segunda-feira, 8 de junho de 2015

Preço Justo das 10 Melhores Ações da Bolsa

Estava devendo este post ao colega S. Guarda. Fui questionado por ele em qual seria o preço justo das ações do Bradesco segundo meu "método" de precificação. Esta metodologia baseia-se em análise gráfica e já foi exemplificada neste post mas irei utilizar agora outros exemplos práticos. Para fins didáticos, irei definir 3 pontos de classificação: Preço Justo, Preço Justíssimo e Preço Injusto, rs.

Começando pelo Bradescão, a seta vermelha indica a região de preço injusto, a seta verde indica a região de preço justo e a seta azul a região de preço justíssimo. Na sequência destaco outros ativos de minha preferência, os top-10...











A região da seta vermelha indica sobre-preço do ativo e deve ser evitada para compras. É um bom ponto de para vendas parciais se o investidor pratica B&H ativo.

A região da seta verde indica um local de equilíbrio dos preços, ou seja, onde as forças vendedoras e compradoras encontram equilíbrio. Um bom ponto para início de aportes.

A região da seta azul indica o local onde o preço está significativamente descontado em relação às suas médias históricas. Neste ponto os aportes mais vultosos devem ser considerados.

Considerando esta metodologia, já é momento de iniciar aportes nos bancos Itaú e Bradesco. Os demais ativos ainda apresentam preços elevados em relação à suas médias de longo prazo.

Abraço e boa semana a todos!

18 comentários:

  1. Grande Uó, obrigado pelo post.

    Muito interessante sua visão, embora sua exigência de queda seja bem maior que a minha!!

    Estou de olho em bancos : BBDC, ITUB e BBAS (este útimo para trade exclusivo).

    Interessante que quando penso em que classe de ativo aplicar destoamos em um ponto : parece-me que você vem aportando mais em FIIs, certo? Tenho uma visão um pouco distinta, por isso peço para dar uma análise no que postei no meu blog para que possamos confrontar idéias e assim me ajudará muito a crescer.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fala Uó,

    Empresa boa sempre está barata e empresa ruim sempre está cara! Esse mês devo comprar ABEV3 e VIVT3, segundo o TSDB.

    Abraços meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto aí I.L., siga seu método, é muito válido.

      Excluir
    2. UB,

      Hoje eu comprei TD... As ações ficaram para amanhã, rs. A propósito, o que você acha da RADL3? No setor de consumo não cíclico, qual seria o seu top 3?

      Abraços.

      Excluir
    3. Tb comprei umas LTNs...
      Top-3 não cíclico...ABEV, UGPA, BRFS (MDIA)
      Esqueça RADL e compre apenas UGPA, já estará levando a Ultra-farma no pacote. Se tiver mesmo querendo focar no consumo da população fique de olho no varejo, LAME pode ser uma boa pedida, ou mesmo as lojas renner que vc cogitou outro dia, mas o troço foguetou, rs.

      Excluir
    4. Uó,

      Eu só compro Tesouro IPCA 2019. Futuramente pretendo investir também no Tesouro Selic 2021. O que você tem contra a RADL3? O problema da UGPA3 é que eu quero ficar só com a farmácia, e não com os outros negócios, rs.

      Abraços.

      Excluir
    5. tb comprei selic mês passado.
      tenho nada contra radl não, mas sou mais a favor da ugpa.

      Excluir
  3. Estava pensando justamente nisso, ITUB3. Só falta entrar o dinheiro...

    ResponderExcluir
  4. Legal, Uó 8 das suas melhores são as minhas também, exceto por Porto Seguro- que eu prefiro Seguridade, e BRfoods que apesar de ter em carteira ainda prefiro TOTS3 de outro setor, agora como sabe sou B&H passivo e esse ano tive que fazer duas movimentações saí da CRUZ3 por causa IPO aportei em ABEV3, e saí ontem da GETI3 seria diluído em ON coisa que eu não queria, mas como ainda não sei o que fazer com a grana melhor é não fazer nada, como diria os Axiomas de Zurick.

    Son of Gun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show de bola Son! Gosto da TOTS também, tenho ela.

      Excluir
  5. Olá U.Ó....Estou de olho em Weg e Ultrapar...por esse gráfico então...não estariam em um bom momento para fazer aporte, más faço uma pergunta e se elas continuarem subindo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE continuarem subindo e vc continuar esperando então não vai comprar. A bolsa é um jogo de incertezas, rs

      Excluir
  6. Desculpe a ignorância, mas nunca vi achar preço justo por análise técnica.

    É baseado nas médias móveis?

    Faltou só colocar os números das demais empresas.

    Não seria mais preciso encontrar o preço justo através de análise fundamentalista?

    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I.I., este é o "meu preço justo", rs.

      Excluir
    2. É preço de entrada! Mas é justo também, penso eu!
      Abraços
      BG

      Excluir