sexta-feira, 24 de julho de 2015

Giro pelo Mercado: Conjuntura Econômica e Início da Temporada de Liquidações da Bolsa

Boa tarde pessoal!

O decepcionante comunicado do governo sobre a redução da meta de superávit primário serviu para acelerar ainda mais o processo corretivo que as ações das empresas brasileiras vinha sofrendo nos últimos dias.

Pelo gráfico do IBOV mostrado abaixo, podemos ver que o movimento agora é de queda livre em direção à LT do canal já formado na região dos 46.500. Podemos estar também montando um outro canal com toque da LT na região dos 43.000.


As agências internacionais de avaliação de risco já estão rebaixando o país face a cenário pessimista instaurado. Além de estarmos colhendo agora os frutos podres plantados nos últimos anos, o governo atual enfrenta grave crise política que praticamente emperra as medidas mais drásticas a serem tomadas. A última bandeira do governo que era o "pleno emprego" já caiu. Estamos agora passando pelo período de enfraquecimento da produção já que a população não consome mais como antes. Isto gera diminuição da receita do governo que compromete o superávit. Com a dívida pública galopante o país espanta possíveis investimentos estrangeiros. Temos ainda a questão da inflação que não dá sinais de arrefecimento, pelo contrário, como os artifícios de represamento de preços de combustíveis e energia elétrica não mais são sustentáveis é provável que a inflação dos preços administrados contamine os preços livres.

Sigamos fazendo um giro de mercado pelas ações mais comentadas aqui na blogosfera. Para quem gosta de vender ao som de violinos e comprar ao som de trovões a hora está chegando. Eu mesmo já iniciei minhas compras com ITUB, PSSA e CMIG. Você pode estar se perguntando por que comprar alções em momentos de crise econômica. Bom, a resposta é simples, se você tem apetite para o risco e acredita nos fundamentos da empresa este é então o melhor momento de comprar mais por menos. Mas se está tão descrente no país é então melhor embarcar na renda fixa que não está nada mal com estes juros galopantes.
























34 comentários:

  1. Uó se continuarmos assim em 2 meses a bolsa cai para 37mil pontos ou menos.

    Já pensou nesta possibilidade?
    Estou vendidasooooo em ações e FIIs, já em TD/LCI/CDI estou compradassoooooooo!!

    ResponderExcluir
  2. 300 BBAS3 R$ 19,80
    Se bem que eu acho que pode cair ainda mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha OC está em 19,19. Esperando com calma.

      Excluir
    2. Uó,

      Se o Ibovespa bater nos 30k acho que vou liquidar todos os meus investimentos de RF e ficar 100% em ações e FIIS. Vamos ver o que vai acontecer.

      Abraços.

      Excluir
    3. Nem precisa tanto, em 46.500 já terei revertido toda minha renda fixa em ações. Abaixo disto começo vender as cuecas sujas pra comprar mais, rs.

      Excluir
    4. Que bom que não sou apenas eu que penso assim, sou iniciantes na bolsa, já tinha investimentos na RF e comecei há pouco na RV, não tenho muito $$$$ na RV, alguns ETFs na bolsa e um FIA.
      Sobre o meu FIA (BB Ações Setor Financeiro), gostaria de uma opinião, vocês acham que devo aportar nele aproveitando essa baixa ou devo esperar uma alta sem aporte algum e encerrá-lo e com o dinheiro investir diretamente na bolsa?. Não pretendo me desfazer dele na baixa, na alta pode ser.

      Abraços!

      Excluir
    5. Zé, eu particularmente não gosto de ETFs e FIAs, gosto de comprar ações. Não venda o que comprou agora, vá realizando aportes semanais ou mensais nas boas empresas (CIEL, GRND, ABEV, PSSA, UGPA, ETC) durante este período de baixa, depois é só alegria.

      Excluir
    6. Uó,

      Para eu fazer isso a situação tem que ficar igual ou pior a de 2008. Não vou precipitar-me, até porque o dinheiro no TD tem como objetivo a aquisição do meu primeiro imóvel.

      Abraços.

      Excluir
    7. I.L., sinto lhe dizer mas a situação já está igual ou pior do que 2008, mas naquela época o governo lançou o artifício da incentivo ao consumo, agora ela não pode fazer isto mais, então aqui pra frente vai piorar. Se segura meu amigo, vai ver suas ações cairem pelo menos uns 10%. Crises vão e vem, estamos no meio de uma, quem se preparou vai se dar bem preocupa não, penso que vc está preparado.

      Excluir
  3. Boa noite D'uo, Gostaria de compartilhar um fato que aconteceu comigo e fiquei intrigado, muitos investidores sempre indicam que se deve ganhar 3 para ariscar perder 1 , pois bem...

    No mini dolar meu stop era 1,5 para meu gain ficar com 4,5 pontos porem sempre vinha perdendo dinheiro, E eu como realizo muitas operações de ficava PUTO da vida

    Até chegar um dia em que resolvi mudar coloquei meu Gain a 1,5 e meu stop em 4,5 pontos e desde então venho tendo bons resultados... Sendo que opero muito no dia a dia...


    O que me diz a respeito, pois sempre vejo muitos falarem que DEVE-SE sempre ter uma relação de 1;3


    Boa Noite Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J.J. tem gente que gosta de operar com este tipo de relação, tipo, se tem um topo em X o cara entra em X-1 vendido esperando chegar em X-4. Se voltar em X ele stopa. é uma estratégia válida, porém, no intra-day, pode-se levar muitos stops pois os movimentos no 1 minuto são bruscos em termos de pontos no cenário atual, principalmente no dólar. Na sala trade-ao-vivo da rico o pessoal tem trabalhado com 2 pontos de gain contra 3 de loss. Com acerto de 80% nos rompimentos.

      Cada estratégia tem um senão, mas todas são válidas. O importante é vc ajustar para o seu perfil operacional.

      Eu particularmente não opero com stop de pontos fixo, nem com relação risco/retorno. Eu trabalho com entradas parciais e saídas parciais com stop no gráfico. Acho mais flexível, porém estou ajustando esta estratégia, tem tido resultados muito tímidos nas últimas semanas, meus alvos estão curtos demais e tenho feito poucas operações no dia. Hoje por exemplo ganhei só 39 reais, ontem 33. Tá bem fraco o desempenho.

      Excluir
    2. Então D'uo, tenho em mente de fazer diversas operações de scalper no dolar buscando 1 ponto, sei que poderia fazer de 60 a 100 operações no dia numa boa, o que tenho receio é de faze-las e comprar em um topo ou venda-la em algum momento em um fundo, assim não atingindo meu objetivo de 1 ponto, Sendo assim pensei em na possibilidade de DOBRAR A APOSTA Até conseguir os 1 ponto , pois tenho liberado em minha corretora 65 contratos do mini dolar, Mais tenho MEDO de perder os 10 mil que tenho nela e ficar chupando o dedo....

      Excluir
    3. J.J. tempos atrás quando o Dólar variava só 5 pontos no dia esta estratégia era válida, mas na atual conjuntura não vale mais a pena, eu mesmo estava usando esta estratégia de 1 ponto de gain e já abortei. Pegue por exemplo os 3 ultimos dias anteriores, é melhor vc esperar um pull back e se posicionar comprado do que ficar comprando e vendendo com gain de 1 ponto, é um esforço descomunal, pelo menos para mim. é mercados consolidados com pouca variação de pontos ainda vai, mas na atual conjuntura acho muito perigoso. Eu reduziria esta sua margem para 20 ou 10 contratos, vc pode cair nua cilada se tiver pouca experiência de mercado.

      Excluir
  4. Fala Uo

    Comprei hoje BBDC4 a 25,88

    E tirei dinheiro do colchão pra comprar NTNB hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Vc é um dos caras mais preparados para as novas promoções da bolsa, está lotado de renda fixa, a coisa vai ficar boa!

      Excluir
  5. Oráculo de Minas, comprei ITSA4 a 7xx
    e BBAS3 a 19xx.
    UO, faça uma avaliação de CEMIG.
    ABRAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk, oraculo de minas...
      eu estava com OC em ITUB3 em 27,72 e depois reduzi para 27,27 e pegou, ô beleza! mas deve caiar mais.
      BBAS3 estou aguardando os 19,19.
      que tipo de avaliação de CMIG?

      Excluir
  6. Estourando o limite de posição do BBAS feliz da vida e com novas OCs nos 19/18/17...
    Com o majoritário desovando pra fazer caixa e corte de rating, podemos esperar de tudo daqui pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs, lancei OC em 19 mas a próxima só nos 15.
      eita sardinhada, a nós no meio... rs

      Excluir
  7. Acho que teremos bons preços para compras de ações por uns 3 anos, vai ser bom para quem tem disciplina, paciência para acumular mais ações de boas empresas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isto aí Beto, o lance agora é segurar o emprego pra sobrar dinheiro pra comprar, rs

      Excluir
  8. Respostas
    1. As boas empresas irão sofrer pouco, mas o IBOV, de uma forma geral, vai ficar capengando por mais uns 3 ou 4 anos penso eu.

      Excluir
  9. Na minha humilde opinião acho que o IBOV bate os 45mil pontos ainda está semana.

    Pelo menos 1 ou 2 agências vão rebaixar a nota do Brasil nos próximos 7-15 dias e aí é operar vendido com uns 10 mini contratos e comprado com uns 5 contrato de dólares e partir pro abraço.

    Embolsar o lucro e colocar em RF e esperar cair mais a bolsa.

    Saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O gráfico diz que não bate não, na pior das hipóteses 46.500.

      Esta semana que entra será perigoso operar, todo cuidado é pouco, tanto dólar quanto indice estão muito esticados, mas apostar nuna contra-tendencia tb é perigoso.

      Abraço!

      Excluir
  10. UB sempre com boas postagens. Parabéns seu blog é um sucesso. Estou sempre por aqui enriquecendo ainda mais meus conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado lobo! Vc é nosso convidado de honra!

      Excluir
  11. Belas compras, Uó!

    As quedas se acentuaram justo no período de balanços. Isso é sonho para quem se baliza em fundamentos. rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já disse o bom velhinho, nada melhor que uma boa empresa passando por um momento dificil, rs.

      Excluir
  12. Belíssimo Post, Uó.

    Parabéns pelo trabalho!

    Nosso bate-bola vai ficar demais! rsss

    Quando puder, passa lá no meu portal também.

    Abraços
    http://www.pobrepoupador.com

    ResponderExcluir
  13. Camarada Uorrem Bife, concordo com você, até escrevi algo falando da CMIG, excelente empresa e aposto nela pra uma investida também. Vamos acompanhando e aproveitando a liquidação de ações kkkkkk
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas acredito que com as perdas de concessões o lucro vai diminuir, mas a empresa continuará bem administrada. De qualquer forma estou comprando de 100 em 100 ações. Minha próxima compra está armada na casa dos 8.
      Abraço!

      Excluir