sala eu estou ...rsrsrs. Não me considero inteligente (pelo menos não na materia de finanças); também não me considero divertido (engenheiros raramente são divertidos) ...

    Então, por exclusão, sobrou a sala dos chatos burros .... preciso começar a frequentar outras salas !!!

    Muito legal seu texto. Gostei mesmo.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Executivo, somos ambos engenheiros, e nas salas de engenharia somos inteligentes, mas nas salas de economia somos todos burros, mas burros divertidos, não se preocupe, rs.
      Abraço!

      Excluir
  6. não ser mencionado na lista já é um grande avanço, acho... huahuahauhuahau

    ResponderExcluir
  7. Troll em internet não é uma criatura, mas sim o significado de uma ação.
    Não vou te explicar o significado correto, Uó, que é pra te ajudar a ser mais estudioso e assim finalmente conseguir entrar pelo menos na sala dos esclarecidos.

    ResponderExcluir