sábado, 30 de agosto de 2014

A Bolsa Subiu, E Agora?

Olá colegas investidores!

Fim do mês e todo mundo aí rindo de orelha a orelha. Em plena temporada de recessão técnica, a bolsa brasileira dar o ar da graça. Este mercado é mesmo bipolar.

Tenho percebido que alguns colegas iniciaram um movimento de venda de ativos, julgando que esta alta é meramente especulativa. Será?

Vejo também os colegas holders legítimos comprando ações como se nada estivesse acontecendo, para eles quanto mais "caro" melhor. Será?

E você leitor, está comprando, vendendo ou só observando?


Segundo reportagem recente em um veículo de mída especializada em mercado, os fundos de ações estão segurando cada vez mais dinheiro em caixa.

A matéria mostrou que os fundos de ações tinham 18,34% do patrimônio líquido em caixa em junho contra 12,55% no mesmo mês do ano passado.

Em janeiro deste ano os fundos possuíam 10,49% em caixa e 8,8% em novembro de 2012 (minimo da série histórica). Durante todo o ano de 2012 foi mantido em caixa algo entre 10% e 12%.

Um gestor de fundo que não quis ser identificado relatou que estão segurando dinheiro em caixa em função do momento conturbado e o nível deste caixa é o maior da história do fundo.

A rentenção de caixa é maior nos fundos long biased. Em junho foi verificado um caixa de 73% contra 66% no mês anterior. Em dezembro último o caixa era de 29%.

Meu caixa hoje está em 17% (7% em conta corrente e 10% em LCI de curto prazo) mas estou vendo poucas oportunidades de compra.

Realizei hoje um levantamento gráfico das 14 ações que pretendo comprar daqui em diante, a grande maioria está bem "esticada" como pode ser visto nos gráficos abaixo. Baseado nas médias móveis de longo prazo, defini para mim os próximos pontos de entra (seta amarela). Vamos então aguardar as cenas dos próximos capítulos.















Bom fim de semana!

54 comentários:

  1. Fala Úo.
    17%? Ta bem agressivo hein?!
    Você, em geral, realiza as que considera que "subiram de mais"?

    Conforme meu último fechamento, possuo 37% "em caixa" ainda (RF). O meu objetivo é chegar a 25%. Acredito que estamos em um bom momento para se acumular patrimonio pela estratégia de aportes periódicos. Deu uma esticada mesmo nos ultimos meses, mas a poucos meses, estavamos comprando várias pechinchas. Se for "surfar" vira trade! E trader, eu não sou (não ainda). hehehe

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Migrante, no passado já vendi mais, mas hoje em dia tenho evitado, vender mesmo só se tiver algo bem discrepante com o papel.
      Hoje apenas deixo de comprar, para aumentar o caixa. Porque crises aparecem de tempos em tempos.

      Excluir
  2. Fala Uó,

    Pretendo continuar com a minha estratégia. Comprar mensalmente ações de boas empresas. Temos que esquecer essas malditas cotações e pensarmos cada vez mais que somos SÓCIOS das empresas, que por trás de uma ação existe uma empresa sólida e lucrativa.

    Devemos esquecer os preços porque preço só importa para quem compra uma tonelada de uma vez. Alguém aqui aporta milhões por mês, tal como Buffet? Não! É exatamente por isso que não devemos tentar seguir o método dele.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim I.L., já conheço bem sua estratégia, rs. Vai comprar ITUB na segunda?
      Abraço!

      Excluir
    2. UB,

      Eu sempre compro o que está mais distante do objetivo. A minha próxima aquisição deverá ser a KEPL3.

      Abraços.

      Excluir
    3. Então ela entrou na sua lista de empresas? E Vale/Dtex?
      Veja isto...
      https://soundcloud.com/riobravoinvestimentos/podcast-245-olivier-colas

      Excluir
    4. Uó,

      Entrou sim. Entre a VALE3 e a DTEX3 eu havia optado pela segunda. Quero distância de empresas que tenham MUITA influência do governo. Sobre a KEPL3, devo aportar nela em setembro. Estou ouvindo o Podcast e depois comento mais.

      Abraços.

      Excluir
  3. Opa Uó, beleza?
    Cara, minha estratégia é selecionar algumas empresas e FIIs e aportar regularmente mensalmente, independente da cotação. Não tenho interesse nem capacidade de fazer análises como a que você fez no post. Eu dedico parte do meu tempo pra analisar os balanços trimestrais e anuais das empresas que eu escolhi. Se eu considerar a empresa boa, com lucros consistentes, eu continuo sócio, com cotação em alta, em baixa, PL a 2 ou PL a 100. Talvez eu quebre a cara no futuro, mas até o momento essa foi a estratégia que eu escolhi.

    Ah, e meu caixa está em 6%.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estratégia boa Requebra, simples e bem difundida no mercado. Não critico quem a faz, até recomendo para os iniciantes, mas por hora sigo dançando conforme a música.

      Excluir
  4. Manterei firmemente minha estratégia de comprar mensalmente ações de boas empresas, reaplicando os dividendos sempre que puder. Este hábito está se tornando quase uma religião.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe, já é uma religão ou seita com muitos seguidores por aí... abraço1

      Excluir
  5. Na boa ou na ruim, sigo com o plano.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Uo, continuo comprando, mas estou comprando menos e fazendo mais caixa. Acredito que teremos barganhas adiante... Daí compro mais... rs

    Abraço,
    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este mês que passou comprevi XPGA, FEXC, VRTA, ABEV, CIEL e ANIM3, próximos mêses continuarei comprando ABEV e CIEL em doses homeopáticas, se a bolsa vir a cair e formar um fundo devo usar o caixa para comprar outras coisas, vamos ver.
      Abraço!

      Excluir
    2. Quase igual eu'eu. Comprei xpga, rbgs e ugpa- xpga comprei menos pq já. Tenho bastante e e' de papel. Rgbs parece que ra bom fuo e a esse peco, 66, tem erro não. UgpA compor pouco. Ramos filho. ABS vict

      Excluir
  7. Uó, ninguém tem a resposta pra essa pergunta, no momento, prefiro não me posicionar em nenhuma ação.
    Vivemos um momento de alta liquidez e juros baixos e não se sabe ate quando esse quadro vai perdurar. Os Estados Unidos já apresenta crescimento a Europa continua patinando. Quanto mais tempo esse processo se alongar mais drástica será a desalavancagem. O ganho não compensa os riscos. Estou com 45% das minhas economias em RF distribuídas em TD, debentures, fundo DI, LCI, LCA, também tenho um percentual baixo em FC. No atual cenário minha estratégia e manter a maior parte do patrimônio seguro e uma pequena parte 2% aplico em operações de alto risco, inclusive no mercado alavancado, mas manter stock picks no atual cenário jamais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anôm, você está bem diversificado na renda fixa, parabéns! Como tem comprado LCI/LCA e debêntures? Corretora ou banco? Quais taxas está conseguindo?
      sobre o mercado acionário, acredito que temos boas opções ainda, mas dá para contar em uma mão, rs.

      Excluir
  8. Uó,

    Seguindo uma estratégia clássica de alocação de ativos, este é o momento de aportar em RF, afinal RV deve ter passado o percentual desejado com estas subidas fortes, desta forma, é só seguir o plano.

    Sei que é uma discussão de longa data, mas não consigo encontrar nenhum embasamento para estas compras baseadas em "entradas técnicas" ou pontos de entrada, como você chama. Sei que não vamos chegar a um acordo, mas não podia deixar de comentar, rs

    Com relação ao texto, estou preparando uma venda para quitar um imóvel. Vão falar que é trade e tudo mais, mas beleza. Se realmente fizer vou postar lá no blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você não fica 100% em RV E.I.? Quals é sua estratégia RV/RF?
      Ah, meus pontos de entradas são puramente referências, baseadas nos históricos de preços dos ativos. Nenhum ativo sobe em linha reta, então eu procuro comprar nas médias móveis de longo prazo, funciona em 95% dos casos diria eu.
      Abraço!

      Excluir
    2. Uó, fico 100% em RV na carteira destinada à aposentadoria, que é a que acompanho pelo blog. Já compartilhei mais informações sobre meu patrimônio em http://economicamenteincorreto.blogspot.com.br/2014/01/raio-x-2013-que-venha-2014.html

      Procuro manter meus investimentos RV/RF em 50/50, sendo que na RF tem o dinheiro que uso para outros fins que não a aposentadoria, como por exemplo comprar um imóvel ou investimento em negócio próprio. Tenho alguns imóveis e uma parte em Prev Privada que sei que não é uma maravilha mas é um benefício da empresa que trabalho.

      Em RF tenho uns NTNB, mas a maior parte hoje está em LFT pela liquidez. Nem olho a rentabilidade destes caras pois no fundo é a média do que mercado está pagando.

      Abraços

      Excluir
    3. Ah tá.
      Abraço!
      Pense em contabilizar todo o investimento, pois vc está fugindo do que a blogosfera faz, aí sua rentabilidade fica fora do padrão.

      Excluir
    4. Beleza Uó, valeu, mas vou continuar apenas monitorando a carteira de ações, pois o propósito principal do blog é justamente este, controle o aprendizado sobre carteira de ações. Pode ser até que um dia eu venha a ter uma carteira de FIIs aí devo divulgar e controlar no blog tb, mas por enquanto ações é suficiente.
      Abraços

      Excluir
  9. Por ora sigo aportando nos FIIs, deixarei a poeira das eleições abaixar para tomar uma posição a respeito dos novos aportes em ações. Afinal essa aparente Marinamania está enlouquecendo o Brasil. O caixa ta gordinho né UÓ? rs

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Insano, estou achando os FIIs tão caros, rs, Aquelas porqueiras lá não param de subir desde janeiro, credo.
      Caixa tá magrinho aqui, minha empresa está com fluxo baixo e já tem 4 meses que não cai um tostão no meu banco, por enquanto entrando só o salário da esposa. O percentual só cresceu porque liquidei metade das posições em CEOC, SPTW e THRA.
      Abraço!

      Excluir
    2. Não é que os FIIs subiram muito, caíram muito ano passado até fevereiro desse ano e o mercado deu uma corrigida.
      Com o ibov insano venho comprando exclusivamente FIIs e sempre que posso faço b&h ativo nas ações.

      Abraço seu Uó

      Excluir
    3. Vou aguardar novas quedas...
      Abraço!

      Excluir
    4. Esse mês eu catei o XTED que salvo seus riscos, tem um Yield legal!
      Mas a subida dos FIIs nem de longe se compara com a bolsa rs!

      Excluir
  10. Uo, parabens pela estratégia.
    Eu não estou comprando e nem vendendo ações no monento, aoenas comorando fiis e Fip.
    Abraço do Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uo Bife, XPOM11. Diversificacao, creio ser bom investimento no longo prazo e fui influenciado pelo Bons Dividendos e por um amigo Mineiro rsrs....
      Abraço

      Excluir
    2. Ah tá, já comprei também, é o único disponível pra nós relés mortais né?!.
      Abraço!

      Excluir
  11. Quando começar a sair capa de revista e primeira página de jornais sobre os ganhos da bolsa, saberemos que a mesa estará posta para os otários pagarem pelo banquete, eu acho que isto acontece antes do fim do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está saindo Anom. E tem gente comprando BB a 35 e Petro a 23, insanidade...

      Excluir
  12. Uó, em agosto comprei/apostei em duas ações que não participaram do chamado 'Rali Eleitoral', inclusive a Vale caiu bastante e a Eztec subiu um pouco depois que fiz o aporte, mas não pretendo comprar nada no próximo mês caso o movimento de alta continue.
    Meu caixa é de 13% tudo na poupança e acho que no mês que vem devo debutar no LCI do banco Sofisa Direto, que paga 91% do CDI e tem o tempo de aplicação de 6 meses e 0% de qualquer tipo de taxa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem LCI pagando 92% do CDI com prazo de 2 meses, este do sofisa tá estranho.
      Pois é, também tenho um monte de ações aqui que ficaram fora do rali eleitoral, ações da indústria...
      abraço!

      Excluir
    2. Mas esse LCI de 92% tem alguma taxa adicional?

      Excluir
    3. Pode compartilhar qual é a instituição financeira?

      Excluir
    4. Tenho uns trocados numa LCA de dois meses do Sofisa, a 90% do CDI. Para mim está razoável
      J.R.

      Excluir
    5. Estou comptando LCI pela Rico de 60 dias que dá 92 ou 93% do CDI. O banco é a CAIXA GERAL. Quinta feira até ia comprar mais mas resolvi usar o dinheiro para treidar empresas de celulose, o momento está bom, de quinta para sexta consegui 5%, o equivalente a 6 meses da LCI, rs. Semana que vem continuarei monitorando estas empresas de celulose.

      Excluir
  13. Aê Uó, vou seguindo de B&H e sempre aportando. Mesmo nas trevas não abandonarei. Pesquisei um bocado as LCI por indicação sua, vamos ver.

    ResponderExcluir
  14. Uó, onde voce compra essa LCI?

    ResponderExcluir
  15. Alguém considera o dólar uma boa opção de investimento neste momento?
    J.R.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anom, estou considerando, mas como sou fraquinho neste sentido, mninha estratégia foi a mais manjada do mercado: aportar em uma empresa de celulose. Escolha uma delas: Suzano, Fibria ou Klabin.
      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pela dica, estou olhando com carinho para o setor
      J.R.

      Excluir
    3. Estou posicionado em KLBN4.
      Abraço

      Excluir