quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Tesouro IPCA (NTNB-Principal) 2035: Compra!

Passando aqui para avisar que as taxas do Tesouro IPCA estão novamente na casa dos 7,7x. Acabei de realizar uma comprinha básica para o título de vencimento em 2035.


Os títulos de prazo mais curto estão com taxas menores, no ano passado isto não ocorreu (relembre aqui). Ontem, pela quarta vez seguida, o Banco Central não alterou os juros básicos da economia. Por seis votos a dois, o Comitê de Política Monetária manteve a taxa SELIC em 14,25% ao ano. A decisão surpreendeu os analistas, que esperavam aumento de 0,5 ponto percentual. Votaram pela manutenção da taxa o presidente do BC, Alexandre Tombini, e cinco diretores. Outros dois diretores votaram pela elevação da Selic em 0,5 ponto percentual.

Particularmente penso que a decisão foi acertada, já que a inflação atual não está sendo influenciada por pressão de consumo e sim por afrouxamento dos preços administrados. Um aumento de juros neste momento não traria efeitos positivos já que estaria aumentando a dívida pública sem fazer cócegas nos índices inflacionários já que a população não está mesmo consumindo. Assim falou o economista Uó, rs.

Abaixo o gráfico da taxa de compra da NTN-B Principal atualizado até a manhã de hoje. Vejam que ela está querendo romper o último topo formado, e a cotação do dólar pode contribuir para isto. Portanto, aguardem mais altas nesta taxa, 8% é logo ali.

30 comentários:

  1. Pois é - Uo. Liquidei uma posição que tinha em Ações e vou destinar ao TD. A diferença é que estou com um prazo um pouco mais curto que voce - estou comprando titulos com vencimento em 2024.

    Aproveitei que ainda estava com lucro na posição liquidada e a venda foi dentro do limite de isenção do IR e fiz o ajuste na carteira, aumentando posição defensiva na RF.

    Infelizmente, estou cada vez mais deixando de acreditar na Renda Variavel no Brasil - com as trapalhadas do governo criando um ambiente cada vez mais instavel, vai ser muito dificil obter valorização de ativos na Bolsa.

    Acredito que nos proximos 2 ou 3 anos será interessante ficar posicionado na Renda Fixa e aguardar uma definição mais clara da politica economica brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vendendo ações no fundo, tsc tsc.

      Excluir
    2. Quando a definição sobre a politica econômica for clara e as notícias forem positivas, o IBOV já terá subido uns 800% desde o fundo. Esse pessoal não aprende nunca...

      Excluir
    3. Desde que o mundo é mundo bolsa sempre sobre e sempre cai, mas quem não suporta as quedas deve passar longe.

      Excluir
  2. Estou comprando NTNBP35 de pá desde novembro ... Hoje comprei mais

    Alguém precisa mostrar pro dimarcinho estes preços para ver se ele entende de uma vez por todas as precificações de títulos pré-fixados de longo prazo ... seria bom ele ver que o BC n"ao subiu os juros e os juros futuros subiram (ao contrário do que ele disse). Não vou lá para n"ao criar mais polêmica

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E.I., eu gosto de comprar só nos momentos de estresse de mercado como este. Mas comprar periodicamente tb é uma boa estratégia.

      Sobre o colega, prefiro não comentar nada.

      Excluir
  3. Comprei a NTNB35 com juros semestrais este mês. Vou ver se consigo aportar um pouco por mês nela tb!

    ResponderExcluir
  4. Também comprei uma. Poxa o ADP ficou aborrecido comigo porque constatei que o rendimento dele foi ruim. eu tentei alerta-lo em 2013 que a RF e o dolar eram melhores opções. Tentei ajuda e o car se ofedeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O AdP tinha uma grafico de rentabilidade lindo, mas acho que ele se perdeu, esteve comprando EZTC pouco tempo atrás, não vi muito sentido, e resolveu também enxugar a carteira para poucos ativos, algo muito perigoso, agora está querendo vender as ações para financiar apartamento, justamente no fundo de mercado, tb não vejo sentido, enfim, cada um traça suas estratégias.

      Excluir
    2. Também não entendi. Se havia planos para comprar imóvel, então o investimento em ações jamais deveria ter acontecido, independente do momento econômico. Corolário básico: dinheiro que vai par a RV é aquele que se pode perder sem afetar substancialmente o patrimônio ou o emocional.

      Excluir
    3. Acho que ele não tinha planos de comprar imóvel tão cedo, mas esta incomodado com aluguel, tem que colocar na ponta do lápis se vale a pena mesmo.

      Excluir
  5. Ola Uo !
    Boa essa informação!!! Não atoa sigo seu blog!! Continue com essas chamadas no TD e demais ativos Esse call eu vou aportar tbm!! Rsrs! Vamos ora cima desse governo aproveitando das janelas de oportunidades que a incompetência governamental oferece! Abraços e ótimos trades!!!

    ResponderExcluir
  6. Pessoal me tirem uma duvida por favor quanto a esse titulo NTNB-Principal 2035,
    Então se eu comprar uma cota dele só vou receber os juros em 2035 e também só vou poder vender no vencimento
    Vocês acham que compensam a rentabilidade desse papel, esse trosso ai rende quanto ao mês.
    valew galera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode vender antecipadamente pelo valor de face do título, mas dependendo do prazo, vai pagar muito IR. A valorização depende do momento do mercado e de cada título. O ideal é se planejar para levar até o vencimento, pois assim você sempre receberá o rendimento acordado, exceto em caso de moratória.

      Eu não confio em colocar muito dinheiro em títulos de prazos muito longos.

      Excluir
    2. É isto aí Troll, o sujeito só não pode é vender antecipado, pagar IR, e ainda pegar o dinheiro e comprar PETR4 a 11 reais, rs.

      Excluir
    3. Ou educacionais no topo né...
      El Rei

      Excluir
  7. Uorrem, me tira uma duvida de leigo: Eu conseguiria comprar estes titulos de uma forma que eu comprasse 6 diferentes e que eu recebesse os cupons de juros todo mes? Ou pelo menos a cada 3 meses?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!Não sou o UO(infelizmente-kkkkk),mas dá pra fazer pelo menos a cada 3 meses comprando tesouro IPCA+ com juros semestrais(NTN-B) e tesouro pre-fixado com juros semestrais(NTN-F) com vencimentos diferentes.Acionista25

      Excluir
    2. Bom dia!Não sou o UO(infelizmente-kkkkk),mas dá pra fazer pelo menos a cada 3 meses comprando tesouro IPCA+ com juros semestrais(NTN-B) e tesouro pre-fixado com juros semestrais(NTN-F) com vencimentos diferentes.Acionista25

      Excluir
    3. Não conheço as regas deste titulos que pagam semestralmente.

      Excluir
    4. nao entendo bulhufas de TD, so a ideia conceitual mesmo, mas eu so posso aplicar em coisas que me paguem mensalmente, preciso de dinheiro sempre kk.

      obrigado pessoal.

      Excluir