terça-feira, 12 de setembro de 2017

IBOV Deflacionado e Covariância IBOV x Dólar

Uma combinação de fatores positivos no mercado financeiro fez com que o IBOVESPA rompesse os 74 mil pontos, deixando para trás o topo histórico de 73.516 pontos, registrado no dia 20 de maio de 2008. Com a alta de 1,70% de ontem, o principal índice da bolsa renovou a máxima, ao alcançar os 74.319 pontos. Como fatores catalisadores, destaque para a perspectiva de queda da taxa básica de juros para perto dos 7% ao ano, menor nível da história, e os sinais de crescimento consistente, ainda que lento, num ambiente de inflação controlada. Neste post iremos revisitar o gráfico do IBOV deflacionado.

ibov deflacionado

Como pode ser visto no gráfico acima, apesar do índice ter superado ontem sua máxima histórica, ao aplicarmos a correção da inflação (IGP-DI) vemos que ainda estamos bem longe do topo.

 IBOV Deflacionado

Através da contribuição do leitor Gustavo cheguei a um interessante artigo elaborado Jonas Faga Jr. e apresentado neste endereço. Abaixo vemos o IBOV tal qual nos é apresentado em termos de pontos (IBOV nominal):


Neste gráfico o autor assinalou os principais eventos macros mundiais para pontuar as principais reversões:

1 – Primeiro fundo após a estabilização do Plano Real – (1995)
2 – Topo atingido no auge da bolha dos mercados emergentes – (1997)
3 – Fundo atingido após o estouro da crise asiática, russa e brasileira – (1999)
4 – Topo atingido no auge da bolha das pontocom – (2000)
5 – Fundo atingido imediatamente após os ataques ao WTC – (2001)
6 – Fundo atingido em meio ao pessimismo pós WTC e pré guerra contra o terrorismo – (2002)
7 – Topo atingido no auge da bolha imobiliária e de crédito nos EUA – (2008)
8 – Fundo atingido após o crash da bolha de crédito nos EUA – (2008)
9 – Topo atingido após a injeção de maciços estímulos pós 2008 – (em 2010)

A intenção do autor foi apresentar o IBOV deflacionado pelo valor do grama de ouro na BM&F, contrato de 250 gramas (OZ1D). Aplicando este fator deflacionário, o histórico canal de alta do IBOV transforma-se em uma longa congestão:


Covariância IBOV x Dólar

O autor apresenta ainda, em outro post, um artigo onde o mesmo mostra a covariância Dólar x IBOV que pode ser ilustrada através do grafico abaixo:


Neste post o autor procurou apresentar um método teórico de alocação de ativos a partir de duas perspectivas complementares: ações (IBOV) e fundos cambiais (Dólar). Basicamente o autor define uma alocação inicial de equilíbrio onde os ativos estão alocados meio a meio. Na medida que desvios são percebidos na carteira, os mesmos são corrigidos através da realocação entre ações e fundos cambiais.

16 comentários:

  1. Muito interessante. Mas pena que o artigo é de 2013. Salvo engano, de lá para cá, o ouro teve uma queda boa.
    Vc sabe por qual razão o site "morreu" em setembro de 2013?

    ResponderExcluir
  2. Cara que puta artigo! Valeu por compartilhar. Essa correlação com o dólar é extremamente interessante, ainda mais no cenário atual!
    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não poderia ser diferente, Dólar caindo hoje...

      Excluir
  3. Bom dia! Sou totalmente leigo em relação ao ouro.quer dizer que o ouro se correlaciona positivamente com bolsa e dólar negativamente?Pra uma alocação seria melhor ibov/dólar?
    Acionista25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouro não tem relação com bolsa, Dólar sim.
      Jogando entre Ibov e Dólar você pode maximizar o lucro, mas é coisa de profissional.

      Excluir
  4. Uorrem tenho conta na XP, perguntei lá como colocar IBOV deflacionado pelo ouro nos gráficos e eles me responderam que não há como. Onde você consegue fazer isso?
    Bela análise!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Uó,

    Em relação à covariância entre Ibov e dólar só mostra que podemos fazer um jogo de ganha-ganha, é só saber jogar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. acho que agora arrumou UO.

    valeu pelo tok lá no bug.

    ResponderExcluir
  7. Olá Uorrem. Estava dando uma "googlada" e acabei achando este post sobre um artigo que escrevi em 2013. Obrigado por compartilhá-lo. Neste momento estou com uma noda iniciativa em www.trinusglobal.com , e movido você e seus leitores a nos fazerem uma visita. Como fiquei um tempo afastado do público, os artigos publicados são os mesmos do Ponto Base, de 2013, mas a partir de agora muita coisa nova será postada. Será um prazer receber sua visita por lá e, quem sabe, possamos discutir alguma parceria? Um forte abraço e SUCESSSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que legal que você apareceu por aqui. Outro dia mesmo fui acessar seu antigo blog e vi que estava fora do ar. Fiquei desapontado. Vou acompanhar seu novo projeto. Abração!

      Excluir