sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

NTN-B Principal 2035 - Melhor Compra/Melhor Venda

Galera,

Vou entrar em um tema controverso. Análise gráfica aplicada a ações já desperta ojeriza em muitas pessoas, mas irei aplicá-la agora em um título do governo (apenas como exercício, não me levem a sério, por favor!).

Vejamos o gráfico atual da NTN-B Principal 2035...


Notem que no início do ano passado tivemos uma oportunidade impar para compras de TD. E no início de setembro tivemos oportunidade igual só que para venda. Eu me adiantei um pouquinho e vendi todos os meus títulos julho, lembro de ter obtido lucro bruto de mais de 20%, mas poderia ter sido maior "se" tivesse acertado a "melhor venda".

A pergunta que faço ao leitor é: "Qual a melhor estratégia nos investimentos em TD, compras periódicas para levar até o vendimento ou compras/vendas em momentos oportunos no cenário macro-econômico?"

Olhando sobre o ponto de vista da análise técnica, estamos formando um triângulo do gráfico diário das taxas. Obviamente isto não tem relação nenhuma com o cenário atual de juros, porém, seria interessantíssimo, mesmo que por coincidência, que este triângulo fosse rompido para cima como na projeção que eu fiz. Assim teríamos as taxas novamente nos patamares de 7% que eu considero a "melhor compra".

Para aquele investidor que optou por realizar as compras periódicas a fim de levar até o vendimento, sugiro acompanhar o gráfico e comprar nos momentos de pico da taxa, quando a mesma toca a parte superior do triângulo. Para aquele investidor, como eu, que não irá levar o título até o vencimento, sugiro aguardar o rompimento deste triângulo para iniciar as compras, se é que isto vai mesmo acontecer.

Abraço!

56 comentários:

  1. Olá UO
    Assunto interessantíssimo.
    As taxas são sim diretamente ligadas aos juros.
    Se formos investir em TD sem a intenção de carregar até o vencimento, uma sugestão seria usarmos o vencimento de 2050, pois nesse os ganhos serão muito maiores.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Div, para quem não quer ficar fazendo timing é a melhor opção.

      Excluir
    2. Uo, para timming é melhor ainda que a 2035

      Excluir
    3. Fala sério. Vai usar gráfico para TD, sendo que a influencia destes é com os juros futuros? Melhor fazer um grafico de juros futuros e sobrepo-lo ao grafico de TD. Fica a dica

      Excluir
  2. Interessante Uó!

    Já havido pensado em fazer alguns estudos com títulos específicos, mas sempre esbarrei na dificuldade de conseguir preços e taxas históricas.

    Onde vc conseguiu os dados para fazer este gráfico?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http//www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/137713/[NTN-B_Principal_2015.xls]

      Excluir
    2. Ah sim! Esta eu conhecia!

      Pensei que era alguma fonte com dados de vários anos ou meses!

      Assim mesmo obrigado!

      Excluir
  3. Uó, fica como sugestão: procure relação entre este gráfico e o comportamento do di futuro no mesmo período. Imagino que haverá uma grande influência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão ligados. Tenho um palpite de que as taxas vão subir mais, vamos aguardar.

      Excluir
    2. I.C. quem influencia TD é exatamente os jurosfuturos

      Excluir
  4. Se segura que os haters já já aparecem.
    Uta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que pagar imposto pro país bancar esse monte de gente a toa fazendo estágio no exterior as nossas custas e ficar brincando na internet. Foda!

      Excluir
    2. Anônimo,
      Ralei pra estar onde estou... Se você não conseguiu, por favor, não fique com inveja... Quem sabe um dia você tenha competência pra conseguir algo parecido.

      Uó,
      Interessante esse seu gráfico.Você por acaso sabe onde podemos essas taxas de juros para fazermos algumas análises com outros papéis?

      Uta!

      Excluir
    3. Peguei os dados do TD neste endereço:
      http//www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/137713/[NTN-B_Principal_2015.xls]

      Excluir
    4. Tenho inveja naum, o foda é que trabalho duro pra sustentar gente que fica o dia inteiro navegando na internet

      Excluir
    5. Anônimo,
      Você teve suas escolhas da vida. Se você trabalha e rala pra me ajudar a bancar aqui no exterior... Foi escolha sua. Não venha de mimimi... Se não quisesse essa vida pra tu, escolhesse outra direção pra sua vida.

      Excluir
    6. Só fico triste de o Estagiário ser tão ingrato com o PT, o Lula e a Dilma.

      Se fosse nas mãos de ferro do PSDB, nem universitário ele seria...

      Excluir
    7. Po além de te bancar vejo que nem um português razoável você consegue discorrer. Pelamor. E não foi escolha minha e sim deste governo demagogo e vermelho que gosta de bancar gente a toa.

      Excluir
  5. Gostei do seu raciocínio, Uó!

    Ainda é cedo para saber até que patamar chegarão as taxas dos títulos, mas no momento eles ainda estão muito caros. Não custa aguardar Mais um pouco para se posicionar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colesterol ruim : o autor do blog quer complicar a coisa simples = compre TD quando taxa estiver pagando IPCA+6,5% ou mais e então venda quando cair para IPCA+4,5% ou menos. Simples assim.

      Excluir
    2. LdL, pode aguardar e nunca chegar lá, só estou apresentando o contexto o atual.

      Excluir
    3. O que não está faltando é opção para quem aporta mensalmente, Uó.

      Caso título não alcance o patamar desejado, se aporta em coisa melhor e toca pro mês seguinte.

      Abraço!

      Excluir
    4. Concordo com o anônimo.

      Compra quando a taxa estiver boa.

      Não sei se vale a pena fazer trade, porque ainda precisaria descontar os impostos.

      Excluir
    5. Fazer trade sempre é uma faca de dois gumes...

      Excluir
  6. Uó, interessante, mas como você disse, não sei se as mesmas teorias de análise técnica se aplicam para títulos de RF. Devem haver outras teorias igualmente interessantes.

    Além destes, me parece que os que podem oferecer ainda maior vantagem/volatilidade são os pré-fixados NTNF, uma vez que estes compreendem os juros totais e não somente os juros reais (descontada a inflação).

    Sinceramente não acho que seja muito prudente fazer "trade" com TD, mas a ocasião pode proporcionar boas oportunidades. Eu mesmo comprei uns títulos (NTNB-P) no início do ano passado e quando precisei de um dinheiro extra acabei vendendo com lucro de uns 15 ou 20% também. Meu objetivo quando comprei não era vender, mas no momento que precisei do dinheiro, achei melhor pegar este que estava "com lucro" do que outro que estava nas LFTs (pós fixados).

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não se aplica E.I., foi só um exercício. Mas gosto dos gráficos para ter uma ideia geral do cenário,

      Trade com TD é tão perigoso quanto trade em RV, no final das contas pode acabar no prejuízo. Aí fica a escolha de cada um.

      Abraço!

      Excluir
    2. Discordo. A oscilação decorre do prazo do título, e não dá sua modalidade.

      Excluir
  7. O trade em TD dá margem para o vício na jogatina. O especulador viciado começa a se achar o Rei da Cocacada depois de duas vitórias.

    ResponderExcluir
  8. Uó,

    Prefiro comprar um pouco todo mês, assim como faço com as ações. A relação com a Selic existe, contudo, ela não é tão linear como todo mundo pensa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A relação não se daá com a Selic, mas sim com o DI futuro.

      Excluir
    2. Inv Livre, pensamento simplório. Já disse acima. Leia com atenção : compre quando IPCA+6,5% ou mais e venda quando IPCA+4,5% ou menos. Não tem erro. Isso pra ganhar dinheiro. Para poupar simplesmente siga bastter.com

      Excluir
    3. São duas estratégias válidas, vai do perfil de cada um.
      Abraço!

      Excluir
    4. Anônimo,

      Simplório por que? Eu não quero fazer trade em TD, isso, para mim, que é loucura! Eu compro um pouco todo o mês e vou receber o montante acumulado em 15/05/2019. Esse é o meu plano.

      Abraços.

      Excluir
    5. Siga o plano I.L., vc não perderá dinheiro...

      Excluir
    6. Como comprar DI futuro, Uó e Investidor Livre?

      Excluir
    7. http://br.advfn.com/bolsa-de-valores/bmf/di-futuro

      Excluir
  9. Putz Uó, a minha modesta opinião...e com todo respeito. Nada contra fazer trade com TD, eu mesmo defini critérios de entrada e de saída...
    Por ex: No cenário macroeconômico atual: Acima de 6,5% = possível compra ; acima de 7% = compra certa; abaixo de 5% = provável venda; Abaixo de 4,5% = venda certa.
    Mas análise gráfica, e tentar definir padrões gráficos acho bem temerário...além de que existe uma certa previsibilidade do banco central...
    Não é um mercado que é iminentemente decorrente da oferta e procura, e sim de demandas e conjecturas governamentais e macroeconômicas.
    Mas apoio o seu estudo, no mínimo interessante.... vamos ver se a taxa seguirá algum padrão gráfico..

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, o cara falou a real. Finalmente. PC, o que o Uó está fazendo é complicar o que voce e eu fazemos. Comprar num patamar alto e vender num baixo do IPCA+ juros pós. Parabens, unico comentarista do blog que falou a real. E logo um amigo do borra-botas do pobretão, quem diria

      Excluir
    2. No início do post já disse: "isto é só um exercício, rs".
      Todo investidor deve escolher a melhor forma de alocação ao seu perfil.
      Abraço!

      Excluir
  10. Parece que a 35 pegou carona num foguete, vem coisa boa ai.
    Percebo nos comentários pessoal querendo passar uma posição como a mais correta e etc, ninguém está todo certo nem todo errado, tem meio termo ai.
    E você nesse último post resumiu bem, vai da estratégia de cada um.
    Bacana seu exercício Uó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anom, vc entendeu o cerne dá questão, e eu já tinha avisado no início do post pois sabia que os mais afoitos iriam criticar.
      Abraço!

      Excluir
  11. Com essa inflação a melhor compra ainda está para chegar!
    Onde será que vai parar a Selic?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho surfista, esta taxa vai subir mais...

      Excluir
    2. Valeu Uó!! Sempre inovando...
      Bom, pra ficar melhor e sem querer abusar, o que acha de postar aqui um ponto de entrada em TD? Isto é, quando aparecer um ponto de entrada na sua opinião, você avisaria os seus leitores, retomando o assunto do post. Lembrando a todos nós, rs, não é uma recomendação de compra, apenas uma opinião baseada numa perspectiva.
      Pense numa série especial, como está fazendo com o Míni. (Alias, depois de acompanhar em janeiro, resolvi e adotei uma rotina para estudar esta modalidade)

      Pra finalizar, vejo que o contato com o blog "Renda Ativa na Bolsa" do Roger surgiu resultado..cara devemos valorizar encontros e conversas como a que vocês estão tendo.. Conversa objetiva, técnica e respeitosa! Para todos nós, anônimos ou blogueiros das finanças, há um ganho de qualidade quando há disponível na web tratamento sério sobre investimentos. Há, dá um toque no Roger..o blog dele anônimos não podem postar comentários, uma pena! Há muitos haters é verdade, mas assim ele acaba inibindo a participação de outras pessoas verdadeiramente interessadas.

      Excluir
    3. Ótimo post Uó, nesse eu posso comentar, ja que de operações com Mini eu não entendo Po$*** nenhuma!! Talvez essa curva ascendente dos juros suba mais rápido, parece que o país ta deteriorando-se mais rápido do que os analistas pensavam...

      Excluir
    4. Anom, com certeza se eu voltar a compra TD vou postar aqui. Estude o mini sim, é uma forma legal de ganhar um dinheiro a mais se vc tiver método. eu ainda estou pelejando, rs.

      Excluir
    5. Henrique, esta curva tem tudo pra romper a consolidação, vamos aguardar...

      Excluir
  12. Uo, segue o solicitado:
    ITUB3, ABEV3, CIEL3, BBSE3, BRFS3.

    AGCX11, KRNI11, HGLG11,BRCR11, PQDP11

    LCI/LCA (se nao tiver IR. Nao possuo.)

    Grande Abraço!
    Bagual

    ResponderExcluir
  13. Vejamos : compra hoje TD ipca 7,30 , dai a 60,90,120...dias suponhamos a taxa vai para 5,00 , vai dar um lucro legal se vendermos o titulo. Porem vc estara se desfazendo de um titulo que paga 7,30.a.a. Se quiser depois comprar o mesmo titulo vai receber 5,00 a.a. Ou seja vai trocar uma taxa de 7,30 por uma taxa de 5,00.

    ResponderExcluir