quinta-feira, 4 de junho de 2015

Day-Trade Vale a Pena?!

Veja meu novo site Aqui 

Pergunta do internauta: Uó, Tenho estudado day-trade com mini contratos. Na sua opinião vale a pena como forma de trabalho, aumentar patrimônio, etc???


Resposta d'Uó: Internauta, a resposta é sim e não. Ter sucesso em day-trade depende basicamente de dois fatores: disciplina e controle emocional. Desenvolver um setup de trade é algo relativamente simples, mas seguir o setup com disciplina e manter o controle emocional diante das perdas e dos ganhos é o X da questão. Estou pra te falar que uma parcela relativamente pequena daqueles que se aventuram nesta empreitada é vencedora. Para aqueles que tem disciplina e controle emocional vale sim como forma de trabalho e como ferramenta para aumento de patrimônio. O ideal será a pessoa ter uma renda passiva suficiente para pagar as contas mensais, e desta forma não ter a pressão diária de buscar no mercado o seu sustento. Aquele trader que não tem a obrigação de operar se dá melhor do que aquele que é obrigado, pois este último não terá paciência para aguardar as melhores oportunidades e desta forma levará mais stopes. Outra questão fundamental é o tempo diário disponível para operar, se o cidadão não dispor de pelo menos 3 horas diárias não será possível ter sucesso.


Tenho operado day-trade em minicontratos de índice e dólar sistematicamente desde a primeira semana deste ano, já estou quase completando 100 pregões, e minhas primeiras impressões são:

- Nos primeiros meses o importante é preservar o capital. Opere pequeno, no índice opere com 3 contratos no máximo, no dólar opere com 1 contrato. Busque no índice ganhar 50 pontos por operação e no dólar 2 pontos. São operações denominadas scalper. As operações mais rentáveis sãos as de tendência intra-diária, porém o trader poderá levar muitos stopes buscando estas tendências, então é importante, no início, se contentar com pouco.


- Não trabalhe com margem alta na corretora, libere uma margem de no máximo 10 contratos. Eu tinha na minha corretora uma margem de 100 contratos e nem preciso escrever aqui o que aconteceu, rs. É muito didático escrever aqui que deve-se ter disciplina e controle emocional mas na prática a história é outra. Em situação de extremo estresse (perda financeira) o seu cérebro não vai funcionar como manda o figurino e é melhor ter uma trava para não cometer uma loucura (experiência própria, rs).


- Procure limitar as perdas, se a sua média de ganhos diários é de 50 reais então estabeleça um perda máxima de 100 ou 150 reais por dia. O ideal será limitar a perda diária na mesma média dos ganhos, porém isto é uma das coisas mais difíceis para o trader. Haja controle emocional. Eu por exemplo estou tendo um média diária de 130 reais de ganho e no primeiro dia desta semana fechei com 545 negativo, ou seja, um valor 4 vezes superior à minha média. Devolvi para o mercado, em apenas um dia, o que eu levei a semana toda para ganhar. Depois de 21 dias operando no positivo fui pego pelo excesso de confiança que leva à indisciplina.


- Tenha uma boa plataforma gráfica onde seja possível traçar LTAs e LTBs. Médias móveis também são importantes como pontos de suporte e resistência. Utilize poucos indicadores, eu gosto mais do IFR2. Visualize mais de um tempo gráfico (1, 5, 15, 60...), você pode criar um setup que dê entradas e saídas no 1 minuto mas visualizando tempos maiores será possível filtrar as operações com mais eficiência.


- Tenha uma boa plataforma de notícias, mas se não for possível pagar uma participe de alguma sala de trade ao vivo pois lá você saberá os momentos de divulgação das notícias de alta relevância que costumam sacudir o mercado. Nos momentos de notícia você deverá estar fora do mercado, ou, se for agressivo, poderá lançar uma ordem de pescaria para pegar uma possível oscilação de preço.


- Fique atento aos momentos de abertura dos pregões no Brasil e nos E.U.A. são momentos em que o índice costuma ter grandes oscilações. Assim como os momentos de divulgação de notícia não é bom estar posicionado.


- Após abertura do pregão de ações da Bovespa, se estiver operando o índice, monitore os principais papéis. Atualmente eu monitoro PETR4, VALE5, ITUB4, BBDC4 e ABEV3. Quando há divergências entre estes papéis o índice fica consolidando e não vale a pena operar. Os melhores momentos ocorrem quando estes papéis estão todos caminhando em um mesmo sentido.


- Nem tente fazer tape reading no índice, não é eficaz. Tape reading, na minha opinião, só funciona em um ativo isolado como uma ação ou como o dólar. Ainda tenho minhas dúvidas se esta técnica funciona nos mini-contratos. Acredito que é válida para os contratos cheios, mas nos minis o book e fluxo de ordens não quer dizer muita coisa.


Abraço e bons trades!

42 comentários:

  1. Muito bom o post! Só uma pergunta, Uó você usa muito padrões de candle, tipo martelo, estrela cadente e outros ou prefere seguir só mais os indicadores IFR2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada de candles, não funcionam, mentira de quem inventou, rs.

      Excluir
  2. Wowwwww fui eu quem fiz essa pergunta Uo. Não imaginei que teria um Post com tanta resposta.

    Valeu

    ResponderExcluir
  3. Visitem canal um canal do YouTube..... Chicotrader ... O cara faz operações grava e explica....me ajudou mto a voltar a operar na bolsa de valores

    ResponderExcluir
  4. Uo

    Uma das estrategias que uso para Mini contratos de sempre comprar quando esta em tendencia de baixa e quando estabiliza no Fundo.

    Ex: Entre 9h e 10h ficou entre 53.500 e 54.000 pontos e do nada cai para 53.000 eu vou lá e compro 1 contrato. Se cai para 52.800 eu compro mais 1 contrato ou dois dependendo do movimento que esta acontecendo. Ai da aqueles repiques ou tendencia de alta de 300-400 pontos para recuperar e eu vou lá e realizo lucro dos 2 contratos que comprei no 52.800 pontos. Se subir para 53.250 pontos vendo aquele primeiro mini que comprei.

    Esta é uma estrategia que tem me dado bons lucros, mas também lembrando que de vez enquando falha tambem e fico no vermelho. Mas no geral é 9 entre 10 tem dado certo.

    É a estrategia que uso e apenas essa que fico em paz de operar. Tem dias que não operou pois as vezes o índice não cai o quanto quero para entrar e fico de fora do mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, toda estratégia é válida, o importante é ela se enquadrar no seu perfil psicológico. Porém nenhuma estratégia é perfeita, e nos seus momentos de falha vc tem que stopar com o menor prejuízo. é o que eu falei no post, criar uma estratégia é fácil, difícil é executá-la com disciplina e manter o controle psicológico diante das perdas e dos ganhos.

      Excluir
  5. Uó,

    Neste 2015 tenho feito trades com ações, por enquanto estou fora de mini-contratos e derivativos. Isto porquê pra mim que trabalho e não tenho condições de ficar na frente do HB para operar.

    Meus trades são sempre direcionais, operando na ponta comprada, novamente por ser mais fácil e rápido, já que operar vendido dá mais trabalho.

    Durante minhas férias operei 5 dias seguindos com um capital de 40.000 e consegui 2.300. Noutro mês, 1300. A realidade trader é mais difícel do que parece. É uma vida de cão pois vários fatores influencia o humor do mercado e estar informado é FUNDAMENTAL para um trader ser bem sucedido. Por isto, depois que voltei a trabalhar, deixei o day-trade de lado e opero swing somente em papéis bons.

    Também concordo contigo, não opero candles, eles são um reflexo das operações anteriores, não um mapa do que vai acontecer.

    Acho que dá para viver de trades, mas será uma vida estressante pois precisasse estudar muito antes da abertura do mercado e depois também.

    Talvez não seja para qualquer um, a pessoa tem que ter certos fatores a favor dela, senão operar será algo que poderá acabar com a vida dela.

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Poni, espero de coração que vc tenha sucesso nos trades com ações, mas eu não tive e não faço isto nunca mais, principalmente se vc opera apenas na ponta comprada não vale a pena. Os custos são elevados e não vale a pena os esforço. Ações devem ser para médio e longo prazo e nada além disto, esta é minha humilde opinião. Confesso que compro e vendo ações baseado nos gráficos, se vc for olhar isto ao pé da letra pode ser trade. Prefiro chamar de B&H ativo. A sutil diferença é que não compro pensando em vender, mas se o ativo sob muito em curto período de tempo fico tentado a vender. Foi o que ocorreu recentemente com ativos como Porto seguro, Ambev, Ultrapar, Cielo que tinha em carteira. Houve uma disparada e vendi 1/3 de cada, mas dificilmente vc me verá vendendo tudo.

      Sobre a profissão trader, não é pra qualquer um não viu, principalmente no day-trade. Não quero me gabar, mesmo poque ainda nem tenho 1 ano de DT, mas é uma atividade para poucos. Exige inteligência, controle mental, disciplina, atenção, foco, criatividade, etc. É algo para mentes brilhantes. Deve ser encarado como uma profissão mas não é uma profissão comum. Nas demais profissões vc entra no escritório com a certeza de que sairá no final do expediente com o ordenado garantido. Mas no mercado vc entra no início do expediente com apenas uma certeza: não há certeza, rs. Aliás, existe uma certeza sim, que vc vai ganhar ou que vc vai perder, rs.

      Realmente não é para qualquer um. Mas que é divertido é, um feriado no meio da semana como o de ontem te provoca crises de abstinência, o negócio é viciante.

      Excluir
  6. Muito bom Uó, disciplina, controle de risco, definir os parâmetros de entrada e saída e segui-los, operar pequeno, controle psicológico e tempo para acompanhar o mercado, e operar o mínimo possível reduzindo o turnover, são básicos para um trader, uma vez ouvi de um bom operador de mercado que em 10 operações direcionais ele ganhava 6 e perdia 4, quando dava sorte ganhava 7 e perdia 3. Não é fácil, por isso estou fora de trade, prefiro nem olhar o preço, quando entra o salário compro o FII ou a ação e não vendo, no mês seguinte pego o dividendo ou jcp ou aluguel junto ao aporte e aumento a carteira hoje tenho 17 ações e 34 FIIs, e nada em renda fixa somente a conta corrente. Ah reserva de emergência também não tenho qualquer imprevisto vendo o honda city e ando a pé. kkkk

    Son of gun

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Son, vc está certíssimo. E esta estatística de 6 para 4 realmente é válida, porém os 4 dias de perdas não podem ser superiores aos 6 dias de ganho, este é o grande desafio.
      Hj tenho cerca de 39 ações e uns 24 FIIs, mas ultimamente tenho comprado só FIIs, com os proventos e com os resultados dos trades. Vendi tb algumas ações e comprei FIIs.

      É bom ter pelo menos 3 meses de reserva em renda fixa, os outros 3 meses pode estar na renda variável.

      abraço!

      Excluir


  7. Você poderia comentar sobre taxas para compra e venda do Mini???
    R$1 para compra você acha caro para operar Mini???

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro. Semana que vem vou experimentar a Walpires: 0,50.

      Excluir
    2. Depois poste aqui os comentários pois R$1 na minha corretora acho bem caro
      Correto Spinelli

      Excluir
    3. Semana que vem começo operar por lá, já transferi 1.500 reais. Com esta grana estou apto a operar 9 mini contratos de dólar e 2 de mini índice.

      Excluir
  8. "Outra questão fundamental é o tempo diário disponível para operar, se o cidadão não dispor de pelo menos 3 horas diárias não será possível ter sucesso."

    Mentira.

    "Busque no índice ganhar 50 pontos por operação e no dólar 2 pontos."

    Besteira. Alvo e stop dependem do método utilizado.


    "Procure limitar as perdas, se a sua média de ganhos diários é de 50 reais então estabeleça um perda máxima de 100 ou 150 reais por dia."

    Isso é um erro. Significa que você aceita perder muito mais do que ganha. Em dias ruins (e eles virão), você vai devolver muita grana nessa tentativa de atingir meta. Você (Uó) pode até fazer isso, mas recomendar esse tipo de atitude eu já acho bem errado.

    "Tenha uma boa plataforma gráfica onde seja possível traçar LTAs e LTBs. Médias móveis também são importantes como pontos de suporte e resistência. Utilize poucos indicadores, eu gosto mais do IFR2. Visualize mais de um tempo gráfico (1, 5, 15, 60...), você pode criar um setup que dê entradas e saídas no 1 minuto mas visualizando tempos maiores será possível filtrar as operações com mais eficiência."

    Isso tudo é extremamente pessoal e depende do método utilizado. É mais uma daquelas coisas que não se recomenda. Até porque você recomendou alvos de 50 pontos... alvos de 50 pontos em gráfico de 5 ou 15 minutos vai dar zebra. E muita! Cuidado com o que você recomenda.

    " participe de alguma sala de trade ao vivo pois lá você saberá os momentos de divulgação das notícias de alta relevância que costumam sacudir o mercado."

    Sou totalmente contra essa indicação. Salas de trade ao vivo são cheias de sardinhas emocionadas. É um antro da perdição, onde todo mundo ganha, e todo mundo é melhor do que você. Isso vai fazer a cabeça do iniciante pirar. Ele vai ver os fodões da sala e vai começar a se sentir pequeno e, mesmo que seu método seja bom, ele vai querer mudar, pois não está ganhando tanto quanto os fodões da sala. Muitos só querem vender cursos, principalmente as corretoras.

    E sobre notícias, você não precisa delas. A mais importante é a do FOMC, que normalmente ocorre quartas-feiras as 15h e você pode facilmente ver se haverá ou não no calendário econômico (http://br.investing.com/economic-calendar/).

    "Após abertura do pregão de ações da Bovespa, se estiver operando o índice, monitore os principais papéis. Atualmente eu monitoro PETR4, VALE5, ITUB4, BBDC4 e ABEV3. Quando há divergências entre estes papéis o índice fica consolidando e não vale a pena operar. Os melhores momentos ocorrem quando estes papéis estão todos caminhando em um mesmo sentido."

    Bobagem. Além de ser um enorme desperdício de tempo e energia. Você não precisa olhar outros papéis para se livrar de congestões. Basta estudar Teoria de Dow.

    "Nem tente fazer tape reading no índice, não é eficaz. Tape reading, na minha opinião, só funciona em um ativo isolado como uma ação ou como o dólar. Ainda tenho minhas dúvidas se esta técnica funciona nos mini-contratos. Acredito que é válida para os contratos cheios, mas nos minis o book e fluxo de ordens não quer dizer muita coisa."

    Concordo. Tape reading é muito trabalho pra pouco resultado. Pode dar certo, mas é muito trabalhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mentira." Qual é a verdade?

      "Besteira. Alvo e stop dependem do método utilizado." Com certeza depende do método, mas estou aqui escrevendo o meu método.

      "Isso é um erro. Significa que você aceita perder muito mais do que ganha. Em dias ruins (e eles virão), você vai devolver muita grana nessa tentativa de atingir meta. Você (Uó) pode até fazer isso, mas recomendar esse tipo de atitude eu já acho bem errado." Tenho uma relação de 1x9 de dias ruins, ou seja, perco 1 dia a cada 9 de ganho, então me permito perder mais nestes dias, talvez foi um erro mesmo sugerir esta meta ao anom, se ele não tiver esta constância que eu tenho será muito perigoso.

      "Isso tudo é extremamente pessoal e depende do método utilizado. É mais uma daquelas coisas que não se recomenda. Até porque você recomendou alvos de 50 pontos... alvos de 50 pontos em gráfico de 5 ou 15 minutos vai dar zebra. E muita! Cuidado com o que você recomenda." Não preciso ter cuidado com o que eu recomento, as pessoas é que precisam ter cuidado com as recomendações, tudo deve ser testado por cada um. Estou aqui para dizer o que eu faço, ninguém é obrigado a fazer o que eu faço.

      "Sou totalmente contra essa indicação. Salas de trade ao vivo são cheias de sardinhas emocionadas. É um antro da perdição, onde todo mundo ganha, e todo mundo é melhor do que você. Isso vai fazer a cabeça do iniciante pirar. Ele vai ver os fodões da sala e vai começar a se sentir pequeno e, mesmo que seu método seja bom, ele vai querer mudar, pois não está ganhando tanto quanto os fodões da sala. Muitos só querem vender cursos, principalmente as corretoras." As salas são bacanas, não tenho este tipo de problema que vc destacou, gosto de ver as pessoas se lamentando e outras se gabando, rs, mas vai de cada um.

      "Bobagem. Além de ser um enorme desperdício de tempo e energia. Você não precisa olhar outros papéis para se livrar de congestões. Basta estudar Teoria de Dow." Se teoria de Dow fosse infalível estava todo mundo rico.

      "Concordo. Tape reading é muito trabalho pra pouco resultado. Pode dar certo, mas é muito trabalhoso." Ó, ele concordou com uma coisa, rs.

      Excluir
    2. 1 - A verdade é que você pode operar 1 hora ou menos por dia e ainda assim obter sucesso. Mínimo 3 horas... Tá virando profeta de face?

      2 - Não vi você dizendo que se referia ao seu método em momento algum. Aliás, não vi você ensinando seu método neste post. Assim sendo, conclui-se que a sua "dica" é uma generalidade e não algo focado em um método específico.

      3 - Que bom que você está ganhando. Você com certeza conhece o Roger, né? Já viu como foi o início da jornada dele? Pois é... era ganho atrás de ganho. Até que o mercado deu uma mudadinha e hábitos ruins o pegaram de jeito. Portanto, meu amigo, aproveite esse tempo de vacas gordas pra abolir esses hábitos que um dia podem te levar a derrota. Essa coisa de aceitar perder mais do que ganhar não é sustentável. Quanto mais pesado você operar, mais isso vai apertar teu psicológico.

      4 - Você precisa ter cuidado, sim, a não ser que você seja uma pessoa que não se importa se outra pessoa se fode. Tem um monte de gente que não sabe de nada que te vê como um profeta, e seguirão suas palavras como um verdadeiro dogma religioso. E se você está aqui para dizer o que você faz, então diga por completo, não pela metade. Dizer pela metade só vai atrapalhar os iniciantes que te enxergam como alguém a ser seguido.

      5 - Salas de trades são antros de maus hábitos para iniciantes. Ao invés de ficarem analisando o mercado em busca de melhorar seus métodos, as pessoas ficam perguntando: "Será que vai subir?". Porra, é óbvio que se o cara soubesse ele estaria milionário em alguma praia. Mas não, o cara tá ali, sendo empregado, cumprindo horário. Claro que ele não sabe!!! Aí ficam perguntando essas besteiras, e é interessante que parece que contagia os outros iniciantes e eles sempre acham que alguém pode adivinhar se vai subir ou descer. Sem contar que essas salas são também armadilhas para pegar bestas, com cursos de milhares de reais sendo oferecidos a toda hora.

      6 - Onde foi que eu disse que é infalível? Eu disse que é muito mais eficaz aprender a detectar congestões olhando apenas 1 gráfico do que olhando 4 ou 5.

      Mas é isso aí, cara. Eu não quero teu mal, nem quero que você perca. Também não me importo se você se arrisca demais pra ganhar pouco. Isso é coisa sua. Eu só acho que é prejudicial demais você passar essas dicas para iniciantes, principalmente porque você passa as informações de forma incompleta.

      Excluir
    3. 1 - Boa, o cara abre o HB, demora 10 minutos para preparar as ordens, ver a agenda de notícias, etc. Executa a ordem, passa-se 20 minutos, gain, fecha o HB. Total 1 hora ou menos. Sucesso.

      2 - Fica a dica, segue quem quer.

      3 - Se depender de você e do Didi a "maré de sorte" vai ainda me pegar como foi profetizado por ambos lá no blog dele, rs. Com todo respeito ao Roger, mas fico vendo os relatos de trades dele e me dá é dó, o cara tem anos de DT e comporta-se como se tivesse começado ontem.

      4 - Hehe, eu profeta? Já lancei o meu "dogma" aqui no blog faz tempo, quem leu já sabe: "o mercado é seu amigo, eu inimigo é vc mesmo, tome cuidado contigo"

      5 - Gosto das salas, elas são interessantes, ainda mais para quem fica sozinho em um escritório o dia todo como eu, são locais para se compartilhar ideias. Acho saudável, não me atrapalham em nada.

      6 - Aí vai de cada um, acho interessante monitorar os gráficos das ações mais pesadas do índice, mas se você se dá bem nem abrindo-os meus parabéns!

      Acho que vc está fazendo tempestade em copo de água, minhas dicas foram muito boas, as suas é que são para profissionais, as minhas são para iniciantes, rs.

      Excluir
    4. 1 - LOL. Porque todo mundo faz trades de 20 minutos, todo mundo gasta 10 minutos pra olhar agenda (se é que olha), todo mundo só consegue fazer 1 trade por hora...

      2 - Ou seja, foda-se quem seguir e se der mal, né?

      3 - E você tem meses de DT e comporta-se como um mestre. Joinha pra vc!

      4 - Mercado amigo? LOL. Realmente, você se comporta como um mestre.

      5 - Talvez por isso você precise de 3 horas por dia no mínimo.

      6 - Novamente, falou como um mestre.

      "minhas dicas foram muito boas". O cúmulo da prepotência. Seu queixo deve fazer 180 graus com o seu pescoço, né? Nem preciso falar mais nada depois dessa.

      Fica só um aviso pros iniciantes: cuidado com essas dicas. Percebam que ele diz "Eu faço assim", mas ele não diz PORQUE ELE FAZ ASSIM. Essa é a forma dele fugir de dar respostas embasadas.

      Excluir
    5. 1 - Quem não tem pelo menos 3 horas por dia para treidar é melhor ficar fora.
      2 - Os leitores deste blog são inteligentes a ponto de filtrar as informações e coletar apenas o que for interessante a eles, não subestime-os.
      3 - Mestre? São seus olhos, rs
      4 - Lógico que é amigo, só não pisar no calor dele, rs
      5 - Preciso sim, e tem dia que não consigo fazer nada em 3 horas. Vc que é o profissa trader de 1 hora ou menos, rs
      6 - Ah, não ponha palavras na minha boca, sei que te incomodo, provavelmente vc levou muito ferro nos 5 primeiros meses de trade, rs.

      Acho melhor vc criar um blog para dar suas dicas, aqui elas não estão fazendo muito sentido.

      Excluir
  9. Fala Uó beleza? Valeu pelas dicas! Já faz uns 5 meses que venho negociando mini índice e mini dolar, estou ainda testando, no caso criando um setup rentável, mas por enquanto é só perda. Neste 5 meses ganhei R$ 412,00 de pontos e perdi R$ 852,00 com perdas de pontos e taxas, totalizando prejuízo de R$440,00.
    Você consegue R$1500,00 de meta mensal, tenho que melhorar muito ainda pra chegar no seu nível hehe Só uma pergunta, o que você acha de um setup que da resultados com 1 contrato de mini indice, o máximo de R$230,00 e mínimo de R$70,00 reais por mês, com 14 dias de negociação por mês, podendo dar lucro no dia de até R$200,00 ou perdas de R$ -180,00?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Futurista, em maio e junho consegui 1.500 líquidos, mas este mês acho que não vai rolar pois ainda estou -240 negativos e já estamos na segunda semana, vamos ver.

      Sobre este setup aí, como chegou nestes números?

      Excluir
  10. Você esta -240,00 mas logo recupera, tu é ninja!!!hehe

    No setup mencionado acima eu fiz um back teste de um periodo de 10 meses de negociações e o resultado foi aqueles valores acima com um ERA: (Expectativa por Real Arriscado) de 0,28 cerca de 0,28 centavos de ganho por real arriscado nesse link tem um post que explica melhor o cálculo:

    http://www.senhormercado.com.br/sera-que-seu-sistema-de-trading-presta/

    O sistema aparenta ser lucrativo, só o ruim é que tem dias de perdas altas, por exemplo, 1 dia de perda com 1 contrato da no máximo -180,00 de perda, se no caso fosse com 10 contratos o preju seria de 1800,00 em um dia, embora seguindo o setup a risca no fim do mês desse ganho o difícil é segurar o psicológico em dias seguidos de perdas. A poucos dias comecei a testar esse setup de verdade na bolsa, vamos ver no que da.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bb, não existem garantias na Bolsa de Valores. Rentabilidade passada não significa rentabilidade futura. Você conhece o Donchian Channel? Então, quando foi criado, esse "setup" dava muita grana. MUITA. Mas o mercado vive se adaptando. Hoje o setup usado naquela época apanha feio.

      Resumindo, nem eu, nem você, nem o Uó, nem ninguém, é capaz de saber até quando um setup será rentável. O importante é que você adquira boa capacidade de análise e consiga se adaptar às mudanças que ocorrem.

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Futurista, back testes são como candles sticks, são bonitos na teoria mas ineficientes na pratica. Na minha humilde opinião não servem pra muita coisa não, nem perco tempo com isto.

      Sou ninja nada, acho que vou voltar para o positivo na semana que vem (nesta semana viajei e não vou poder operar), mas devo fechar o mês bem abaixo da meta de 1,5K líquidos. Vamos ver.

      Me adicione lá no Face...
      https://www.facebook.com/uorrem.bife

      Excluir
  11. Gustavo Day Trader concordo com você rentabilidade passada não garante rentabilidade futura, mas referência estatística sempre é melhor do que negociar sem nada. Quanto ao Donchian Channel a função basica dele é indicar rompimentos de resistencias e suportes, usar esse indicador no longo prazo ainda pode ser lucrativo, suportes e resistencia são referencias usadas até hoje.

    Só uma pergunta, como que os criadores de indicadores sabem que seu indicador é lucrativo? A única forma de eles saberem a eficiencia deles é através de backtest ou negociando de verdade, o que já é em tese um backtest. E como o cara vai saber que seu indicador não esta mais sendo lucrativo? é negociando de verdade ou também fazendo backtest.


    Uorrem bife, quanto a candles sticks é a mesmas coisa de backtests, ou seja, são apenas referências, assim como suportes e resistencias, canais de alta ou de baixa, são apenas referencia para te ajudar na tomada de decisões.

    Uorren Já te adicionei no facebook

    Valeu pelas dicas Galera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto aí futurista, use apenas como referência, nada mais. A verdade está no intra-day do momento, todo o resto não passa de apenas uma referência.

      Excluir
  12. Olá, Uorrem você esta operando quantos contratos?
    Parabéns pelo Blog, muito informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, no Dólar estou fazendo entradas de 1 a 3. No índice entradas de 2 a 6.
      Abraço, obrigado!

      Excluir
  13. Esse Gustavo trader é chato pra caraiuuuu... huahauahua, cara , show de artigo, inclusive no face tinha um gustavo muito chato e babaca, deve ser o mesmo...hehehe,
    Parabéns, brother, muito show tua iniciativa e obrigado por disponibilizar teu tempo pra dividir experiências com a galera,
    Abraço! A.

    ResponderExcluir
  14. senhores vocês indicam algum curso para aprender operar na bolsa?

    ResponderExcluir
  15. senhores vocês indicam algum curso para aprender operar na bolsa?

    ResponderExcluir
  16. Uó,
    Gosto muito das suas postagens, vejo sempre aqui e até no forum do Ogro..rs Ajuda muito os iniciantes...
    Mas para complementar sua informação, eu sou trader de Indice por Tape Reading faz 1 ano e pouco e foi o que consegui conscistência no mercado. Ou seja, funciona sim, so que é preciso adaptar algumas coisas...
    abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erick, eu nunca fiz mas já vi pessoas operando e vi funcionando. Mas não sei, acho que funciona mais no dólar e em papéis, o que vc acha? No índice acho que não funciona muito bem, mas só um impressão mesmo pois nunca fiz.
      Como tem ido neste primeiro anos?
      Abraço!

      Excluir
  17. Tudo graças ao Sr. Anderson por ajudar com meus lucros e tornar possível minha quinta retirada. Estou aqui para compartilhar uma incrível oportunidade de mudança de vida com você. são chamadas de opções de negociação Bitcoin / Forex. é um negócio altamente lucrativo que pode render até $ 2.570 em uma semana com um investimento inicial de apenas $ 200. Eu sou a prova viva desta grande oportunidade de negócio E também ele pode te ajudar a recuperar seu bitcoin perdido. Se alguém estiver interessado em negociar bitcoin ou qualquer criptomoeda e quiser uma negociação bem-sucedida sem perder, notifique o Sr. Anderson agora.Whatsapp: (+447883246472)
    E-mail: tdameritrade077@gmail.com

    ResponderExcluir