quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Como Chegar ao seu Primeiro Milhão

Fazendo uma faxina aqui no blog me deparei com este post publicado no início de 2014. Já estamos em 2017 e acho que seria interessante fazer um novo post para revisitar estas estatísticas. Vou preparar algo neste sentido para publicar em breve.


Segundo reportagens veiculadas recentemente na mídia, o Brasil terá mais de 17 mil novos milionários em 2014. Este levantamento foi realizado pela consultoria WealthInsight e aponta que o Brasil estará entre os dez países com maior crescimento no número de milionários. A expectativa é que o crescimento seja de 8,9%.

Os Estados Unidos é o país que lidera o ranking com 5,2 milhões de pessoas com mais de US$ 1 milhão em conta, sendo que em 2014 mais 496.945 americanos atingirão este marco. Este país pode realmente pode ser considerado o grande império da era moderna e isto reflete nas finanças pessoais do povo americano. A título de curiosidade, parte da origem deste império pode ser assistida no excelente documentário do History Channel “Gigantes da Indústria” disponível neste link.

O levantamento da consultoria indica que os países que formam o MINT (acrônimo que representa as economias em crescimento México, Indonésia, Nigéria e Turquia) terão um grande incremento no número de milionários, estando entre os oito mais bem posicionados no ranking. "Os países do MINT terão um desempenho melhor do que os Brics e os países do G-8. Há uma nova classe de ricos nos países emergentes do MINT, que vai crescer muito rapidamente. Esse grande crescimento espelha o que aconteceu com os Brics há dez ou quinze anos ", comenta a WealthInsight, em nota.

Contudo, a consultoria alerta para os riscos que surgem com a extrema riqueza. "Muitos países, como a Nigéria, viram um aumento da pobreza ao mesmo tempo em que cresceu a população milionária. A grande desigualdade é uma marca dos Brics e poderia também se tornar uma característica dos países do MINT se a corrupção não for combatida e se a filantropia entre os ricos não for estimulada",

Na tabela abaixo você confere as 10 maiores taxas de crescimento projetadas para 2014.
 

Como Chegar Lá (O Ciclo TEI)

Alcançar o primeiro milhão é um marco simbólico. Mas o que fazer para chegar até lá? Não se engane: para a maioria das pessoas, tornar-se milionário é muito difícil, mas não impossível. Não existe fórmula mágica, mas considero que se o indivíduo aplicar o ciclo TEI na sua vida, o tempo para atingir esta meta será reduzido significativamente.

A maior parte dos colegas que acompanham este blog já pratica o Ciclo TEI, na verdade só estou dando um nome bonitinho para o comportamento básico que todo investidor deve possuir: Trabalhar, Economizar e Investir. Mas para isto ser realmente eficiente um componente é fundamental: Estudo. Então, o Clico TEI pode ser ilustrado da seguinte forma:


Notem que representei o ciclo através de três engrenagens, sendo que cada engrenagem é movida pelo fator Estudo. É com o ele que conseguiremos mover a engrenagem Trabalhar, seja através de um bom emprego para o trabalhador ou um bom negócio se a pessoa for empreendedora. É através do estudo que a pessoa aprenderá a gastar e consumir de forma sensata e inteligente movendo a engrenagem Economizar, pois não adianta receber um super salário e não sobrar nada no fim do mês. E é através do estudo que a sobra mensal será aplicada inteligentemente nas melhores opções do mercado movendo a engrenagem Investir.

Os Próximo Milionários da Blogosfera

Daqueles blogueiros que divulgam o patrimônio, temos apenas um milionário hoje na blogosfera, o Sr. Dividendos, admirado por muitos e invejado por outros. A grande maioria dos demais trinta blogueiros que divulgam seu capital ainda estão longe de alcançar o primeiro milhão.

Realizei duas simulações considerando o patrimônio atual de cada blogueiro e seu aporte médio projetado. Na primeira simulação considerei uma rentabilidade média de 0,5% ao mês, que pode ser alcançada investindo apenas em poupança. Na segunda simulação considerei uma rentabilidade média de 1%, que pode ser alcançada através de bons investimentos em renda variável, e se o PT permitir, rs.

Abaixo temos o quadro resumo:


Considerando investimento em poupança, teremos já no próximo ano o segundo milionário da blogosfera (Boris Ananenko). Em 2018 teríamos três novos milionários (Troll, Idiota e Catarrento), e até 2022 teríamos oito novos milionários.

Considerando investimento eficiente em RV, teremos em 2015 o segundo milionário (Boris Ananenko) e em 2017 os colegas Troll, Idiota e Catarrento se tornam milionários. Até 2022 teríamos então treze novos milionários.

Isto foi apenas uma brincadeira que fiz com os números atuais que foram fornecidos pelos investidores (capital e aporte médio), mas sabemos que no meio do caminho algumas variáveis novas sempre surgem como aumento de aportes, bolsa bombando, bolsa despencando, prêmios de loteria, dentre outros. Então poderemos ter novos milionários a qualquer instante. Fique sabendo que se algum investidor parar de divulgar seu patrimônio é porque quebrou com a OGX ou ganhou na telesena do Silvio Santos, rs.

Aprenda a Investir com o Maior Investidor Pessoa Física do Brasil

Conheça o conteúdo produzido por exclusividade pela Suno Research em parceria com Luiz Barsi Que tal poder aprender com um dos maiores nomes da Bolsa no Brasil? Receber dicas, ouvir histórias e descobrir mais sobre o caminho trilhado por Luiz Barsi para se tornar o gigante que é hoje. Graças a uma parceria desenvolvida pela Suno Research, você agora pode ter acesso à séria “Ações Garantem o Futuro”, um pacote de cartas escritas por Luiz Barsi para os nossos leitores, onde toda semana um tema sobre investimentos é abordado. E o melhor, tudo isso é totalmente gratuito! Assine agora e comece a receber toda semana as cartas de Luiz Barsi.

cartas de barsi

65 comentários:

  1. Legal Uó. Gosto de simulações!!
    Pretendo, no entanto, antecipar meu primeiro milhão para o final de 2017, no mais tardar primeiro semestre de 2018, já que venho conseguindo aumentar o poder de aporte!
    Mas foi muito legal essa simulação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meta bem agressiva Guardião, espero que se concretize. Ano que vem refaço as projeções com seus novos dados.

      Excluir
  2. Seria muito legal saber a idade média da blogosfera! saber com que idade nós vamos conseguir nos tornar milionários! mas... já vai de cada um querer fornecer esse número

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, na próxima simulação vou perguntar para os colegas.

      Excluir
  3. Olá UO
    Bem interessante a simulação.
    Gostei da ideia do Forreta. Quanto mais informações tivermos, mais rico fica o estudo.
    Abraco e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dividendos, orienta aí a meninada que está no seu calcanhar, rs.

      Excluir
  4. intaum si ú trol butar todo o dimdim dele na poupanssa oji eli atrasava só hum anú pra modi atinji a marca di hum milio grani? intaum pra que qui ieu vô estudá essa tar de renda variaver? vô é continuá na mãinha dilmamá madando minha borsa vagabundagê e deichá tudu na poupanssa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem está falando? rs
      pois é anôn, atrasa um ano para o primeiro milhão sim, mas já pensou quanto atrasa para o terceiro milhão? Seu eu fosse você faria as contas, rs.

      Excluir
    2. veja que o sonny ganho 11 anos, rs.

      Excluir
    3. Esse aí é o "Mindingo", mais um dos alter egos do palhaço do Mizifio. Cuidado, pois ele adora floodar os posts com esse jeito bizarro de escrever, o que torna a leitura extremamente cansativa e desagradável. Teve que ser banido do meu blog.

      Excluir
    4. U troll num gosta maisi de min pru quê ieu preguntava umas dubida prele qui eli num sabia mi argumentá cum as palavra sertas. Intaum ieu vi qui eli num sabia multa das coza qui eli dizia qui sabia os entendimentús. Ieu cei pur exempru qui a impreza de pretrolio qui eli gusta num vai vingar, pruque ú tar di pre-sar num vai tê geito di tirá os ólio pretu lá di drentu, i a impreza vai falí pruque é duro sigurar çem ajúda dus otro a infrassão dos pressos do Brasiú. Brasiú da copa e das eleissão da dilmamãi di nóis recebedoris cum sacrifissio da borsa vagaabundaji. Pru cauza de essa borsa ieu vô vutar nessis Rubin Rude dus tempu modernu.

      Excluir
    5. kkk, este povo me diverte.
      quem é mizifio? o tinhoso?

      Excluir
    6. Caraca, que língua parecida com o português...
      Esses amigos do Troll não são moleza não, hein?!
      Mas até que ele deu uma assertiva correta : a PETRO tá apostando muito alto no pré-sal. Aliás alto demais... E realmente ela tá dando uma enorme contribuição para mascarar a inflação brasileira ás custas de enormes prejuízos para a empresa (e acionistas).

      Excluir
    7. Fiz dois aportes em Petro, na casa dos 17 e na casa dos 15. Meu próximo será na casa dos 13.

      Excluir
  5. Gostei das engrenagens.
    Mostra bem a real situação. Parou de estudar, nenhuma das três anda. :)

    Estagiário
    http://oblogdoestagiario.blogspot.com/

    UTa!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post!! Só não gostei do meu blog não estar nas simulações( mas também não estava aportando..rs).
    Fiz a mesma simulação, sem considerar aumentos de aportes e com a minha expectativa desses nos próximos meses de R$1000,00/mês. Cheguei a conclusão que com 1%a.m. de rentabilidade, estarei milionário em novembro de 2033. Está bom, antes da minha aposentadoria pelo INSS..kk Pena que a inflação vai corroer isso...

    Abraços

    Zé das Cove
    http://buscapelaif.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, para não se preocupar com a inflação basta vc aumentar o aporte, ano a ano, na proporção ou mais da inflação.

      Excluir
  7. Pô, UO, cadê meu nome nessa lista aê? Estou me sentindo rejeitado... :´(

    crude-trader.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. É legal saber que, natural e eventualmente, ultrapassaremos a marca do milhão.

    Fico na torcida para que todos possamos chegar lá antes das previsões e planejamentos. Já será uma conquista e tanto!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a Dilma deixar vamos chegar sim...

      Excluir
    2. Uó, nós é que temos a obrigação de não deixar a dilma conseguir (a reeleição)

      Excluir
  9. Post legal, divertido! Mas asseguro uma coisa, vou chegar ao milhão muito antes desta previsão ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que todos desejamos Adam, vamos refazendo as projeções ano a ano...

      Excluir
  10. Ola Uo,
    Como tenho visto que vc e' bem organizado e esta investindo um bom tempo no seu blog. Fica aqui uma dica:
    Atualizar mensalmente essa evolucao "pretendida" no quadro acima levando-se em consideracao os aportes efetivamente realizados bem como os rendimentos conseguidos.
    Isso pode gerar um acompanhamento bem interessante pro pessoal.
    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irei fazer este acompanhamento anualmente dividendos, no momento não disponho de mais tempo.
      Obrigado!

      Excluir
  11. Muito bom seu post. Legal a comparação.
    Não tinha pensado em quanto tempo iria demorar pra chegar lá, mas vamos a luta pra diminuir este prazo (se a tia Dilma deixar).
    Com o tombo que estou levando até agora em 2014 já se foi quase toda a evolução (lucro) do ano de 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preocupa não, é assim mesmo, um ano ganhamos, outro ano perdemos tudo que ganhamos, rs.

      Excluir
  12. Boa Uó, estamos todos no caminho certo.
    O problema é que dada a inflação irracional que temos neste país está cada vez mais fácil ser milionário (que cada vez mais significa ter menos poder de compra). Costumo cálcular meu patrimônio em US$ e EUR, pois me dá um parâmetro melhor da situação e crescimento.
    Para chegarmos a US$ 1milhão aí a conversa é outra.
    Abraços,

    Blog Economicamente Incorreto
    http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que a inflação está 'controlada', já pensou na como era antigamente?

      Excluir
  13. Uorrem.
    Parabéns pelo post. Muito bom. Tanto as projeções, quanto a metodologia TEI.
    Se eu mantiver o meu padrão hoje. Serei milionário somente em 2026 à 1% ou 2033 à 0,5%.
    Realmente a diferença é gritante. Mas o meu aporte hoje também é baixo.
    Já tinha pensando em fazer uma análise mais complexa. Levando em conta aumento nos aportes também.

    Mas 2026 ja estaria estaria bom para mim.
    Mas pensando em em um futuro com aumentos de aportes, chegaremos lá antes! hehehe

    Valeu Uorrem.
    Seu post me motivou a voltar a escrever. Ja saíu um fresquinho. hehehe
    UTAH
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isto aí Migrante, não pode desanimar nunca, estudar para melhorar o emprego, estudar para melhorar a forma de consumir, estudar para investir.

      Excluir
  14. Uó, o bate-bola está dando frutos!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, UO. Te adicionei ao meu blogroll.
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Acredito que as reportagens se referiam a milionário como alguém com US$ 1.000.000,00 (um milhão de dólares). Neste caso, nem nosso gloriosso Sr. Dividendos atingiu a marca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto mesmo Anôn, você está certo... a consultoria faz os cálculos em dólares. Então para ser um milionário segundo a WealthInsight, é preciso ter um pouco mais de R$ 2 milhões.
      Mas aqui na blogosfera vou considerar 1 mesmo.
      Valeu.

      Excluir
  17. Bom dia Uorrem Bife,

    Voltei a ativa com o meu blog. Na verdade, tinha um outro, bem antigo (criado em 2006 e desativado em 2010), onde publicava os meus resultados. Como faço para participar deste ranking? Segue o blog: http://milionarioportugues.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já adicionei.
      Sobre o ranking, costumo pegar as 50 primeiras divulgações.

      Excluir
  18. Respostas
    1. devagar se vai ao longe, não é assim o ditado? sei lá, rs

      Excluir
  19. demais esse post!
    em 2027 teria 1mi hehe
    Isso da uma animada!
    bora estudar e aportar mais!
    abracos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez antes, talvez depois, depende se você e de uma série de fatores externos, rs.

      Excluir
  20. Nao tem eu!? Nunca serei MILHOnario?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ó, vc nem estava no blog roll, vou adicionar. abraço

      Excluir
  21. Interessante notar que o ciclo proposto por você (TEI) apresenta em todas as fases o (E)studar... Isso não é por acaso... Não é por acaso que é consenso que o investimento de maior retorno é o em educação, na busca pelo conhecimento...

    Muito bom post!

    ResponderExcluir
  22. Fala, Uó.
    Vai explicar pra gente porque voltou pra cá? Fiquei curioso, já que o teu outro blog é sucesso.

    ABraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, na verdade vou manter os dois. Vou deixar os assuntos mais técnicos para o outro site, e aqui postar coisas mais amenas e leves.
      Abraço!

      Excluir
  23. Pütz!!! Muito legal Uó!!!!
    E os comentários da época são sensacionais!!!

    E vc Uó? Quando atingiu o seu milhão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu seu comentário no início:

      "Pretendo, no entanto, antecipar meu primeiro milhão para o final de 2017, no mais tardar primeiro semestre de 2018, já que venho conseguindo aumentar o poder de aporte!"

      Você superou suas expectativas, muito bom!

      Meu primeiro milhão depende do Silvio, rs

      Excluir
  24. Olá UÓ,

    A maioria desses blogs estão parados, mas vi que muitos chegaram ao primeiro milhão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a maioria desistiu no meio do caminho, rs. Eu ficaram milionários trabalhando duro ou quebraram fazendo day trade, rs

      Abraço!

      Excluir
  25. Fiquei de fora desta relação por não divulgar os números da carteira, mas eu mesmo mais que dobrei meus investimentos nesses 3 anos e meio, Uó.

    Mas o que realmente me assusta é a quantidade de blogueiros que já nos deixaram nesta lista de 2014. Daqui a pouco vira jogo de resta um.rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom LdL!

      De 2014 a 2016 meu patrimônio quase não andou, ,foi só a partir de janeiro do ano passado que dobrou de valor. Estamos vivendo tempos de ouro,rs.

      Abraço!

      Excluir
  26. Aeee Uó. Que bom que voltou neste espaço tb.

    Espero que daqui uns anos vc faça um post parecido e eu esteja atingindo meu primeiro milhão.

    Abraço

    ResponderExcluir


  27. Que massa essa postagem. Só faltou meu nome aí

    rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  28. Uó,

    Gostei da dica final da newsletter, já assinei.

    A imagem da engrenagem ficou muito adequada ao post. Como disse Charlie Munger: "Aprender, aprender, aprender sempre."
    O estudo e o conhecimento são fundamentais para o sucesso.

    ResponderExcluir