domingo, 22 de fevereiro de 2015

Interview with Warren Buffett

Aê galera!

Prometi responder todas as perguntas lançadas no blog do querido I.L. que ficaram de fora da entrevista original. Hoje respondo as perguntas lançadas pelo colega Poni que anda meio sumido e nem posta mais no se blog. Cadê você rapah?!


- Por que ele desistiu do "Portal de Investimentos"?

Na verdade não desisti do portal, o mesmo continua funcionando a todo vapor via Facebook, apenas dei um caráter mais abrangente ao blog, não restringindo os assuntos apenas à esfera das finanças. 

- Quem é o seu maior desafeto na blogosfera?

Pergunta polêmica esta, rs, não por acaso o I.L. a deixou de fora da entrevista original. Quando li esta pergunta pela primeira vez fiquei pensando se tinha um desafeto por aqui, a princípio pensei no Trolleta, mas este é desafeto de todo mundo, aí não vale, rs, ele cumpre sua função aqui, proposta por ele mesmo, que é trollar. O pior troller é aquele que pratica suas artimanhas de forma oculta, anônima, e se mostra assim um covarde. Já o troller que se mostra de cara limpa, com identidade, é uma figura a se levar em consideração, pois tem a coragem de se mostrar. Desta forma, desde que não falem mal da sua mãe, é fácil de conviver.

Porém, nas últimas semanas, começou a aparecer aqui no blog uma outra figura muito polêmica da blogosfera, figura esta que só tinha aparecido por aqui umas duas ou três vezes desde que criei o blog (pelo menos nos comentários), mas agora tornou-se presença assídua, rs. Até então não considerava esta personagem um desafeto, apesar de metade da blogosfera não se dar bem com ela. 

Sou um cara tranquilo e não entro em bate-bocas em redes sociais e muito menos na vida real. Um sábio já me disse, no mundo há três tipos de pessoas: aquelas que lhe trazem alegrias, aquelas que lhe trazem aborrecimento, e aquelas que são neutras (não te alegram, mas também não aborrecem). As que lhe trazem alegrias devem ser cativadas, são dádivas de Deus, mas são a minoria. As neutras são a maioria, e dependendo da sua relação com elas podem torna-se pessoas que trazem alegrias, ou, se der azar, aborrecimento. Já as pessoas que trazem aborrecimento são também minoria, porém o estrago que podem causar na sua vida é enorme, e a melhor conduta é se afastar delas e não entrar em um eterno debate com as mesmas, isto fará um bem tanto para você quanto para a pessoa que aborrece. 

E foi esta a conduta que tomei em relação a este nosso colega polêmico. O melhor que podia fazer já foi feito, eliminá-lo da minha lista de blogs favoritos e não mais relacionar com o mesmo (sugiro a todos que tem algum tipo de desavença com esta pessoa fazerem a mesma coisa). Porém o mesmo continua circulando aqui na área, cada comentário tem uma ofensa gratuita embutida, a última dele foi cogitar fazer um post em minha homenagem, talvez no intuito de me atrair novamente para o seu espaço polêmico, tô fora, rs.

Espero que ele não tenha levado para o lado ruim a minha atitude, é bom ele ver que o meu posicionamento é benéfico tanto para mim quanto para ele. A vida é assim, as pessoas são complicadas, tem pontos de vista divergentes, ofendem umas às outras, e se não chegam a um acordo o melhor é a separação, passam a viver melhor cada um no se quadrado. Bom, já gastei tempo demais da minha bela manhã de domingo com este assunto. Uma pessoa que lhe chama (em público) de incompetente, mentiroso e burro nem merecia tal crédito, mas quem sabe agora ela agora não se manca e para de vir aqui desferir suas palavras envenenadas de sentimentos ruins, talvez até tenha em mente a intuição de me ajudar, escrevendo o certo por linhas tortas, vai saber a real intenção não é mesmo?!  

- Por que ele parou de participar do site do Tetzner? Qual foi o rolo?

Não parei, de vez em quando dou as caras por lá, tem uma galera boa lá que fornece uns feed-backs legais aos posts. 

- Se ele pudesse dar uma dica para um investidor iniciante, qual seria?

Invista nos seus primeiros cinco anos apenas na renda fixa, compre bons títulos do governo, boas letras de crédito e, no máximo, algumas boas debêntures. Fique, durante estes cinco anos, acumulando capital e estudando o mercado de renda variável. Após concluir esta “faculdade” torne-se um trainee do mercado de renda variável, de um a dois anos realize aporte em ações e FIIs. Após este período com certeza já será um profissional na área de investimentos. Eu pulei a primeira etapa que é a mais importante e me dei mal. É muito perigoso colocar o dinheiro na roda durante a fase de estudos, na verdade eu fui mais imbecil ainda, coloquei o dinheiro para queimar sem mesmo ter estudado (é o que a maioria faz), e com isto devo ter perdido algo em torno de 100.000 reais. Este foi o custo da faculdade, mas para o iniciante ela pode sair de graça, para isto, fique longe da renda variável durante seus estudos.  

- Qual seria a dica de 1 milhão de dólares, ou a dica de ouro, aquela que só uma pessoa preocupada contigo daria pra você?

Á dica é: “tome cuidado com você mesmo, seu pior inimigo está dentro da sua mente, e você irá conviver com ele até morrer, portanto, transforme-o em seu aliado.” Esta dica vale ouro hein?!

- Cite algo que você pensava de um jeito e hoje já pensa de outro. Ex: Achava que sempre deveria fazer trades e passou a fazer só BH?

Pois é, ainda estou mudando minha forma de pensar, rs. Antes só fazia trades em ações, depois passei a fazer só B&H, depois passei a fazer B&H ativo, depois voltei com os trades em ações, agora parei os trades com ações e estou fazendo trades com índice. O ser humano é assim, vai evoluindo (ou involuindo, rs). Mas tem ago que aprendi a duras penas, e isto não vai mudar. Não existe esta história de comprar barato na bolsa, ninguém nunca saberá o que é um ativo “barato”. Portanto, nunca mais compro um papel só porque o mesmo está teoricamente descontado, isto é um perigo.

- Cite o seu melhor e pior investimento?

Melhor investimento: Meu filho! “Custou” algo em torno de 50.000 reais só para nascer, mas valeu cada centavo. 

Pior investimento: Um par de alianças de noivado - custou 3.000 reais. O noivado durou 3 meses e vendi a minha aliança por 300 reais. A outra ficou com a ex-noiva, kkk.

- Como conheceu a bolsa de valores?

No Jornal Nacional! 

- Qual foi a sua primeira ação que adquiriu e por quê?

Acho que foi a PDGR3. Comprei achando que era a Perdigão (é sério!). Pior de tudo que tive lucro com ela. Já cheguei ao disparate de comprar a BEEF3 achando que estava comprando a empresa que fabricava o sabão em pó. Quanto amadorismo.

- Já comprou estes relatórios que Tetzner, Rei dos Micos, Empirucus e outros vendem ? Se sim, qual a análise que faz de cada um. Acha que valeu a pena?

Tenho um pensamento formado a respeito, no mundo há duas coisas que devem ser evitadas: sexo pago e relatório de investimento pago. Porque pagar por algo que você mesmo pode conseguir de graça? Mas não se engane, na vida nada é de graça, não há almoço grátis, tudo tem um custo, mesmo que seja um custo embutido.

- O que acha do vídeo "O fim do Brasil"?

Uma boa compilação da economia brasileira e uma boa forma de vender relatórios. 

- O que te faria deixar a Bolsa de lado?

Tá mais fácil deixar a esposa de lado, rs, brincadeira, se ela ler isto vai me matar.

- Tem algum sonho para realizar?

Vários, quem não tem sonho na vida não tem motivos para viver. São sonhos simples e fácil de realizar. Um deles irei realizar em breve, só estou aguardando meu filho começar a andar, é brincar na praia com ele.

- Já pensou na idéia de sortear um blogueiro e fazer um coaching para que ele melhore seu desempenho, tipo, uma série onde mensalmente você analisaria e recomendaria mudanças e fosse comparando ao longo do tempo?

Opa, que ideia legal, nunca pensei nisto não, mas é muita responsabilidade, deixa eu primeiro terminar minha faculdade e fazer meu trainee, aí sim serei um profissional do mercado.

- Qual o perfil do investidor de sucesso ? Pessoas mais calmas ou mais agitadas ? Mais analíticas ou com mais faro ? Acho que foi o IL que falou dos Amish, por exemplo.

Tem que ter tudo isto. É um conjunto de habilidades que fará um bom investidor. As mais calmas tem mais chances de acertar mais, pensam mais antes de agir. As mais agitadas podem colocar tudo a perder. Porém, as mais calmas podem perder boas oportunidades e as mais agitadas podem “farejar” oportunidades com mais facilidades. As analíticas sem faro vão ficar analisando, analisando, analisando sem sair do lugar, temos exemplos assim na blogosfera, já aquelas com faro aguçado podem encontrar uma boa oportunidade sem muita análise, porém pode ser uma furada. 

- Você pretende investir no exterior?

Estou mudando meu conceito em relação a isto, inicialmente tratava este assunto como uma fuga de capitais o que poderia contribuir ainda mais para a piora do mercado doméstico, afinal o capital é vultoso, rs, mas estou refletindo...

- Qual é o site daquele outro seu negócio?

www.bhmodels.com ops

- O que sua mulher acha do seu desempenho (da carteira, claro)?

Kkk, desempenho, ah sim, da carteira, ainda fraco, precisa melhorar muito, precisando dar uma pílula azul para a carteira. 

- Ela influência em algo ou deixa pra vc decidir?

Eu até gostaria que ela influenciasse mais, mas ela delegou toda a gestão para mim. Aqui em casa não temos divisão de contas. Todo dinheiro que eu recebo e ela recebe cai em uma conta, e todo gasto sai dessa conta. As sobras são direcionadas para as quatro corretoras que temos contas (duas em nome dela e duas em meu nome). Mas a gestão de todo fluxo é minha. Ela só gasta, rs, brincadeira.

- Pretende mexer no blog este ano, fazer alguma mudança grande? Qual?

Nada, tá bom do jeito que tá. A não ser que algum leitor peça algo, eu sempre levo em consideração os comentários. Pediram para eu parar de postar as operações day-trade e eu parei. Tem gente pedindo para voltar a postar, então devo encontrar uma forma que agrade os dois públicos.

- O que acha do investimento em moedas/metal? Já se interessou?

É mais uma forma de diversificação, e mais uma problemática para acertar o timing. Alocação de ativos é um troço lindo, porém um trem complexo. Coisa de profissional com o gestor do Fundo Verde. Pretendo um dia alcançar este “faro”, tipo: opa, tá na hora de comprar Dólar, opa, tá na hora de vender ouro, opa, tá na hora de comprar banana, e assim vai... mas que é difícil isto é.

Bom domingo a todos!

34 comentários:

  1. Pensei que o desafeto era o Pôney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se enganou anônimo, aliás, bastava frequentar um pouco a blogosfera para ver como o Uó sempre me tratou bem, com respeito e sempre um frequentou o blog do outro.

      Excluir
    2. Não não, o desafeto é outro... trato bem quem me trata bem, quem não me trata bem eu não destrato, apenas deixo de me relacionar com elas.

      Excluir
  2. Olá Uó !

    Obrigado pela citação, depois de ler a entrevista, acho que ela deveria estar no meu blog, pois basicamente as perguntas são sõ minhas....(desculpa aí IL,rs)

    A pergunta sobre desafeto foi proposital.
    Existem pessoas que ao longo da caminhada, vão colaborar de alguma forma e outras que vão tumultuar, sugar sua energia, vão tentar te desestabilizar e o fazem sejam porquê suas vidas são amargas, vazias, sem sucesso, sem perspectiva e acham que nossos são uma válvula de escape, onde podem despejar sua amargura e se sentirem melhores por isto.

    Que bom que o colega fez uma reflexão e sabe exatamente quem é quem e o que fazer com cada um.

    Eu acho que você deveria voltar com os posts de trade sim.
    Ora, quem não quer ver o post, é só desconsiderá-lo, viu no título que o assunto não interessa, fecha a aba do browser e parte pra outra. Acho que todo conteúdo produzido por você tem o seu público e portanto sempre vai acontecer de interessar mais uns e menos outros, conforme o assunto.
    Então por favor post tudo que lhe der na telha. De alguma forma estará colaborando para diminuir a ignorância de alguém naquele assunto.

    Obrigado pelas respostas, siga em frente, com sua estratégia !

    Lambida do Poney !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poni, vc realmente fez muitas perguntas, fico agradecido com sua curiosidade e tempo gasto para pensar e redigir as questões. Depois, em outro post, vou responder as demais perguntas dos outros colegas que ainda não foram respondidas, é muito gratificante este bate-bola com vocês.

      Concordo em gênero, número e grau sobre o que falou sobre os desafetos, no caso do meu em questão não acredito que seja amargura de vida, talvez ele se sinta bem expondo os seus conhecimentos adquiridos pois parece ser uma pessoa inteligente e estudada, mas muitas vezes as pessoas perdem a linha e partem para o ataque pessoas simples e gratuito, aí neste ponto é melhor desconsiderar e seguir em frente, cair no embate é sempre mais desgastante.

      Sobre os posts de trades, não vou continuar, no final do mês faço um resumo, e quem se interessar por algo é só me mandar um email que respondo.

      Abraço!

      Excluir
  3. Uó, muito bom. Acho que vou roubar as perguntas e responder lá no meu blog também, rsrs. Se todos os blogueiros publicarem respostas a estas perguntas seria bem interessante.

    É engraçado que com o tempo vamos conhecendo melhor a personalidade das pessoas e ao ler as respostas tive a impressão que já sabia quais seriam. Mesmo atrás de uma alcunha anônima, cada um de nós vai criando uma imagem sobre a personalidade e quanto mais tempo passa, melhora a impressão de legitimidade.

    Um último ponto, com respeito ao "DIsafeto", já faz muito tempo que tomei esta mesma atitude de eliminar do blogroll e não mais frequentar seu polêmico espaço. Isso me fez muito bem, apesar de eu ainda entrar em algumas discussões aqui e ali. Os motivos foram os mesmos e ele sempre tentou me intimidar com frases de efeito.

    O que mais me preocupa não é o comportamento dele aqui na blogosfera, pois isso pode ser só um personagem. Mas se ele é assim na vida real vai roer muito osso durante um bom tempo até aprender.

    Parabéns pelas respostas e pelo sucesso na vida pessoal e profissional.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E.I., você tem razão, atrás destas mal redigidas linhas tem pessoas, escondidas por um avatar, mas pessoas reais. E com a convivência vamos percebendo a personalidade de cada uma. Responda sim as perguntas, vou ter prazer em ler.

      Sobre o desafeto não vou falar mais, já deu.

      Muito obrigado!

      Excluir
    2. kkk, não espalhe que a moça da foto é o I.L., O Troll pode querer pegar, kkk, desculpa Troll, só trollando...

      Excluir
    3. EI,

      Assim você complica-me, rs. Uó, eu gostei muito das respostas para as perguntas do Poney, afinal, ele fez um questionário completo!

      Duas coisas chamaram-me a atenção. O fato de você ter percebido que o Mercado não é bobo, que não existe almoço grátis e que nada é "barato" por acaso.

      A outra é o fato de você ter falado que "perdeu" 100k na Bolsa. Isso é verdade? O que você fez de errado para chegar a esse ponto?

      Abraços.

      Excluir
    4. Sim I.L., somando o que eu e minha esposa perdemos desde 2008 já dá uns 100K, ela cometeu os mesmos erros que eu, investiu em fundos de ações da Petro e Vale um pouco antes da crise de 2008. tivemos a chance de liquidar os investimentos em 2010 com pequeno prejuízo mas resolvemos deixar, fomos tirar em 2012, aí já era tarde. Aí perdi mais um pouco com trades, comprando também ações ruins, e aumentou um pouco mais o buraco. Mas as coisas agora estão entrando no eixo, é o custo do aprendizado.

      Excluir
    5. Esse desafeto é complicado mesmo. Dois já reclamando dele. Sei lá se tenho sorte de nunca esbarrar com esses tipos pelo caminho. Pessoas assim precisam chamar atenção enfim melhor é ignorar mesmo.

      Excluir
    6. Acaba acontecendo também uns maus entendidos que complicam ainda mais a situação.

      Excluir
  4. Quem é o desafeto? Bonsdividendos? Pobreta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      O discípulo do Damodaran.

      Abraços.

      Excluir
    2. Bons dividendos é gente boa. Pobreta tem meses que não tenho contato.

      Excluir
  5. " - Você pretende investir no exterior?

    ... estou refletindo... "

    Estamos aí para ajudar na reflexão. :)

    Abçs!

    ResponderExcluir
  6. Fala Uorrem. Sobre o DIsafeto esqueça. O cara só critica os outros mas tem o desempenho mais pífio da blogosfera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tento esquecer mas a assombração vira e mexe tá vindo aqui, criou uma marcação cerrada, aff.

      Excluir
  7. Seu Uó, vc já pensou em investir no Mercado Forex?

    ResponderExcluir
  8. Fala uó

    Não sabia que rolava estresse com outro blogueiro o que é uma lastima.

    Há alguma chance de conciliação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre há chance de conciliação, uma hora vamos nos entender, assim espero.

      Excluir
    2. Ok.

      Vi os lances passados. Acho que ele e o Troll exageram, e fazem parecer os demais bem idiotas, quando na verdade não tenho visto tal inteligência se refletir nos resultados.

      Excluir
    3. Pois é, em termos de resultados aqui na blogosfera só mesmo o Div está se sobressaindo, todo o restante da blogosfera está nadando, nadando, e quase morrendo na praia. Tem uma frase que diz que só podemos olhar uma pessoas de cima para baixo se for para ajudá-la a levantar.

      Excluir
  9. Por mais que falemos sobre finanças, a família vem sempre em primeiro lugar.

    Assim que realizar o sonho de brincar com o filhão na praia, avisa!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns UÓ por manter ativa todas as informações compartilhadas em seu blog. Parabéns!
    abs

    ResponderExcluir
  11. Você pensar em me considerar seu desafeto foi algo que magoou meus sentimentos, cara. Nem de longe eu sou como o cara de Trakinas...

    ResponderExcluir