segunda-feira, 13 de junho de 2016

IBOV - IBOVESPA - Índice Bovespa: Metodologia, Definições e Procedimentos

Veja o novo post neste link.

 O IBOV fechou na última sexta (11/06/2016) em 49.422 pontos. Mas o que significa isto? Esta foi uma pergunta realizada dias atrás por um leitor aqui do blog que tentarei responder neste post. A título de ilustração, começarei o artigo com quatro gráficos históricos do nosso índice. Abaixo temos o gráfico do IBOV plotado a partir de 1995. Ilustrei no gráfico as seis últimas graves crises que tivemos neste período só para contextualizar as grandes variações de queda.


É interessante observar também os volumes de negociação apresentados no gráfico acima. Notamos um significativo aumento de 2006 para frente. Estes volumes diminuiriam um pouco após a crise de 2008. Mas depois de 2010 voltaram a se intensificar. A partir daí estamos vivendo intensa especulação, o vendedores dominaram o mercado nos últimos anos com grande volume de negócios. São basicamente fluxos de investidores estrangeiros (instituições financeiras na sua maioria).

Desde as crise de 2008 a pessoa física diminui na bolsa, e no país da renda fixa o mercado de ações só irá deslanchar quando os juros diminuírem a partir de uma percepção de risco-país melhor. Enquanto os juros estiverem atrativos o investidor vai preferir investir na renda fixa em detrimento do mercado de ações, é o que ocorre de forma inversa no mercado americano por exemplo.

19 comentários:

  1. Obrigado Uó, sempre tive dúvida sobre o índice.
    Fiquei intrigado também com os gráficos, poderia fazer um post sobre isso e com mais gráficos relacionados..
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Uó,

    Parabéns pelo post, muita informação útil, porém, o Ibovespa não significa absolutamente NADA para mim!

    Lamento apenas que a imprensa em geral (erradamente) enfatize tanto ele e desestimule cada vez mais o pequeno investidor a entrar na Bolsa.

    Veja a nossa querida RADL3, por exemplo, que está bombando há um tempo e em 2016 a história não é diferente. E até outro dia ela nem fazia parte do índice...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O IBOV é tudo e nada ao mesmo tempo... filosófico.. rs

      Excluir
    2. Uo

      Parabéns! O melhor texto que já li em toda a minha vida sobre este tema!

      Fabuloso!

      Excluir
    3. Obrigado S. Guarda, fico feliz com o feed-back.
      Abraço!

      Excluir
    4. Esse investidor livre ao invés de elogiar um texto como este vem fazer pose de gostosão que o "índice não vale nada para ele". E quem é ele?

      Excluir
    5. Na estratégia que ele segue o índice acaba não importando mt, mas duvido que ele não dá uma olhadinha de vez em qd, rs

      Excluir
    6. Anônimo,

      Você é burro ou faz-se de propósito?

      A PRIMEIRA coisa que eu fiz no meu comentário foi elogiar a postagem do UB.

      Volte para a escola para aprender a ler.

      Abraços!

      Excluir
  3. Legal ver essa tabela Uórrem.

    E pensar que petrolixo e Vale somadas hj em dia não dão mais nem 10% do ibov, e já chegaram a ser 25%, isso é muito bom. Ainda tem mt lixo como gol, tim, friboi, gerdau e usiminas, mas mesmo assim ainda tem mt empresa de qualidade. As small caps que eu gosto como Mdias branco e grendene estão de fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ainda tem mt coisa ruim deste índice, rs

      Excluir
  4. Excelente conteúdo! material muito bem feito.

    ResponderExcluir
  5. Boas,

    Uma aula Uó, muito obrigado!

    Pensei que Bradesco BBDC4 tivesse mais peso no ibov


    :D

    ResponderExcluir
  6. Valeu Uó.
    Valeu a pena ter "te enchido o saco".
    Aprendi!

    ResponderExcluir
  7. Excelente postagem Uó! Se eu fosse da área das Exatas iria curtir mais hehehehe
    A relação proporcional dólar x inflação é muito válida nos países em desenvolvimento com economia frágil. Sempre que estivermos inflação alta o dólar também estará valorizado, já que a inflação mede a força da moeda local. Por isso alguns investidores fazem o tripé de investimento RF/RV/dólar, pois em épocas de boom econômico no Brasil é a hora de fazer a alocação dos aportes para o dólar, como um hedge bem solidificado para o futuro incerto.

    ResponderExcluir