sábado, 8 de agosto de 2015

Os Canais do IBOV

Opa!

Mercadinho das pulgas está sangrando hein galera?! Mas bem de leve por enquanto, o repique da semana passada durou pouco e ontem tivemos uma bela queda no índice que não via há meses. Vamos dar uma espiada nos gráficos para nos situarmos no momento atual.

Como muitos devem saber, sou um grande fã da análise gráfica. Tenho atenção especial aos canais, de alta e de baixa, que se formam nos gráficos de ativos do mercado. No caso do IBOV é possível traçar 3 canais (um de alta e dois de baixa) como pode ser visto no gráfico abaixo:


Vamos analisar o primeiro canal que é o de alta. Esta seria a projeção mais otimista para o índice. Nesta projeção desceremos até 46.500 para depois continuar o movimento de alta. Dado o contexto atual do país e as perspectivas para os próximos dois anos, esta seria realmente uma projeção muito otimista, mas é possível, no mercado tudo é possível. Vejam no gráfico a região assinalada de amarelo. Esta é a região de toque na LTA. Região de fortíssimo suporte em que estarei realizando alguns aportes em ações, provavelmente já nesta semana que entra.


Na segunda projeção, visualizada no gráfico abaixo, vemos um canal de baixa. Neste cenário, mais pessimista, o mercado comprou o risco-Brasil pra valer e chegamos por volta de 43.500. Isto ocorreria mais ou menos daqui três meses com um agravamento da crise política e também com uma ajuda variáveis externas como Dólar chegando nos 4 reais, índices americanos desabando, etc.


Na terceira projeção, a mais pessimista de todas, chegaríamos lá pelos 37.000, quiçá 35.000. Muto difícil de ocorrer de uma tacada só como ocorreu na crise do sub-prime. Seria um cenário de degradação da economia de forma lenta e gradual, algo que já está sendo verificado desde 2010. Neste cenário atingiríamos um valor próximo da crise de 2008. Pela forma como o índice tem caído, o gráfico projeta este cenário para o ano que vem. Fatos internos que poderiam contribuir para este movimento seriam o ministro da fazenda deixar o cargo, o governo atual perder grande parte da base aliada, a inflação oficial atingir 2 dígitos, as agências de avaliação de risco internacionais rebaixarem o grau de investimento do país, o Dólar ultrapassar os 4 reais, etc...


Estarei realizando aportes em ações nas três regiões assinaladas em amarelo (se ocorrerem). Pequenos aportes, não superiores a 1.1000 reais cada, nas melhores empresas listadas no mercado. A minha estratégia para o mercado acionário é esta, comprar nos momentos de pânico e vender (um pouco) nos momentos de euforia.

No mercado do fundos imobiliários minha postura já é diferente, adotei desde o início deste ano uma estratégia de aportes periódicos visando o aumento do fluxo de caixa para uma aposentadoria baseada em aluguéis de imóveis. Neste sentido sigo comprando todo mês bons FIIs (três aportes mensais). De qualquer forma, vamos dar uma espiada no gráfico do IFIX só para nos situarmos...


Vejam que o índice está realizando uma correção que já era esperada. Desde dezembro último estamos presenciando uma alta fantástica nos FIIs. Em plena crise imobiliária ninguém esperava este movimento. Muitos tem atribuído esta alta ao baixo valor das cotas se comparadas com o valor patrimonial dos ativos o que atraiu muitos investidores. Pessoas físicas e instituições viram uma janela de investimento a partir de dezembro. Porém, uma nova variável entrou no mercado: as altas taxas dos títulos públicos. Isto naturalmente poderá desencadear um movimento de migração dos FIIs para o TD o que acarretará em novas quedas no IFIX (bom para quem quer comprar mais).

Vejam pessoal, as possibilidades de investimentos são inúmeras. Os gráficos estão aí para nos ajudar. Eles não ditam as regras, apenas apresentam em forma de linhas os diversos cenários possíveis que temos do atual momento para frente. Quem foi esperto e acumulou dinheiro em LFT e LCIs/LCAs que estão vencendo agora já pode começar  estudar os aportes em NTN-Bs, ações e FIIs. Quem não quer comprar o risco que continue aportando nas LFTs e comprando as LCIs/LCAs enquanto não houver desconto de IR.

Um bom fim de semana a todos!

26 comentários:

  1. Bacana, Oráculo de Minas Gerais!

    Sucesso, abraço!
    RKinvestimentos

    ResponderExcluir
  2. Caro tuba de minas.
    São tantas oportunidades em diferentes segmentos que fica difícil escolher uma plausível.
    O mercado de FII vai apresentar um deságio com aumento de vacância e revisionais negativos nos imóveis ao final do período de analise.
    O mercado de renda fixa com taxas de 7,03% ao em NTNB mais curtas e 6,93 em mais longas!
    Ações sendo vendidas muito abaixo de seu preço base.
    Uma perfeita liquidação em grande escala com a fuga de capital já anunciada há muito tempo.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta dinheiro uma hora destas... rs
      Abraço Mestre!

      Excluir
  3. Caro uorren, assim fica complicado né? 100% de acerto. Se subir ou cair o ibovespa você acerta?

    "Quem foi esperto e acumulou dinheiro em LFT e LCIs/LCAs que estão vencendo agora já pode começar estudar os aportes em NTN-Bs, ações e FIIs."

    Desculpa a franqueza, mas substitua "quem foi esperto" por "quem deu sorte"

    É esperto quem comprar NTNB agora? E se o cenario apocaliptico que voce disse que pode acontecer (saida do ministro da fazenda, ...), realmente acontecer?

    Diboa, qualquer decisão envolve riscos e o ganho é proporcional ao risco. Não dá pra saber o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo sorte, quando bolsa está subindo sem fundamento o melhor é vender para realizar o lucro e investir parte do dinheiro em um título de curto prazo como a LFT. Eu mesmo fiz isto neste ano. Antigamente eu via as ações subindo e deixava subir, depois via caindo e deixava cair. Hoje, quando sobe, eu vendo parte do capital alocado em cada papel e coloco a grana na renda fixa, preferencialmente LFT ou uma LCI/LCA de prazo mais curto.

      Sim, é esperto quem comprar NTN-B agora, assino embaixo, mas em doses homeopáticas. A cada topo do DI futuro compre um pouquinho, quando começar o novo ciclo de baixa das taxas pare de comprar a NTN-B e comece a comprar a LTN.

      Claro, tudo tem risco. Quem não quer assumir riscos fica na poupança ou no máximo nas LCIs/LCAs. Aqui esteamos falando de risco, neste blog só de fala de riscos.

      Excluir
  4. Valeu as lições, pouco entendo de analise gráfica, porém:
    "Vamos dar uma expiada nos gráficos..."
    Espiar é com S...
    Expiar com X é limpar pecados, pagar por crimes, tipo bode expiatório...
    rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela correção abestado!
      Grande abraço!

      Excluir
    2. E finalmente agora entendi o significado do termo bode expiatório, a vida inteira acreditei ser um animal que ficava à espreita observando os fatos mas no final pagava pelo pato. rs. Vivendo e aprendendo.

      Excluir
  5. Concordo com vc OÚ. O IBov está ladeira abaixo e basta selecionarmos algumas boas empresas que estejam descontadas e aportar fortemente. Pena que há outras boas oportunidade na RF também! Onde está o dinheiro para aproveitarmos tudo isto?rs Na minha opinião uma delas é a Ambev. Tanto que minha aposta é para meus investimentos pessoais e no clube de investimento.

    Qual a sua opinião?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ABEV é sempre uma boa escolha, mas gostaria que ela voltasse lá para a casas dos 17 reais, vamos ver.
      Abraço!

      Excluir
  6. Grande uó

    Algo me diz essa correção do IFIX vai ser maior do que muitos imaginam.

    ResponderExcluir
  7. Uo

    Feliz dia dos pais.

    Diga-me, quando vai postar o fechamento do mês nos investimentos de longo prazo?!

    ResponderExcluir
  8. Uó,

    Tenho uma dúvida e gostaria de sua opinião, não só sua mas de todos que participam aqui no seu blog.
    O TD está com taxas bastantes atrativas, Selic (14,25%), IPCA (6,5% a 7%), até o prefixado (14%), claro que devido a situação econômica e politica do país, você acha que se a situação se agravar há o risco de o governo da um calote no TD? Ou até mesmo de confisco de outras aplicações?

    Mudando um pouco de assunto, sobre FII e Ações, para quem não tem nem um Fundo Imobiliário e nem uma Ação, seria a hora de começar a comprar ou podemos esperar baixar mais um pouco o valor, tanto de Fundos Imobiliários como de Ações. Considerando que a intenção seria um investimento a longo prazo, nada de day trade.

    Abraços e parabéns pelos post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Arroela, até respondi um comentário neste sentido em outro post. As taxas estão aumentando porque o risco-país está aumentando, ou seja, está aumentando o risco do Braisl não honrar as duas dívidas, inclusive esta que ele assume conosco através do Tesouro Direto. Não há almoço grátis, a coisa pode piorar sim, e muito, mas nunca iremos saber o futuro. Aí é que entra o segredo da diversificação. Ninguém pode comprar só TD, ou só FII, ou só ações, ou só Dólar, ou só LCs, você deve comprar um pouquinho de cada em momentos específicos, e deve também determinar momentos específicos de saída.

      Sobre a segunda pergunta, vai depender dos objetivos do cidadão. Por exemplo, se o objetivo é apenas preservar capital, então o sujeito não tem muita necessidade de se expor ao mercado de renda variável, pode até entrar, mas em pequena proporção. Se o objetivo é fazer o patrimônio crescer de uma forma mais acentuada do que na renda fixa, deve então aumentar exposição em boas ações. Se o objetivo é promover um aumento de fluxo de caixa para aposentadoria, então pode usar FIIs para isto. E se o sujeito quer todas estas três opções agora, então pode ir aportando de forma igual nas três opções. Vai depender do perfil e necessidades de casa um.

      Abraço,
      Obrigado!

      Excluir
  9. Parabéns grande Uó,muito bom os gráficos para quem é leigo em A.Técnica!Aprendi uma coisa:comprar ações nas crises.Meus preços médios são altos porque fui muito na onda de Bastter.Preço importa e muito.Aprendi também que temos de diversificar,mas não muito.por ultimo:estudar,estudar e estudar!Acionista25

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A teoria do Bastter funciona, mas vc tem que seguir à risca, comprar todo mês um pouco as melhores empresas.

      Excluir
  10. Uo traz o fechamento de julho pra gente.

    ResponderExcluir
  11. @Uorrem

    Fala, parça!

    Anual: -0,85%

    abraço!

    ResponderExcluir