sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Trade Não Compensa!

Veja meu novo site Aqui 

Fala galera!

Para fechar a semana vou fazer um post para polemizar. Sei que virão opiniões contra e a favor, que é natural, mas preciso dizer algo para a blogosfera.

O ponto da questão é: fazer trades com ações, FIIs, TD ou qualquer outro ativo de fato não compensa. O esforço não compensa. Falo com experiência própria.

Tenho visto colegas que nunca fizeram um trade, pois até então eram investidores de longo prazo, entrarem nesta armadilha com intuito de obter ganho fácil.

"Quando você já conhece a resposta, o mercado muda a pergunta."

Compre boas empresas regularmente e com mais apetite nos momentos em que o mercado estiver depressivo como agora.

Aplique em Tesouro Selic sempre que o dinheiro sobrar quando não encontrar nenhuma boa oportunidade na renda variável.

Aplique em Tesouro IPCA nos momentos de economia fraca e altas taxas de juros (aperto da política monetária).

Aplique em Tesouro Prefixado nos momentos em que a economia estiver melhorando e as taxas de juros estiverem caindo (afrouxamento da política monetária).

Se pretende montar uma carteira previdenciária compre bons FIIs regularmente e com mais apetite nos momentos em que o mercado estiver depressivo.

Procure bons investimentos em renda fixa como LCAs, LCIs, debêntures, dentre outros.

Enfim, use seu dinheiro com sabedoria e coloque-o para trabalhar para você. Opções de investimento temos inúmeras, basta traçar um plano e executá-lo com disciplina. E olhe que nem falei de câmbio e ouro pois exigem um timing maior de mercado.


Mas o leitor pode estar se perguntando: por que cargas d'água estou escrevendo isto já que realizado trades praticamente todo dia? A resposta é simples: faço trades com dinheiro que não é meu. Tem dias que movimento mais de 100, 300, 500 mil reais. Mas é dinheiro do mercado e não do meu bolso. Dinheiro meu fica devidamente investido e não girando em trades duvidosos.

Fiz trades com dinheiro próprio durante 3 anos e não saí do lugar. Se tivesse aplicado com sabedoria em bons investimentos o resultado seria outro.

Agora surge uma outra questão: devo vender um ativo se estiver no lucro? Ao desfazer um investimento não estarei indiretamente realizando um trade acidental? Bom, este é outro assunto polêmico, uns chamam de buy & hold ativo, outros de trade de valor, e bla bla bla. Mas isto é tema para outro post.

Abraço e bom fim de semana!

84 comentários:

  1. Concordo capital de risco é uma coisa dinheiro para patrimônio é outro.

    ResponderExcluir
  2. uÓ, BEM BACANA SEU POST.

    Mas como vc diz, opera com dinheiro que não é seu, é emprestado e paga juros por ele. Durante os lucros é algo fantástico, dinheiro mole, vindo de alavancagem. Invenção divina.

    E nas quedas? Não existem prejuízos monstruosos??Falência? Eos suicídios que já ocorreram por causa disso??

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe falência sim Anom, na verdade é o que mais existe, trade alavancado é pra poucos, então, no fritar dos ovos, melhor ficar só no longo prazo mesmo, para a maioria.

      Excluir
  3. É sempre bom diversificar, até nisso. Buy e Hold passivo no Brasil nos tempos atuais é pedir pra se dar mal. Ficar pensando em dividendos é ilusão, melhor se contentar com renda fixa. Na renda variável o movimento é necessário, não precisa ser frenético, mas ficar parado em uma posição não é proveitoso, fora isso o fator sorte é sempre importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte ajuda tb. B&H passivo até que funciona, mas dependendo do timing, o sujeito pode ficar remando, reamando, e quando precisar do dinheiro não saiu do lugar.

      Excluir
  4. Todos sabemos que as corretoras estão tendo problemas, o número de clientes diminui, os lucros minnguam; algumas atá vão à falência.

    Será que fazer trade é melhor para o cliente ou para a corretora?

    Muitos daytraders são jogadores viciados, que correm o risco de falir e morrer por excesso de trades. Cuidado, gostamos de vc, não queremos que perca todo o seu dinheiro.

    Já pensou no futuro do seu filho??? Trade é bom como passatempo, estilo cassino....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 95% dos casos trade é melhor para as corretoras. em 5% é melhor para ambos, ou seja, para a corretora sempre é 100%, rs.

      Excluir
    2. A "banca" sempre ganha...

      Excluir
  5. Respostas
    1. Trade compensa se for para ganhar uma graninha.
      Agora, se o cara quer utilizar para ficar rico, aí complica. Neste caso, logo o trader encontrará o cemitério dos malandros. kkkk

      Excluir
    2. "Trade compensa se for para ganhar uma graninha." Depende.

      Excluir
  6. Uó post bem sensato. O triste é que não estou conseguindo manter minha capacidade de aporte justo nessa época boa.
    Vc não precisa de um developer free lance ai na sua empresa não? Preciso aumentar minhas receitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs. minha empresa tá mal das pernas, este ano não tirei um tostão dela, se tivesse tirado ela já tinha quebrado.
      estou comprando ações e FIIs com dinheiro que guardei em LTFs depois que vendi metade das ações 4 meses atrás.

      Excluir
    2. Mas com parte do dinheiro das vednas eu comprei um carro, então não sobrou muito, rs

      Excluir
  7. Parabéns pelo amadurecimento, trade é coisa para poucos, profissionais com um bom suporte psicológico, com controle de risco apurado e fazendo poucas operações, quanto mais opera mais paga taxas, gosto do B&H passivo em ações, diversificação com FII e TD. E é só,.... talvez ter uma grana para momentos especiais do tipo BBAS3 hoje a 16,60. P/VP = 0,69 p/l = 3,0, PEG=5 IB=16. IE>50%, todos os fundamentos dizem mande ver, comprei um bocado ainda tô pensando em termar mais um pouco. Abraço

    Son of gun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BBAS talvez vale uma compra nos 15, estou pensando.
      Abraço!

      Excluir
    2. comprei ontem bbas3 a 16,50 isso vai render em termos líquidos mais que a selic

      Excluir
    3. 50% de chance de render e 50% de chance de não render, esta é a unica certeza que eu tenho.

      Excluir
    4. Veja Uó hoje o valor de mercado da seguridade é maior que o BB que detem 50% dela mais 20% de cielo, o preço está muito distorcido do mercado. E ainda vem o banco de lambuja. Pode até chegar a 15 ou menos mas a longo prazo acho que a chance é maior que 50%. Grande abraço

      Son of gun

      Excluir
    5. Talvez seja por isto que BBSE e CIEL estão caindo, para corrigir a distorção. O mercado não dá ponto sem nó. Mas pode ser que BBAS esteja muito precificada pra baixo e o contrário com BBSE e CIEL. E com o tempo a distorção seja diminuída.

      Excluir
  8. UO polemizando.
    Sobre os comentários nos anons sobre buy&Holder não dar certo no Brasil.
    Anon o período de analise do blogosfera é muito curto.
    O pessoal que comprou ativos de 2009 até hoje comprou no ciclo de alta.
    Depois da crise do subprime até o começo de 2014 não ouve um período de baixa no mercado substancial como atualmente.
    Obviamente que a perca de capital será grande quando ciclo econômico entrar em viés de baixa como atualmente.
    Se quer analisar buy holder no mínimo 20 anos! Observo alguns anons fazendo comparações esdrúxulas de 5 anos ou 6 anos condenando a estratégia sendo que este pessoal só comprou no ciclo de alta.
    O difícil do buy&Holder sempre foi se manter calmo comprando em períodos de baixa no mercado, não se deixando levar pelo lado psicológico.
    Outra variável desconsiderada em trades que não vejo nenhum trader famoso expor: quanto ele perde ao ficar girando capital de IR e Corretagem, neste aspecto o investidor tem que manter um registro de investimento e anotar todos os custos operacionais descontando os valores depois de certo período de analise.
    Entre outros pormenores!
    Geralmente todo trader tende a vencer diverso benchmarks, caso ele não consiga vencer o CDI pode se aposentar, todo esforço ou método utilizado não é valido quando não se consegue vencer um benchmark padrão no mercado.
    Não existe estratégia 100% eficiente: Mas probabilidade de alguém ganhar com trades consistentemente é apenas para uma elite de profissionais, para um trader comum obtendo ganhos substanciais sempre foi necessários que outro trades percam constantemente.
    Os traders experientes comem os traders nanicos.
    Sim da para se ganhar com trades , mas a probabilidade de você estar entre os 5% dos vencedores é mínima!
    O pior é quando somos um TOP traders e por ganancia perdemos dinheiro por não usar um controle de risco adequado levando anos de nosso trabalho para o buraco.
    Trader em tempo efetivo também afeta o psicológico!
    Devido a este fatores eu prefiro ser BUY& HOlder.
    Se queres fazer trade: Use capital alocado a risco.
    Todo trader que se deu bem pega o lucro do trade colocando em buy e Holder.
    Ou você acha que este pessoal fica girando 100% do seu patrimônio?















    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Todo trader que se deu bem pega o lucro do trade colocando em buy e Holder."
      Falou tudo, é o que estou fazendo!

      Excluir
  9. UO, suas conclusões são quase iguais as minhas, coisas que aprendi quando, mesmo sem saber de muita coisa, me envolvi com trades em 2009 e 2011 e claro, sai no prejuízo, porém, movimentando quantias baixas que me fizeram muito refletir sobre isso.

    As regras que vc sitou são as regras que eu sigo, exceto sobre FII, pois nunca operei. Para ações, pretendo operar no médio prazo e longo prazo, dependendo do ativo, no entanto, a situação do país hoje me inibe de operar no longo prazo com tranquilidade.

    ResponderExcluir
  10. Uó,
    e se eu comprar o prefixado 2021 com uma taxa de 15,10 pensando apenas no vencimento lá na frente, pensando em trocar de apartamento? acredita que vale a pena?
    abraços,
    Guilherme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se refere a LTN?
      Quando vai precisar do dinheiro?

      Excluir
    2. Seria LTN, penso em comprar FII. Mas não tenho recursos para comprar FII de mil reais. Acho que até uns 80 é um preço justo. Precisaria só em 2021 mesmo.

      Excluir
    3. Não vejo bom momento para comprar LTN, a inflação não está sob controle e nem o risco país.
      Talvez melhor ir escalonando entre NTNB e LTF.

      Excluir
  11. Por isso na minha carteira meu objetivo principal é ter fluxo de caixa mensal.
    Tenho 85% do meu patrimônio em FIIs e não me arrependo(só de um ou outro FII que comprei dos 21 que tenho).
    Hoje o fluxo de caixa que os FIIs me dão é de 25% do que aporto mensalmente.

    Ex: Aporto R$100,00 agora todo mês aporto R$125,00 por causa dos rendimentos mensais de FII.
    Isso no longo prazo é a 8 maravilha do mundo segundo A. Einstein

    Saudações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, ainda vou me aposentar com estes FIIs. Hoje os alugueis que recebo já pagam 1/3 das minhas despesas. Temos promoções aparecendo. Depois veja minha lista de monitoramento.

      Excluir
    2. das minhas contas meu rendimentos pagam 5% rsrsrsr

      Excluir
    3. Por enquanto. Siga a estratégia.

      Excluir
  12. Essa é uma conclusao que as pessoas acabam chegando com o tempo. Poucos... muito poucos conseguem estabelecer um sistema e ganhar com isso. É pra graaande minoria, o resto vai apenas alimentar o mercado. Nao custa ter um troco e fazer uns jogos pra alavancar, mas com um capital extremamente pequeno!Apenas alimentar o vicio, mas ter a consciencia que o mercado não é pra gente ajuda a nao fazer loucuras! Estou tirando minha grana da bolsa e vou deixar um capital pequeno porque hj em dia trade é aposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qd eu entro em um trade a unica certeza que eu tenho é que terei que pagar a corretagem e os emolumentos, o resto é com o mercado, rs.

      Excluir
    2. E tem gente que compra Petrobras hj com a certeza que vai subir 50% nos proximos meses, de onde vem esta certeza? Crenças...

      Excluir
  13. Trade é uma aposta que você tem a opção de escolher quanto quer pagar se perder, mas para isso é preciso ser disciplinado no manejo de risco, arriscando de 0 a 2 % dependendo do tamanho do capital. O difícil mesmo é ter a disciplina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lado técnico do trade é fácil, o difícil é o lado psicológico.

      Excluir
  14. Bom dia Uó, Como funciona o FIIs tenho vontade de investir porem nao conheço nada, Todos pagam os alugueis mensalmente? Ou alguns não fazem esse pagamento, Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ka, vou falar bem resumidamente pois você pode encontrar vasto material na internet. Mas basicamente, um FII é um fundo cujas cotas estão atreladas a ativos de imóveis, como um prédio comercial, uma agência bancária, uma galpão, etc. Quando você adquire uma cota de um FII você passa a possuir parte daqueles ativos dos quais o fundo é dono. Como estes imóveis possuem aluguel, então os cotistas recebem distribuições mensais na proporção das suas cotas. Todas pagam mensalmente, salvo algumas situações especiais.

      Excluir
  15. Enterro de anão, saci de patinete e trader rico, são coisas que dificilmente vamos ver na vida.

    Não diria que trade não dá grana, mas pra quem estuda e é extremamente frio e calculista, pode até dá uma grana...você mesmo já mostrou que dá.

    Mas a grande questão é: pelo tempo gasto, preocupação, 'fissura' e ansiedade, quase sempre não vale a pena.

    Na minha opinião, melhor gastar esse tempo no melhor investimento de todos: como aumentar o aporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trade não vai deixar ninguém rico, vai no máximo pagar as suas contas mensais (se for bem sucedido) sobrando um pouquinho pra investir. Riqueza só se constrói se você coloca pessoas para trabalhar para você, salvo alguns casos especiais e raros de alguns caras que constroem riqueza sozinhos.

      Excluir
  16. Parabéns por mais um artigo realista e interessante!E os Trade de valor,swing trade e posicion será que são interessantes?Quais as diferenças?Quais empresas ideais?Na blogosfera em sua maioria só faz com BBAS3!Isso daria um post grande UO!?Acionista25.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse no artigo, para a grande e esmagadora maioria das pessoas nenhuma modalidade de trade vai valer a pena. Pessoal tá embarcando de cabeça neste "trade de valor" em BBAS, vem a ação subindo e descendo ao longo dos anos e pensam que passado garante futuro. Na bolsa é assim, quando você já sabe a resposta o mercado muda a pergunta. Pode dar certo? Sim, pode, mas as chances de dar errado são as mesmas, é 50/50. Nada é garantido, ainda mais para uma instituição que está na mão de um governo que nem vai conseguir pagar as suas contas no próximo ano.

      Excluir
  17. olá UÓ,

    Gostaria de uma sugestão sua e dos amigos aqui da blogosfera.

    Vou detalhar meus investimentos:
    Tesouro Direto: R$ 22K (diversos)
    LCI: R$ 10K (115% líquido do CDI para 3 anos)
    Multimercado: R$ 6K
    Ações: R$ 13K (cerca de 20 papéis)
    ETF: R$ 3K (4 ETFs)
    FII: R$ 3K (2 papéis)

    Estou investindo no longo prazo, sem realizar muitos trades. Aproveitei um pouco da queda brusca do final de Agosto e comprei mais alguns papéis.

    A minha estratégia era iniciar aportes constantes em FII (até atingir cerca de 20 FIIs) para equilibrar a carteira e buscar uma renda passiva.

    Estou com R$ 15K na conta para aportar.

    No cenário atual de rebaixamento do investimento, incertezas do mercado e possível aumento da Taxa de Juros em Outubro, vocês manteriam a estratégia de aportes em FII ou migrariam parte para Tesouro Direto aproveitando essa situação?

    Gostaria da sua sugestão e dos amigos daqui.

    obrigado
    HB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HB, não dá para responder sua pergunta com precisão, é necessário conhecer seus objetivos, sua idade, rs.
      Mas se você é uma pessoa jovem e tem objetivo de se aposentar com renda passiva, então aportar em FIIs todo mês é uma boa pedida, eu mesmo venho fazendo isto. E em momentos que o mercado está em baixa você pode aumentar os aportes. E sempre é bom se posicionar em renda fixa, então não deixe de comprar TD também (NTNB e LTF neste momento).

      Excluir
  18. D'uo existe a posibilidade de ficar vendido em fundo imobiliario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que não, já bastam os especuladores que avacalham com as ações, rs

      Excluir
  19. Uó,
    Poderia fazer um post basição das FIIs? não entendo nada disso.
    Outra coisa, comprei certo valor em LTN há uns 2 meses, tambem nao entendo muito, mas me disseram que era melhor que poupança, mas meu capital recuou, essa *&¨*&$% nao é prefixado? por que meu capital caiu? pode me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer saber sobre FII ? Taca no Google e verá que o lugar mais adequado é lá naquele outro blog...

      Quanto a TD, vc não deveria ter comprado algo que não conhece.

      Tá precisando estudar mais em bichão!

      Poney

      Excluir
    2. Anom, não é má vontade minha, mas dê um pulo lá no Blog do Tetzner que é o melhor lugar pra vc começar estudar FII. Não vou postar pois já tem muita coisa pronta por aí.
      Sobre as LTNs, não se preocupe, seu capital caiu porque as taxas de juros subiram nos últimos meses. Sempre que os juros sobem o valor de face do título cai. Mas se você ficar com o título até a data de vencimento receberá o valor acordado.
      Não é bom comprar LTN neste momento pois a inflação ainda não está controlada. O ideal é comprar LTN quando o governo começa afrouxar a politica monetária. Neste momento o ideal é ir comprando LTF e NTNB aos poucos, enquanto o risco país estiver subindo e a inflação estiver descontrolada estes são os títulos mais indicados.

      Excluir
  20. Uó faz um post sobre FII pq a galera tá muito interessada, eu incluso. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs, falei acima que já tem muita coisa pronta na internet. o que posso falar sobre FIIs agora é que compro um pouquinho todo mês, e quando o mercado cai muito eu compro mais que o usual. Minha lista de compras está aqui...
      https://docs.google.com/spreadsheets/d/1VbTVgXjt30tWDtAQGS4D12P1uIdTyR3GEZkub9hw9Gc/pubhtml

      Excluir
  21. Excelente, Uó!

    Trade é sinônimo de gasto com corretagem, emolumentos, tempo e saúde. Embora muitas empresas boas estejam apanhando do mercado nos últimos anos, vale aproveitar a oportunidade e encarteirar mais papéis para o longo prazo. Uma hora este momento econômico ruim irá passar, sempre passou.

    Não é o foco do post, mas, quanto ao buy & hold ativo, sou a favor desde que se tenha em carteira ações definidas exclusivamente para o longo prazo. Não vejo problema em vender um ou outro papel que está no lucro para aproveitar promoções no mercado, mas deixar de se beneficiar dos juros compostos e realizar este tipo de operação com todas as ações da carteira não é uma coisa que eu faria.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de vender um pouco das ações de vez em quando (vender tudo não me apetece). Veja bem, este ano estou passando por problemas na minha empresa e não estou faturando, a grana que estou usando para comprar ações e FIIs agora é proveniente das vendas que fiz 4 meses atrás. Vendi PSSA, UGPA, CIEL, etc, todas naquele momento em que estavam sobre valorizadas. Coloquei o dinheiro em LTFs e agora estou recomprando.

      Excluir
  22. Uó, é você mesmo? Ou acaso você deu acesso ao seu blog para o IL escrever? hahaha. Brincadeiras à parte, sempre pensei assim.
    Abraço e bom domingo
    Brainstorming

    ResponderExcluir
  23. Uó, fico feliz que tenha chegado a esta conclusão. Reforço ainda que o tempo e energia gasto nos trades poderiam ter resultado em melhores rendimentos na sua empresa ou na sua carreira, ou pelo menos mais tempo com seu filho e sua família.
    omo disseram acima trader rico é como cabeça de bacalhau.
    Pode ser uma profissão e o cara ganhar a vida como trader, mas neste caso eu prefiro investir na minha carreira que esta em estagio mais avançado, mas cada um é cada um.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou pensando a respeito amigo E.I.
      E seu Curintias que está estragando nossa festa hein?! Vamos morrer na praia novamente?!

      Excluir
    2. Não sei não. Ainda falta muito campeonato e o Corinthians não é tão confiável assim. Vamos ver.
      Abraços

      Excluir
    3. rs. nada neste Brasil é confiável, mas a vantagem tá boa.

      Excluir
  24. Uórremm... trade é uma merda mesmo!!! Só dá dinheiro para corretoras e bovespa... Mas vou te dar uma dica... estude um pouco de quantitative finance... lembra que eu te sugeri algum tempo atrás vender mini e comprar BOVA11??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vender mini não é trade? Estou sem entender.

      Excluir
    2. Hedge man... proteção!!! Operação de venda de indice e compra de mini... é parar defesa de carteira... é mais garantido do que comprar e vende mini indice ou opções a seco!!!!

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Eu sei que Hedge é para proteção de carteira, mas precisa usar conceitos de AT para aplicar, principalmente análise gráfica, pra mim é trade da mesma forma.

      Excluir
  25. Uó,

    Muito bom o seu post e também os comentários! Como eu já falei em outras ocasiões, não sou contra trades, e sim misturar eles com o B&H.

    Eu resolvi aproveitar o bonde do BBAS3 e agora resta aguardar para ver o que vai acontecer. Vale lembrar que todo o lucro obtido com essas operações deve ser aplicado no patrimônio do investidor...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Para alcançar nossos objetivos financeiros o fundamental é acumular patrimônio. O lucro dos trades é apenas uma das muitas maneiras de se gerar recursos que deverão ser necessariamente utilizados na acumulação deste mesmo patrimônio.

    Por isso não saberia te dizer se vale ou não a pena fazer trades. Talvez até valha, se você for capaz de gerar lucros consistentes num longo período de tempo... mas eu mesmo não faço isso - nem cogito fazer futuramente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se todo o esforço compensa. Esta é a questão.

      Excluir
  27. Uó viu que a Demoníaca da Dilma quer colocar IR em LCI,LCA e consequentemente FII???

    Pois é! Ta f$#@@@ investir nessa budega chamada Brasil.

    Eu e minha esposa estamos começando a desanimar disso aqui e querendo vender tudo para ir trabalhar mesmo que ilegalmente nos EUA.
    Lá pelo menos REITS são previsíveis e o povo defende com unhas e dentes propriedade e investimento privado. O contrário dessa zona(aliás até uma zona é mais organizada que isso aqui).

    Foi mal o desabafo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora só o aumento de IR para JCP de 15% para 18%

      Mas pelos rombos do governo isto é apenas o primeiro ponto para cuaturar um estômago aberto por bala calibre .50

      Excluir
  28. bom dia UO lembra que lhe perguntei onde ver o risco Brasil?
    plataforma enfoque, código ERISCBR

    ResponderExcluir
  29. Não entendi. No texto diz que você opera (faz trades) há 3 anos. Como assim? Não tinha começado este ano? Ou outra pessoa escreveu o texto?

    E sobre dizer que trade não torna ninguém rico, discordo. Mercados Futuro e de Opções são os locais que dão mais oportunidades para se fazer fortuna partindo de pouco. O problema é que a grande maioria acha que é fácil. Acha que é jogo, que é sorte.

    Um médico, engenheiro, físico, etc levam anos fazendo faculdade, depois anos fazendo pós e especializações e, ainda assim, muitos não alcançam tanto sucesso. E daí as pessoas acham que basta alguns meses estudando análise técnica que virarão mestres do mercado. Quebram a cara (e as vezes a conta bancária), ficam frustrados e dizem que é tudo ilusão.

    E esse é o motivo de eu sempre ter pegado no seu pé sobre "dar dicas de como operar". É como se você estivesse convidando incautos a entrarem na onda. Como se fosse algo fácil. Não há respeito pela profissão. E é essa falta de respeito que leva a falta de preparo e, consequentemente, ao insucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Swing em ações de 2012 a 2014>>>Perda de tempo
      Day-Trade a partir de 2015>>>Estou gostando.

      "Mercados Futuro e de Opções são os locais que dão mais oportunidades para se fazer fortuna partindo de pouco" >>> Para 0,01% da população talvez. O percentual restante é melhor fazer uma faculdade e montar uma empresa ou se tornar um político.

      "basta alguns meses estudando análise técnica que virarão mestres do mercado" >>> Espero daqui 4 a 5 anos estar bom nisto, estou encarando o DT como uma profissão, e estou só no primeiro ano da faculdade... um calouro...

      "dar dicas de como operar" >>> sempre vou colocar aqui minhas impressões sobre minhas operações, em alguns momentos elas podem ser equivocadas, o espaço é aberto, cabe a cada um julgar o que é melhor para si. Desde que criei este blog eu mais contribuí do que atrapalhei, minhas intenções são as melhores possíveis, e o que é melhor, é de graça...

      É gain!!!! rs
      Povo do Face que fica gritando isto... lamentável...

      Excluir
    2. Swing em ações de 2012 a 2014>>>Digamos que não foi perda de tempo total, meu deu uma boa base técnica,mas estou aproveitando pouco no DT, mas ajuda de certa forma... tempo de tela sempre é bom.

      Excluir
    3. Essa história do "é gain!!!!" foi uma estratégia de marketing que parece ter dado certo. Quem sabia realmente operar no mercado percebia que o cara que ficava gritando esse "é gain!!!" não aparentava operar de verdade. Parece que o que ele queria mesmo era fama. E funcionou.

      Com um carisma contagiante, arrebatou uma legião de fãs. Qualquer um que ousasse duvidar das façanhas dele era rapidamente rechaçado por fãs armados até os dentes dispostos a tudo para defender o ídolo. E interessante que ele nunca fazia de graça. Sempre tinham que pagar alguma quantia para que ele "ajudasse" a pessoa.

      Hoje ele virou professor e ganha 1000zinho por cabeça em cada curso que dá. Parece que a vida de "mercado" pra ele deu muito certo.

      Excluir
    4. É rapaz, nem vou falar muito, quem sabe um dia não estaremos dando aula também hein?! rs. Se bem que detesto isto, brincadeira.
      Acho lamentável mesmo é o pessoal postando boleta lá, eu até fazia isto no início, até perceber que teria mais credito postando meu resultado mensal e não as boletas isoladas. Quem mais faz isto? Não conheço. eu queria ver os resultados dia a dia dos colegas, para ter uma ideia se estou indo bem ou não, mas já vi que estou sozinho nesta, um dia paro com isto.
      Abraço!

      Excluir