sábado, 28 de novembro de 2015

O Trader que Quebrou um Banco

Veja meu novo site Aqui 

Dias atrás assisti a um filme no Youtube sobre um trader que quebrou um banco operando contratos de índice futuro na bolsa de valores de Cingapura. Pensei que se tratava de uma ficção mas no final percebi ser um filme baseado em fatos reais. O autor da façanha é Nicholas Leeson e o banco foi o Barings, uma tradicional instituição financeira da Inglaterra até então o banco de investimentos mais antigo do país. Após o rombo de US$ 1,4 bilhão, a instituição foi vendida por US$ 1 (um dólar).

Nicholas Leeson na mesa de operação da SIMEX (Singapore International Monetary Exchange)

Não irei contar a história para não estragar a diversão de quem ainda não viu o filme (link aqui). O fato ocorreu nos anos de 92, 93 e 94 na época do pregão viva-voz em que os operadores lançavam suas ordens de compra e venda no grito. Hoje Nicholas Leeson é CEO do time de futebol irlandês Galway United e realiza palestras pelo mundo afora. Depois de ficar preso alguns anos, perder a esposa e ter sofrido um câncer no cólon, o trader é hoje uma personalidade no mercado financeiro.

Nicholas Leeson nos dias de hoje

Por aqui ainda não quebrei meu banco mas tive um péssimo mês. Como mostrado na planilha abaixo, tive uma rentabilidade em novembro na carteira day-trade de -6,27% (já estou fechando o mês pois na próxima segunda não irei operar por motivo de viagem a trabalho). Desde que iniciei os estudos de day-trade em janeiro deste ano, é então meu segundo mês negativo. O primeiro foi Março quando terminei com um saldo de -2.886,58. Neste mês o saldo negativo foi de -305,06, dos males o menor.


Até então foram testados 205 pregões. Deste total, não obtive êxito em 30 o que me dá um saldo de 175 dias positivos. O líquido acumulado até o momento está em 4.861. Tenho oscilado em torno dos 5.000 (um pouco pra cima, um pouco pra baixo) de acumulação nas últimas semanas, muito em função de ajuste de setup. Se conseguir este ajuste ainda este mês de dezembro poderia então fechar o ano com uns 6.000 de acumulação, mas durante esta fase meu foco é a preservação do capital.


Bom fds a todos!

24 comentários:

  1. Sai dessa, abre uma Skol!

    ResponderExcluir
  2. Uó, como fica seu estado mental com os resultado negativos? Eu não aguento muitas frustrações... sei lá, cada dia a percepção da passagem do tempo vai acelerando.

    Quando perco um dinheiro fico a pensar o quanto tive que me sacrificar e sacrificar minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Locador, lidar com as perdas é a grande cruzada de todo trader, apenas aqueles que conseguem minimizar as perdas nos dias ruins têm sucesso nesta atividade. Um trader profissional não pode ter um mês negativo, dias negativos são normais, mas um mês negativo para um trader profissional indica algo errado. Eu tive um mês negativo, mas como estou ainda na fase de aprendizado não posso então me abater, tenho sim que analisar o que deu errado neste mês para melhorar nos próximos meses.

      A profissão de trader é diferente de todas as outras, nesta profissão nem todos os dias são produtivos, não há garantia de ganhar por hora trabalhada como ocorre nas demais profissões, é o preço do risco.

      Excluir
  3. Olá. Desculpa se o meu comentário não tem nada a ver com o tópico, mas conheci o seu blog hoje e por coincidência comecei a operar essa semana. Eu achei suas planilhas e métodos de controle mensais muito bacana! você disponibiliza suas planilhas pros leitores?

    Francisco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco, pode passar seu email que te mando minha planilha de controle como exemplo.

      Excluir
    2. juninho.ornellas@hotmail.com

      aguardo ansioso cara!! sucesso!!!! espero ir bem como você hehehe

      Excluir
    3. Francisco, enviei lá.

      Cuidado com as expectativas, lembro das minhas lá no início do ano quando comecei, nos primeiros 10 dias eu ganhei 5.200 reais, já estava planejando comprar um carro no fim do ano com o dinheiro do day-trade, então chegou o décimo primeiro dia e eu perdi 4.700 reais. A partir dali tive que rever meus conceitos, mas não adiantou, dois meses depois perdi mais 5.000 reais. De lá pra cá controlei meu impulso, foi preciso reduzir minha mão, hoje estou operando com 1 contrato apenas. Reduzi meus ganhos mas reduzi as perdas. No primeiro ano o importante é a preservação do capital, não espere grandes lucros, se terminar no zero a zero já será uma vitória, pense nisto.

      Não trabalhe com pouco dinheiro na corretora (margem apertada), se você está disposto a arriscar 3.000 reais então coloque esta quantia na conta. Defina uma perda máxima por operação sobre o capital, por exemplo, 1%. Isto quer dizer que para um capital de 3.000 então sua perda máxima por operação seria de 30 reais. Para 1 mini-contrato de índice isto corresponde a um stope de 150 pontos. Um stope até alto por sinal, se for trabalhar com metade disto então estaria arriscando 15 reais por operação.

      São apenas exemplos de gerenciamento de risco, você precisará criar o seu próprio. O importante é trabalhar pequeno e ir aumentando o capital acumulado aos poucos. Eu só não quebrei no início por sorte, por isto estou te dando estas 'dicas' mesmo que você não pediu.

      Boa sorte!

      Excluir
    4. Entendi perfeitamente suas dicas amigo. Suas experiências só me confirmam que o meu gerenciamento está de acordo...eu comecei agora no mini-dolar...e só tomo 1 stop por dia....não pretendo ficar rico em 1 mês. Quero entender o movimento do mercado e perceber se minha estratégia está funcionando ou não. Como não vivo de trade, estou começando devagar...e se aparecer algum resultado interessante...vou aumentando os lotes de pouco em pouco. Suas dicas são essenciais pra quem está ingressando no mercado cara! cautela sempre! vou lá aproveitar a planilha! Obrigado!

      Excluir
  4. Faz parte... continue com o excelente trabalho ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oshiro, como disse acima, um mês negativo é comum na fase de aprendizado, conheço pessoas que estão negativas desde quando começaram, mas para um trader que já se profissionalizou isto é inadmissível. Espero daqui uns 5 anos não mais ter meses vermelhos, se acontecer é porque não aprendi a lição.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Uó,

    Já fui trader de opções, perdi virtualmente 70 mil reais em 5 minutos com opções de PETR4 e no fim do pregão zerei com perda de 100,00 reais. E uma gastrite absurda. Ali foi o fim da minha vida de trazer de opões. Ganhava 100, 400, 600 reais num dia e depois devolvia sempre acima isso (pelo menos NISSO eu usava stop, com ordens ao telefone). Isso não é vida nem é saudável, hoje ainda usam robôs nas operações... Tudo contra a gente.
    Boa sorte se for seguir nesta meta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar de opções mas sempre de forma negativa, por isto nunca animei nem a estudar o assunto. Vi histórias de muita gente que quebrou operando isto. Então passei longe.

      Meses atrás estava posicionado no dólar (vendido e sem stope) com um pequeno lucro de 20 reais. De repente saiu uma notícia no mercado, que não me lembro agora, e o mesmo disparou 50 pontos em questão de segundos. Vi meu financeiro ir de +20 para -2.000. Alguns minutos depois veio mais uma pancada, pra baixo, e o financeiro foi pra -200. Neste momento eu fechei a operação com o suor escorrendo na testa, rs.

      Operar alavancado é um grande risco, tem que se criar proteções a seu favor. Eu ainda cometo falhas básicas, tenho alguns vícios que não consegui trabalhar ainda, o lado psicológico é o que compromete mais, tenho observado isto.

      Obrigado, vou seguir sim com este plano.

      Excluir
    2. Haja coração! Por isso digo que o meu perfil é realmente "conservador", mesmo investindo em ações.

      Uó, está valendo a pena pelo tempo empregado?

      Abraço!

      Excluir
    3. Só o tempo dirá... mas nenhum estudo é em vão.

      Excluir
  7. Em tempo: leia trader onde saiu "trazer" de opções

    ResponderExcluir
  8. Eu opero integralmente buy and hold, mas eu tenho uma curiosidade para fazer uns tradeszinhos só pra ver qual que é. Foda q se fizer uma graninha saporra vicia ahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vicia sim, ainda mais se começar a ganhar, fique longe, rs.

      Excluir
  9. show show!!

    Grande tuba, nao da pra ganhar sempre e se mostrou tuba perdendo pouco, 300 pilas no eh nada....

    ainda quebraremos o USB!!
    abraço do Mago Valair trader ou Alcides junior

    eh nox na forbes

    ResponderExcluir
  10. Boas Mestre Uó,

    Adicionei seu blog lá na minha lista, gostaria de saber se poderia me add na sua :D

    Abraço

    ResponderExcluir