terça-feira, 14 de agosto de 2018

Ranking da Finansfera e Aniversário do VdC

Bom dia a todos!

A edição do ranking da finansfera deste mês é dedicada ao nosso amigo blogueiro Viver de Construção que partiu para um novo plano no dia 10 do mês passado (relembre aqui). Nesta semana, o VdC estaria completando 32 anos de vida. Por isto coloquei no título do post uma chamada para seu aniversário. Infelizmente ele se foi muito jovem, deixando uma grande saudade para parentes e amigos.

O VdC era um dos principais entusiastas deste ranking. Ele sempre me pedia para atualizar. Seus sites estavam indo muito bem na comunidade e ele gostava de ver seu desempenho. Nesta edição, mesmo sem atualizações, o viverdeconstrucao.com ocupa o décimo lugar. Recentemente ele havia criado o informaremos.com e estava muito empolgado com o novo projeto. Dei umas pequenas dicas para ele no início e hoje reli um post e vi quanto ele ficou grato por isto.


O último email que troquei com o VdC foi no dia 6 de julho (um dia antes do jogo de futebol em que ele teve o mal súbito). Neste contato, falei algumas coisas para ele mudar no informaremos.com. Mas depois disto ele sumiu e também não implementou as modificações que eu havia falado. Achei estranho o sumiço e só depois descobri o motivo.

Nestas últimas semanas, muito se especulou sobre o falecimento do VdC. Muitas pessoas ainda não acreditam. Recebi emails de colegas pedindo foto, informações, perfil de Facebook, etc. Mas em respeito à memória dele e prezando pela segurança da família não dei maiores informações.

Andei estudando sobre esta questão do "luto sem corpo" pela qual a finansfera passou com o falecimento do VdC. Me lembrei do episódio do voo da Malásia que até hoje não teve um desfecho. Encontrei esta reportagem que retrata muito bem a confusão e fantasia que se formou da finansfera:

Perder uma pessoa amada é uma das experiências mais dolorosas que o ser humano pode sofrer. Mas, e quando a notícia da morte não vem acompanhada de um corpo? O colapso emocional e a incredulidade em volta da morte podem resultar um processo de luto turbulento e marcar uma família, com danos físicos e psicológicos. Não saber como o familiar enfrentou os últimos momentos de vida e ainda não ter acesso aos restos mortais podem gerar confusão e até a fantasia de que aquilo não aconteceu.

Para especialistas, é fundamental viver o tradicional ritual com o velório e enterro, ou seja, ser capaz de se despedir do ente querido. Nos casos em que isso não é possível, como em desaparecimentos ou mortes violentas, o sofrimento pode perdurar por décadas. Um exemplo disso é o drama vivido pelas famílias dos 457 mortos e desaparecidos políticos, segundo a Comissão Nacional da Verdade, no período da ditadura militar no Brasil.

“[Se não tem um corpo] as pessoas se mantêm em suspensão. Elas fazem as coisas, mas é muito difícil viver sem fechar a equação. Como criar essa conclusão sem o corpo?”, explicou ao Delas Maria Helena Pereira Franco, pesquisadora especialista em luto da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Na teoria, defendida por ela, o luto é uma reação natural e acontece quando o vínculo com aquilo que se ama é rompido. Não tem fases pré-estabelecidas e muito menos pode ser programado. Ela conta que cada um vive o processo de uma maneira diferente.

Nestas últimas semanas, andei pensando em como poderia trazer tranquilidade de espírito para os colegas da blogosfera, principalmente para aqueles que mais gostavam do VdC. Pensei em até ir lá no cemitério e tirar uma fotografia da lápide (por coincidência da vida o VdC foi sepultado a poucos metros da minha casa). Mas achei por bem deixar o assunto como está. Para aqueles que ainda tem dúvida que este trágico evento ocorreu, infelizmente não posso fazer mais nada além de deixar aqui meu relato.

Na tabela abaixo, é apresentado o ranking dos blogs da finansfera. A três primeiras posições ficaram inalteradas. O Pobre Poupador conseguiu subir 7 posições e ocupa agora o quarto lugar. O Viver de Dividendos subiu uma posição. O André do Viagem Lenta perdeu duas posições. O Geração 65 subiu impressionantes 75 posições. O Guilherme do Valores Reais perdeu 3 posições. O blogspot mais bem colocado é o Não Surfa Nada. E o Viver de Construção fecha a lista dos 10 mais bem colocados.


54 comentários:

  1. Fala Uó, Realmente a perda do VDC foi muito pesada para toda a blogosfera, só que diferente das pessoas não fico preocupado em quem ele é pessoalmente, prefiro lembrar das contribuições!!!

    Obs: Me add no seu blogroll:
    https://investindonaif.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fála Uó,
    Belas palavras em memória do Vdc. Eu quis não acreditar que era real, mas voltei à realidade por mais estranha que seja!
    Para a próxima divulgação coloca o meu blog? Mesmo que ele ocupe a última posição, que naturalmente será, já que sou novo!
    Um abraço!
    @-@ Ativos for Change

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Uó, por motivar os blogueiros e autores de finanças.

    Forte abç!

    ResponderExcluir
  4. Incrivel como o VDD mesmo com toda a arrogancia e prepotencia conseguie subir 1 posicao ainda...desanimador. O Corey é outro que mereceu perder posições já que a qualidade de seus posts diminuiu consideravelmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O VdD é meio espivetado mas gera conteúdo, é disto que o povo gosta, rs

      Excluir
  5. Legal UÓ,

    Melhorei até bem. 10 posições.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Deveria ter um prêmio para aqueles que conseguem a proeza de não alterar a posição kkkk

    ResponderExcluir
  7. Pô, que honra fazer parte de um grupo tão seleto de finansfeiros (existe será este termo? Se não existe acabei de cunhar kkk)

    Como disse no Twitter, meu objetivo é propagar cada vez mais a informação e conhecimento financeiro. Chega do Brasil ser um país de analfabetos financeiros!

    E tem espaço pra todo mundo fazer isso, por isso que a comunidade da finansfera dá espaço pra todos!

    Valeu Uó, forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Termos Reais!
      Seu blog tem tudo para crescer muito.
      Abraço!

      Excluir
  8. breaking bad better call saul são series que curto tbm a partida de jovens sempre vai deixar assuntos inacabados uma viagem uma visita a um amigo é triste.
    Quanto ao ranking perdi 37 posições , mais ainda estou entre os 100 \o/ ..
    abraço Uó belo post.

    ResponderExcluir
  9. Fala Uó,

    Saber a identidade não vai somar nada, se ele manteve o blog anonimo que assim continue. Perdemos todos, eu sempre acompanhava as postagens do VdC, ele postava muita coisa bacana, já esta fazendo falta.

    Abç

    ResponderExcluir
  10. Excelente post.
    Eu até tenho vontade de ter blog, mas meu cotidiano não permite qualquer dedicação e tampouco atualização.
    Então, o que faço é seguir alguns bons blogs. O seu está na lista! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Lucio,
      Obrigado por acompanhar.
      Espero ver seu blog em breve, rs
      Abraço!

      Excluir
  11. Calma gente, o dominio viverdeconstrucao.com irá vencer mês que vem, se houver renovação, podem ter certeza que é farsa. renovar um dominio de internet já é demais para eu acreditar.
    Quem aqui deixa acesso irrestrito para a Esposa?
    - Senha do celular
    - Senha do Blogger
    - Saber postar no blogger
    - Ter a senha do facebook, só desativa o facebook se tem a senha.
    - Renovar Dominio e privacidade do dominio
    Concordam que é muitas coisa para ela saber assim?

    Para quem sempre dizia que as conquistas eram só dele e que a esposa dele o ajudava, mas os bens eram só dele, ou seja, sempre sugeriu que era casado com separação de bens

    Quem sempre dava a entender que era casado com separação total de bens, compartilhar todas essas informações com a esposa, fica dificil de acreditar !! ainda mais sabendo que no caso de separação de bens a esposa vai concorrerá com os ascendentes (pais do VDC) sobre a herança.
    aí tem !!

    Por outro lado a credibilidade do Uó é grande, mas quem garante que ele não foi enganado? lembre-se que o VDC não conhece o Uó pessoalmente, poderia mandar amigos ou fakes deixar mensagem de pesar no facebook e parar de responder e-mail e outras coisas.
    Enfim, uma coisa é certa no mínimo houve a morte do personagem VDC, tomara que seja só isso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até com a herança do cara o povo preocupa. Que imbecil.
      Que VDC descanse em Paz, vai fazer falta.

      Excluir
    2. Anônimo 1, faça como o Anônimo 2 disse: deixe o VDC descansar em paz!
      Como eu escrevi no post, sobre o caso do avião que desapareceu, muitos familiares ainda tem esperança de um dia encontrar o parente que desapareceu, mesmo sabendo que as chances disto ocorrer são zero. Até entendo esta dúvida que se formou na blogosfera, é algo da mente do ser humano. Só peço que as pessoas tenham cuidado com as palavras pois a esposa do VdC lê tudo que se fala dele aqui na blogosfera, e muita coisa a deixa chateada pois além de ter que conviver com a ausência dele ainda tem que conviver com pessoas falando mal.
      Sobre a questão do domínio, pode ter certeza que serão renovados pois já orientei a esposa dele em como entrar na conta Godaddy e trocar o número da cartão pois a renovação estava automática. Por sorte ela tinha acesso a todas as senhas do VdC. Sabia que em casais onde existe relação de confiança um tem a senha do outro? Aqui em casa é assim também, minhas senhas são as mesmas da minha esposa, e aqueles sites mais específicos como estes de domínios eu anoto tudo e deixo em um local onde ela poderá encontrar caso eu venha a falecer.
      Sobre a questão de amigos amigos Fakes deixando mensagem no Facebook, a chance é zero pois a maioria eram familiares (mesmo sobrenome) e pessoas que trabalham na empresa onde ele trabalhava.
      Abraço!

      Excluir
    3. Sou o anon que escreveu sobre duvidar de tudo isso.
      Uó, depois desta tua explicação me dou por satisfeito, se quiser pode até apagar meu comentário, para que a esposa do VDC não fique triste ao ver essas coisas. Realmente passei dos limites.

      Excluir
    4. Ouvi rumores fortes de que o VDC está vivinho da silva e desfrutando sua IF. Ninguem deixa a senha para a esposa

      Excluir
    5. Quem diz que a esposa não sabe as senhas do marido não é do time dos casados! kkkkk...

      DH

      Excluir
    6. as minhas senhas são as mesmas da esposa.
      Um tem acesso a tudo do outro.
      Povo solteiro que nunca teve nem namorada quer saber como é casamento.
      kkkkk

      Excluir
    7. Já fui casado duas vezes e te digo que se você não deixa as senhas, o outro descobre. Senhas de e-mail, celular, etc sempre que a pessoa digita na frente da outra ela memoriza e dá uma fuçada só pra dar uma checada.

      As vezes é falta de confiança mas curiosidade também.
      Existem conversas cabulosas que se falam para amigos/familiares mais próximos que não se fala para o conjugue.

      Excluir
  12. Rumo ao TOP 20!

    Troco links no meu blog, pessoal, gentileza enviar e-mail para mvelosoqueiroz@gmail.com

    http://antipoda.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Bela homenagem, ter dedicado o titulo deste post ao aniversario do VDC.

    Vamos sentir a falta do nosso colega e amigo VDC.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado por nos incluir no ranking Uó. Feliz de ainda estarmos nos top 15. Abcs

    ResponderExcluir
  15. Cresci algumas posições e já saí do último lugar em relação ao ranking anterior que foi o primeiro que participei rs Ainda tô lá em baixo, mas já foi um avanço. De qualquer forma não me preocupo muito com isso agora porque estou no começo e tenho poucos posts ainda.

    Abraço Uó!

    ResponderExcluir
  16. Muito precoce a partida do nosso amigo com apenas 32 anos. Ele era mais novo que eu. =(

    ResponderExcluir
  17. melhorei no ranking !! mas antes parece que você tinha levado em consideração o sufixo .BR.

    A partir de alguns meses para cá o blogspot só usa o sufixo .com antes tinha como entrar por exemplo como http://stiflerpobre.blogspot.com.br, de agora em diante não mais, fica sempre .com

    Como não é a primeira vez que o blogger suprime o sufixo do país, nos próximos ranking acho que seria interessante sempre manter o sufixo .com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o Google mudou isto de novo. Agora vou considerar só o .com.

      Excluir
  18. Uó, bela homenagem. Não entendo os que ainda duvidam do falecimento do VdC. Não há lógica nenhuma nisso. Uma pena a partida tão prematura do nosso colega.

    Sobre o ranking, mais uma vez parabéns por elaborá-lo, com certeza é um grande incentivo para que todos continuem dando o seu melhor em seus respectivos blogs.

    Em relação ao Ranking de blogs, percebi que o meu blog teve uma queda violenta, estranhei inclusive. Ao entrar no link do Alexa que você colocou, atestei que a pontuação que você aferiu para o meu blog está bem diferente da que eu obtive diretamente no Alexa.

    No seu ranking estou com o rank Alexa 16.025.264 mas no Alexa está mostrando 7.879.619. Será que houve alguma confusão nos dados? Estou achando a diferença muito grande!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Com certeza a morte do VdC foi pior notícia do ano para a Finansfera Brasileira esse ano, fez muitos repensarem seus objetivos de vida e até mesmo duvidarem das suas convicções com relação a dinheiro. Acho que cada um de nós tirou sua própria lição desse triste fato...

    PS: Gostaria de ser listado no ranking por gentileza.


    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
  20. Essa notícia do VdC me pegou de surpresa, era um leitor assíduo do blog dele (cheguei a pegar os primeiros posts para ver as histórias das construções dele) e acabei me afastando dessa blogosfera de finanças por conta de estar desempregado. Aí num dia resolvo ver como andava o blog dele, se ele tinha vendido aquelas 2 casas geminadas e o último post da mulher dele de 2 dias antes, triste. Me fez pensar muito sobre se vale a pena trabalhar muito para desfrutar algo no fim da vida...Enfim, se ele não pôde aproveitar deixou a esposa bem amparada, garanto que não se arrependeu de ser um aportador em nenhum momento.

    ResponderExcluir
  21. U.ó tem credibilidade total para confirmar o falecimento do nosso amigo VDC. Infelizmente aconteceu e o que temos a fazer é rezar por seu espirito para quem acredita em vida após a morte. Eu acredito.

    ResponderExcluir
  22. Caramba, Uó! Entrei aqui e fui pego de surpresa pela notícia do VDC. Também trocada emails com ele, como você.

    Tinha uma lista enorme de coisas a serem feitas ainda hoje a noite, mas não tenho mais condições de fazer nada.

    Uma notícia horrível, realmente.

    É a única certeza que temos, mas nunca estamos preparados para isso...

    Que ele tenha muita luz, onde estiver.

    ResponderExcluir
  23. Fala Uo, muito triste mesmo a notícia do VdC, logo agora que conseguiu a IF, apesar disso sem um fim pra todos, deixa o cara meio desnorteado porque apesar de nem saber o nome nós nos sentimos próximos da galera daqui da blogosfera.

    Migrei o blog recente, depois dá uma passada lá e atualiza ai meu link.
    https://marombainvestidor.com

    Te mandei um email tbm no email do uo, depois dá uma olhada lá

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. fiquei contente com a subida no ranking. é um incentivo a mais para continuar investindo tempo no blog :)

    ResponderExcluir
  26. Poxa tem que usar o ranking do https://www.similarweb.com nao alexia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso aqui...
      https://webinformado.com.br/blogs-de-financas-e-investimentos/

      Excluir
  27. Olá, Uó, tudo bem? Gostaria de participar desse seu mapeamento, se possível.
    Segue o meu link:
    https://www.fazendoascontas.com.br/
    Desde já, muito obrigado!

    ResponderExcluir