domingo, 26 de julho de 2015

Nikon D3100: Opinião de quem Comprou

Olá pessoal!

Hoje vou falar de um assunto que gosto muito mais escrevo pouco aqui no blog: fotografia. Meses atrás comentei aqui que estava procurando para aquisição uma boa câmera fotográfica que pudesse me dar mais possibilidades de fotografar. Porém, procurava um modelo que não fosse muito caro (estas câmeras profissionais realmente são caríssimas).

Na ocasião publiquei o post Manual do Consumidor - Aquisição de uma Câmera Fotográfica e nele escrevi que estava decidindo entre a compra da Canon PowerShot e a Nikon CoolPix. Porém, pesquisando mais a respeito de fotografia, notei que deveria ir um pouco mais além nesta aquisição para obter resultados mais interessantes. Deveria escolher uma câmera da categoria Digital Single-Lens Reflex (DSLR). Estas câmeras são mais precisas e o grande diferencial é possibilitarem a troca de lentes. Além disto, permitem ajustes finos de foco, abertura de diafragma, velocidade de obturador e ISO.

Uma vez definido o tipo de câmera a comprar (DSLR), passei pesquisar modelos das marcas Canon e Nikon que são as preferidas dos fotógrafos profissionais. Mas como o Uozinho estava para nascer e as limitações de orçamento eram evidentes então acabei optando pelo modelo mais barato desta categoria: A Nikon D3100. Mesmo sendo considerado o modelo de entrada da categoria, não deixa a desejar para quem é iniciante.


Acabei comprando também um lente extra de 50 mm, o motivo você pode conferir aqui. Pela câmera paguei 1.500 reais na ocasião (isto já tem mais de 1 ano) e fazendo uma pesquisa rápida na internet vi que o preço hoje está em torno de 1.300 reais. A lente de 50 mm eu pedi minha irmã para trazer dos E.U.A., não estou lembrando quanto paguei mas hoje esta mesma lente está cotada em 216 dólares.

Ainda estou aprendendo a lidar com este equipamento mas os resultados iniciais estão muito interessantes. Tenho fotografado basicamente o crescimento do Uozinho e alguns momentos de família. Futuramente quero fotografar outros temas como arquitetura, cenas cotidianas e objetos.

Abaixo alguns momentos que registrei do Uozinho encontrando o mar pela primeira vez. Para quem mora no litoral esta é uma cena corriqueira mas para quem mora além das montanhas este é um momento um tanto quanto especial...

Momento em que o Uozinho coloca o pé na areia pela primeira vez

O Uozinho tocando um grãozinho de areia

Uozinho já se divertindo com a mãe

No segundo dia o Uozinho já se prepara para pegar uma onda, rs

O Uozinho brincando com o patinho no baldinho

Um panorama da praia com a cidade maravilhosa ao fundo

Um bom domingo a todos!

21 comentários:

  1. Olá Uó. Td bem?
    Essa câmera é a melhor de entrada da nikon. Tenho a d3100 faz mais de 3 anos, mto tranquila de usar e os preços das lentes são razoaveis. Mas se fosse hj eu compraria a T3i, uma de entrada da Canon.
    Ainda não comprei a lente de 50mm. Ainda não achei necessário... Tenho a 18-55mm e uma 55-200mm.
    Não deixe de comprar um filtro de lente para colocar por cima dela e protegê-la contra arranhões.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais os diferenciais da T3i em relação à D3100 mineiro? E em termos de preço qual a diferença?
      Você é fotógrafo profissional?
      Eu comprei a cinquentinha para obter o efeito de desfoque de fundo que pra mim é fundamental.
      Abraço!

      Excluir
    2. Caro Uó, fui direcionado por um amigo a seu post.
      Eu tenho uma Canon T3i pelo simples fato que gosto de Canon. Não terá diferença significativa usando a Nikon D3100.
      O que eu acho, e por isso estou opinando, é que hoje há câmeras bridge na faixa de menos de 1500 pilas que têm mil recursos a mais que uma DSLR, incluindo desfoque de fundo. Exemplifico com uma que possuo, a Sony HX300. Zoom de 50 vezes, aceita filtros e para-sol,tem estabilização de imagem e uma qualidade excelente, pois sua lente é da Carl Zeiss.
      Se você não tem pretensões profissionais (quando uma DSLR muito mais cara que a Nikon D3100 ou a Canon T3i seriam necessárias), é o tipo de câmera que recomendaria. Depois que a adquiri, uso raríssimas vezes a T3i - só quando preciso fazer ultra grande angular, pois adquiri uma 10-22 da própria Canon.
      Antes que pergunte, tenho curso de fotografia profissional mas não abracei a profissão, mantenho-me amador avançado.
      Abraço
      Carlos Frederico

      Excluir
    3. Olá Carlos, li hoje o seu post sobre a praia de Camboinhas, inclusive estas fotos do meu filho eu tirei lá.
      Obrigado pelas dicas. Esta câmera da Sony realmente é uma senhora câmera, não devo comprar outra câmera tão cedo, mas vou guardar o modelo.
      Abraço!

      Excluir
    4. Olá meu caro!
      Então, como sua intenção é desfocar o fundo, basta vc selecionar a camera no "A" (que ao contrário do que muitos pensam, nao significa automático! significa o mesmo que "abertura"), que refere-se à abertura do obturador. Vc irá configurar qual o nivel de abertura deseja, sendo que quanto menor o número (f 1.6, por exemplo) maior o desfoque.
      Me parece que com a nikon em alguns aspectos (como variedade de lentes e seus preços) nós levamos vantagem (nao tenho certeza).
      Mas eu gosto muito do fato da T3i ter o LCD rebatível.
      E outra coisa que eu faria questão hoje é ver se o modelo suporta um controle remoto via wi-fi ou infra vermelho. Acho q tem acessório para nossa D3100 que permita a utilização de controle remoto (se ficar sabendo poste aqui) ... faz tempo achei alguns no Mercado Livre mas sempre desconfiei e nunca comprei. Se vc for de sao paulo visite a galeria Boulevard Monte Mare na Av. Paulista (negocie bastante por lá).... tem tudo que vc precisar para se divertir com o Uózinho!
      Forte abraço!!!

      Excluir
    5. Outra coisa, meu amigo...
      sobre a comparação da t3i e da d3100, os detalhes mais técnicos vc pode comparar por aqui:
      http://versus.com/br/canon-reben-t3i-vs-nikon-d3100
      Mas no geral as duas sao "pau a pau"... estamos bem com qualquer uma!!
      Tenho muito "orgulho" da minha e uma das coisas que melhor gastei meu dinheiro até hoje na minha vida foi essa camêra.
      abraço!

      Excluir
    6. Visor rebatido é bom pra tirar selfies, rs.
      Então, eu na maioria das veze suso o modo "A" mesmo, mas com a cinquentinha os desfoque é bem maior.
      Vou ver estes comparativos.
      Obrigado e abraço!

      Excluir
  2. Não tem medo de expor seu filho por aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho medo de expô-lo no mundo real, nas escolas hoje repletas de traficantes, nas ruas repletas de assaltantes e sequestradores, enfim, qualquer exposição é um perigo. Você não verá mais o Uozinho por aqui.
      abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Nem sabia que tipo de flash era este,rs, mas pesquisando na internet vi que é possível.

      Excluir
  4. Parabéns Uó pelo guri e por saber apreciar as boas coisas da vida.
    No mais, pode por fotos dele aqui. O pessoal anda muito estressado com perseguições na vida real. Mexo direto na área criminal há anos, tenho fotos de familiares na web (nunca juntos de mim, é claro), e nunca tivemos qualquer tipo de problema. Galera anda neurada demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Anom!
      Mas realmente foi um momento especial e qd o Uozinho for ler este blog daqui uns anos irá gostar eu acho. No mais não há necessidade de mais exposição.
      Abraço!

      Excluir
  5. As imagens ficaram ótimas, mas vc tem de dar umas moedas de brinquedo para o garoto se acostumar a ganhar uma boa grana,

    Além disso, devia fotografar umas gostosas.rsss Faz parte do turismo.rss

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, gostosas...
      sobre moedas, melhor o uozinho nem saber que existem por enquanto,ts

      Excluir
  6. Parabéns pela bela aquisição e pelo garoto que é uma gracinha! Imagino a sua emoção daqui a alguns anos quando for rever as fotos. rsrs
    É isso ai, temos que ganhar dinheiro e prezar pelas coisas que realmente importam na vida.
    To sempre por aqui acompanhando o blog e te desejo muito sucesso, Uó!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir