quarta-feira, 8 de outubro de 2014

A CEMIG e o Pimentel: Cai no Boato, Sobe no Fato!

O que mais ouço por aí, principalmente vindo dos investidores bastterianos, são duas máximas:

1 - Não compre (nem venda) notícias
2 - Cotação não importa e sim os balanços

Bom, para não começar a velha ladainha novamente em mais um post sobre este velho tema, vou apenas dizer que considero as duas afirmações válidas. Porém, considero também que toda unanimidade é burra e o oposto das afirmações também é válido. Temos aí uma dicotomia saudável, e só não tira proveito dela quem não quer.

Indo ao tema central do post, vou apresentar aos leitores um gráfico atualizado da nossa querida CEMIG (ações PN):


Lendo os últimos posts dos colegas de blogosfera, percebi um movimento curioso, porém já conhecido: o famoso efeito manada. Até então a CEMIG era uma das queridinhas dos colegas, e contrariando totalmente o princípio 1 (não compre nem venda notícias), o que presenciei foi um monte de gente passando a foice nos papéis, provavelmente influenciados negativamente pelos boatos que surgiram em torno deste artigo aqui.

O medo foi instaurado no mercado, e a galera foi às vendas, a empresa "que era boa ficou ruim" pois o candidato que estava na frente nas pesquisas planejava, se eleito, diminuir as tarifas - mas que bom, torço por isto, mesmo porque chega na minha casa todo mês uma boleta da CEMIG.

Então o candidato foi eleito em primeiro turno mas, por ironia do destino, as ações não mais cairam, pelo contrário, o "trem", como se diz aqui em Minas, disparou.

Não vou tirar nenhuma conclusão preciptada, o mercado é temperamental e amanhã a tendência de queda pode continuar. Os preços podem estar simplesmente pegando carona no efeito Aécio, vai saber.

Agora vamos discutir a afirmação 2 (cotação não importa e sim os balanços). Faço então uma pergunta aos colegas que venderam os papéis: os fundamentos da empresa pioraram nos últimos balanços?

Faço outra pergunta, mais polêmica: analisando o gráfico abaixo, a boataria foi benéfica para o investidor que gosta de comprar "barato"?


Não vou responder, quero ouvir de vocês. Termino o post com este excelente documentário sobre o Pearl Jam. Abraço a todos!

35 comentários:

  1. E ai... aproveitou a queda ou perdeu o trem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei 900 CMIG4 na casa dos 15 apenas para trade. Para B&H meu objetivo atual é comprar CMIG3 na casa dos 13.

      Excluir
  2. Não vejo com bons olhos nenhum governo petista. Mas parece que Minas pode apreender uma lição....
    Me desfiz de metade das ações da CMIG.
    Fujo do PT como o diabo foge da cruz.
    Cada vez nsis me convenço de que o SUL me basta.
    Vamos agurdar, mas a chance de haver choro e range de dentes já esta premeditado...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Uó,

    A situação é completamente diferente. É evidente que a Cemig vai continuar existindo e dando lucro. O fato é que agora ela será totalmente aparelhada pelo PT, que vai abrigar todos os seus companheiros em MG, após a expulsão da quadrilha do comando do Brasil.

    Eu nunca tive ações da Petrobras justamente por isso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprou o que esse mês? Eu fui de ABEV3 e da sua querida SBSP3, rs.

      Abraços.

      Excluir
    2. Este mês comprei nada ainda, tô pensando em compar um pouco de BBSE e um pouco de VALE amanhã, rs para a poupança do filho. Tinha definido que só compraria ABEV e CIEL mas estou pensando em ir variando mês a mês.

      Excluir
    3. Vale? A era do ferro acabou, rs.

      Abraços!

      Excluir
    4. Apenas uma pequena aposta contra manada, rs.

      Excluir
  4. Para quem segue análise fundamentalista, os dados da empresa são ótimos, se por acaso em um próximo governos os dados piorarem com uma gestão ruim, aí sim vende as ações.

    ResponderExcluir
  5. O Pimentel perdeu a oportunidade de ficar de boca calada. Tá certo que é eleição e tals... Mas o primeiro a perder com esse "derretimento" é o próprio governo, uma vez que o controle acionário é estatal. Estou muito bravo com as palhaçadas do PT. E o pior é olhar para as opções e não ver nada que preste. Mas mesmo assim vou de Aécio no segundo turno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gostei da fala, serviu para corrigir os preços, estava esticada demais.

      Excluir
  6. Tinha percebido exatamente a mesma coisa na blogosfera, pessoal histérico por causa da eleição do PT e a CMIG, tudo por causa de palavras proferidas por candidato. Acreditar no que o cara diz depois de eleito já é difícil, agora você vai basear seus investimentos no que ele diz ANTES?... Governos vêm e vão, as ações do B&H ficam... Se perder valor, vai ser algo gradativo, com o tempo, do mesmo jeito que foi com a Petrobras (Que está muito longe de quebrar, como muitos ficam propagandeando por aí).

    B&H se faz com horizontes de 20, 30 anos. Lembra do Brasil há 30 anos? Quantos governos dos mais diversos já tivemos não é? Deve ser a mesma coisa daqui pra frente.

    Foi uma boa hora de comprar, mas se você estiver fazendo aportes mensais não vai nem sentir essa desvalorização, pois o PM se dilui com o tempo. Se for trade, foium bom movimento pra se tirar algo com um controle de risco, já que os fundamentos continuavam os mesmos. O que eu não gosto é de misturar as duas coisas. Ninguém garantia que a CMIG não ia continuar caindo. Tentar se aproveitar desses momentos para lucrar com aportes mensais supostamente mais baratos numa estratégia de alocação de ativos pra mim tem pouco ou nenhum efeito. Minha humilde opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que todos dizem, no longo prazo estas variações de preço acrescentam pouco na estratégia. Mas no valor que estava antes da queda eu não compraria NEVER!

      Excluir
  7. Manada movie's, já vi dezenas de vezes e torço pra ver outras centenas.
    Amo muito tudo isso. rs

    ResponderExcluir
  8. Ultimamente até questionei minhas intenções, estou parecendo urubu sobrevoando carniça, só torcendo para as cotações caírem. Minhas CMIGs compradas a 17 e alguma coisa continuam na carteira e com toda certeza ela esta no meu radar para o próximo aporte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qd estava em 17 eu tinha definido que compraria apenas em 13. Acabei preciptando e comprando em 15, rs.

      Excluir
  9. Bife: off-topic mas continuando a discussão LCi X FEXC (e que os comentários estavam num post láaa embaixo), por qual razão o valor patrimonial das cotas vêm declinando desde novembro/2013?
    - como obter o cronograma de fluxos deste FII e de outros de papel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih rapaz, veja lá no Tetzner se ele responde, sei não...

      Excluir
    2. No Tetzner agora se está (quase) cobrando só para ver a homepage...

      Excluir
  10. Vocês estão subestimando o poder do PT de destruir valor.
    Não vai ser instantâneo, mas em quatro anos ficará bem claro.
    Para tarde talvez ainda valha, para longo prazo não é o momento de comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para B&H acho justo um preço de 13. Estou pensando em fechar o trade.

      Excluir
  11. Não nos esqueçamos jamais da eletrobras. Qto custava antes da mp? Qto custa agora? Lembro tb de uma nota da miriam leitao que falava que so nao caíram na desgraça as eletricas que nao adotaram a referida mp. Essas eram de estados de governo psdb. A transição política em mg diz algo? Os fundamentos existem os para tras e os que estao por vir. Ninguém discute o passado... a questao e sobre o futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer elétrica sempre terá este risco governo, seja ele PT, PSDB ou outro qualquer.

      Excluir
  12. Eu acho que o pessoal tá muito precipitado também. Esses caras fazem de tudo para ganhar uma eleição. É melhor ver o que ele efetivamente vai fazer antes de tomar uma decisão. Além do mais, é sempre possível entrar em contato com o RI para solicitar esclarecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma preguiça de R.I., nunca fornecem um resposta clara.

      Excluir
    2. Justamente aquelas que não precisamos de muitas informações extras, rs

      Excluir
  13. Eu fiquei vendo as minhas cmig3 derreterem e não fiz nada no primeiro momento,balanço era bom o p/l era bom, e não queria desfazer, elas estavam a 15 muito próximo do meu preço médio 14,70. Fiquei esperando e torcendo para o pt não ganhar, aí o cara ganhou, pensei ferrou vai a 8, no dia seguinte contrariando subiu 8% mais 1 dia mais 2% áí pensei vou diminuir o risco compre bbse3, vale5, tble3. E me desfiz de todas as minhas Cemig agora o futuro ninguém sabe pode continuar sendo vaca leiteira de dinheiro ou virar a próxima elpl4

    ResponderExcluir